Para que serve um armário divisório?

Para que serve um armário divisório?
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Para que é necessário?
  4. Opções de compartilhamento de espaço
  5. Ideias de interiores

O armário divisório pode ser usado não apenas para zonear uma sala e dividi-la em várias áreas funcionais, mas também como um complemento decorativo. Tudo o que diz respeito a este móvel será discutido em nosso artigo.

O que é isso?

Para alterar o espaço circundante, você pode usar todos os tipos de opções para paredes internas, telas e outros objetos de construção e móveis.

Barreiras internas devem atender aos seguintes requisitos:

  • Belo design;
  • várias opções de design;
  • estabilidade e resistência da estrutura;
  • bom nível de isolamento acústico;
  • lucratividade.

No entanto, se você precisa de um lugar para um grande número de coisas, há o desejo de diversificar o interior com uma solução de design interessante ou até mesmo alocar uma sala separada na sala - é necessário um tipo especial de mobiliário, consistindo de seções para diferentes finalidades (para equipamento, vestuário, artigos de decoração).

Nesse caso, a solução mais razoável seria usar, em vez de uma divisória, um armário que desempenhasse as funções de que você precisa, incluindo não apenas o armazenamento, mas também a capacidade de embutir eletrodomésticos, uma mesa e portas.

Visualizações

Vamos designar os seguintes principais:

  • Prateleira - um item interno que consiste em prateleiras e paredes verticais pode ser unilateral (o acesso aos itens armazenados é fornecido por um lado) ou nos dois lados (os itens armazenados podem ser colocados e removidos de ambos os lados). A vantagem do rack é a facilidade de uso do conteúdo. Além disso, o rack, aberto em ambos os lados, fornece acesso leve à parte a ser cercada.
  • Normal, com portas articuladas. É preciso lembrar que esses móveis ocupam muito espaço e, ao projetá-los, é preciso planejar a direção de abertura das portas e levar em consideração a largura delas. Esses móveis são menos convenientes, mas, via de regra, mais acessíveis em termos de custo.
  • Coupe. Uma característica distintiva são as portas de correr, que economizam significativamente o espaço habitacional. Os modernos sistemas de armazenamento deste tipo não são apenas convenientes e têm um grande número de variações na forma como serão usados ​​no interior, mas também se tornam uma solução de design interessante devido à abundância de materiais de acabamento, espelhos ou impressão de fotos exclusivas.

O guarda-roupa pode ser duplo, combinar nichos de prateleiras, portas com dobradiças, rodízios, monocarril, elementos extraíveis.

Os modelos reversíveis em qualquer design serão mais práticos do que os modelos convencionais com acesso por um lado.

Dependendo se os armários estão associados aos elementos arquitetônicos da sala, eles podem ser divididos em:

  • embutidos (piso, teto, paredes servem de paredes laterais);
  • parcialmente embutido (quando os elementos da sala substituem uma ou duas partes);
  • estacionário (autônomo, tendo uma tampa independente, fundo, portas, parede traseira).

A forma da divisória do guarda-roupa pode ser:

  • para a frente;
  • angular;
  • trapezoidal;
  • com extremidades arredondadas.

A forma depende diretamente das características da sala e dos desejos quanto às funções que deve desempenhar. Portanto, os de canto e trapezoidais são os mais espaçosos, mas ocupam mais espaço. Ao mesmo tempo, um gabinete trapezoidal com uma extremidade arredondada terá um formato mais aerodinâmico e fornecerá acesso mais conveniente a outra parte da sala.

Seu conteúdo interno depende diretamente da imagem externa.Por exemplo, os modelos retos e de canto têm mais opções de sistemas pull-out, que farão melhor uso de sua amplitude.

Por acessório funcional, os armários são diferenciados:

  • Roupeiros (usados ​​para roupas) - geralmente equipado com barra rebaixada ou fixa para cabides, ganchos para roupas que não amassem; gavetas, prateleiras para roupa de cama, porta-gravatas, cestos extraíveis multifuncionais de extensão total ou parcial, espelhos para reflexão à cintura ou a todo o comprimento, nichos espaçosos para calçado.
  • Roupa (para guardar roupa) - a embalagem inclui prateleiras, nichos, gavetas e recipientes.
  • Livros - na maioria das vezes consistem em estantes com prateleiras cruzadas, com ou sem portas. As portas, dependendo do estilo, podem ser de vidro, com vitrais coloridos.
  • Cozinha (para utensílios domésticos e de cozinha). Seu equipamento pode incluir prateleiras fechadas e abertas, sistemas totalmente ou parcialmente retráteis e gavetas, suportes para garrafas, suportes para toalhas e guardanapos e tábuas de engomar, mesas, balcões de bar, superfícies de trabalho para cozinhar, uma janela para servir comida, embutidos aparelhos (permitido em termos de parâmetros técnicos)
  • Louça (geralmente são utilizadas prateleiras e portas de vidro).
  • Vitrines - para exibir mercadorias ou exposições.
  • Para produtos de higiene - confortável em banheiros e banheiros. Aqui, atenção especial deve ser dada aos materiais que são resistentes à alta umidade.
  • Para quartos de crianças. Na hora da escolha, é necessário estabelecer o cumprimento das normas internacionais para uso no contato direto com crianças.
  • Com uma portaquando ele está preso à parede externa da estrutura.
  • Propósito especial (instrumental, laboratório, arma, para macacão ou equipamento especial).
  • Combinado. Provavelmente o mais difundido, uma vez que este ou aquele gabinete é extremamente raro em sua forma "pura". A pedido do cliente, seu projeto individual pode ser preenchido com uma variedade de componentes.

Os principais materiais com os quais as seções são feitas podem ser madeira, aglomerado, MDF, contraplacado, metal, plástico, vidro... Na hora de escolher um material, é preciso levar em consideração não só sua aparência, mas também o atendimento a certificados internacionais, como esse material é adequado para uma determinada sala, segurança, durabilidade.

Por exemplo, um mecanismo de monotrilho para portas de compartimento deslizantes é mais confiável do que um mecanismo de rolo. Os rolos de metal duram mais do que os semelhantes feitos de plástico. Dentre os perfis do sistema de deslizamento, a preferência deve ser dada ao aço. Uma vez que é caracterizado por alta resistência, resistência ao desgaste, durabilidade. Como resultado, o alumínio é menos confiável, mas mais agradável.

Preste atenção aos produtos de aglomerado fabricados de acordo com as normas europeias - contêm menos formaldeído. As fachadas modernas são decoradas com vários tipos de vidro, couro, acrílico, etc.

A escolha de bordas confiáveis, revestimentos frontais e internos, bem como acessórios de alta qualidade, manterão uma impressão agradável do mobiliário adquirido por muitos anos.

Para que é necessário?

O layout real dos apartamentos não é projetado para as instalações como um todo, mas para as suas partes, que estão livremente localizadas em uma área de estar específica. O resultado é um enorme território que desempenha uma variedade de funções - recreativas, residenciais, econômicas.

O planejamento livre é mais frequentemente usado na construção de apartamentos de tipo democrático, seu significado está na criação independente de amenidades para uma pessoa e para um grupo de pessoas ou uma família e em sua mudança ao longo do tempo. Por exemplo, se o número de trabalhadores na organização mudou ou surgiram filhos na família.Não é necessário fazer mudanças que exijam tempo e dinheiro, destruindo o que atrapalha - basta criar um espaço onde seja confortável morar ou trabalhar.

Quando surge a questão do zoneamento, por exemplo, para alocar uma creche ou escritório, para separar uma área de lazer para os funcionários em um escritório ou para aumentar a área de um vestiário para os trabalhadores, as paredes internas vêm em socorro. Podem ser feitos de vários materiais, que, claro, não são desprovidos de vantagens, mas quase todos são desprovidos de mobilidade (é impossível mover a parede se desejar) e é possível usar uma parede de gesso cartonado ou tijolo apenas de uma forma ou de outra. Considerando que as bordas criadas com móveis mudam de localização mais facilmente e têm muitas funções práticas e estéticas adicionais.

Zoneamento é uma seleção clara de zonas em uma sala que têm funções homogêneas.

Os princípios básicos do zoneamento são:

  • Formação de conexões curtas internas.
  • Isolamento das zonas de funcionamento.
  • Dependência de características sociais, de idade e outras das pessoas que visitam regularmente a estrutura e do seu estilo de vida.

Uma das opções de zoneamento de uma residência pode ser uma divisória, como um guarda-roupa.

Atuando como uma partição, a função de divisão, beirando as seguintes funções, torna-se uma prioridade:

  • armazenamento de coisas;
  • salvar imagens na sala;
  • adições ao estilo geral;
  • decoração.

Este item permite fazer sem construção, instalação de cercas inestéticas feitas de tecidos e outros dispositivos. Existe mais espaço de armazenamento. Como esse guarda-roupa pode ser feito em estilos diferentes, há espaço para a imaginação. Não há necessidade de quebrar nada, existem estruturas leves que permitem realizar o trabalho com o mínimo de intrusão no meio ambiente e sem custos elevados.

Opções de compartilhamento de espaço

Este é um dos componentes mais importantes de qualquer projeto de design. É ela que cria um interior único e confortável, dividindo funcional ou visualmente em zonas e colocando acentos.

As principais técnicas utilizadas aqui:

  • Com acentos de cor (naturalmente, estamos falando de cores que se combinam, mas dão alguma autonomia às partes da sala). Visualmente, funciona. Mas uma desvantagem significativa é a falta de conveniência e funcionalidade.
  • Método de desenhos decorativos. Isso inclui a criação de barreiras com nichos, prateleiras, lareiras, aquários embutidos, arcos. Tal solução não carrega a visão geral com construções desnecessárias, apóia o conceito geral de unidade, mas o efeito visual da borda está presente. E em comparação com estruturas cegas, este método parece mais elegante e discreto.
  • Construção do pódio. Pode ser uma ótima opção para salas com tetos altos, e as caixas de armazenamento embutidas no pódio são um benefício adicional.
  • Zoneamento de recepção usando diferentes materiais de piso ou cores... Uma opção bastante econômica e fácil de implementar.
  • Teto e quedas de iluminação permitem criar visuais incríveis.
  • O truque mais popular é zoneamento com mobília... Além de bonito, é ergonômico e funcional, sem o uso de estruturas adicionais.

Será mais eficaz combinar várias das técnicas listadas acima, o que ajudará a tornar o seu quarto único.

Já para apartamentos residenciais, junto com os anteriores, também é utilizado:

  • Zoneamento diurno e noturno ou, se se tratar de família, as partes gerais e individuais. Se tomarmos a divisão de um quarto em um estúdio, um apartamento de um cômodo ou um apartamento com uma ampla sala de estar, como resultado, temos duas partes - diurna ou comum, que é usada por todos os membros da família e convidados e à noite ou individual, onde toda a família ou parte dela se retira para pernoitar e onde não têm acesso de estranhos.
  • Diferenciação por generalidade de processos domésticos regulares. Como resultado, obtemos uma sala, por exemplo, dividida em cozinha, sala de jantar e zona de lazer.

A instalação de um armário divisório em divisões para diferentes fins tem diferentes funções.No escritório, esse gabinete será projetado para armazenar documentos, na loja - para armazenar e exibir produtos, na sala de produção - para armazenar macacões ou ferramentas.

Ideias de interiores

Em uma área residencial, a finalidade do gabinete divisório dependerá da zona em que for instalado. Ao separar o viveiro, será útil prever uma mesa extraível. Ao mesmo tempo, precisamos de compartimentos para roupas, sapatos, brinquedos, equipamentos esportivos.

Na hora de separar o escritório, é necessário providenciar estantes para livros e documentos.

Se, com a ajuda de um armário estreito, onde serão guardados os utensílios domésticos, dividirmos a casa de banho combinada, obteremos um substituto original para os armários de parede e um passatempo mais confortável.

Se você dividir a cozinha e a sala de jantar ou alocar espaço para processar, preparar e armazenar alimentos em uma sala grande, será necessário fornecer espaço para eletrodomésticos. É melhor se forem aparelhos embutidos, que, se devidamente instalados e usados, não irão danificar os móveis e parecerão orgânicos em qualquer ambiente.

Além das opções propostas acima, um guarda-roupa como divisória pode separar quartos, corredores, vestiários, despensas e várias despensas. Assim, podemos afirmar que a divisória do guarda-roupa, pela variedade de tipos e materiais, é uma peça única que delineia facilmente qualquer divisão e enquadra-se em qualquer design estilístico.

Para obter informações sobre como construir uma partição de rack com suas próprias mãos, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário