Guarda-roupa estreito: uso no interior
O guarda-roupa é parte integrante do interior de quase todos os apartamentos modernos. Freqüentemente, ao escolher um fone de ouvido para uma sala pequena, os compradores compram exatamente um gabinete estreito. Este tipo de mobiliário é elegante, prático e ajuda a utilizar de forma racional o espaço da sala. Você pode colocar um armário estreito no interior em qualquer lugar: no corredor, na cozinha, no banheiro ou na sala de estar.
Vantagens
Um gabinete estreito tem muitas vantagens. Sendo um acessório de mobiliário compacto, adapta-se harmoniosamente ao interior de diferentes tipos de instalações.
A lista de vantagens de tais móveis inclui:
- poupar espaço (um armário estreito ocupa pouco espaço, ao mesmo tempo que permite guardar muitas coisas, o que é uma solução adequada para proprietários de pequenos apartamentos);
- conveniência do sistema de armazenamento (em armários estreitos existem muitas seções adequadas para armazenar coisas para diversos fins);
- uma ampla seleção de modelos e um rico sortimento de matérias-primas utilizadas (você pode adquirir um produto no mesmo estilo do móvel existente).
Visualizações
A linha principal de armários estreitos apresenta-se em dois tipos: fechados e abertos.
Um conjunto estreito de tipo fechado é usado para armazenar roupas e acessórios de linho. O design aberto tem predominantemente uma função decorativa. Pretende-se dar ao quarto um estilo específico, demonstrando os gostos dos proprietários da casa. Esses modelos geralmente contêm vários itens de decoração, itens de lembrança, fotografias emolduradas, livros, etc.
Dependendo do tipo de instalação, existem três tipos de móveis:
- em linha reta;
- construídas em;
- canto.
O modelo embutido destina-se à instalação em pequenos nichos arquitetônicos das instalações, feitos especialmente para móveis. Esses gabinetes têm uma aparência esteticamente agradável e não ocupam muito espaço.
Uma opção padrão popular é o modelo de guarda-roupa reto, que é instalado ao longo da parede. Este longo guarda-roupa vem em uma variedade de estilos e tamanhos. Um gabinete radial ou de canto é conveniente, ocupa um determinado ângulo, deixando a maior parte do espaço livre.
As fontes estreitas costumam ter a forma de um semicírculo, o que é uma solução de design segura e criativa.
Os modelos diferem no tipo de instalação da porta.
Fones de ouvido estreitos e de uma única folha projetados para roupas geralmente incluem três seções:
- granel para guardar roupas (casacos, jaquetas, etc.);
- meio no compartimento inferior do sapato;
- um pequeno top para chapéus.
Porta única
Entre as opções de orçamento exigidas pelos compradores, está um guarda-roupa estreito com uma porta. As pernas podem servir de base: tal armário pode ser ajustado à altura desejada, levando em consideração as irregularidades do piso.
Dobrando
O modelo original do fone de ouvido é um guarda-roupa com portas sanfonadas. Suas portas são divididas em metades iguais e abertas de acordo com o princípio do "acordeão". É muito cómodo utilizar este conjunto em pequenos apartamentos: possuem um mecanismo de rolo para abrir as portas.
Via de regra, é de dois tipos:
- usando o trilho inferior;
- com fixação lateral.
Às vezes, em alguns modelos, há duas opções de fixação ao mesmo tempo.
Com rolo
Uma cortina de enrolar em vez de uma porta é um tipo separado de cortina.Este é um projeto bastante simples que se move ao longo dos trilhos de guia (as cortinas verticais se movem da esquerda para a direita e vice-versa, as cortinas horizontais se movem de baixo para cima).
Para a fabricação de cortinas de enrolar, utiliza-se plástico, metal (alumínio), madeira.
- Modelo feito de plástico é a opção mais comum. Essas cortinas são altamente resistentes à umidade, protegem bem as coisas armazenadas dentro do gabinete contra poeira, não requerem condições especiais de armazenamento, são altamente confiáveis e têm uma longa vida útil.
- Persianas feito de madeira são bastante raros (são os mais caros) e requerem condições especiais de armazenamento. Normalmente os modelos de madeira são feitos sob encomenda.
Eles são suscetíveis à umidade, por isso não é recomendado colocá-los em ambientes com alto grau de umidade (como banheiros).
Prateleira
O modelo de gabinete estreito em forma de rack é uma opção bastante prática e conveniente que permite armazenar muitas coisas. O rack possui várias prateleiras de diferentes tamanhos. Esses móveis são abertos e fechados.
Com espelho
O modelo de fone de ouvido estreito com espelho é perfeito para uma sala pequena. A ideia com portas espelhadas permite ampliar visualmente o espaço de um pequeno apartamento. O mais prático é um guarda-roupa com portas espelhadas no corredor ou no banheiro.
Com vidro
Em qualquer sala, os armários estreitos com inserções de vidro parecem muito elegantes. Um filme especial é aplicado ao vidro para proteger o revestimento contra danos. É chamado de filme de acabamento e se distingue por uma ampla gama de padrões que podem ser solicitados de acordo com um esboço individual. Dependendo do modelo, o filme oferece uma imitação de textura.
O enchimento de um armário estreito é diferente e depende das características funcionais de um determinado modelo. O enchimento de móveis mais comum e barato são as prateleiras de aglomerado ou faixas perpendiculares (barras). Os materiais das pranchas podem ser diferentes, com vantagens e desvantagens. Na fabricação de hastes de metal, são frequentemente utilizados aço cromado e niquelado, às vezes alumínio.
Esse gancho de metal tem uma longa vida útil, suporta cargas pesadas e é durável.
As pranchas de madeira não são inferiores em confiabilidade aos modelos de metal, no entanto, é fácil deixar uma marca em uma haste de madeira ao riscá-la acidentalmente com um cabide. As hastes de plástico diferem em custo orçamentário, inferior aos modelos acima em durabilidade e confiabilidade. Não é recomendado carregar pesadamente a tira de plástico com uma abundância de coisas, caso contrário, ela pode rachar.
Uma opção bastante incomum para colocar roupas é um pantógrafo. É um design simples que, devido ao puxador, permite baixar a barra com a roupa por baixo, proporcionando o máximo de comodidade na utilização do armário. O pantógrafo é utilizado se a altura do móvel for superior a dois metros, determinando racionalmente a parte superior da estrutura.
Este sistema é mecânico, embora alguns fabricantes ofereçam versões elétricas.
Materiais de manufatura
Para a fabricação de armários estreitos, são utilizadas as seguintes matérias-primas:
- Aglomerado (aparas de madeira grosseira). A vantagem dos produtos feitos com esse material é o seu baixo custo. Os armários de aglomerado estão disponíveis para todos os clientes. Alguns produtos feitos com este material são sensíveis à umidade. Freqüentemente, os fabricantes usam resinas de formaldeído ao criar móveis de papelão, o que pode afetar adversamente a saúde humana.
- MDF (fração finamente dispersa). Este material é mais durável. Na produção de móveis em MDF, não participam impurezas nocivas, o que torna o material ecologicamente correto. O custo dos gabinetes de MDF é ligeiramente superior ao de um headset de aglomerado.
- Madeira natural. Essa matéria-prima é bastante cara, portanto, os armários de madeira natural são caros.As matérias-primas são os materiais mais ecológicos e os móveis os mais luxuosos.
- Metal. Esse material raramente é usado: os gabinetes de metal são bastante volumosos, pesados, não têm uma aparência atraente e estão sujeitos à corrosão.
Dimensões (editar)
Ao escolher um gabinete, é importante considerar suas dimensões. Dependendo do tamanho do cômodo e do que será guardado no armário, a praticidade de utilização dos móveis depende.
Ao comprar, você deve considerar:
- A altura da mobília. Se for um conjunto estreito destinado a guardar roupas em cabides, a altura do armário deve ser de no mínimo 180 cm. Se nele forem guardadas peças pequenas, os parâmetros de altura podem ser a partir de 100 cm.
- Profundidade. Normalmente varia de 30 a 50 cm, mas na hora de escolher a profundidade do gabinete, vale a pena começar pelas coisas que serão guardadas nele. Se o móvel for destinado ao armazenamento de itens volumosos, a profundidade pode ser de 60 cm.
- Largura. Este indicador é mais variável e varia de 40 a 100 cm, neste caso é necessário levar em consideração as dimensões da sala onde será instalado o armário. Para guarda-roupas estreitos, a largura é a chave.
Enchendo o armário
Existem diversos modelos de armários estreitos com diferentes possibilidades de enchimento no mercado moveleiro. Ao abordar a escolha de um gabinete, é necessário levar em consideração o grau de sua funcionalidade e capacidade.
Normalmente, esses gabinetes têm as seguintes opções de enchimento:
- grandes compartimentos para guardar itens volumosos (roupa de cama, cobertores, malas de viagem e outros itens grandes);
- compartimento com barra perpendicular para colocação de roupas em cabides;
- prateleiras nas quais é conveniente colocar pequenos itens;
- mezaninos localizados na parte superior do produto (previstos para itens raramente usados);
- pequenos compartimentos para guardar coisas individuais de uma determinada forma (por exemplo, guarda-chuvas);
- caixas na parte inferior da estrutura, nas quais é conveniente guardar os sapatos.
Dicas de Seleção
Para que um armário estreito seja cómodo de usar e encaixe perfeitamente no interior da divisão, ao escolher é necessário ter em consideração o tipo de divisão e o estilo.
Ao instalar móveis em um quarto, é necessário correlacionar o estilo geral do interior e a harmonia do produto com o restante dos móveis. O conjunto do quarto destina-se a guardar roupas de cama, vestidos e outras peças de roupa, por isso é importante prestar atenção ao aspecto do guarda-roupa e ao enchimento interior. Essa mobília deve acomodar coisas volumosas.
O gabinete estreito é perfeito para instalações em cozinha. Esses modelos possuem muitas prateleiras onde é conveniente guardar alimentos, temperos ou pratos.
A opção com a localização no corredor também será uma aplicação de sucesso: um guarda-roupa com portas espelhadas neste caso ajudará a ampliar visualmente o ambiente.
Deve ter várias gavetas pequenas para guardar escovas de sapatos, graxa de sapatos e outros itens pequenos.
Você pode instalar móveis de banheiro para armazenar produtos de higiene pessoal e outros suprimentos. A melhor escolha para banheiro seria um gabinete de plástico (este material é resistente à alta umidade). Não é recomendável instalar armários de aglomerado e madeira na casa de banho: não toleram bem a humidade e perdem rapidamente o seu encanto.
Ao instalar o fone de ouvido, vale a pena considerar os modelos de porta, que podem ser deslizantes e giratórios. A opção deslizante recentemente se tornou muito popular e é considerada a mais ideal. Um guarda-roupa com portas de batente abertas ocupa mais espaço, portanto é inferior a um análogo de correr na economia de espaço.
Você aprenderá mais sobre como escolher um gabinete estreito no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.