Caixas de música: história e descrição de modelos

Contente
  1. História da criação
  2. Dispositivo
  3. Princípio da Operação
  4. Materiais (editar)
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Opções de design

A caixa de música é uma peça vintage associada a romance, antiguidades, cheia de segredos e histórias de família e antiguidade graciosa. E há, de fato, alguma mágica na caixa de música, um toque especial. Uma coisa incrível do passado se encaixa perfeitamente no interior moderno, tornando-se uma parte decorativa brilhante dele. E também uma caixa de música é um ótimo presente e uma maneira de surpreender agradavelmente uma pessoa querida.

História da criação

As primeiras jukeboxes semelhantes a jukebox são conhecidas desde o início da Idade Média. Excelentes exemplos de tais dispositivos foram encontrados em Bizâncio e em alguns países árabes do Oriente. A moda das caixas de música chegou à Europa no século XVIII. E isso se deve ao desenvolvimento de mecanismos de relógio. Primeiro, havia caixas de rapé musical, que mais tarde foram transformadas em caixas.

Obrigado ao relojoeiro de Genebra, Antoine Favre, pelo primeiro mecanismo musical. Ele embutiu o mecanismo no relógio e, o que é mais interessante, no frasco de perfume. Caixas de rapé exclusivas eram compactas e facilmente escondidas em seu bolso. Em 1815, foi inaugurada a primeira fábrica em Genebra, especializada na fabricação de caixões. Filiais dessa produção logo se estabeleceram nos EUA. Mas a arte antiga pode não ter nos alcançado. A "Grande Depressão" vivida pelo Ocidente no século passado não deixou chance para a direção. Depois de algumas décadas, as caixas antigas começaram a ser procuradas e esses dispositivos começaram a aparecer novamente nos planos de negócios dos empresários.

As primeiras caixas foram criadas em um disco de metal, no início do século 19, um rolo apareceu no mecanismo. Na interseção dos séculos 19 e 20, as máquinas de venda automática em fita perfurada de papel entraram no mercado. São complementos para piano que viraram reprodutores de piano: aparelhos de alta tecnologia para a época permitiam curtir a execução de pianistas renomados. A execução dos músicos também foi gravada em fita perfurada. Mas os gramofones começaram a competir com essa técnica, conseguiam reproduzir a voz e, portanto, venceram essa batalha. Hoje, as caixinhas de música com melodia própria são produzidas para todos os gostos: podem guardar joias que também soam. Os modelos estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos - de alta tecnologia a retro, de dispositivos lacônicos e simples a réplicas completas de antiguidades.

Dispositivo

Existem 4 bases em uma caixa de música padrão: uma alça, um cilindro com pinos e um pente plano e cama (todas as peças estão nele). O mecanismo do produto pode ser manual ou de corda. Como você pode imaginar, um dispositivo manual ou de enrolamento deve ser girado, enquanto um mecânico soa automaticamente. E embora a segunda opção pareça mais fácil, muitos amantes desses aparelhos retrô preferem modelos com uma alça que precisa ser torcida.

Como funciona:

  • uma alça giratória gira um cilindro com pinos, eles apertam um pente de aço feito de numerosos dentes de comprimentos diferentes;
  • a alça ou chave enrola o mecanismo de mola, o que prolonga a execução da melodia.

E as peças mais complexas também contam com um tambor e pequenos sinos que tornam a melodia expressiva.

Se a caixa tocar não uma, mas várias melodias, significa que o dispositivo contém mais de um conjunto de pinos.

Princípio da Operação

Os sons são criados por finas placas de aço que diferem em comprimento e espessura. Eles são dispostos em uma caixa acústica em uma determinada sequência - uma escala harmônica. Para extrair o som da caixa, você precisa girar o tambor. Funciona assim: os pinos do tambor estão localizados de acordo com a melodia pretendida. Se você girar o tambor uniformemente, os pinos tocarão a placa exatamente na sequência correta. E se você reorganizar os pinos, obterá uma melodia diferente.

A criação de uma construção musical é um processo tão gracioso e meticuloso quanto a própria criação da música. Por exemplo, os pinos do cilindro são criados exclusivamente à mão. O palco é joalheria, porque não pode ser mecanizado.

A qualidade do aço usado para a produção do pente também é importante.

Materiais (editar)

Tradicionalmente, as caixas de música eram feitas de madeira. Apenas tipos valiosos de madeira foram usados, portanto, não é surpreendente que produtos únicos foram passados ​​de geração em geração, e o tempo não os destruiu. Eles eram primorosamente decorados, e essa era a principal competição entre os modelos: incrustados com pedras, fitas, pérolas, uso de tecidos caros e marfim.

Caixas de metal competiam com amostras de madeira. Alguns deles representavam uma pequena cômoda com duas ou até três gavetas. Como um produto de boneca, atraiu e obrigou a abrir todas as caixas imediatamente: a camada superior era ocupada pelo mecanismo da caixa e nas duas inferiores era possível guardar joias.

Caixas separadas foram feitas na forma de um piano, um pouco mais tarde - na forma de um gramofone. As caixas modernas produzidas em massa parecem muito mais modestas do que suas antecessoras, mas também são mais acessíveis em termos de preço. Se quiser dar um presente a um adulto, deve ser uma peça vintage, mas as meninas menores de 12 anos aceitarão de bom grado como presente uma caixa moderna de tons delicados com bailarinas ou, por exemplo, unicórnios.

Visão geral dos fabricantes

Se você é um colecionador de caixas de música, com certeza se esforçará para garantir que todas as grandezas da produção desses itens requintados estejam em sua prateleira. Os suíços dão sentido não apenas na produção de relógios caros de alta precisão, mas também na criação de caixas de música. Pegue uma empresa, por exemplo Música Reuge: a marca já tem um século e meio. E a história começou com o relojoeiro Charles Rouge, cujo filho passou da relojoaria para a produção de caixas de música da moda.

Uma empresa italiana concorre com a marca suíça Ercolando, cujo principal hit é modelo "glória branca"... Até hoje, os artesãos trabalham à mão, seguindo tecnologias antigas. Os caixões são uma escolha igualmente excelente. Hilltop, que são estilizados como os melhores exemplos do século XVIII. Não posso reclamar da falta de demanda e de modelos de empresa Jakos: Verdade, não há elegância antiga neles. São modelos mais lacônicos, mas todos com os mesmos temas adoráveis ​​- bailarinas, fadas, princesas, meninas e ursos.

Opções de design

E aqui começa a escolha mais interessante: qual será o tema da caixa, se você decidir sobre réplicas de produtos antigos e opções mais modernas. Os modelos mais populares são os seguintes.

  • Piano. O que se chama um clássico do gênero. Ela vai decorar o interior clássico e neoclássico, será um grande presente para o apreciador de presentes retrô e pequenos elegantes. Um grande presente para um professor de música.
  • Piratas do Caribe. O famoso filme, em várias partes, inspira os adolescentes até hoje. E se o seu filho (ou você mesmo) não tem aversão a "abrigar" tal fã em casa, preste atenção nas brutais caixas de corda com a imagem de Jack Sparrow.
  • Dois corações. Uma caixinha romântica que costuma ser oferecida a namorados, recém-casados ​​ou em festa de aniversário de casamento. Fabricado em diversas cores, o mais popular é o modelo em caixa escura com “miolo” vermelho dourado.
  • Lago de cisnes. Caixões com bailarinas graciosas são uma imagem reconhecível e amada por muitas gerações. Um presente maravilhoso do passado. Tem muitas variações.
  • Com um casal dançando. Outra opção clássica que pode te lembrar do início de um relacionamento, um momento lindo e despreocupado. Um presente ganha-ganha para naturezas românticas.

Uma caixinha é algo intimista, aconchegante, com um toque de antiguidade e nostalgia da natureza extrovertida de tempos bonitos. Será uma lembrança de sonhos brilhantes, o valor e a singularidade do momento, o poder vivificante da música. E ela também vai te lembrar de quem apresentou uma coisa tão comovente.

Como fazer uma caixa de música com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário