Cômoda de guarda-roupa: características de escolha
A cômoda é, em primeiro lugar, um móvel que se assemelha a um pequeno armário com várias gavetas ou compartimentos de arrumação equipados com portas. Esta é uma coisa realmente conveniente que permite economizar espaço, mas também existem algumas características na escolha deste móvel.
Variedades
Em primeiro lugar, você deve descobrir que tipo de cômoda existe.
Via de regra, eles são divididos por funcionalidade:
- Cômodas de linho. A versão clássica, que, no entanto, pode ser facilmente utilizada para outros fins. As gavetas de tais cômodas, via de regra, são bastante volumosas, portanto, são adequadas para guardar não só roupas, mas também pratos, livros ou papelaria.
- Armários de cômoda para livros. Uma reminiscência de armários altos de biblioteca, só que menores e mais estreitos.
- Roupeiros com espelho. Um grande achado no quarto ou no banheiro, especialmente as meninas vão gostar. Via de regra, é uma cômoda retangular clássica com metade da altura de uma pessoa com um espelho localizado aproximadamente na altura do peito. Às vezes, eles têm um recesso no meio onde você poderia colocar uma cadeira, muitas vezes são equipados com elementos como iluminação, desenhos esculpidos ou prateleiras adicionais na superfície.
Tamanhos e formas
Depende muito do tamanho e da forma da cômoda, por exemplo, se os móveis da sala ficarão harmoniosos, mas, em primeiro lugar, se a cômoda em si caberá no nicho que você reservou para ela .
Por exemplo, se você precisa economizar espaço na sala, uma cômoda alta e estreita com prateleiras bastante volumosas e compartimentos internos é muito conveniente. Ocupa muito menos espaço que o retangular clássico, mas devido à sua altura, costuma acomodar mais prateleiras (até 8) e não perde um centímetro.
Quanto às formas, a produção moderna apresenta um grande número delas para escolher - de quadrados a crescentes, porém, uma forma retangular, alongada para cima ou horizontalmente, com uma altura de cerca de 70-80 cm do chão, e uma largura de cerca de um metro ainda é considerado clássico.
Materiais (editar)
Tradicionalmente, as cómodas são feitas de madeira, por isso têm aproximadamente a mesma aparência. No entanto, também existem algumas diferenças nos tipos de madeira.
- Carvalho. A primeira coisa a dizer são as espécies de madeira mais utilizadas na produção de móveis. Difere em resistência, alto custo, durabilidade e beleza.
- Cinza. Uma rocha muito flexível, capaz de suportar várias deformações, por isso é bastante resistente. Os aparadores de cinzas geralmente são muito sofisticados.
- Cereja. As propriedades desta madeira são semelhantes às do freixo, as cómodas em cerejeira são muito sofisticadas. É a cereja que é mais frequentemente usada em guarda-roupas esculpidos, cômodas arredondadas e qualquer outro móvel com vidro ou vitrais espelhados. Esta raça não é tão forte e dura, mas é fácil de processar, e também tem um tom de mogno natural.
- Faia. Uma raça que supera até o carvalho em força. Pode ser facilmente pintado em qualquer tom, no entanto, muitas vezes não é alterado - isso se aplica a uma faia rosa claro mais delicada.
Mesmo com a popularidade da madeira maciça natural, não se pode deixar de mencionar o aglomerado e o MDF:
- Aglomerado (aglomerado) - trata-se de serragem e aparas remanescentes da extração, coladas com resina. Como se trata, na verdade, de desperdício de produção, o papelão é barato e amplamente utilizado. É bastante denso, durável, por isso os guarda-roupas são de boa qualidade, principalmente para móveis para a classe média. No entanto, ao comprar móveis de aglomerado, peça aos gerentes certificados de conformidade com as normas sanitárias e higiênicas e GOST, já que as resinas que conectam a serragem costumam ser resinas de formaldeído.
Não tenha medo quando se trata de resinas de formaldeído classe E1 - elas são bastante seguras até para crianças, mas no caso da E2 você precisa se preocupar.
- MDF - são fibras finas de madeira secas, praticamente pó de madeira, combinadas em uma única tela com resinas. As resinas aqui, aliás, são mais seguras, a concentração de formaldeído é várias vezes menor, e em alguns casos essa substância é geralmente evitada, preferindo-se substituí-la por parafina e lignina. O MDF é considerado um material totalmente ecológico, portanto seu preço é superior ao preço do aglomerado.
Outra vantagem do MDF é a sua flexibilidade - dele podem ser recortados praticamente todos os pequenos detalhes ondulados, e as cômodas feitas com esse material, via de regra, possuem processamento decorativo.
Cores
Graças à produção moderna, os guarda-roupas podem ser encontrados em literalmente qualquer cor, no entanto, as cores naturais ainda são muito populares. Os designers estão acostumados a destacar vários grupos de cores naturais em relação ao material de que é feita a cômoda:
- Tons de creme, areia: bétula, pinho, bordo, freixo, faia.
- Tons amarelo acastanhado, ocre: carvalho, amieiro, teca, cedro.
- Tons marrom-laranja, cobre: cereja, teca, mogno.
- Tons castanhos escuros, chocolate amargo: noz.
- Castanho-escuro, quase escuro: pau-rosa, amaranto, ébano.
Além disso, por falar na coloração das cômodas, não se pode deixar de mencionar os padrões naturais na sua superfície, pois são esses padrões em combinação com o tom da madeira que tornam a cômoda única. Os padrões em cada cópia serão diferentes, porque não existem duas árvores completamente idênticas.
A propósito, cômodas com padrões bastante pronunciados em sua superfície devem ser combinadas com papel de parede liso e outros itens de interior para não parecerem chamativas. O princípio oposto também é válido no caso de cómodas lisas sem estampas e, por exemplo, cortinas com belos padrões brilhantes.
Como escolher móveis?
Antes de mais nada, ao escolher uma cômoda, você deve se concentrar no que vai guardar ali, e não se esqueça que a finalidade da cômoda varia de acordo com o cômodo, portanto, muito depende também da localização .
Para o corredor
Por exemplo, se você escolher um armário no corredor, guie-se pelo fato de que, muito provavelmente, você armazenará sapatos, roupas e coisas que não são tão usadas no dia a dia - várias ferramentas e acessórios semelhantes.
A cômoda no corredor não deve ser grande: o cômodo costuma ser estreito e o espaço livre nunca é supérfluo. Não é categoricamente recomendado colocar cômodas volumosas ou entalhadas com um excesso de decoração - isso, em primeiro lugar, na maioria dos casos não corresponde ao design do corredor e, em segundo lugar, essas decorações se desgastam rapidamente, e a cômoda de gavetas fica com uma aparência desleixada.
Para a sala de estar
Muitas vezes os guarda-roupas são usados nas salas de estar - afinal, este é um local conveniente para muitas coisas e um suporte para itens decorativos, e por si só eles complementam muito bem o interior.
De facto, não existem restrições estritas à escolha de uma cómoda para a sala - tudo depende, sim, do estilo da divisão e da sua correlação com o estilo da cómoda.
A mobília deve parecer adequada - não pode haver uma cômoda "gordinha" entalhada no caso de uma sala de estar minimalista.
Já agora, as cómodas com portas de vidro transparente podem ficar muito elegantes na sala de estar, especialmente se utilizar esta peça de mobiliário em vez de uma parede, para guardar jogos ou quaisquer outros pratos bonitos. Vai se parecer com uma decoração adequada dentro de uma decoração. E também será uma manobra muito prática, porque na hora de receber hóspedes não precisa ir muito longe.
O mesmo se aplica ao uso de uma cômoda como balcão de bar.
Para o quarto
Mas no caso de escolher uma cômoda-guarda-roupa para o quarto, você deve se concentrar no que vai usá-lo - guardar roupas, pequenas bugigangas (como no corredor, por exemplo), livros, ou será algo como um curativo mesa para você.
Com a última opção, tudo é claro - via de regra, é uma cômoda alongada horizontalmente com vários compartimentos (para cosméticos e alguns itens de guarda-roupa) e com um espelho quase na altura do peito.
O espelho, aliás, também pode expandir visualmente o espaço.
Se você usa uma cômoda como armário para guardar roupas, então é recomendável prestar atenção aos móveis com gavetas grandes, devem haver pelo menos quatro delas (para roupa de cama, agasalhos e roupas íntimas, além de um compartimento sobressalente) e portas fortes, porque elas se abrirão com freqüência.
No caso de escolher uma cômoda para livros, preste atenção nas cópias largas ou altas, mas estreitas - dessa forma você pode colocar mais livros à mostra com as lombadas primeiro e não precisa ir fundo na prateleira para encontre o que você precisa. Esse princípio, aliás, é eficaz em qualquer cômodo, seja uma sala de estar ou uma biblioteca clássica.
Para o berçário
O princípio de escolher uma cômoda para um berçário é semelhante ao princípio de escolher uma sala de estar. No entanto, lembre-se de que pode ser necessário um compartimento adicional para brinquedos.
Ao banheiro
Ao escolher uma cômoda para o banheiro, preste atenção ao seu tamanho - deve ser compacta, pois, via de regra, não há muito espaço aqui. Além do tamanho pequeno, é desejável um espelho, sendo preferível armários com portas para abrir as prateleiras.
Será ótimo se a cômoda combinar prateleiras e gavetas. Os primeiros são adequados para guardar artigos de higiene e os últimos são adequados para vários tecidos, toalhas ou esponjas / panos.
Lindas ideias no interior
Se você não sabe como colocar uma cômoda em uma sala, mas tem certeza de que esta é exatamente a peça de mobiliário que deseja adquirir, preste atenção a algumas idéias para sua localização.
Por exemplo, aqui está uma opção prática e de muito sucesso para a localização deste móvel, e até mais de um, na sala de estar. O armário da cômoda que fica ao lado de um dos sofás desempenha um papel muito interessante: por um lado, é invisível do centro da sala, o que aumenta visualmente o espaço, e por outro lado, ele delimita a sala em uma área de lazer e uma área de espaço livre.
Os mesmos armários encostados à parede não desempenham apenas o papel de uma decoração bonita e apropriada que enquadra a lareira com sucesso. Também são funcionais: podem acomodar livros, um serviço antigo e até um equipamento. Claro, essa combinação de móveis é muito bem-sucedida.
Outra opção é uma cômoda longa e alta, repetindo exatamente qualquer tom de mobiliário já existente na sala, complementando seu esquema de cores. Neste caso, o guarda-roupa não será apenas uma boa compra, vai atrair a atenção e pode tornar-se um verdadeiro acento do interior, e se não se importa com o seu papel semelhante, tome nota desta opção.
E aqui está uma interessante cômoda com espelho, que pode ser colocada tanto na sala como no quarto, desde que corresponda ao interior. Observe que é largo o suficiente, mas não volumoso para economizar espaço. O espelho ajuda a ampliar visualmente esse espaço, e a superfície é um tampo confortável de mesa, sobre a qual você pode colocar tanto flores quanto um abajur ou um serviço.
Também poderá se interessar por esta opção com a localização da TV na superfície do armário-cômoda, como, por exemplo, aqui. Isso economiza muito espaço, torna a cômoda ainda mais funcional. E se olhar bem, vai perceber que os pratos ficam atrás do vidro, ou seja, a cômoda já desempenha um papel duplo, e isso, sem dúvida, atrai.
A seguir, veja uma visão geral da cômoda do fabricante russo.
O comentário foi enviado com sucesso.