Tudo sobre mangueiras de irrigação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. Classificação
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Dicas de Seleção
  6. Sutilezas de operação

Nem uma única árvore de jardim, arbusto ou mesmo flor pode ser cultivada de forma saudável e bonita sem rega de alta qualidade. Isso é especialmente verdadeiro para as regiões áridas do sul, onde a temperatura do ar no verão atinge níveis extremamente altos e a chuva tem que esperar várias semanas.

Para que vegetais e frutas não morram por falta de umidade, mangueiras especiais de irrigação são usadas em fazendas privadas e industriais. Pode ser um produto simples, ou todo um complexo sistema de tubulação, por meio do qual a água é fornecida para o interior e para a superfície do solo. As mangueiras podem ter comprimentos e finalidades diferentes, feitas de materiais diferentes e usando tecnologias diferentes. Para entender que tipo de produto é necessário em cada caso específico, é necessário ter uma ideia geral de todos os tipos e características de tais produtos.

Isso o ajudará a não pagar a mais na hora da compra e a não enfrentar dificuldades emergentes já durante a operação.

Peculiaridades

Mangueiras de água de jardim substituíram os baldes e regadores usuais que costumavam regar o local décadas atrás. Com a proliferação de encanamentos centrais e bombas de poços, tornou-se possível substituir o pesado trabalho físico por uma irrigação manual mais leve ou mesmo automatizada. Entre as funções das mangueiras de jardim estão:

  • regando diretamente;
  • abastecimento de água de um recipiente, torneira ou poço;
  • bombear água em um tanque, banho ou outro recipiente.

As mangas flexíveis feitas de borracha ou outro material permitem que você se mova sem problemas enquanto rega as plantas, chegar às áreas mais remotas e encher os recipientes de irrigação, nos quais a água será aquecida a uma temperatura aceitável sob os raios do sol quente do verão. Uma vez que esses procedimentos são realizados quase diariamente, e uma pessoa está constantemente em contato com o material e o líquido com as mãos, as mangueiras de jardim devem atender a certos requisitos.

  • Segurança. Em primeiro lugar, o material das mercadorias deve ser totalmente seguro para humanos, animais e, mais ainda, para plantas. Idealmente, essa mangueira deve ser rotulada como adequada para o fornecimento de água potável.
  • Ritmo de fluxo de água. A mangueira deve ser capaz de passar um volume de água suficientemente grande por unidade de tempo. Isso ajudará a encher rapidamente qualquer recipiente, e a própria rega pode ser realizada usando bicos que limitam a força do fluxo.
  • Conveniência. O produto deve ser simples e conveniente tanto na operação quanto durante o armazenamento. Não deve exigir uma atitude particularmente cuidadosa, ser frágil ou ter muitas funções adicionais desnecessárias.

Especificações

A escolha da mangueira de jardim não se limita ao cumprimento dos requisitos. Suas características desempenham um papel igualmente importante.

Comprimento

A maneira mais fácil é escolher o comprimento da mangueira, pois depende diretamente do comprimento e da largura da seção. O comprimento correto deve permitir que você estique facilmente a mangueira para fornecer água de sua fonte a qualquer leito do local. Neste caso, também é aconselhável deixar uma pequena margem de comprimento para o caso. Também deve-se ter em mente que podem existir várias estruturas ou obstáculos no caminho da mangueira. Portanto, o comprimento deve ser calculado com base no caminho que a pessoa percorre para chegar a um determinado ponto da horta ou da horta.

Antes de comprar, é aconselhável traçar em uma folha uma planta aproximada do local com a localização da fonte de água, todos os canteiros e plantações, bem como residenciais e anexos. Ao medir todas as distâncias necessárias para puxar a mangueira, você pode obter o comprimento mínimo necessário. Vale lembrar que para irrigação por gotejamento ou gotejamento, é necessário colocar uma luva de borracha de cada lado de cada um dos canteiros, para que todos os seus tamanhos tenham que ser duplicados.

No caso de o comprimento ser muito impressionante e existir o perigo de simplesmente ficar preso na "teia" de borracha, que certamente surgirá ao se movimentar na área durante a rega, pode-se dividir um produto em vários mais curtos. Esses segmentos são facilmente montados em um sistema usando conectores em forma de cruzes ou tês, aos quais os comprimentos das luvas são fixados com grampos de metal. Infelizmente, quanto mais conexões, mais lento e pior é o abastecimento de água.

Diâmetro

Para escolher o diâmetro correto da mangueira hidráulica, basta seguir uma regra simples: o diâmetro interno do produto deve estar em proporção direta ao seu comprimento. Assim, quanto mais comprida for a mangueira, maior deve ser o diâmetro e, com isso, a vazão. É neste caso que a pressão da água será forte e contínua. Se o diâmetro for muito pequeno para uma manga longa, a pressão pode danificá-lo. Caso o diâmetro seja muito grande e a própria mangueira seja muito curta, ao invés de uma boa pressão na saída haverá apenas um pequeno gotejamento, já que toda a pressão é minimizada por dentro.

Também vale a pena prestar atenção na força da pressão da água na fonte. Se for muito fraco, mesmo com mangueira longa, vale a pena escolher um diâmetro menor.

Pressão de operação

Escolher "pressão de trabalho" geralmente significa escolher a espessura das paredes da mangueira de jardim que podem suportar uma certa pressão de água sobre elas. As mangueiras de borracha padrão com uma camada de material são capazes de suportar até 2 bar, e as de multicamadas reforçadas - até 6 bar. Tanto para uma pequena horta ou um par de cachimbos de flores, como para um terreno enorme com um jardim inteiro, a primeira e a segunda opções podem ser adequadas. Tudo depende da pressão da água na torneira ou bomba.

Em qualquer caso, é melhor prevenir e levar uma mangueira com uma pressão de trabalho um pouco mais do que o necessário, caso contrário o produto pode simplesmente estourar.

Faixa de Temperatura

Quase todas as mangueiras de jardim são usadas exclusivamente durante o verão. Portanto, para a faixa intermediária, o limite da temperatura do ar permitida que a superfície do produto pode suportar deve ser de pelo menos +40 graus. Além disso, mesmo no inverno, as mangueiras são removidas para dependências, onde a temperatura pode cair até -20 graus. Uma mangueira de alta qualidade pode suportar tais flutuações sem problemas.

Transparência

Existem materiais quase totalmente transparentes, assim como materiais regulares, coloridos ou pretos. Obviamente, a primeira opção é muito mais conveniente de usar. Caso algum entulho entre no produto e o obstrua, as paredes transparentes facilitarão a localização do local e auxiliarão no manuseio do entupimento. Mas se o bloqueio ocorrer em uma luva opaca, você terá que procurar esse local apenas pelo toque, e em caso de falha, basta comprar um novo produto.

Classificação

Apesar da aparente simplicidade das mangueiras de jardim, o número de variedades é impressionante. Em muitas lojas de ferragens, eles recebem paredes inteiras ou arquibancadas enormes. Esses produtos se distinguem não apenas pelo material, mas também dependendo de sua finalidade e tecnologia de fabricação.

Por material de fabricação

Dependendo de qual material foi usado para a fabricação de um determinado modelo, sua resistência, durabilidade e condições de operação podem variar significativamente.

  • Borracha. O material permite que a mangueira resista à pressão do fluido de até 8 atmosferas. Pode ser armazenado tanto em ambiente aquecido quanto sem aquecimento, é resistente à luz solar direta e aos reagentes químicos ativos. Infelizmente, é proibido o uso de produtos de borracha para abastecimento de água potável, pois esse material é bastante tóxico. Mangueiras hidráulicas semelhantes a intestinos são excelentes para lidar com compressão e torção. A mangueira de borracha pode ser macia o suficiente e laminada, ou dura, mais parecida com um tubo. Esses tubos são muito pesados, mas são capazes de funcionar na faixa de temperatura de -30 a +90 graus.

Este material é um dos mais procurados tanto para o arranjo de redes de irrigação permanentes como para a irrigação manual temporária. Sua vida útil é de 10 anos ou mais.

  • PVC.A espessura da parede das mangueiras de PVC varia de 1,5 a 3 mm e pode suportar pressão de água de até 3 atmosferas. Nesse caso, a pressão na saída de tal produto será muito maior do que a de uma mangueira de borracha. A vida útil é limitada a 3-4 anos, e em baixas temperaturas a mangueira plástica perde sua flexibilidade e torna-se muito frágil. O PVC pode ser usado somente em temperaturas não inferiores a +5 e não superiores a +20 graus durante o período de amadurecimento das safras. E devem ser armazenados em depósitos aquecidos ou garagens isoladas.
  • Nylon.A mangueira plana e sem água, tecida com fios de náilon finos, dobra-se bem e é muito durável ao mesmo tempo. Este tecido é muito leve, o que torna a mangueira de água fácil de dobrar e transportar. Esses produtos podem suportar uma pressão de 3-5 atmosferas, dependendo da espessura dos fios e da densidade da tecelagem. No entanto, eles podem ser usados ​​exclusivamente em temperaturas de congelamento e armazenados apenas em salas aquecidas. É melhor carregar essa mangueira do que puxá-la no chão. Uma pedra grande, arame e qualquer outro detrito ou obstáculo pontiagudo podem agarrar, puxar e até mesmo romper o fio de náilon. A vida útil de tal produto será de 2 a 4 anos, dependendo da observância das regras de operação e armazenamento.
  • Elastómero termoplástico. O material resistirá à pressão da água de mais de 8 atmosferas. É muito resistente ao gelo, não se deforma e não se torna quebradiço mesmo com o gelo. A mangueira TPE leve, resistente a dobras e quimicamente resistente pode durar mais de 15 anos. Pode ser usado para regar plantas durante todo o ano, tanto em canteiros abertos como em estufas. Ele é capaz de operar em uma faixa de temperatura de -50 a +90 graus.
  • Silicone. Esse material é muito elástico, se expande sob a influência do calor e não tem medo de torcer e dobrar. Sua faixa de temperatura é limitada a -20 e +40 graus. As "mangueiras milagrosas" especiais são feitas de silicone e látex, que se estendem por vários metros e permitem chegar até os arbustos ou canteiros mais distantes. Mas o silicone não é projetado para fornecimento de água de alta pressão e não é usado para irrigação por gravidade não controlada.

É capaz de suportar pressão de até 3 atmosferas, não mais.

Por tipo de execução

Dependendo do tipo e da tecnologia de fabricação de uma mangueira de jardim, ela pode ter várias propriedades adicionais. Quanto mais houver, maior será o preço do produto correspondentemente mais alto.

  • Camada única. Essas mangueiras, sem revestimentos adicionais, tanto internos quanto externos, não são muito resistentes a compostos químicos agressivos, mudanças de temperatura e aos efeitos de um ambiente agressivo. Freqüentemente, eles são usados ​​apenas para transbordar líquido de um reservatório para outro ou para irrigação em áreas muito pequenas com alguns canteiros.
  • Multi-layered. A mangueira tem dois ou mais revestimentos internos e / ou externos adicionais. É resistente à luz solar direta, pode suportar temperaturas mais altas e mais baixas e não requer armazenamento quente.As luvas multicamadas funcionam bem em alta pressão de fluido, elas não têm medo de torcer e esticar.

Eles são freqüentemente usados ​​para a irrigação estacionária de uma área na temporada de verão e, para armazenamento, essa mangueira pode ser torcida em um compartimento.

  • Reforçado. Produtos feitos com fios de reforço especiais feitos de metal ou plástico mais duro são ainda mais fortes e duráveis ​​do que os multicamadas. Embora sejam mais pesados, eles podem ser usados ​​em condições climáticas adversas e com cargas elevadas. Eles suportam uma pressão de quase 10 atmosferas e são usados ​​com mais frequência na indústria do que em residências.
  • Esticável. Essas mangueiras são fabricadas com a tecnologia de mangueira em mangueira e têm um design complexo. A camada interna é feita de um material de borracha fina que se estende perfeitamente, e a "capa" superior é tecida com fios de náilon fortes e é montada com um acordeão. Limita o estiramento da camada inferior a um determinado comprimento e evita que se rasgue. A alta durabilidade desta “mangueira milagrosa” é ideal para irrigação diária com pressão de água constante.

É muito flexível, mas não tolera baixas temperaturas e requer cuidados extras na hora de usar.

  • Espiral. Na maioria das vezes, essas mangueiras são feitas de poliuretano, sua pressão de trabalho é de 5 atmosferas e o comprimento em um estado estendido é de 18 a 23 metros. São utilizados exclusivamente para irrigação manual com foco direcional e somente em temperaturas positivas. Graças ao complexo design em espiral, essa mangueira é protegida de fortes dobras e torções, o que permite que a água seja fornecida sem interrupção a pressão constante.
  • Ondulado. Essa mangueira pode ser chamada de um tipo de produto multicamadas. Sua camada superior é feita de um material protetor ondulado que lhe confere maior resistência e rigidez. Nesse caso, a mangueira permanece suficientemente flexível e leve, pois o revestimento é feito em forma de anéis finos conectados entre si, e não um único monólito. Essa mangueira hidráulica é universal e é usada para irrigação tanto na indústria quanto em chalés de verão e jardins.

Por nomeação

Uma vez que a irrigação pode ser realizada sob controle humano usando força manual ou por gravidade, as mangueiras também diferem. em vários tipos, dependendo de sua finalidade.

  • Tradicional. O produto não é transformado ou alterado, pode ser usado em conjunto com uma pistola de bico especial ou spray. É confiável e versátil. Ele pode ser usado para regar as plantas de cima ou diretamente sob a raiz.
  • Pingar. Ao longo de todo o comprimento da mangueira, existem orifícios igualmente espaçados uns dos outros. Ele é colocado sob ou sobre o solo e deixado nesta posição por várias temporadas.

A irrigação por gotejamento ocorre na raiz, portanto, essas mangueiras não são usadas para irrigação de todas as culturas.

  • Escoando ou poroso. Essas mangueiras, como as mangueiras de gotejamento, têm orifícios em todo o seu comprimento. No entanto, esses buracos são tão pequenos que, em vez de gotas grandes, como no modelo anterior, o solo literalmente recebe pó de água. Essa irrigação é perfeita para o consumo econômico de água em plantios em linha. Além disso, usando esta mangueira, você pode organizar rega local adicional para plantas que são especialmente sensíveis ao solo seco.
  • Sprinkler.A mangueira também tem orifícios, mas ao contrário de gotejamento e gotejamento, ela literalmente espirra água em diferentes direções. Esta irrigação é semelhante à chuva natural e é usada para irrigar suavemente as plantas que preferem a irrigação de superfície à vegetação ao invés da raiz.

Avaliação de fabricantes

Antes de ir à loja e comprar uma mangueira para uma casa de campo ou jardim de verão, você deve se familiarizar com as avaliações dos clientes em sites especializados. Existem muitas classificações diferentes que mostram os melhores fabricantes de ferramentas de jardinagem.Um desses fabricantes é a empresa alemã Karcher. Em seus catálogos, você pode encontrar um produto feito de quase todos os materiais e tamanhos. Os produtos são confiáveis, flexíveis e duráveis. O preço médio de 20 metros de mangueira varia de 1.000 a 5.000 rublos, dependendo das propriedades adicionais.

Outra empresa alemã de renome, conhecida pela qualidade e pela vasta gama de produtos, é a Gardena. Quase todos os seus produtos são reforçados com fios de metal e, portanto, resistem a uma pressão muito alta de água e não perdem sua forma e propriedades originais por muitos anos. Ao mesmo tempo, a empresa não utiliza metais pesados ​​em sua produção, o que significa que todos os produtos são ecologicamente corretos e inofensivos para o ser humano. O preço de 15 metros de mangueira começa em 1100-1200 rublos e depende do diâmetro do produto.

Um dos fabricantes populares de mangueiras de silicone e PVC é a empresa ucraniana Verdi. "Mangueiras milagrosas" extensíveis são mais bem adquiridas na empresa chinesa Xhose. E entre os fabricantes nacionais, Zubr e SIBRTECH são consideradas empresas confiáveis.

Dicas de Seleção

Para que a compra de uma mangueira de jardim não vire um verdadeiro teste, e o resultado não decepcione na primeira temporada de operação, vale a pena seguir certas regras.

  • Não salve. Claro, qualquer comprador quer comprar o produto pela menor quantia. No entanto, você não deve interromper sua escolha por opções de camada única muito baratas. É sempre melhor pegar mangueiras multicamadas do segmento de preço médio e de um fabricante conhecido e com boas críticas. Caso contrário, a economia excessiva pode ir para o lado e acabar comprando um novo produto em vez de um quebrado.
  • Observe a pressão da água. Antes de comprar, você deve saber a pressão da água em uma bomba de poço ou central de abastecimento de água. Na maioria das vezes, é entre 2 e 3 atmosferas. A mangueira deve ser escolhida com uma certa margem de segurança, para que em caso de ligeiro aumento de pressão não se rebente e se deforme.
  • Meça a área. Se a rega for feita em uma pequena cabana de verão ou jardim, você não deve levar uma mangueira com menos de cem metros de comprimento. Esse comprimento simplesmente não é necessário e irá interferir no trabalho. O diâmetro padrão de uma mangueira de jardim típica é de cerca de 13 mm ou 1⁄2 polegada e tem de 10 a 15 metros de comprimento. Para irrigação localizada regular, isso será suficiente. O principal é que deve ser o diâmetro interno, não o externo. Para comprimentos maiores, o diâmetro também deve ser aumentado.
  • Bocais e rolhas. Ao escolher bicos e conexões, você deve prestar atenção especial a todas as peças de atrito. É melhor que sejam feitos de metal durável, mas o plástico rígido também funciona. O mecanismo de travamento deve ser largo o suficiente para segurar a mangueira com segurança.
  • Proteção solar e fria. Se após cada rega a mangueira for enrolada para armazenamento, então este critério não é tão importante. Mas se um sistema de irrigação estacionário for montado a partir dele, o material deve tolerar bem a exposição de longo prazo à radiação ultravioleta.

No caso de o sistema de irrigação ficar instalado por vários anos, as mangueiras devem ser capazes de sobreviver até mesmo geadas severas e não rachar.

Sutilezas de operação

Mesmo o produto mais confiável e caro irá falhar rapidamente, se você não seguir certas regras e tratar o instrumento com descuido.

    • Não é necessário puxar as mangueiras pelo solo e nas camas para movê-las. Isso pode danificar a própria mangueira e as plantações que acidentalmente entrarem em seu caminho. É aconselhável usar carrinhos especiais ou mesmo bobinas para isso. E se a área do local for muito grande, faz sentido montar um sistema de tubulação estacionário.
    • As condições de armazenamento das mangueiras hidráulicas devem ser observadas. Os materiais que não toleram bem o frio devem ser levados ao calor. Aqueles que não reagem bem à luz solar direta devem ser removidos sob um dossel ou dentro de casa.Também vale a pena prestar atenção especial à proteção contra roedores, que podem roer borracha e plástico facilmente durante um inverno longo e faminto. A melhor opção seria pendurar as mangueiras na parede torcidas. Ao mesmo tempo, você pode espalhar uma peste de rato no chão ou colocar algumas ratoeiras.
    • Antes de armazenar, certifique-se de drenar completamente a água restante da mangueira. Ao congelar, o líquido tende a se expandir e a água restante é capaz de quebrar até mesmo a mangueira reforçada mais durável. Se a rega foi realizada com adição de medicamentos ou fertilizantes, após o procedimento, deve-se enxaguar abundantemente o produto com água limpa e pura.

    Finalmente, não torça e enrugue demais a mangueira de jardim. Borracha ou PVC podem rachar facilmente onde estão dobrados. As mangueiras devem estar livres de peso e não devem ser puxadas com muita força ou empurradas. Se algo interferir com a livre movimentação do tubo flexível durante a rega, você deve procurar o motivo. ...

    Uma atitude cautelosa aumentará significativamente a vida útil até mesmo do produto mais barato, o que significa que preservará as economias da família, que podem ser gastas em outras necessidades.

    Para informações sobre como escolher uma mangueira para irrigação, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário