Como atualizar um armário antigo?
Na vida moderna, nada pára. Gostos, preferências e interiores estão mudando. Portanto, muitas vezes após a conclusão do reparo, a questão principal passa a ser o que fazer com os móveis antigos, principalmente no que diz respeito aos armários.
Você pode, é claro, comprar um novo modelo de guarda-roupa chique que se encaixaria harmoniosamente no novo design do quarto, mas se a versão anterior do design for feita de material de alta qualidade ou madeira natural, você não deve se apressar em jogue fora. É bem possível dar a esses móveis uma chance de uma nova vida, para isso basta ter paciência e aprender a atualizar um armário antigo com a ajuda da decoração.
Hoje, existem muitas maneiras de atualizar itens. Pode ser pintura, pintura, decupagem ou adesivo de um filme que imita vários materiais. Cada um dos métodos de restauração não exigirá grandes custos de material.
Graças a essas tecnologias de acabamento modernas, o guarda-roupa ganhará um visual original, e a decoração com um enfeite ou padrão permitirá que você instale a estrutura em qualquer ambiente. Deve ser destacado que todos podem experimentar-se como designers independentes, escolhendo o tipo de desenho e esquema de cores ao seu gosto.
Benefícios do artesanato
Móveis novos estão sempre na moda, bonitos e prestigiosos. Ele pode ser adquirido tanto pronto quanto sob encomenda. Mas, ultimamente, a maioria dos proprietários de casas prefere escolher tintas, pincéis e começar a criar obras-primas individuais a partir de modelos de móveis antigos. E isso não é em vão, pois há muitos motivos para não jogar fora os armários velhos em aterros sanitários.
A auto-restauração tem muitas vantagens, são elas:
- À moda. A principal razão para a substituição de móveis é considerada a inconsistência com o novo estilo. Assim, por exemplo, se o quarto for decorado no sentido do campo ou da Provença, mesmo um novo guarda-roupa comprado terá de ser "ajustado" à aparência geral do quarto. Portanto, graças ao estilo artesanal, o armário em uso não será de forma alguma inferior a uma novidade cara da loja.
- Elegante. Recentemente, tornou-se popular não só ser o proprietário de móveis restaurados, mas também ser capaz de transformar objetos antigos com as próprias mãos. Usando sua imaginação criativa, você pode fazer uma verdadeira obra de arte a partir de "lixo" desnecessário.
- Exclusivamente. Como regra, todos os modelos de gabinete são produzidos em massa, então centenas de análogos semelhantes são freqüentemente encontrados nas lojas. Mas se a estrutura for restaurada de forma independente, ela estará em uma cópia. Além disso, os armários podem ser decorados com uma técnica original na forma de uma paleta de fusão. Depois de estilizar os móveis em uma cor adequada, o interior do quarto é claro ou neutro, tudo depende do gosto pessoal.
- Economicamente. Você não poderá comprar um novo guarda-roupa de graça. Quanto ao design atualizado, será acessível e econômico. Por exemplo, é preciso um pouco de dinheiro para comprar uma lata de tinta, um rolo de lixa e ferragens. Além disso, a restauração é considerada uma ótima maneira de relaxar.
Como e o que você pode decorar
Com o tempo, todos os gabinetes perdem sua aparência original e se tornam irrelevantes para o design doméstico. Mas não os jogue fora imediatamente. É perfeitamente possível dar estética e originalidade a modelos tão desatualizados.Para decorar os móveis da casa, basta ter paciência e adquirir os materiais necessários.
Na decoração moderna, distinguem-se os seguintes tipos de restauração:
- Quadro. Esta é a solução mais eficaz e simples. É possível atualizar o gabinete pintando de várias maneiras, usando não só uma linda paleta para isso, mas também muitas opções de aplicação de tinta. Para que o armário se transforme, basta cobri-lo completamente com uma cor, ou atualizar apenas algumas partes: laterais, portas, gavetas, puxadores. As estruturas pintadas sob um ombre parecem incomuns, quando os tons opacos das tintas se transformam suavemente em um tom rico.
Para este tipo de acabamento, normalmente são utilizadas soluções acrílicas, que não deixam odor, são facilmente misturadas e lavadas.
- Adesivos e estênceis. Graças a um simples conjunto de objetos, você mesmo pode criar uma bela decoração sem ter as habilidades de um artista. Arranjos de flores sofisticados e formas geométricas irão rapidamente se transferir para a superfície dos móveis e ajudá-los a se encaixar no design moderno da casa. Os elementos de decoração são aplicados a uma superfície preparada de forma simples e a um fundo pré-pintado. As linhas nos gabinetes são feitas com fita adesiva.
- Restauração por papel de parede. Ao final da reforma da casa, não há necessidade de pressa em jogar fora os restos do papel de parede, pois eles se tornarão um excelente material para restaurar um armário antigo, escondendo suas inúmeras falhas. Os recortes de papel são aplicados na superfície pintada. Eles podem ser colocados nas partes externas da estrutura e no interior das prateleiras.
Para que a aparência do móvel permaneça inalterada por muito tempo, recomenda-se cobrir adicionalmente o produto acabado com verniz transparente.
- Decupagem. É um tipo de design incomum, em que o desenho no gabinete se funde suavemente com a sua superfície, a decupagem de portas com guardanapos fica especialmente bonita. Os guardanapos estampados mais simples são adequados para decoração. Neste caso, a composição pode revelar-se contrastante, clara ou com lacunas. Este método de decoração é frequentemente escolhido para um guarda-roupa e uma parede de mobília, mas se houver um guarda-roupa de modelo desatualizado no quarto, ele também pode ser atualizado.
Durante a aplicação dos guardanapos, é importante garantir que não se formem dobras e bolhas e, ao finalizar o trabalho, o móvel seja coberto com uma camada protetora de verniz.
- Têxtil. Para dar um novo fôlego ao guarda-roupa, o tecido é frequentemente usado no processo de acabamento. Para os amantes de tudo que está na moda e na moda, os designers são aconselhados a escolher a decoração de renda. Vale ressaltar que cada tipo de tecido corresponderá a um determinado estilo de decoração. Por exemplo, a seda é usada para um interior mais sofisticado, enquanto o linho é útil para a Provença. O tecido é colado na superfície do gabinete com cola PVA.
- Mosaico. Este tipo de decoração parece esteticamente agradável e brilhante, adequado para o estilo art déco. Vidros multicoloridos quebrados, cerâmicas são utilizadas como material principal para restauração, às vezes o gabinete é decorado com um espelho. Partículas para o desenho futuro são coladas ao gabinete com cola comum.
- Dourar. Os móveis são revestidos com folha “ouro” e fixados com verniz.
- Envelhecimento. Se o quarto parecer em estilo provençal, então a mobília deve ser bastante "velha". No design, esta é considerada uma direção de arte especial, em que o guarda-roupa ganha um ar vintage antigo. As estruturas de madeira parecem especiais, pintadas com uma fachada, usando um pincel seco. Se quiser criar relevos mais visíveis na superfície do gabinete, primeiro você pode cobri-lo com acrílico e depois "caminhar" com uma esponja comum umedecida com esmalte.
- Restauração de fotos. Aplicação de filme com impressão fotográfica.
Como repintar um produto corretamente
A aparência nada apresentável do antigo gabinete pode ser corrigida com a repintura. Neste caso, o mobiliário não só se tornará "fresco", mas também original.É este tipo de restauro que é considerado o mais popular, pois abre muitas ideias que tornam um sonho realidade. Para que o processo de atualização prossiga corretamente, você deve concluir as seguintes etapas:
- Preparação. A superfície do gabinete de madeira deve ser bem nivelada e lixada. Isso também se aplica a estruturas de aglomerado. Para isso, é aplicada uma fina camada de massa e primer. Assim, será possível ocultar todos os defeitos visíveis em forma de lascas e rachaduras na árvore. Depois disso, os móveis são cuidadosamente lixados.
- Coloração. Cor e pincéis são selecionados. Freqüentemente, uma pistola de pulverização especial também é usada para aplicar tinta. Ele distribui uniformemente o tom da cor sob pressão e torna o trabalho limpo. Vale ressaltar que a tinta deve ser aplicada uniformemente em várias camadas, para que o gabinete receba um tom rico e o resultado da restauração perdure por muito tempo. Depois que a tinta estiver completamente seca, você pode abri-la adicionalmente com um verniz brilhante ou brilhante.
Se você deseja obter um modelo semi-antigo do gabinete, você pode usar o tingimento de cor para madeira. Antes disso, a estrutura de madeira é cuidadosamente limpa, betumada e aberta com uma solução colorida.
Decoração de vidro faça você mesmo em casa
Em muitas casas, você pode encontrar um guarda-roupa com portas de vidro. É considerado um excelente artigo para o design doméstico, visto que o vidro é um elemento decorativo que pode ser facilmente processado.
Hoje, existem duas maneiras populares de terminar:
- técnica de pintura com vidro líquido;
- decoração sem o uso de tintas.
Além disso, os artesãos costumam usar uma combinação de vidro com metal, argila de polímero, plasticina e outros materiais. Para tornar o vidro incomum, você precisará preparar sal marinho, grãos de café não moído, cola e tintas acrílicas. Os grãos de café são geralmente colados em uma ordem específica ou aleatoriamente. É preferível aplicar a composição na parte inferior e superior do vidro.
As portas do armário também ficarão elegantes se forem decoradas com sal marinho. Para isso, a parte externa do vidro é coberta com cola, em seguida, é aplicado sal e aguardar até que seque completamente.
Para que durante o funcionamento tal decoração não perca o seu atractivo, é fixada com vidro líquido ou verniz transparente.
O vidro é decorado com plasticina não menos original. Antes de iniciar o design, você precisará desenhar padrões para a imagem, escolher sua cor. Em seguida, uma imagem é formada a partir de diferentes tons de plasticina. Essa decoração vai se encaixar bem no interior dos quartos das crianças, vai ajudar a complementar o tema marinho incomum, onde o sal marinho se transforma em gotas de água, a plasticina em peixes e algas e as conchas servirão de fundo do mar.
Já o acabamento com vidros quebrados, é considerado uma verdadeira obra-prima e vai decorar as portas de qualquer armário. Pedaços de material são colados com cola especial.
Antes de aplicar os padrões, você precisará preparar cola, vidros quebrados e tintas acrílicas, enquanto o procedimento de aplicação dos elementos de decoração é pensado com antecedência. Em primeiro lugar, a superfície de trabalho é coberta com uma fina camada de cola, as partículas da decoração são fixadas e aguardam a secagem completa. Em seguida, o ornamento resultante pode ser pintado com tintas acrílicas e aberto com verniz.
Master class de decoração: passo a passo
Todos podem atualizar o visual do armário antigo, para isso basta seguir recomendações simples e preparar materiais como cola PVA, tinta acrílica e verniz, ferragens novas, lixa e papel de parede.
Inicialmente, você precisa desmontar a estrutura antiga e retirar todas as caixas. Em seguida, a superfície do móvel e suas partes acompanhantes são lixadas com lixa. Em seguida, aplica-se a tinta acrílica, primeiro os cantos são pintados com uma esponja ou pincel e, a seguir, passam a cobrir toda a superfície.
A camada de tinta é aplicada várias vezes até que a tonalidade desejada seja obtida.
O próximo passo é decorar as caixas. Podem ser decoradas na cor branca, a parte da frente do objeto é pintada com acrílico, quando secar, cole fita adesiva e decore com tinta “dourada”. Após a pintura, a fita é removida e o papel de parede é usado. Para criar a composição mais simples, basta usar papel de parede. Eles são cortados em tiras, untados com cola e colados.
Finalmente, apenas as grandes portas do armário precisarão ser atualizadas. O papel de parede também será colado nelas, embora seja importante garantir que as telas adiram bem à base da superfície. Portanto, é melhor aplicar o adesivo transversal ou longitudinalmente. Quanto ao restauro do interior do móvel, este também é pintado. Isso é tudo, o novo mobiliário está pronto para uso a longo prazo.
Ideias para inspiração
Recentemente, muitos designers recomendam o uso de estilo antigo nas decorações. Além disso, existem muitas técnicas e materiais que podem dar ao gabinete uma aparência antiga. Esses móveis vintage se encaixam perfeitamente no interior dos quartos, onde o retrô e o clássico imperam. Antes do início do projeto, o gabinete é pré-limpo do revestimento e da tinta antigos, desengraxado com um solvente especial. Em seguida, uma camada de primer é aplicada.
Todo o trabalho deve ser feito com cuidado para não danificar a árvore, caso contrário podem surgir fendas e danificar os móveis. Após a secagem do primer, a superfície é pintada com verniz craquelure e reaproveitada.
Além do acabamento externo, as ferragens do gabinete também devem ser substituídas e os elementos de decoração que combinam com o estilo devem ser selecionados. Transições suaves de tons ficam lindas em tais modelos; soluções de tingimento são usadas para isso.
Veja no próximo vídeo uma das muitas maneiras interessantes de decorar o armário.
Um artigo muito útil, vou deixá-lo nas minhas notas.
O comentário foi enviado com sucesso.