Armários estilo provençal no interior

Armários estilo provençal no interior
  1. Características distintivas do estilo
  2. Variedades de modelos
  3. Materiais utilizados
  4. Características de acabamento e acessórios
  5. Principais fabricantes
  6. Como registrar?
  7. Opções de acomodação no interior

Então você quer que a casa seja suave, aconchegante e aconchegante. Isso pode ser conseguido com a ajuda de estilos adequados no interior, por exemplo, decorando um quarto à la Provence. Ele trará um toque de bondade e simplicidade rústicas às habitações, que às vezes faltam tanto nos apartamentos modernos na cidade.

Um dos principais elementos funcionais de qualquer divisão é um guarda-roupa. Portanto, ao decorar um espaço no estilo provençal, é necessário considerar também este acessório.

Características distintivas do estilo

Esta tendência da moda originou-se na França do século 18 como um elemento de design para casas de campo e propriedades.

Essas moradias tinham características próprias. Inclui decoração de parede com papel de parede simples com motivos florais e vegetais que simbolizam a proximidade com a natureza. Existem outras opções: papel de parede monocromático contido de cores harmoniosas, motivos naturais, que impressionam especialmente se estiverem em harmonia com a paisagem exterior da janela. Além disso, as paredes começaram a receber tecidos caros e painéis de madeira.

Como a construção das casas naquela época era extremamente simples, as vigas de madeira sob o teto muitas vezes permaneciam escondidas nas instalações. Acontece que nem foram pintados. Os designers modernos usam essa técnica propositalmente, às vezes fixando artificialmente essas vigas. A combinação de grãos de madeira ásperos e delicados motivos florais cria um contraste comovente e elegante.

Os materiais naturais são inerentes a este interior. A mobília neste estilo certamente deve ser muito elegante. Elementos internos forjados que sempre parecem incomuns servirão. As camas são geralmente feitas dessa forma, mas penteadeiras, armários e outros itens também são encontrados.

É de notar que um pequeno toucador, uma modesta secretária ou uma elegante consola complementam perfeitamente o interior de uma sala provençal, especialmente um quarto.

Além disso, armários de madeira entalhada, mesas de cabeceira e cômodas, especialmente os antigos deliberadamente "surrados" ou estilizados, combinam perfeitamente com este estilo. Eles são muito atmosféricos e texturizados, é por isso que são tão bons para este estilo.

O esquema de cores da direção da Provença é suave e próximo da natureza. As cores pastel são frequentemente usadas aqui: tons delicados de azul, lilás, rosa, bege, oliva, menta, lavanda, etc. Eles podem ser diluídos em branco ou cinza, ou combinados uns com os outros. A textura da madeira natural é bem-vinda, principalmente branqueada.

Os acessórios são muito importantes para este estilo. Em primeiro lugar, em tal interior há muitos tecidos, babados, babados. Podem ser colchas, toalhas de mesa, guardanapos de renda, estofados e tecido de abajur. Uma vez que o padrão provençal mais comum é considerado um pequeno ornamento floral, você precisa se certificar de que o design dos tecidos está combinado com as paredes e que a variedade de cores não ondula nos olhos.

Há sempre muitos detalhes decorativos nesses cômodos. Você pode experimentar molduras de madeira e ferro forjado nas mesinhas de cabeceira e nas paredes.

O elemento característico é uma gaiola falsa com cachos e padrões. Vai ser bom decorar o ambiente com flores artificiais ou, melhor ainda, naturais.

Essas salas devem ter muita luz e espaço.Freqüentemente, para isso, vários pequenos espelhos são usados, localizados em diferentes cantos da sala.

As cortinas das janelas devem ser leves e leves, caso contrário, a abundância de tecidos e bugigangas decorativas farão com que o quarto pareça um baú.

Variedades de modelos

Um guarda-roupa estilo provençal deve necessariamente combinar dois elementos: confiabilidade e beleza. Deve ser feito de materiais de qualidade e durar várias gerações. Deve ser confortável de usar e espaçoso.

O aspecto estético também é importante - afinal, os franceses sempre atribuem grande importância aos detalhes no design. Mesmo o maior guarda-roupa com várias portas neste estilo parece leve e leve, graças às suas cores claras e design elegante.

Os guarda-roupas de estilo provençal são geralmente feitos de madeira. Eles podem ter portas articuladas ou deslizantes e variam em tamanho.

Esses gabinetes podem ser de uma, duas ou três portas. Normalmente em uma das seções há uma barra para pendurar roupas nos cabides, e em outra seção ou vários compartimentos há prateleiras para itens menores do guarda-roupa. O roupeiro pode ser equipado com gavetas na parte inferior, que permitem conjugar as funções de cómoda.

Esses armários costumam ter luxuosas cornijas entalhadas, decoradas com todos os tipos de cachos e motivos florais.

Quanto mais brilhante for o destaque na sala é esta peça de mobiliário, quanto maior a sala deve ser. É preciso lembrar que os modelos mais simples são muito mais fáceis de encaixar no interior do que os grandes e luxuosos.

Muitas vezes, as portas giratórias têm várias inserções, por exemplo, espelhos ou vidro. Ao mesmo tempo, o vidro pode ser transparente, desempenhando o papel de uma vitrine (o que não é tão comum em guarda-roupas), ou com acabamento fosco.

Além disso, várias "janelas" estão esculpidas nas portas.

Portanto, uma opção muito fofa para um berçário ou quarto de adolescente é um guarda-roupa estilo provençal com "janelas" em forma de coração no topo das portas.

Quanto maior e mais maciço for esse gabinete, mais baixas e mais estáveis ​​suas pernas se tornam. Em guarda-roupas de uma ou duas portas, eles podem ter formas ornamentadas, lembrando, por exemplo, patas de animais.

A borda inferior do gabinete, como a cornija, pode ser decorada com renda entalhada, mas em uma extensão muito menor do que a parte superior. No entanto, essa técnica faz com que até o modelo mais simples pareça muito mais interessante.

Os fabricantes modernos propõem uma ligeira modernização desse estilo para torná-lo mais aceitável para residências modernas de pequeno porte. Para isso, surgiram armários com portas de correr que podem ser instalados em nichos especiais nas paredes, economizando espaço, mas não escapando do desenho estilístico geral do ambiente. Também é permitido que eles sejam localizados por si próprios.

Este é um móvel verdadeiramente funcional. A estrutura interna do gabinete permite que você coloque facilmente todas as roupas, lençóis e acessórios, bem como jogos de cama e acessórios adicionais para dormir.

Também ocorre modelo de guarda-roupa em toda a parede. É tornado o mais neutro possível para não atrair atenção indevida sobre si mesmo. Também existem modelos ocultos, quando uma ilusão completa de uma parede simples é criada. Essas opções são extremamente espaçosas.

Armário ou estante no estilo provençal parece especialmente orgânico. As portas de vitrine permitem que você arrume os objetos de forma bonita no interior de modo que fiquem visíveis para os hóspedes da casa, bem como para os donos, desde então qualquer coisa será fácil de encontrar. Esses armários são normalmente encontrados na cozinha, sala de jantar ou sala de estar.

Eles também podem ser colocados no banheiro. para armazenar cosméticos, acessórios de banho e toalhas.

Ao mesmo tempo, ficará especialmente estiloso se as pernas do armário estiverem em harmonia com as pernas do banheiro, ou os elementos de entalhe e pintura do armário com a decoração das paredes.

No entanto, como esses armários geralmente são feitos de madeira natural, é recomendável colocá-los em quartos com janela para que o banheiro possa ser facilmente seco e ventilado.

Com o tempo, os móveis de madeira em ambientes muito úmidos secam devido às constantes mudanças nas condições climáticas, ou tornam-se mofados e apodrecem se o ambiente não secar.

Vinho cabinet não é um visitante frequente de casas modernas, no entanto, também pode revelar-se um elemento bonito e funcional da decoração, especialmente se os proprietários da casa têm um gosto requintado em vinhos e têm uma vasta colecção.

É conveniente guardar as garrafas nele, graças ao formato especial das prateleiras. O armário pode ser aberto ou ter portas. Se este artigo for escolhido como alternativa à adega e for colocado em zonas de estar, por exemplo, na sala de estar ou na sala de jantar, é preferível adquirir as versões fechadas, uma vez que o vinho sofre de exposição solar direta.

Materiais utilizados

Uma vez que entre as características distintivas do estilo provençal está o uso de materiais naturais, os armários de qualquer tipo são feitos de madeira maciça. Pode ser de diferentes espécies: pinho, carvalho, nogueira, olmo, etc. A textura natural da madeira não é mascarada, mas sim acentuada. Às vezes, é enfatizado pelo clareamento ou envelhecimento. Os gabinetes possuem acabamento fosco para dar a impressão de máxima naturalidade.

Características de acabamento e acessórios

Quanto aos acessórios, também é preferível escolher materiais naturais: madeira ou metal. Mantenha as partes metálicas também envelhecidas para que o brilho metálico brilhe através de arranhões e arranhões.

A pintura vintage, estilizada em estilo antigo, complementará perfeitamente a textura da madeira.

Os motivos mais comuns do estilo provençal são folhas, flores ou pequenos esboços de paisagens no estilo de cartões-postais antigos. Você pode aplicar inscrições no estilo da França antiga, o principal é evitar detalhes desajeitados e sobrecarregados.

Por exemplo, se o guarda-roupa já tem uma decoração rica em cornija, entalhes ao longo das bordas das portas e pernas maciças acentuadas, você deve recusar decorações adicionais. Os designs e apliques ficarão melhores em gabinetes simples e médios com uma ou duas portas.

Principais fabricantes

Entre os principais fabricantes podemos citar empresas como Pragmatica, La maison, Zanini. Eles fornecem móveis da mais alta qualidade, mantidos nas melhores tradições da França.

Como registrar?

Se o armário parecer muito simples, você pode adicionar alguns enfeites extras. Em primeiro lugar, o modelo pode ser envelhecido. Além disso, às vezes, para refrescar a aparência de um móvel de madeira, basta pintá-lo com uma cor mais brilhante e inesperada.

É verdade que o estilo provençal assume texturas subtis e pastel. No entanto, um objeto marcante pode adicionar sabor ao interior.

Vale a pena usar um verniz com efeito craquelure, que irá criar pequenas fissuras na superfície do móvel, como se a tinta tivesse rachado com o tempo. Pode ser transparente ou colorido.

Outra adição elegante ao guarda-roupa pode ser um aplique de estilo decoupage. Isso não é nada difícil, basta comprar uma cola especial para decupagem e um verniz para fixar o resultado. A base do desenho pode ser um guardanapo com uma imagem, um recorte de revista no estilo adequado ou um papel especial que pode ser adquirido em lojas de arte. Com esta técnica, é possível cobrir toda a superfície ou fazer aplicações pontuais.

O desenho que você gosta deve ser fixado na superfície com várias camadas de cola transparente e envernizado. Algumas empresas produzem linhas especiais de papel com desenhos vintage e antigos, não é difícil encontrá-los.

Você pode adicionar um brilho metálico com tintas especiais ou cobrir com douramento. A escolha é limitada apenas pela imaginação.

Opções de acomodação no interior

Roupeiros neste estilo serão adequados em todas as áreas da casa. Podem ser colocados na sala, no quarto ou no corredor, decorados de forma adequada.

  • Um grande guarda-roupa para agasalhos no corredor parece suave e contido. A madeira branca expande visualmente o espaço, tornando o corredor ainda mais espaçoso. A mistura refrescante de branco e lavanda parece elegante e aconchegante.
  • Um armário de vinho de madeira escura parece simples e ao mesmo tempo caro - como convém a um item de decoração verdadeiramente provençal.
  • Um espaçoso guarda-roupa de três portas com pernas é um elemento característico do estilo provençal. O quadro simples é complementado por apliques de ramos de plantas que combinam com as portas no mesmo espírito. O guarda-roupa, delicado e não sobrecarregado de elementos desnecessários, parece arejado, apesar do tamanho.

Para aprender a envelhecer móveis com suas próprias mãos, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário