Caixas Palekh: história e descrição da pintura
É comum chamar uma caixa ou caixão de pequena caixa ou caixa, que na maioria das vezes tem a forma de um paralelepípedo retangular. Neles é conveniente armazenar joias, dinheiro, papéis e outros pequenos itens valiosos. Acredita-se que as caixas surgiram há muito tempo e se originam dos baús em que as roupas eram guardadas. Na Rússia czarista em meados do século 18, um artesanato popular como a miniatura de laca tornou-se especialmente popular.
Os caixões feitos nesta técnica por artesãos da aldeia Ivanovo de Palekh são um excelente exemplo da habilidade e originalidade do povo russo.
Referência histórica
A história da miniatura de Palekh como arte popular está intimamente ligada à pintura de ícones. No século 18, mestres que pintam ícones com habilidade viviam na aldeia de Palekh, que na época pertencia ao distrito de Vyaznikovsky, na província de Vladimir. Junto com a pintura de ícones, artesãos locais participaram da pintura e restauração da Câmara Facetada do Kremlin e das igrejas localizadas na Trindade-Sergius Lavra e no território do Convento Novodevichy.
Após a revolução de 1917, tornou-se impossível continuar a se dedicar à pintura de ícones, então, um ano depois, a arte decorativa artel Palekh foi criada. Os artistas que lá entraram começaram a pintar em madeira. Ivan Golikov e Alexander Glazunov são considerados os fundadores da miniatura Palekh. Os mestres dominaram um novo material - o papel machê, que se baseia em uma massa obtida da mistura de papel e papelão com gesso, amido e outras substâncias. Em 1923, as miniaturas Palekh foram enviadas para a Exposição de Agricultura e Artesanato de toda a Rússia, onde receberam um diploma de grau II.
Em dezembro de 1924, sete mestres de Palekh fundaram a Artel of Ancient Painting. As obras desta associação em 1925 foram enviadas para a Exposição Mundial de Paris. Em 1932, a União de Artistas Palekh foi formada, e em 1935 o artel foi transformado na Associação de Artistas Palekh. Em 1954, as oficinas de produção de arte Palekh do Fundo de Arte da URSS foram estabelecidas. Atualmente, você pode aprender a arte desta miniatura em 4 anos na Escola de Arte Palekh em homenagem a A.M. Gorky.
Tecnologia de manufatura
Conforme observado anteriormente, as caixas na tradição das miniaturas de laca eram baseadas em papel machê. A folha de papelão é prensada e depois seca por vários dias. Em seguida, deve ser embebido em óleo de linhaça por 24 horas e seco em forno quente por 2 dias. Em seguida, o produto semiacabado é processado com uma esmeril, lixado e fixados os acessórios necessários. Ao final dessa etapa, a caixa é preparada com uma composição especial, recoberta com verniz preto em várias camadas e 7 camadas de verniz leve, secando cuidadosamente cada camada na estufa.
A pintura tem uma sequência estrita na aplicação da têmpera. As tintas têmpera são usadas desde a antiguidade, os artistas as faziam a partir de pigmentos de pó seco, nos quais as emulsões serviam como aglutinante: naturais (gema de frango) e artificiais (óleos em solução aquosa de cola). O domínio do trabalho com têmpera precisa ser treinado por vários anos, só então a suavidade de linhas, a precisão e a clareza ideais das silhuetas em miniatura podem ser alcançadas.
Na fase inicial da pintura, os mestres pintam a composição com cal, acentuando os locais escuros e claros. Em seguida, são aplicadas as tintas necessárias para pintar a caixa. Os artesãos desenham meticulosamente os contornos de todos os elementos com ossos de esquilo feitos à mão, destacando cada detalhe com cores e, muitas vezes, usando uma lupa. No final da pintura, o ouro é aplicado (uma folha de ouro é amassada e misturada com cola), dá calor e brilho à imagem, parece que a imagem está brilhando por dentro.
A decoração em ouro foi emprestada pelos mestres Palekh da pintura de ícones, onde o ouro é um símbolo da luz divina.
Na última etapa da fabricação, a caixa é revestida com verniz a óleo e polida. O polimento é feito com a aplicação de várias camadas de verniz, que secam bem a uma determinada temperatura por um certo tempo. Em seguida, a superfície é nivelada com vidro e pedra-pomes e, em seguida, polida em uma roda especial móvel, que é coberta com veludo.
Originalidade de estilo
O fundo dos desenhos dos caixões Palekh é preto - é um símbolo da escuridão, de onde nascem a vida e as cores, dá profundidade a toda a composição. O interior do produto é sempre vermelho. A pintura Palekh também é caracterizada por cores de têmpera brilhantes e pinturas douradas. Figuras alongadas primorosamente desenhadas são um eco das tradições da pintura de ícones. Os heróis são personagens de contos de fadas e épicos, bem como de obras e canções clássicas. As caixas têm seus próprios nomes, por exemplo, "Troika", "Campanha de Ermak", "Flor de Pedra", "Ruslan e Lyudmila", "Vasilisa a Bela".
Como distinguir um original de um falso?
Caixas pintadas de Palekh são uma decoração de interior maravilhosa e um presente único. Mas para não comprar uma falsificação, no momento da compra, você deve prestar atenção aos seguintes detalhes.
- As caixas Palekh originais são geralmente pretas por fora (às vezes podem ser pintadas de verde ou azul) e sempre são pintadas de vermelho por dentro.
- A pintura é caracterizada por sombras multi-tons, imagens ligeiramente alongadas de personagens, renderização precisa de todos os elementos e detalhes.
- Os produtos da Palekh se distinguem pelo polimento perfeito por fora e por dentro. Arranhões, manchas e solavancos são um sinal de uma caixa não original.
- A tampa da caixa está sempre bem encaixada na base - a chamada caixa.
- O original deve ter uma inscrição dourada "Palekh", que está sempre localizada no canto inferior esquerdo, e no canto inferior direito pode-se ler o nome do mestre.
- Uma caixa Palekh verdadeira é embalada em uma caixa de lata, que tem uma camada de algodão colado dentro que pode proteger o verniz e a pintura de danos.
- Um preço baixo para esse produto é sempre um indicador de que se trata de uma farsa. A miniatura Palekh é uma arte popular que exige muita mão-de-obra, portanto, essas coisas são altamente valorizadas e não podem ser baratas.
As caixas pintadas de Palekh são obras de arte únicas nas quais o mestre coloca sua alma e todos os seus muitos anos de experiência. As caixas feitas com a técnica Palekh são conhecidas em todo o mundo e são parte integrante da cultura russa original.
Veja tudo sobre as caixas Palekh no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.