Guarda-roupas

Guarda-roupas
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Formulários e recursos de design
  4. Dimensões e número de portas
  5. Estilos
  6. Cores
  7. Projeto
  8. O preenchimento
  9. Onde colocar?
  10. Belos interiores

Quanto mais vivemos, mais coisas adquirimos. E desde o nascimento surge a questão de onde armazená-los. Antes, para isso, usavam baús, cestos e depois - cómodas, agora usam guarda-roupas.

O que é isso?

Em vários dicionários, você pode ler que o armário é um lugar para guardar coisas.

O guarda-roupa foi inventado para guardar um vestido no século XVI. Era feito de madeira maciça e, portanto, era pesado, volumoso e caro. E apenas no século 19, quando as fábricas começaram a produzir móveis de gabinete, os guarda-roupas tornaram-se disponíveis para mais compradores.

Agora, essa peça de mobiliário é chamada de roupa, às vezes vestido. Os sinônimos para o conceito de "guarda-roupa" são "guarda-roupa", "guarda-roupa". Nos modelos modernos de tais armários, as coisas não só podem ser penduradas, mas também colocadas nas prateleiras.

Este móvel tornou-se um meio necessário de armazenamento seguro de itens sazonais e uma forma de proteção contra poeira e desgaste.

Apesar das diferentes definições do conceito, os especialistas chamam de guarda-roupa uma peça de mobiliário que tem paredes, uma parte inferior, uma capa superior, portas e, às vezes, pernas. Uma característica distintiva do guarda-roupa são as portas giratórias.

Visualizações

Se você tentar classificar todos os guarda-roupas, os critérios podem ser:

  • recursos de forma e design,
  • o tamanho,
  • número de portas
  • material.

Formulários e recursos de design

Qualquer guarda-roupa em aparência pode ser linear ou angular. Neste caso, a versão linear tem formato retangular com portas giratórias ou radiais.

Um exemplo de gabinete linear é um estojo estreito que só pode ser usado como barra com cabide.

Uma bolsa de viagem é um pequeno armário para um quarto. Possui um número mínimo de prateleiras e uma pequena barra para vários itens suspensos. Esse tipo de móvel não pode ser chamado de guarda-roupa, pois guarda coisas do cotidiano “para amanhã”.

Grandes depósitos são usados ​​para o resto das roupas. Por exemplo, um armário de canto.

Este é um lugar para guardar todos os tipos de coisas, desde roupas íntimas e roupas de cama até chapéus e guarda-chuvas. Esse objeto é angular ao longo da parede posterior, enquanto sua fachada pode ser retangular e circular.

Parte do armário de canto pode não ter portas, mas apenas prateleiras abertas. Na maioria das vezes, os modelos de canto são de design, pois nem sempre é possível escolher os móveis da loja pelo tamanho do canto e do interior.

O chiffonier pode ser um dos módulos do conjunto de móveis. A vantagem indiscutível de tais móveis é sua mobilidade. Se desejado ou necessário (por exemplo, durante reparos), ele pode ser facilmente reorganizado para outro local.

Além disso, este item é conveniente para combinar com outros tipos de móveis, por exemplo, com uma cômoda.

Como o gabinete de canto é um modelo mais complexo, ele tem algumas características de design:

  • guarda-roupa em forma de g ocupa todo o canto,
  • o raio suaviza os cantos e os torna seguros,
  • trapezoidal permite que você conecte outros módulos lineares,
  • um triangular cabe em muitas coisas, mas “consome” todo o espaço do canto.

Dimensões e número de portas

A escolha do tamanho do guarda-roupa depende da quantidade de coisas que devem ser colocadas nele e da funcionalidade.

  • Estojo para lápis de uma folha - este é um armário alto estreito de 30 cm de largura. Via de regra tem barra com ombros, mas tem muitos modelos.O estojo pode ser dividido em várias seções verticais: na parte superior - para coisas no chão, na parte inferior - prateleiras ou gavetas. Neste caso, também pode haver várias portas (uma acima da outra).
  • Mala de viagem É um roupeiro de duas portas com ou sem pernas. Largura - de 50 cm, profundidade - 50-60 cm.
  • O mezanino geralmente é instalado em um guarda-roupa de três ou quatro portas... Esses guarda-roupas grandes são mais estáveis ​​para acomodar uma prateleira extra para as coisas e, portanto, mais seguros.

Esses são valores padrão. Mas eles podem mudar a pedido do cliente. Bem como a altura:

  • qualquer armário pode ser baixo (por exemplo, para crianças);
  • baixo, com uma altura ideal;
  • alto com um mezanino.

Assim, a altura do guarda-roupa pode ser de um metro e meio a dois metros e meio. E se a largura de um pequeno estojo começar a partir de 30 cm, um armário de canto pode ocupar até 2,4 m ao longo de uma parede.

O mesmo acontece com a profundidade: um gabinete raso tem dimensões de 50 cm, a profundidade de um gabinete de canto depende do modelo.

Materiais (editar)

Anteriormente, os móveis eram feitos apenas de madeira maciça. O material usado falava da riqueza de uma pessoa. Agora, junto com a madeira, são utilizadas outras matérias-primas, mais baratas, fáceis e fáceis de manter.

Os seguintes materiais tradicionais e não tradicionais são usados ​​para a fabricação de armários:

  • Matriz de madeira. Os guarda-roupas feitos de carvalho, pinho, bétula e amieiro são mais duráveis. Eles são muito atraentes na aparência. O próprio gabinete contará sobre o bem-estar do proprietário ou sobre suas mãos hábeis. Os itens armazenados em um guarda-roupa de madeira sempre cheiram bem.

A única coisa com a qual os proprietários desses móveis precisam ser cautelosos são os insetos - escaravelhos, vermes da madeira e shashel.

  • Aglomerado - o material mais popular com o qual o mobiliário padrão é feito. Um gabinete de aglomerado pode ser montado e desmontado várias vezes, mas a cada vez sua aparência se deteriorará. O papelão incha com a água, queima ao sol. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um lugar para um guarda-roupa.
  • Fiberboard - painel de fibra (painel duro), a partir do qual são feitas as paredes traseiras e fundos das gavetas dos armários.
  • MDF (MDF) - o material mais popular na Europa para a fabricação de móveis. A diferença entre aglomerado e MDF é o tamanho da serragem. Em sentido figurado, o aglomerado é a lasca que passa por um moedor de carne e o MDF é a serragem, triturada por um misturador. Este material tem todas as vantagens da madeira, mas ao mesmo tempo é muito mais barato. Além disso, o MDF é ecologicamente correto em comparação com painéis de partículas.
  • Pano o guarda-roupa ajuda aqueles que estão precisando de dinheiro ou precisam de uma versão portátil do guarda-roupa. Uma peça de guarda-roupa de tecido é fácil de montar, pesa pouco, mas ao mesmo tempo pode parecer uma versão de estrada sem babados, ou ser lindamente decorada. As portas desse guarda-roupa são fechadas com zíperes.
  • Acrílico É outro material moderno utilizado para a fabricação de armários. Neste caso, todo o gabinete ou apenas as portas podem ser feitos de acrílico fosco ou corrugado.
  • Madeira, folheado, metal, plástico, plexiglass e vidro comum são usados ​​como acessórios.

Estilos

O estilo de qualquer peça de mobiliário depende do tamanho da sala e do seu design.

  • Guarda-roupa de linho no estilo clássico estão disponíveis em salas grandes e pequenas. Eles são retangulares ou radiais. Os compradores costumam escolher a cor wengé. Um guarda-roupa branco com espelho e moldura dourada é um clássico na sua forma mais pura.
  • Construtivismo É uma combinação de racionalismo e lógica. Esses móveis não terão decoração. O principal é funcionalidade e comodidade em tudo. As cores de estilo popular são branco, preto, amarelo, azul e vermelho.
  • Guarda-roupa com pernas em estilo mediterrâneo É um item feito à mão. Para o seu fabrico, utiliza-se o carvalho pantanoso ou o pinheiro. Diferentes países mediterrâneos usam paletas de cores diferentes. Os gregos gostavam dos tons frios e os italianos gostavam dos tons quentes. Tendo pintado tal mobília com tinta acrílica branca, será coberta de uma pátina.Guarda-roupa antigo - um cânone do estilo mediterrâneo.
  • Kitsch - estilo super extravagante. Aqueles que decidiram usá-lo no design zombam abertamente das tradições e fundações do design. Várias formas e cores podem ser aplicadas aqui. Portanto, muitas vezes parece sem gosto.
  • Provença - isso é brevidade, simplicidade, graça. Se você olhar atentamente para as moradias de nossas avós nas aldeias, poderá encontrar móveis desse tipo lá. Traz aconchego e aconchego a uma casa de campo.
  • Sobre estilo alta tecnologia podemos dizer "clássicos modernos" para os jovens. É o caso quando plexiglass, vidro fosco e metal podem ser usados ​​para fazer um armário de linho. Tons de cores claras, muito metálico - este é um estilo de alta tecnologia.
  • Tábuas processadas de maneira grosseira, unidas em uma estrutura descomplicada - é assim que um guarda-roupa de estilo pode ser país... Um bom artesão decora a fachada com entalhes. E ficará imediatamente claro que essa mobília é feita com alma.
  • Estilo vanguarda não aceita padrões. É uma mistura de direções diferentes.
  • Loft É um sótão liberado nas cores amarelo, verde e tijolo. A LoftIndustry pode até aceitar um gabinete feito de metal.
  • Minimalismo fácil de executar. Não há pretensão aqui. Geometria simples e cores suaves são características desse estilo.
  • Guarda-roupa de estilo moderno É madeira, vidro e metal. Esses móveis podem ser decorados com elementos curvos, pois a ideia principal do estilo é a suavidade, aliada à flexibilidade.
  • Guarda-roupas com estilo arte pop frequentemente vêm com portas e paredes multicoloridas. Esses modelos parecem brilhantes e coloridos. Não vale a pena colocar esses móveis no quarto (especialmente para crianças) por causa do efeito irritante no sistema nervoso.
  • Móveis de estilo muito interessantes techno... Mas isso se aplica apenas a modelos individuais. Pode haver muitos armários suspensos e itens incomuns aqui.
  • Existem armários de canto modulares no mercado de móveis no estilo Art Deco... Uma vez que este estilo incorporou as culturas nacionais da Ásia e África, Europa e Índia, as cores e linhas são muito diversas aqui.

Cores

Às vezes parece que a sala deve ser decorada em um estilo específico com cores tradicionais.

Mas vale a pena entender como essas cores afetarão aqueles que constantemente encontrarão seus olhos. Conhecendo as peculiaridades do efeito de uma determinada cor no bem-estar de uma pessoa, será mais fácil decidir sobre a escolha do mobiliário.

Todas as cores são divididas em frias (por exemplo, azul, roxo) e quentes (por exemplo, amarelo ou laranja). Mas o frio ou o calor dependem da interação com outros tons: o verde ao lado do amarelo ficará quente e ao lado do preto - frio.

Para um efeito relaxante, escolha uma fachada de guarda-roupa verde-amarelo pastel. E escolha um guarda-roupa amarelo-laranja para as crianças.

Móveis azuis claros proporcionam sonolência. Mas o tom azul é psicologicamente opressor.

Vermelho é a cor da excitação psicoemocional. Uma grande quantidade disso será irritante, e o acento definido na forma de decoração pode parecer interessante.

Um pouco de roxo no lilás proporcionará tranquilidade e uma certa sexualidade.

A cor mais popular no quarto é o marrom. Você pode brincar com o contraste das sombras do gabinete e do piso, e então o quarto parecerá macio e aconchegante. Se todas as peças de mobília forem marrom-escuras, então esse cômodo pode parecer "pesado".

O aço de alta tecnologia em combinação com tons de amarelo ou bege é apropriado para a decoração do guarda-roupa e de todo o quarto. Também uma boa combinação dá metal brilhante e ultramar.

O branco é melhor combinado com qualquer outra cor, para que o quarto não pareça um hospital. Pode ser básico ou adicional.

Preto parece ótimo. Mas precisa ser combinado corretamente. Caso contrário, todos os móveis de cor escura farão com que o ambiente pareça desagradável e frio.

Projeto

O design do guarda-roupa depende do material de que é feita a fachada.As portas mais conhecidas são em aglomerado ou MDF com espelho. Mas a superfície do espelho pode ser usada de outra maneira.

Por exemplo, corte pequenos círculos e cole-os nas portas. Vai ficar interessante no quarto das crianças. Você também pode desenhar pétalas de flores ou caules em torno desses detalhes, e esse design ficará próximo ao estilo provençal.

Um espelho nas portas ajudará a ampliar visualmente a sala e, adicionalmente, iluminá-la. Esta é uma boa saída para quartos pequenos. Mas não instale espelhos na frente da cama, para não ter medo do seu próprio reflexo à noite.

A fachada pode ser pintada com tintas acrílicas. Mas é melhor cobrir o guarda-roupa das crianças com verniz para móveis para que dure mais tempo. Como decoração, deve-se usar molduras, flores decorativas, fios grossos ou barbante, além de ferragens de plástico.

A porta de plexiglass fosco com motivos florais é bonita e nobre. Mas você pode colocar uma fotografia ou qualquer desenho no vidro. Se você instalar uma iluminação pontual dentro do gabinete, quando a luz estiver acesa, essas portas criarão um conforto adicional na sala.

Os guarda-roupas modernos costumam ser retroiluminados. Este design permite que você não inclua outras fontes de luz quando precisar encontrar alguma coisa. Se a luz de fundo não for fornecida, ela pode ser instalada independentemente usando lâmpadas com ou sem fio.

O preenchimento

O enchimento do gabinete é um dispositivo de armazenamento no interior. Dependendo do tamanho do móvel, o enchimento pode ser diferente. No máximo isso acontece:

  • barra para pendurar roupas,
  • vários cabides,
  • gavetas ou recipientes,
  • cestas para vários itens pequenos (por exemplo, sapatos),
  • prateleiras sem portas,
  • prateleiras com portas,
  • amarrar mulheres.

Um grande guarda-roupa é convencionalmente dividido em 3 níveis:

  • prateleiras superiores para itens raramente usados,
  • área intermediária para coisas de uso constante,
  • área inferior - prateleiras de sapatos e itens pesados.

Onde colocar?

O local de instalação do guarda-roupa depende do tamanho e das dimensões da divisão. Antes de comprar um produto acabado, você deve medir cuidadosamente a distância, não se esquecendo dos rodapés e radiadores.

Em uma sala pequena, é mais lucrativo usar um gabinete linear ao longo da parede ou um modelo de canto. Isso permitirá que você aproveite ao máximo seu espaço. Por exemplo, para uma sala de 14 m² m. um estojo de lápis é adequado. Pode ser pregado na parede a uma distância de cerca de meio metro do chão. Então você pode colocar uma poltrona ou cadeira no chão.

Em quartos grandes, um guarda-roupa de três e quatro partes pode se tornar uma divisória para separar a área de trabalho da área de descanso. A parte de trás do gabinete costuma ser destacada sob as prateleiras ou decorada com papel fotográfico e pinturas (fotografias).

Os apartamentos típicos possuem nichos. Se desejar, um armário de linho pode ser feito com eles. Móveis pré-fabricados pagos também podem ser instalados ali.

Falando sobre o posicionamento racional do gabinete, você precisa pensar se sua localização irá interferir com outros membros da família. Por exemplo, se um guarda-roupa para vestidos for usado por todas as pessoas que moram nesta área, você não deve colocá-lo no quarto ou no berçário. Caso contrário, você pode acordar seus filhos ou cônjuge ao escolher as roupas. A sala de estar é mais adequada para um único armário.

Se houver várias peças de mobília na casa, então uma deve estar no quarto das crianças. Para os adolescentes, o espaço pessoal é muito importante. Para uma menina, esse guarda-roupa será um reconhecimento de sua independência. Deixe-a decorar como quiser e certifique-se de equipar os móveis com um espelho.

Se o guarda-roupa for um elemento do fone de ouvido, você pode colocá-lo da maneira que for mais conveniente para os residentes ou conforme as instruções.

Belos interiores

Para cada tipo de quarto, selecione o modelo de guarda-roupa apropriado.

  • Por exemplo, um guarda-roupa duplo é suficiente para o quarto de um adolescente. A cor nobre branca em combinação com o lilás criará uma sensação do mesmo maximalismo inerente aos homens jovens.
  • Um quarto rosa para uma princesa deve incluir um guarda-roupa.Pode ser grande e prático. E se não houver espelho na fachada, ele deve ser colocado na parte interna da porta.
  • 2 guarda-roupas e uma cômoda cabem com sucesso em um quarto de estilo provençal. A fachada de vidro parece especialmente impressionante em tal ambiente. As portas transparentes só podem enfatizar a simplicidade do estilo.
  • Um grande armário de canto pode ser colocado na sala de estar. Esses móveis com uma configuração de raio parecerão especialmente impressionantes. Devido ao grande número de portas, qualquer coisa será fácil de chegar a partir daí. Esse guarda-roupa não será apenas funcional e confortável, mas também ergonômico, mesmo em um cômodo pequeno. Esses móveis incorporam a elegância criada com o conhecimento da psicologia de uma existência confortável.
  • Uma suíte modular inclui vários guarda-roupas ao mesmo tempo. Esta opção de mobília é conveniente pela possibilidade de combiná-la com qualquer tamanho de sala.
  • Ao usar uma frente espelhada, o gabinete se beneficia de espaço e luz. A sala parecerá maior e muito mais interessante.

Um guarda-roupa é uma obrigação. Os fabricantes de móveis oferecem uma ampla seleção de guarda-roupas para todos os orçamentos. Compre um produto acabado ou faça um pedido individual - o comprador decide. Talvez alguém até queira fazer isso por conta própria.

O principal é que é bonito, confiável, funcional e todo mundo gosta.

Para obter informações sobre como fazer um guarda-roupa com as próprias mãos, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário