Como escolher uma lâmina de serra para madeira para uma rebarbadora?

Como escolher uma lâmina de serra para madeira para uma rebarbadora?
  1. Características do uso de amoladoras para madeira
  2. Lâminas de serra para rebarbadoras
  3. Serrar com um moedor
  4. Adendo
  5. Engenharia segura

A esmerilhadeira, ou rebarbadora, é uma ferramenta que não tem análogos em sua popularidade. Se inicialmente o escopo de sua aplicação se limitava às operações que determinavam o nome da unidade (retificação e tipos de processamento de materiais tecnologicamente relacionados), então, gradualmente, o campo de aplicação desta ferramenta elétrica e dos bicos substituíveis produzidos para ela se expandiu incrivelmente. Agora, eles cortam metal com uma esmerilhadeira, lixam várias superfícies, limpam a sujeira e a tinta velha e muito mais.

A presença de uma haste giratória possibilitou a adaptação do amolador para serrar madeira. Eles começaram a tentar instalar lâminas de serra produzidas para serras circulares. Os fabricantes de acessórios para esta ferramenta responderam desenvolvendo e produzindo rodas especiais, semelhantes em efeito às lâminas de serras circulares, mas adaptadas à alta velocidade e aos requisitos de segurança aumentados das ferramentas manuais.

Características do uso de amoladoras para madeira

Serrar madeira com uma ferramenta manual possui vários recursos. A madeira é um material natural heterogêneo, sua densidade é distribuída de forma desigual. Após uma área relativamente solta, pode surgir uma área mais densa, podendo haver defeitos ocultos na espessura, uma vez preenchidos com resina durante o crescimento da árvore. Podem haver nós desenvolvidos ou subdesenvolvidos e, às vezes, inclusões estranhas encravadas (pregos, arame, bala ou mesmo balas que caíram em uma árvore na floresta, por exemplo, durante uma caçada).

Assim, é quase impossível selecionar sem ambigüidade o modo de operação da ferramenta de corte manual. Isso pode causar espasmos, cuja energia terá que ser extinta com o auxílio das mãos, em casos especiais, o instrumento pode até estalar. Se um dente cortante atingir o metal, ele pode ser quebrado e ejetado pelo dente seguinte com rapidez suficiente para causar ferimentos graves.

Ao contrário das serras circulares (estacionárias ou móveis), a retificadora possui um maior número de rotações na polia, sendo esta necessária para cumprir a sua função principal - a retificação.

Ao ajustar esta ferramenta para serrar madeira, os artesãos muitas vezes retiravam a capa protetora, o que é categoricamente inaceitável, dadas as características da madeira acima mencionadas, como um material natural com variações imprevisíveis nas propriedades. Se, no entanto, surgir a necessidade de usar uma esmerilhadeira como serra circular para garantir a segurança e obter o melhor efeito, você precisará adquirir um disco especial projetado especificamente para esta ferramenta.

Lâminas de serra para rebarbadoras

As lâminas de serra para madeira para esmerilhadeiras foram desenvolvidas por vários fabricantes e, portanto, possuem diversas variedades. A opção mais simples e definitivamente a mais econômica é instalar um disco circular com as dimensões adequadas na retificadora - tanto o diâmetro externo quanto o diâmetro do orifício de montagem interno. Para uma retificadora que, pelas suas características dimensionais, é classificada como pequena, é adequado um círculo de 125x22 mm.

Tecnicamente, um disco com diâmetro de 230 mm pode ser instalado em uma pequena trituradora, mas para isso é necessário remover a caixa protetora, o que é absolutamente inadmissível. As mãos do usuário estão próximas a superfícies de trabalho rotativas e qualquer situação anormal pode causar ferimentos graves. O uso de tal círculo em rebarbadoras pode causar sérias violações de segurança e é fortemente desencorajado para iniciantes.

Qualquer desalinhamento, incluindo aqueles associados ao desnível da estrutura de madeira, pode fazer com que o disco emperre e, como resultado, um salto brusco de toda a unidade, a ponto de escapar das mãos e tornar um perigoso imprevisível voo. A lâmina da serra circular não foi projetada para rotações tão rápidas que o fuso da retificadora cede, o que resulta em seu aquecimento excessivo, o que afeta a resistência do aço. Como resultado, quando enviesada, a roda de serra pode colapsar com fragmentos voando em alta velocidade em direções imprevisíveis.

Os acessórios especiais para serrar madeira, desenvolvidos para UMSH, apresentam diferenças significativas em relação à lâmina de serra circular. Vamos considerar as opções mais comuns para serrar madeira. À venda você pode encontrar lâminas de serra semelhantes a serras circulares, que têm uma dentição aumentada, o que reduz significativamente a probabilidade de emperramento. Além disso, as diferenças para a fabricação de tal disco são que outras ligas são utilizadas, o que reduz o risco de destruição do disco quando ele é aquecido.

Outras tentativas de proteger a lâmina de emperramento levaram à combinação de serras circulares e de corrente em um produto. Uma corrente semelhante à de uma motosserra move-se livremente ao longo da superfície de trabalho do disco, o que exclui absolutamente o bloqueio. Existem algumas modificações de tal híbrido. Os artesãos, com a ajuda dessa combinação, viram galhos com sucesso e podem até mesmo ver árvores não muito grossas.

Outra direção de adaptação de serras circulares para uso em uma retificadora foi a redução do número de dentes. Os discos com diâmetro de 115 mm ou 125 mm têm apenas três dentes, um disco para uma grande retificadora de 230 mm pode ter 4 dentes. Desta forma, os fabricantes tentaram compensar a alta velocidade de rotação da lâmina de serra.

Uma direção completamente nova na evolução dos discos circulares foi marcada pela invenção de um bico especial que é adequado para trabalhar em vários materiais. Este disco universal é feito de uma composição especial - carboneto de tungstênio. Não há nenhum dente em tal lâmina de serra. Este tipo de disco permite cortar bem uma grande variedade de materiais, pode ser considerado o disco mais seguro para serrar madeira de todos os que são usados ​​nas rebarbadoras.

Serrar com um moedor

Se não houver outra saída, ou seja, não houver serra especial para madeira (quebrou) ou foi necessário um pequeno trabalho urgente, é claro que o moedor pode ajudar. No entanto, deve ser lembrado que o objetivo principal desta máquina ainda não é serrar madeira. Para usar a rebarbadora como uma serra circular manual, você precisará estocar um ou mais acessórios especializados.

Para evitar distorções e travamentos, você precisa serrar em uma posição confortável e fixar a ferramenta com as duas mãos. Os melhores resultados podem ser obtidos se você não remover a alça guia especial, com sua ajuda é muito mais fácil controlar o moedor. Não é nada fácil serrar corretamente a peça de trabalho com a ajuda de uma esmerilhadeira, devido à heterogeneidade da madeira, o modo de operação muda constantemente. Portanto, durante o trabalho, é melhor não se distrair e observar como está o corte.

Adendo

Se for necessário usar um amolador para serrar madeira, é melhor usar um círculo de pequeno diâmetro 115 ou 125 mm. Os 230º círculos são muito mais perigosos, possuem uma grande inércia, em caso de uma situação de emergência não é possível parar a sua rotação imediatamente. Instalação da lâmina de serra na rebarbadora \. o sentido de rotação deve ser levado em consideração, muitas vezes é indicado no próprio disco na forma de setas.Os dentes da serra circular possuem soldas especiais que aumentam sua eficiência. Um disco montado ao contrário não será fácil de serrar. Ao comprar lâminas de serra para uma retificadora, você precisa prestar atenção aos seguintes parâmetros:

  • diâmetro da serra;
  • profundidade de corte necessária;
  • forma e número de dentes.

Se você planeja cortar madeira com pouca frequência, é melhor escolher uma lâmina de serra com dentes que tenham um conjunto variável. Se o principal material sobre o qual deve trabalhar é aglomerado, é melhor não levar uma serra com um grande número de dentes. Se a retificadora for usada na construção de uma estrutura de toras, é melhor comprar uma serra circular. Serrar tábuas exigirá que você preste atenção à profundidade do corte e ao diâmetro da lâmina.

Uma serra circular dura mais tempo, se os dentes que ficam rombos durante a operação forem afiados, é melhor confiar isso a um especialista. Para afiar a serra, o mesmo amolador pode ser usado apenas com um bico abrasivo especial. Além disso, para esta operação, você precisará de um torno fixo.

Devolvendo a funcionalidade aos dentes da serra, é preciso monitorar o ângulo de afiação, ele deve ser constante. Para afiar algumas variantes de lâminas de serra, é melhor usar uma lima especial.

Engenharia segura

Usar um moedor para cortar madeira é uma tarefa responsável e insegura. É por isso que deve ser bem pensado e preparado. Não existem tantos requisitos básicos de segurança:

  • antes de instalar a lâmina de serra, a esmerilhadeira deve ser desenergizada;
  • é impossível retirar a capa protetora em qualquer caso, mesmo que o diâmetro do disco seja maior, é melhor adiar o trabalho e adquirir a ferramenta adequada;
  • é imprescindível o uso de equipamentos de proteção: luvas e óculos (máscara);
  • ao cortar madeira, você não pode usar um amolador grande, não será possível pará-lo quando estiver emperrado;
  • a esmerilhadeira deve ser mantida estritamente em ângulo reto, caso contrário é difícil evitar que os dentes prendam e puxem a esmerilhadeira das mãos;
  • em nenhum caso o botão de partida deve ser consertado, caso contrário, o desligamento de emergência da trituradora será impossível.

Para obter informações sobre como cortar madeira com um moedor, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário