Tudo sobre moedores Bosch
Hoje, as máquinas de esmeril são amplamente utilizadas não apenas entre os profissionais, mas também entre os artesãos domésticos. Com a ajuda deles, você pode processar uma grande variedade de objetos e materiais. Um dos fabricantes mais populares dessas ferramentas é a Bosch, que produz, em particular, modelos sem fio.
A gama do fabricante inclui fitas e ferramentas excêntricas. Além disso, se necessário, você pode escolher uma esmerilhadeira para trabalhar tanto em concreto ou madeira, quanto em metal, ou um modelo universal. As complexidades da escolha e as características de tais unidades serão discutidas no artigo.
Peculiaridades
A máquina alemã Bosch deste tipo foi amplamente reconhecida em todo o mundo. É um modelo versátil e adequado para lixar várias superfícies durante muito tempo. Neste caso, a operação contínua é possível precisamente devido à presença da bateria.
É este tipo de fonte de alimentação que possibilita a utilização do dispositivo não apenas em locais de difícil acesso, mas mesmo onde, em geral, não existe eletricidade. Uma característica importante é o fato de que a presença de um sistema especial de Energia Flexível possibilita a instalação de outras baterias com o mesmo sistema no moinho. A presença de uma bateria substituível permite que o instrumento seja usado virtualmente sem parar.
Essa ferramenta de um fabricante alemão também tem mais uma característica exclusiva. Com sua ajuda, você pode não apenas lixar ou polir certas superfícies, mas também realizar ações como:
- cortar plástico, madeira e metal;
- espaços em branco limpos ou envelhecidos;
- remova a ferrugem.
Como você pode ver, o escopo de tais trituradores sem fio é muito grande.
Variedades e suas características
Hoje a Bosch oferece aos seus clientes muitos tipos de equipamentos profissionais.
- Ferramenta excêntrica, o segundo nome é lixadeira orbital Bosch. Em tal ferramenta, a superfície de trabalho principal é um disco redondo, no qual o próprio acessório de moagem é preso com a ajuda de um velcro especial. A sola protetora permite não só evitar ferimentos durante o trabalho, mas também proteger a própria ferramenta da entrada de partículas estranhas.
- Instrumentos Deltoid têm a forma de um ferro e servem apenas para trabalhar nos locais mais inacessíveis. Possuem baixa produtividade e tamanho compacto. Portanto, o processamento de grandes áreas com o seu auxílio praticamente não é realizado devido ao grande tempo e custos físicos.
- Modelos de banda utilizado exclusivamente para trabalhos relacionados com superfícies de madeira. Eles ganharam esse nome por causa do princípio de funcionamento: a fita é esticada entre dois rolos e, quando ligada, começa a se mover ativamente. Basicamente, é o lixamento e o polimento da madeira a principal obra. Aqui é importante fazer todo o trabalho aos poucos, senão a fita se perde, e é necessário desligar o aparelho para corrigir.
- Rebarbadora É, na verdade, um moedor padrão. Se necessário, você também pode adquirir um disco semicircular e um bico especial para ele. Com a ajuda deles, você pode não apenas lixar, mas também cortar superfícies.
- Máquinas vibratórias (retificação de superfície) equipado com uma superfície de trabalho retangular.É nele que está fixada uma folha de lixa especial. Aqui, o processamento da superfície de trabalho é realizado precisamente pela vibração mais potente, e não por limpeza mecânica da camada superior.
Uma gama tão ampla de artesãos experientes faz você pensar seriamente sobre que tipo de moedor dar preferência. Para facilitar esta escolha, sugerimos que se familiarize com a mini-classificação de instrumentos populares de cada tipo.
Top models
Em cada gama de modelos de um determinado tipo de ferramenta, existem unidades que são mais populares entre os compradores. É neles que você deve primeiro prestar atenção na hora de escolher uma ferramenta.
- Lixadeira excêntrica sem fio GSS 18V-10. Este é um modelo multifuncional, aliás, pertencente à categoria dos combinados, uma vez que possui simultaneamente um modo de vibração. Com bateria de 18 V, a ferramenta é ideal para trabalhar em locais de difícil acesso. Projetado para operação contínua por 4-6 horas. A presença de um sistema especial de despoeiramento torna o processo de trabalho o mais cômodo, rápido e seguro possível.
- Modelo de canto GWS 18-125 V-LI é considerada uma das retificadoras mais potentes do mercado mundial atualmente. A carga da bateria é de 18 V, o tempo de operação sem recarga é de cerca de 5 horas. O período de garantia é de 3 anos. A ferramenta é leve (pouco mais de 2 kg) e tamanho compacto, o que permite ser utilizada em locais de difícil acesso com facilidade, sem muito cansaço e estresse. O fabricante oferece dois tipos de equipamentos para esta ferramenta: padrão com tampa protetora ou estendido com bicos substituíveis.
- GGS 18 V-LI - modelo de ferramenta reta. Está disponível em três configurações diferentes: com 1 bateria adicional e duas chaves, com duas chaves padrão e com chaves e uma capa protetora incluídas. Uma característica distintiva desta ferramenta reside nas suas dimensões compactas e peso mínimo, de forma que mesmo ao realizar grandes volumes de trabalho, não há sensação de fadiga.
Mas ao escolher um modelo específico de tal ferramenta, também é importante levar em consideração o tipo de material para o qual ela será usada.
Como escolher?
Se a maior parte dos próximos trabalhos serão relacionados ao processamento de várias superfícies de madeira, então é necessário escolher exatamente aqueles modelos da ferramenta, cujo objetivo principal é justamente o processamento da madeira. O mesmo deve ser considerado na compra de um modelo para trabalhar superfícies de pedra e concreto.
Os principais critérios de seleção devem ser vários fatores.
- Vida útil da bateria. Quanto mais frequentemente e por mais tempo a ferramenta for usada, mais potência ela deve ter. Isso determinará não apenas o tempo de atividade contínua, mas também sua qualidade.
- O peso - quanto maior for, mais rápido suas mãos ficarão cansadas durante o trabalho. Portanto, para processar grandes áreas de concreto ou madeira, é necessário escolher modelos com peso não superior a 3 kg. E é melhor dar preferência apenas a retificadoras diretas - com elas o trabalho será feito mais rápido e fácil.
- Disponibilidade de discos removíveis. Uma característica importante de tal ferramenta. É melhor gastar um pouco mais comprando um dispositivo universal adequado para trabalhar tanto com concreto quanto com madeira do que comprar duas esmerilhadeiras diferentes.
E também os artesãos profissionais recomendam escolher apenas as ferramentas que têm uma almofada de borracha no cabo. São mais confortáveis para trabalhar, não escorregam nas palmas, o que significa que são mais seguros. Quase todas as retificadoras retas da Bosch são assim.
Dicas operacionais
Para que o instrumento recém-adquirido sirva por muito tempo e cumpra sua finalidade de forma eficiente, é importante lembrar algumas regras.
- O lubrificante usado para processamento periódico deve atender aos requisitos do fabricante.É melhor comprá-lo imediatamente com a compra do instrumento.
- Certifique-se de seguir as instruções do fabricante. Se for indicado que a ferramenta só pode ser usada para processar concreto ou madeira seca, então apenas para processar esses materiais ela pode ser usada.
- É imperativo entrar em contato com um centro de serviço especializado se a ferramenta começou a falhar durante a operação ou começou a funcionar mal.
- É importante usar luvas e óculos de proteção ao realizar qualquer trabalho com esta ferramenta.
- Não permita que o moinho fique muito sujo ou totalmente ou parcialmente molhado.
Seguir essas recomendações simples ajudará a manter por muito tempo o bom desempenho e a aparência das retificadoras da marca alemã Bosch.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da lixadeira de cinta Bosch GBS 75 AE.
O comentário foi enviado com sucesso.