Tudo sobre os armários embutidos no nicho
Os nichos da parede não são apenas reentrâncias ou elementos decorativos. Graças a eles, é possível criar espaços funcionais, o que é muito importante, principalmente com uma pequena área de sala. Usando essa técnica, você pode transformar instantaneamente uma sala, tornando-a mais atraente. Uma das opções para usar esse recesso seria instalar um gabinete lá.
Peculiaridades
Traduzida do francês, a palavra "nicho" significa "construir um ninho". Um nicho é um elemento arquitetônico, um recesso decorativo na parede que pode ser usado para diversos fins. Uma das opções para organizar este espaço é instalá-lo dentro de um guarda-roupa embutido. Isso tornará o interior da sala mais interessante e, ao mesmo tempo, aumentará o espaço utilizado. No nicho, podem-se colocar tanto diversos elementos decorativos em forma de esculturas e vasos, como também peças de mobiliário, por exemplo, uma cama ou um frigorífico.
Se antes um nicho era considerado uma falha de planejamento, hoje esses recessos são considerados uma vantagem, pois graças a eles, é possível esconder falhas em novas construções.
Atualmente, muitos designers, ao organizar casas e apartamentos, muitas vezes criam especificamente recessos com várias configurações como um elemento decorativo, usando o espaço resultante para armazenar várias coisas. É por isso que essas reentrâncias nas paredes podem ser chamadas de técnica de desenho universal. Um armário embutido em um nicho permitirá não apenas armazenar muitas coisas nele, mas também usá-lo como uma bela decoração de parede.
Um pequeno nicho é mais frequentemente usado para acomodar livros, arte e outros acessórios. Em uma abertura rasa, você pode pendurar prateleiras, colocar uma pequena cama de cavalete ou instalar uma lareira falsa feita de drywall. Grandes recessos na parede são mais adequados para equipá-los com guarda-roupas embutidos ou prateleiras. Um modelo com portas articuladas ou deslizantes caberá em um nicho profundo.
Com base no design, os armários embutidos em um nicho podem ser com moldura ou com moldura falsa.
- Modelos de Wireframe muitos consideram mais conveniente, pois permitem, se necessário, mudar ou mesmo transportar os móveis para outro local. O modelo de esqueleto parece um módulo com recheio. Para instalar tal produto, é recomendável fazer medições claras do nicho com antecedência e, se necessário, fazer os móveis sob encomenda, levando em consideração esses parâmetros.
Um fator importante ao instalar móveis embutidos em um nicho é o alinhamento das paredes. Porém, ao escolher esta opção, parte do espaço será ocupada pela própria caixa.
- Quadro falso. Ao escolher a opção com moldura falsa, um pré-requisito é o alinhamento da cavidade, em seguida, a instalação do módulo é realizada. Neste caso, o próprio recesso na parede atuará como as paredes traseiras e laterais, assim como o fundo. Não é possível transferir tal projeto para outro local, o que pode ser considerado uma desvantagem. Se necessário, para fazer reparos, a fachada e os acessórios são substituídos.
A principal vantagem desta opção é o aproveitamento ideal de cada centímetro.
Os designs dos modelos embutidos diferem dos gabinetes comuns em suas dimensões, pois geralmente não são padronizados. É por isso que alinhar as paredes, se necessário, é fundamental.A vantagem indiscutível dos modelos descritos é que a profundidade dos nichos para tais estruturas pode ser qualquer e pode ser alterada se necessário. As depressões podem ser niveladas com gesso cartonado. Neste caso, é aconselhável escolher um modelo de quadro que suporte cargas pesadas.
Ao mesmo tempo, com as enormes vantagens de tais estruturas, apresentam uma desvantagem associada à impossibilidade de movimentá-las durante a limpeza ou, se desejado, de alterar o ambiente.
Onde colocar?
Modelos embutidos em nicho são uma excelente opção para um apartamento de um cômodo, onde você precisa encontrar um lugar para guardar uma grande quantidade dos mais variados itens, pratos, roupas.
Você pode colocar uma peça de mobiliário semelhante:
- na cozinha;
- na varanda;
- No banheiro;
- no quarto;
- no corredor;
- na sala de estar.
Mais frequentemente, um design semelhante pode ser visto no corredor. Isso pode ser explicado pela peculiaridade desta sala, que muitas vezes possui reentrâncias. Esse camarim improvisado permitirá que você armazene roupas externas, tecidos e sapatos aqui. Para aumentar visualmente o espaço, a fachada deve ser decorada com espelhos, o que tornará o corredor mais claro e confortável. O compartimento extraível fornecido tornará mais fácil levar as coisas necessárias.
Outros quartos também são adequados para este arranjo. Você pode usar uma opção semelhante para o sótão ou instalá-lo em uma pequena sala estreita como uma despensa.
Os armários de cozinha embutidos requerem atenção especial. Esta é uma ótima opção para guardar pratos, utensílios de cozinha, eletrodomésticos neles. Uma boa opção seria instalar um roupeiro de canto num nicho, o que ajudará não só a tornar o ambiente visualmente mais espaçoso, mas também permitirá esconder nele tudo o que não está a ser utilizado no momento.
O roupeiro de canto embutido será uma solução funcional e simples para quartos de estilo minimalista. Neste caso, o modelo embutido com fachada branca e perfil em cor contrastante ficará espetacular. As composições de grandes dimensões de vários guarda-roupas deslizantes permitirão não só colocar todo o guarda-roupa familiar e os tecidos, mas também tornar o ambiente visualmente mais espaçoso sem sobrecarregá-lo com detalhes desnecessários.
Fachadas
Atualmente, os fabricantes usam certos materiais na produção de fachadas. Os mais populares deles são madeira e MDF, fibra e aglomerado.
Madeira
Os produtos de madeira são bastante caros, por isso essa opção é frequentemente usada para criar móveis de luxo. Este material natural pode ser usado para enquadrar portas. Os produtos de madeira parecem muito interessantes e atraentes. Eles são capazes de agradar aos olhos por décadas.
Para proteger os produtos de madeira de danos, eles devem ser envernizados.
MDF
Este material é um tecido que consiste em aparas fortemente comprimidas. O MDF é considerado um material bastante acessível. Ao mesmo tempo, distingue-se pela boa qualidade e bela aparência. A vantagem desse material é a possibilidade de utilizá-lo mesmo em ambientes com alta umidade, por exemplo, em um banheiro.
Móveis feitos de MDF podem durar muito tempo. Mais frequentemente, é complementado por fachadas de madeira natural.
Fiberboard
Os produtos de fibra não diferem em densidade especial, mas ao mesmo tempo têm um preço aceitável. Os gabinetes de fibra de vidro podem armazenar muitas coisas para todos os membros da família.
Aglomerado
O cartão laminado é uma folha de aglomerado coberta com uma camada especial de laminação que se parece com madeira natural, pedra ou outra decoração original. Esse revestimento pode evitar danos ao material, protegê-lo contra umidade, temperaturas extremas e solventes.
A vida útil do produto acabado e sua aparência dependem em grande medida da qualidade do material.
Compromisso
A produção de tais produtos em um pedido individual permite que eles sejam usados para uma ampla variedade de envase.
Você pode usar a construção integrada:
- como guarda-roupa e local para guardar os sapatos;
- como uma estante aberta ou fechada;
- na forma de prateleiras abertas para exposição de objetos de arte, livros raros, lindos pratos e muito mais.
Se as portas não forem fornecidas em tais modelos, você pode usá-las para armazenar álbuns, lembranças. Mesmo uma pequena TV pode caber nas prateleiras. Os depósitos de livros podem ser equipados com prateleiras rasas com uma distância de 25-35 cm entre eles. Uma pequena parte do volume pode ser gavetas.
Sistemas de abertura
As estruturas embutidas podem ser com ou sem fachadas. Ao guardar roupas, sapatos e outras coisas volumosas, vale fechar o conteúdo com portas. Eles podem ser articulados, dobráveis e deslizantes.
Balanço
As portas giratórias são consideradas a opção mais econômica e simples. Para abrir o armário, basta agarrar a maçaneta da porta e puxar. Neste caso, toldos ou dobradiças são utilizados como mecanismo de fixação, a vida útil do produto depende da sua qualidade. Suas principais vantagens são a multifuncionalidade, a versatilidade, a capacidade de acessar rapidamente o conteúdo do gabinete.
A desvantagem dessa opção é que não há como colocar nenhum móvel próximo ao modelo com portas batentes.
Coupé
Uma das opções para esses móveis é o guarda-roupa embutido. Tais modelos são sistemas deslizantes com um conjunto de elementos internos, normalmente utilizados sem moldura.
O uso de guarda-roupas embutidos no nicho permite resolver muitos problemas.
- Use o espaço de forma eficiente.
- A ausência de teto, fundo e paredes torna este móvel mais ergonômico.
- A escolha dos guarda-roupas permite que você guarde neles não só roupas, sapatos, acessórios. Há espaço suficiente para colocar uma tábua de passar, guardar detergentes, outros acessórios e coisas feias que estragam o interior.
- A criação de tal estrutura de acordo com medidas individuais torna possível posicioná-la em um nicho de tamanho não padronizado.
- A escolha de um modelo cupê economizará dinheiro na compra de outros armários, prateleiras ou cômodas.
- Preenchê-los permitirá que você distribua todas as coisas em certas categorias. O layout interno pode ser projetado de forma independente ou feito com a ajuda de assistentes.
Dadas as características do design, a montagem de tal opção de mobiliário não será difícil e não levará muito tempo.
Louvered
Um sistema de dobradura ou veneziana se parece com várias telas conectadas que se dobram quando as portas são abertas. Suas vantagens são leveza e tranquilidade.
Uma pequena desvantagem é a folga formada devido à conexão frouxa das abas.
O preenchimento
Um nicho é um ótimo lugar para colocar essa mobília nele. O preenchimento de estruturas embutidas pode ser variado. Embora geralmente armazenem roupas, tecidos e sapatos, você pode usar o espaço como depósito.
Deve-se lembrar que a capacidade do produto também dependerá do número de seções previstas.
Os guarda-roupas que funcionam como guarda-roupas geralmente preenchem:
- prateleiras;
- gavetas extraíveis;
- halteres;
- calças.
Na prateleira de cima, sobra espaço para itens sazonais, armazenamento de chapéus, cachecóis e outros acessórios. A seção intermediária geralmente é destinada a agasalhos. Neste caso, a altura do compartimento começa a partir de cerca de 75 cm, podendo ser fornecido um compartimento para guardar malas, chapéus, lenços.
Os sapatos são armazenados em um local separado na parte inferior do modelo. Aqui você encontra produtos para cuidar dos calçados, guarda-chuvas e bolsas, além de uma tábua de passar e um aspirador de pó.
Você pode organizar os livros nas prateleiras ou pode escolher um sistema de revisão, que lembra os cabides das lojas.
Projeto
As principais vantagens dos guarda-roupas embutidos são a economia de espaço e a capacidade de aproveitar e complementar o estilo da sala de forma lucrativa, graças ao design exclusivo das portas. O projeto correto de fachadas é parte integrante da criação de um projeto orgânico. Depende de quão bem essa mobília se encaixará no interior da sala.
Ao escolher um projeto de fachada, deve-se levar em consideração o conceito da sala e suas dimensões. Para uma sala pequena, os espelhos são ideais. E para uma sala mais espaçosa, uma fachada de vidro ou madeira é mais adequada.
- A fachada espelhada sempre parece muito atraente. Além disso, essa escolha economizará dinheiro, porque você não precisa comprar espelhos adicionais na sala.
- Um bom substituto para um espelho comum será as fachadas espelhadas com jato de areia. Graças a esta tecnologia, você pode criar padrões no vidro, fazer o vidro fosco.
- Outra maneira de adicionar variedade ao seu interior é usar impressões de fotos. Para cada sala, é melhor escolher um determinado padrão, levando em consideração sua finalidade.
- Você pode criar um design original e muito incomum da sala com a ajuda de vitrais.
- A fachada de vidro do modelo embutido irá enriquecer a sala e trazer seu próprio caráter. A presença de vidro brilhante ou fosco irá criar conforto nesta sala.
Vale a pena colocar pratos, livros, itens de decoração em um armário com frente de vidro, mas não deve ser usado para roupas e outras coisas.
- Uma boa opção seria cobrir as fachadas com esmalte. Considerando o interior da sala, você pode escolher a cor de tinta mais adequada.
Estas fachadas não requerem manutenção especial, são fáceis de limpar e não absorvem odores.
Na hora de escolher armários para nichos, deve-se focar não apenas no custo dos produtos, mas também levar em consideração a área das instalações, bem como o material utilizado para a fabricação dos móveis, a funcionalidade.
O comentário foi enviado com sucesso.