Armário de canto faça você mesmo
Em um esforço para economizar dinheiro, muitas pessoas tentam montar móveis com as próprias mãos. Também permite realizar seu plano, sem depender de ninguém, e além disso, eleva a autoestima, como qualquer posse de uma habilidade útil. Existem certas regras para a criação de armários de canto.
Instruções passo a passo
Fazer móveis (o mesmo armário de canto) não é tão difícil, você só precisa saber alguns pontos-chave e saber usar os desenhos.
Antes de desenhar, você precisa decidir sobre a forma geométrica do futuro produto:
- trapézio;
- a letra G;
- triângulo.
Existe outra opção - com cinco paredes.
Decidimos fazer sozinhos, o que significa que é preciso pensar em todas as dimensões, qual parede, estante ou caixa vai demorar.
Tomemos, por exemplo, os seguintes valores: comprimento e largura 90 cm cada, altura 250 cm. De acordo com o esquema de montagem, eles calculam quanto material será necessário e para que finalidade.
Você não pode fazer um armário caseiro sem os seguintes materiais:
- parafusos auto-roscantes;
- Cola;
- rolos;
- acessórios;
- perfil;
- espelhos (opcional).
O desejo de economizar dinheiro é compreensível trabalhando com as próprias mãos, ao invés de encomendar um guarda-roupa, mas há momentos em que é indesejável economizar dinheiro. Um grande erro é cometido por quem encomenda rolos ruins ou rejeita o perfil de aço devido ao seu alto custo percebido.
Certifique-se de preparar o local de trabalho, o armário de canto só pode ser montado corretamente neste caso.
Ferramentas necessárias:
- furar;
- nível de construção;
- perfurador;
- serra manual;
- martelo.
Se você deseja agilizar o trabalho e fazê-lo com perfeição, solicite o corte das tábuas em uma oficina profissional.
O tamanho do produto deve corresponder à área da sala onde ficará o futuro armário. Os princípios básicos também são levados em consideração. Então, para agasalhos não faz sentido alocar um compartimento já de 80 centímetros e abaixo de 140 cm. É aqui que o diagrama vem a calhar, depois de traçado e usado, você não vai perder o tamanho, você não vai achar que existe não há espaço suficiente dentro para tudo que você precisa. A aparência do gabinete tem muito pouco efeito em sua montagem.
O primeiro passo é prender os cantos de aço., que irá segurar as paredes laterais da estrutura, não permitirá que ela se desvie do piso e do teto. As peças acabadas são utilizadas para fazer a moldura, os roletes são fixados na porta, as guias são instaladas e as portas são cuidadas. Nesta última etapa, eles certamente controlam todas as ações com um nível de forma a eliminar as menores distorções.
O funcionamento interno é tão importante quanto a formação da casca.
As etapas são as seguintes:
- colocar colchetes;
- fixe as estantes em seus devidos lugares;
- monte os encaixes (primeiro divisórias, depois prateleiras e cabides, espelhos e deixe as pegas para depois).
Certifique-se de selecionar os fixadores de acordo com o material da base (para tijolo e concreto um prego de cavilha, para madeira - um prego ou um parafuso autorroscante, cavilhas especiais com bigodes de expansão e um entalhe transversal devem ser aparafusados no concreto aerado ) Os postes verticais, inserindo-os nas guias, devem ser fixados com ganchos. As costelas enrijecidas não podem ser negligenciadas, você precisa tentar torná-las o maior possível - principalmente em lugares onde uma caixa ou prateleira ficará. A substituição de perfis metálicos por ripas é permitida em casos excepcionais e a madeira deve estar completamente seca, caso contrário o encolhimento deformará todo o gabinete.
Sem nenhuma mudança especial, este esquema também é aplicado na montagem de gabinetes de drywall, mas ainda existem algumas diferenças.
O ponto de partida, neste caso, não é a instalação da moldura, mas sim a marcação do piso e do teto de acordo com o esquema. É mais prático marcá-lo com uma fita de borracha amortecedora, e somente ao longo dele já é possível fixar perfis metálicos com a maior precisão possível. Para fazer a estrutura do gabinete durar mais, certifique-se de usar reforços inserindo-os entre os perfis do rack.
Se você não quiser enfrentar uma situação em que algo precise ser refeito, execute a próxima etapa com cuidado especial. As peças de trabalho devem ser colocadas nos pontos que lhes são atribuídos e fixadas aos parafusos auto-roscantes (aparafusando-os a uma distância de cerca de 20 cm). Certifique-se de que os chapéus entrem no material por um milímetro e, onde quer que você coloque as prateleiras, os cantos serão colocados.
Em nenhum caso faça você mesmo ou encomende portas para um armário caseiro em algum lugar até que o resto da estrutura esteja montado! Caso contrário, você pode se deparar com o fato de que as dimensões mudaram um pouco e é impossível terminar o trabalho. Depois das portas, há um giro de hastes e (se houver) lâmpadas.
Resta então cuidar da decoração (imprimação das superfícies interna e externa, selagem das juntas com gesso, colagem da fita serpentina, colocação de cantos de pintura, enchimento, secagem, lixamento e reenchimento, primer e acabamento). O que exatamente terminar - com azulejos, outro material ou simplesmente pintura, você precisa decidir por conta própria.
Características de design
As reclamações sobre a falta de espaço em um apartamento ou casa são muito comuns; conhecendo mais de perto a casa, acontece que muitas vezes alguns cantos estão vazios, não podem ser usados de forma alguma. Ambos os problemas podem ser resolvidos ao mesmo tempo se você fizer um armário de canto - também é muito mais econômico do que comprá-lo em uma loja ou encomendá-lo de uma empresa de móveis.
Quase todo mundo pode fazer um desenho, mas os profissionais devem recortar os detalhes de acordo com a ideia, pois é muito difícil e trabalhoso. A altura da secção onde serão guardados os casacos, jaquetas e casacos de pele deve adaptar-se de forma flexível à altura de quem vai usar o guarda-roupa, todos devem alcançar livremente a barra transversal. Um esclarecimento importante: ao colocar a fechadura ao longo da largura, você obterá mais eficiência do espaço interior.
Um esquema bem pensado ajuda a finalmente navegar em tamanho, é melhor prestar atenção a ele do que arriscar em vão.
É aconselhável traçar um diagrama, estando exatamente onde deverá ficar o armário - então não perca de vista nenhum detalhe. Mesmo os menores componentes devem ser refletidos no desenho. Marque a localização das caixas de roll-out, portas e cestos; a espessura do material é indicada com precisão e a especificação de qualquer item é fornecida. Sim, é muito difícil - mas não há outra maneira de fazer o trabalho bem feito. Os locais de instalação das luminárias (se houver) devem ser anotados imediatamente, tanto no momento da elaboração da planta como no início dos trabalhos propriamente ditos.
Estilos e opções de posicionamento
Nos quartos com interior tradicional móveis feitos de MDF ou fibra, cobertos com um filme, uma camada de plástico ou verniz, parecem perfeitos. Com a ajuda de uma folha de espelho, não só é possível expandir o ambiente, mas também corrigir alguns problemas visuais. Muitos designers gostam de usar vidros reforçados, o que lhes permite mostrar a sua imaginação e realizar os projetos mais ousados.
Estilo sertanejo ajuda a se sentir leve e à vontade, aliviando o fardo de problemas sempre obsessivos. É simples de cumprir - desista de cores e designs atraentes, quanto menos processada a árvore parece, mais de acordo com o cânone de estilo.
Quanto ao local de instalação, a maioria dos especialistas considera o local onde as paredes se tocam a melhor solução. Se desejar, você pode cobrir completamente uma das paredes e deixar a outra sem móveis.
Uma das opções de acomodação é cozinha, onde o armário é colocado para necessidades culinárias. A disposição dos armários em qualquer cômodo tem características próprias, mas mesmo neste contexto, a cozinha se destaca. Sempre não há espaço suficiente e, portanto, qualquer forma de aumentar a eficiência do uso do espaço pelo menos um pouco é benéfica. Observe que faz sentido medir superfícies e solicitar espaços em branco apenas quando o piso, as paredes e o teto estiverem nivelados - caso contrário, o gabinete pode não caber no local determinado.
Para projetar corretamente um armário de canto de cozinha, você precisa usar apenas dois tipos de conexões (em um ângulo reto deve ser conectado à bancada e em um ângulo de 45 graus em relação à pia). Ao contrário da versão direta, insertos adicionais devem ser fornecidos (eles desempenham duas funções ao mesmo tempo - conexão mecânica de caixas e substituição de uma parte da fachada). Uma saliência é feita acima e abaixo.
É impossível calcular corretamente a estrutura e estimar o consumo de materiais para ela, a menos que você leve em consideração que os elementos superiores e inferiores estão localizados na fenda que divide os lóbulos laterais, caso contrário não será possível projetar a fachada corretamente. O tampo da mesa tem necessariamente uma forma geométrica idêntica.
Modelos
É muito importante desenhar um bom diagrama, escolher um material e uma ferramenta decentes, conectar todas as peças conforme o esperado. Mas antes mesmo de funcionar, você deve decidir o que quer exatamente, pois o armário é o armário.
Existem três opções principais:
- o mais simples (para uma despensa ou outra despensa);
- um produto completo (como um guarda-roupa ou opção de linho);
- móveis requintados de primeira classe.
Na falta de experiência e confiança suficientes no sucesso, vale a pena trabalhar apenas com o primeiro tipo de armários de canto - mesmo que o resultado não seja impressionante, mas pratique e não exponha os erros imediatamente à exibição pública. Lembre-se que você só pode economizar dinheiro se já houver um nicho preparado ou um piso sólido e muito plano, caso contrário o nivelamento exigirá muito esforço e dinheiro.
Não tente reduzir ou aumentar excessivamente o tamanho das gavetas e prateleiras - isso também as tornará impraticáveis e inconvenientes de usar. Ao criar um modelo, você precisa cuidar não apenas para que a fachada seja bonita, mas também para que a moldura seja robusta. Um ponto muito importante é a presença de mezaninos, graças a eles acrescenta-se uma certa quantidade de espaço utilizado. Um armário de parede não é mais difícil de fazer do que o normal, você apenas tem que ter cuidado para não cometer erros.
Dimensões (editar)
O gabinete, que deve ficar no canto interno (exceto para o único), começa a desenhar e a montar a partir da seção de canto, e só depois vem o giro das asas e do rack lateral. Duas seções 80x80 (uma para agasalhos) é o mínimo, sem as quais não há nada para falar.
A altura ideal é até o teto ou um pouco mais baixa. Para um gabinete diagonal com seção triangular, a soma dos comprimentos dos lados de um ângulo reto não pode ser inferior a 120 cm; se for necessário fazer uma das paredes visivelmente mais comprida que a outra, é aconselhável preferir o formato de um trapézio. A profundidade deve ser de pelo menos 40 cm, sendo 0,45 e 0,6 metros considerados valores típicos.
Materiais necessarios
Os três principais tipos de matérias-primas são os seguintes:
- aglomerado laminado;
- placa de mobiliário;
- Pranchas.
A madeira não é tão resistente quanto o painel de aglomerado, e no cálculo do consumo deve-se ter em mente que será necessária 50% a mais de espessura para atingir a mesma resistência. Todas as peças de aglomerado devem ser cobertas com melamina e, em princípio, isso pode ser feito em casa, mas nem sempre com boa relação custo-benefício.
A opção ao usar drywall é muito difícil. As dobradiças não conseguem ficar no perfil, será necessário fazer uma moldura de madeira especial no topo da fachada, caso contrário a porta irá simplesmente "conduzir". E os próprios perfis devem ser especiais, não é tão fácil encontrá-los mesmo em uma grande loja de ferragens. Uma grande desvantagem será o fato de que tal gabinete é inaceitável para mover. Tirar lenha de um armário normal não é uma boa ideia.
A árvore precisa ser cuidadosamente preparada e selecionada com cuidado, mas se você quiser obter móveis no fim de semana que servirão até a próxima grande reforma, não há alternativas - só há aglomerado laminado nas confirmações.
E mais uma nuance: é perfeitamente possível fazer um bom guarda-roupa moderno a partir de um guarda-roupa antigo - mas você precisará usar acessórios novos. Corredores, rolos, maçanetas e portas, mesmo que ainda pareçam normais, quase certamente estão desatualizados. É imperativo verificar se há alguma curvatura nos painéis das portas. Serrar partes de peças é indesejável e, sempre que possível, uma extensão de material deve ser preferida.
Como você pode ver, não há nada extremamente difícil em criar um armário de canto com suas próprias mãos. Basta fazer todo o trabalho com cuidado e sem desviar das etapas planejadas. Assim, você economizará dinheiro e poderá desfrutar do resultado alcançado por vários anos.
Para obter informações sobre como montar um armário de canto com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.