Caixa de madeira compensada: como fazer você mesmo?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Como fazer isso?
  3. Acabamento interno e externo
  4. Recomendações

Cada pessoa possui certos talentos e, quanto mais houver, maiores serão as oportunidades de sua realização. A capacidade de fazer algo com suas próprias mãos é uma vantagem para meninas e meninos, porque permite que você crie algo único e inimitável para você, família e amigos. A solução mais simples e bem-sucedida para um presente ou apresentação é uma caixa que pode ser usada para uma ampla variedade de finalidades. Vamos descobrir como fazer uma caixa de madeira compensada com as próprias mãos.

Ferramentas e materiais

A criação de qualquer coisa do tipo "faça você mesmo" requer o conhecimento do diagrama do produto, as principais etapas do trabalho, bem como a disponibilidade das ferramentas e materiais necessários.

Para fazer uma caixa usando madeira compensada como material principal, você deve ter os seguintes itens.

  • Uma folha de madeira compensada bem seca, a espessura ideal deve ser de pelo menos 8 mm. Madeira úmida ou mal seca é mal cortada e polida, o que causa uma aparência decepcionante da caixa acabada.
  • Cola polimérica de alta qualidade para fixação de peças.
  • Serra de vaivém ou serra de vaivém para serrar peças.
  • Equipamentos de proteção para rosto e mãos - óculos e luvas.
  • Lixa de granulometria variável.
  • Putty.
  • Toldos pequenos.
  • Parafusos curtos e chave de fenda.
  • Queimador de gás.
  • Verniz acrílico.
  • Pintura de decoração.
  • Router manual ou cortador de 45 graus.
  • Fresa para processamento de faces finais.

Como fazer isso?

Depois de concluída a preparação preliminar, vale a pena certificar-se de que há conhecimento suficiente sobre como criar uma caixa com as próprias mãos.

Você não deve confiar na sua visão ou em uma teoria aproximada do trabalho, é melhor ler os materiais e assistir a um vídeo sobre o assunto.

Essas informações o ajudarão a entender mais claramente o processo de criação de desenhos e diagramas de montagem, bem como a seqüência de ações, o que ajudará a evitar dificuldades no trabalho.

Uma caixa de madeira compensada é criada graças ao algoritmo correto de ações, que consiste em tais itens.

  • Pense em como será o futuro produto e transfira o diagrama para uma folha de papel. Se todos os cálculos foram realizados corretamente, você pode começar a marcar as peças em compensado. Para obter lados e cantos retos, é melhor usar um esquadro em seu trabalho.
  • Uma vez que todos os desenhos estão feitos, cada detalhe é recortado usando uma serra convencional ou quebra-cabeças. Ao usar uma ferramenta elétrica, você deve usar óculos de proteção para evitar que a serragem entre em seus olhos e as luvas são úteis como proteção adicional.
  • As peças acabadas devem ser processadas com um cortador ajustado a 45 graus. Essa manipulação permitirá que você esconda as pontas do lado de fora e deixe o produto limpo e bonito.
  • Antes de iniciar a coleta da caixa, é necessário processar todas as peças com lixa. Para evitar lascas e vincos do compensado, é necessário começar a trabalhar com uma lixa mais fina, passando para uma maior, com granulometria de 200 a 800.
  • Assim que todas as peças estiverem totalmente prontas, o próximo passo é montar a estrutura. Para este produto é necessário o uso de cola polimérica, que é aplicada nas juntas para colar toda a estrutura. Para que os cantos da caixa não se movam, eles precisam ser colados apenas em uma superfície plana.Para tornar o processo de montagem mais conveniente, pode-se usar grampos, sob as pernas das quais é melhor colocar o tecido, caso contrário podem permanecer vestígios de pressão.
  • Assim que for feito o fundo da caixa, é necessário proceder a trabalhos na tampa. Cada parte deve ser lixada e preparada para a colagem. Depois de conectar todas as partes da tampa, vale a pena conferir como ela se encaixa na caixa e, se necessário, ajustar a localização das partes internas enquanto a cola ainda está viscosa.
  • Quando todas as peças estiverem secas, é necessário aplicar massa na caixa para excluir quaisquer fissuras e fendas.
  • Uma vez que a massa está completamente seca, todo o produto é cuidadosamente lixado novamente.
  • Depois de finalizada a preparação do futuro produto, é necessário instalar nele cortinas, para as quais vale a pena marcar os locais para elas e usar um cortador para fazer reentrâncias na caixa e na tampa. Antes de torcer a estrutura, é necessário verificar se os furos correspondem e, se necessário, corrigi-los.
  • A última etapa é instalar os parafusos, mas você não deve parafusá-los em uma camada sólida de madeira compensada, caso contrário, pode começar a rachar. É melhor fazer pequenos orifícios nos quais os parafusos serão aparafusados.

    É essa sequência que permite criar uma caixa organizada e fácil de usar, que você pode guardar para si ou doar para alguém. A aparência final do produto pode ser muito diversa e depende das preferências e da finalidade da coisa.

    Acabamento interno e externo

    Para preservar a aparência e o desempenho da caixa de compensado, ela deve ser coberta com verniz acrílico. Uma vez que a superfície esteja bem seca, é possível complementar o produto ao seu gosto, criando um design individual. O mais apresentável e bonito se parecerá com elementos esculpidos que são recortados com um quebra-cabeças de compensado fino.

    O padrão deve ser pensado com antecedência para que o produto acabado tenha uma aparência completa. É melhor colocar a decoração em toda a superfície da caixa. Para criar uma aparência mais original, você pode usar cores diferentes.

    Outra opção para decorar a caixa é queimar o padrão diretamente na peça, o que parece espetacular e interessante. Se você tem alguma experiência em trabalhar com um queimador elétrico, quase todos podem criar um design exclusivo para a caixa.

    Muitas pessoas preferem tingir o produto acabado com cores escuras, envelhecendo-o artificialmente, para o que é necessário usar um queimador a gás e com ele queimar o compensado. O resultado obtido é fixado com verniz semibrilhante ou fosco - a caixa está pronta para o uso.

    O lado interno pode permanecer intacto se todos os tipos de pequenas coisas forem colocadas na caixa, ou pode ser finalizado com tecido se joias ou itens importantes forem armazenados nela. Velvet é mais adequado para estofamento, que tem uma aparência atraente e boa resistência ao desgaste. A fixação é feita com grampeador, que fixa a parte interna do estofamento, após o qual é fixado o principal.

    Recomendações

    Para tornar o uso da caixa conveniente para qualquer finalidade, existem alguns passos adicionais que valem a pena seguir.

    1. Instale uma trava que fixará a tampa na estrutura principal, evitando que o produto se abra devido a quedas ou capotamento. Este fato é importante se houver crianças ou animais em casa.
    2. Cole as pernas de feltro no fundo da caixa para evitar arranhões em outros móveis. Nem sempre é possível fazer uma superfície perfeitamente plana e envernizá-la com alta qualidade, portanto, podem permanecer vestígios do uso da caixa em outras superfícies. Na parte inferior, você pode colar um único pedaço de feltro igual ao fundo do produto, ou recortar pedaços de qualquer formato geométrico e posicioná-los nos cantos.

      Para que a caixa dure o suficiente, vale a pena escolher materiais de alta qualidade para sua confecção e cobri-los com um verniz durável que resista a todas as mudanças atmosféricas. Normalmente, uma camada de revestimento não é suficiente para o resultado desejado, por isso vale a pena pintar novamente a caixa. O verniz pode ser usado transparente, translúcido e fosco, a escolha é feita de acordo com a preferência pessoal. Para dar à caixa uma aparência interessante, você pode usar tinta colorida.

      Os elementos decorativos devem ser bastante resistentes e bem fixados para que não sejam danificados durante o uso e não se quebrem da caixa.

      As caixas de madeira compensada podem ser criadas como um presente para alguém que você conhece ou para uso pessoal.

      Aparência, dimensões, decoração - tudo isso é ditado pela finalidade do produto. A presença de decoração de interiores será desejável para uma opção de presente, especialmente quando for criado para uma menina. As grandes dimensões da caixa são adequadas para pequenas coisas domésticas que muitas vezes não têm onde colocar, mas é importante tê-la sempre à mão.

      Tendo priorizado corretamente, definindo as tarefas e a finalidade do futuro produto, você poderá construir uma caixa de alta qualidade e útil que servirá por muitos anos, cumprindo sua tarefa todos os dias.

      No próximo vídeo, você aprenderá como fazer rapidamente uma caixa de madeira compensada com suas próprias mãos.

      1 comentário
      0

      Bravo, mestre!

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário