Armários de gesso cartonado

Contente
  1. Prós e contras de produtos de drywall
  2. Variedades
  3. Onde são apropriados?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Acabamento
  6. Modelos lindos em design de interiores

A área de um apartamento nem sempre satisfaz as pessoas que nele vivem. Este problema é especialmente relevante em famílias grandes. Os móveis comprados nem sempre atendem às necessidades dos consumidores por motivos financeiros, por isso muitas vezes é mais fácil fazer você mesmo.

Prós e contras de produtos de drywall

Este material é bastante barato, embora seja bastante prático e confortável. Em mãos habilidosas, um produto bonito e único é obtido a partir dele. Danos ambientais, danos à saúde (liberação de toxinas no ar, radioatividade) estão completamente excluídos. Drywall retém bem o calor, permite que você instale acessórios de iluminação; se desejar, pode ser pintado ou até coberto com gesso.

As grandes dimensões das folhas permitem fazer a maioria dos blocos a partir de um elemento acabado. Portanto, cortes e juntas não reduzirão muito a estabilidade do gabinete e suas propriedades mecânicas. Os aspectos positivos deste material são também excelente isolamento acústico, resistência a fungos microscópicos e outros fungos.

Se pessoas alérgicas moram em uma casa (apartamento), então os produtos de gesso cartonado são muito mais corretos do que o aglomerado.

Falar sobre as deficiências não é inteiramente apropriado, porque essas são apenas as propriedades objetivas da chapa de drywall.

Eles devem ser levados em consideração com antecedência ou se recusar a usá-lo completamente:

  • o gabinete deverá ser embutido e não movido;
  • o local deve ser escolhido imediatamente. As peças são moldadas e cortadas no tamanho certo sem erros, caso contrário, basta jogá-las fora;
  • como nem todas as paredes têm ângulos retos, não será possível preparar os componentes com antecedência;
  • não é desejável armazenar objetos pesados, pontiagudos e cortantes no gabinete (uma vez que não é muito durável).

A facilidade de cortar drywall torna-o um material de construção muito interessante e permite que você crie peças de complexidade quase ilimitada. Variando a espessura da chapa, você pode reduzir ou aumentar a margem de segurança da estrutura. Isso significa que mesmo com as portas não haverá problemas e os móveis suportarão com tranquilidade a carga que elas criam.

É aconselhável escolher peças com impregnação refratária para a cozinha.

Variedades

Um armário com divisórias de gesso para as coisas fica bem, o que não se pode dizer de móveis para guardar itens mais pesados. As portas giratórias ou deslizantes devem ser de vidro, madeira ou MDF. O drywall em si não é adequado para esta função. O armário de parede já é atraente porque suas características de isolamento acústico são superiores às das paredes comuns.

Depois de colocar o armazenamento de coisas em toda a parede, você pode:

  • tire a preocupação de decorá-lo;
  • coloque tudo o que é necessário dentro;
  • libere outro espaço, tanto quanto possível.

Considerando a presença de drywall e moldura, a parede divisória pode ser extremamente fina. A altura dos varões e prateleiras é escolhida de forma que todas as roupas possam ficar penduradas ou dobradas com calma, e também para que colocá-las dentro ou retirá-las, se necessário, seja fácil e gratuito.

É fácil formar não apenas divisórias de placas de gesso, mas também uma variedade de estantes abertas, guarda-roupas deslizantes e até mesmo camarins completos. É conveniente colocar um aparelho de TV e vários itens decorativos em um nicho.Complementar com iluminação pontual também é uma boa ideia.

Um guarda-roupa de gesso cartonado pode ser equipado com detalhes tradicionais (os mesmos que são usados ​​em produtos de gabinete de madeira maciça ou MDF):

  • prateleiras;
  • caixas;
  • seções de calçados;
  • pantógrafos;
  • halteres;
  • elementos para o armazenamento racional de calças ou gravatas.

Freqüentemente, um gabinete feito de gesso cartonado é projetado para armazenar utensílios domésticos. Em seguida, no interior é útil fornecer um suporte para um ferro ou tábua de passar, recipientes para produtos químicos domésticos, bem como seções para várias pequenas coisas e alimentos secos.

Também é possível fazer estantes com este material, mas as estantes precisarão ser reforçadas ao máximo, pois terão que suportar cargas pesadas.

Onde são apropriados?

O drywall pode ser usado em quase qualquer lugar, e a imaginação é o principal obstáculo. É fácil para ele dar qualquer forma e incorporar as idéias de design mais ousadas. Muitas vezes é possível encontrar um gabinete feito de gesso cartonado com um nicho, que permite tanto alcançar elegância quanto aumentar a funcionalidade do produto. As qualidades do material à prova de fogo ou à prova d'água permitem que seja usado em qualquer lugar, incluindo banheiros e cozinhas, sem medo de emergências.

Não há nicho pronto no corredor e não há depósito no corredor? O caso é reparável, os armários baseados em placa de gesso podem ser colocados em qualquer lugar. O local ideal para eles é o canto, já que o apoio na parede de suporte aumenta a confiabilidade do móvel. Nas cozinhas, um armário de divisória delimitando áreas funcionais às vezes aparece de um lado como um balcão de bar. Tal solução não pode deixar de ser considerada bastante interessante.

Se o armário ficar na casa de banho, o problema de esconder a máquina de lavar desaparece e, ao mesmo tempo, será possível instalar várias prateleiras (introduzindo travessas de madeira na moldura).

Como fazer isso sozinho?

Desenvolvimento de projeto

O desenvolvimento de projetos é absolutamente necessário. Sem ele, é muito fácil cometer muitos erros, cuja correção será extremamente difícil. Certifique-se de fazer um desenho e marcar nele as dimensões desejadas, levando em consideração onde o móvel será entregue originalmente (já que não é possível movê-lo).

No cálculo das dimensões, preste atenção ao tamanho de cada compartimento, à altura das prateleiras e ao espaço para as caixas, bem como aos pontos onde são fornecidas as estruturas de suspensão.

A auto-preparação de um esboço ou a escolha de um esquema totalmente acabado é da sua conta.

A localização da estrutura que está sendo criada é marcada com linhas de prumo, níveis de construção, cordas de pintura e assim por diante. A precisão máxima da medição é garantida pelo nível do laser. Ele também vai mostrar qual é a geometria da base e de um único canto. Quer fazer alguma iluminação auxiliar? É aconselhável lidar com os fios antes de trabalhar com o quadro.

É importante lembrar que as partes individuais indicadas nos desenhos e nos diagramas como únicas, na verdade, acabam sendo emparelhadas. Considere isso ao calcular a necessidade de materiais e despesas.

Antes de iniciar o trabalho principal, retire o papel de parede (ou outro revestimento) das paredes e limpe-as bem, nivele-as até obter uma lisura perfeita.

Materiais e ferramentas

Os fixadores para um gabinete de drywall podem ser de cinco tipos:

  • cavilhas de pregos;
  • parafusos de ancoragem;
  • borboletas;
  • caramujos;

Desde o início, decida se você precisa de uma chapa de drywall regular ou de uma variedade resistente à umidade. Ao escolher um perfil de metal, você também deve descobrir de que tipo precisa - UD ou CD. Os cantos que protegem a folha podem ser de plástico ou metal. Os perfis são fixados às folhas com parafusos auto-roscantes.

Além dos materiais listados, você também precisará de:

  • rede de pintura;
  • composição para acabamento de massa;
  • primer;
  • gesso decorativo, esmalte ou tinta;
  • acessórios;
  • dispositivos de iluminação, interruptores, cabos.

Ao escolher a versão de rolo da porta, compre um conjunto completo, não rolos separados.Será mais fácil e muito mais confiável desta forma.

Das ferramentas para montar um gabinete de drywall, você precisará de:

  • perfurador (pode ser substituído por uma broca);
  • Chave de fenda;
  • Rebarbadora;
  • recipientes para a preparação de soluções;
  • faca de pintura e nível de medição;
  • conjunto de espátulas;
  • plano para acabamento de bordas;
  • réguas e quadrados (para fazer pequenas medidas).

O lixamento de superfícies individuais é feito com lixa. Tente mantê-lo pronto. Os instaladores responsáveis ​​irão definitivamente adicionar um nível de bolha e um fio de prumo a esta lista, que são necessários para um controle mais eficaz de verticais e planos.

Montagem da estrutura

A montagem da moldura começa com a formação de seu esqueleto. Via de regra, utiliza-se o metal, mas onde o gabinete está sujeito a esforços mecânicos intensos, vale a pena escolher uma viga de madeira. É mais correto usar a versão em aço, porque é muito mais conveniente e prática para construtores inexperientes.

Preste atenção especial à sua qualidade e grau de secura. Se não for o suficiente, a destruição do gabinete começará imediatamente após a secagem final. A marcação permitirá que você monte os perfis de guia usando pregos de cavilha. Não se esqueça que todas as peças fixadas na base devem ser coladas com isolamento de borracha. Caso contrário, a mobília irá reagir ao encolhimento ou alterar suas dimensões quando a temperatura mudar. É indesejável desviar-se do projeto, pois isso pode levar a rigidez insuficiente do produto.

Sequência de montagem da estrutura:

  • transferência da estrutura concebida do desenho para as paredes (nesta etapa, dê a máxima atenção para evitar erros - eles vão atrapalhar a correta instalação das placas de drywall);
  • o uso de fitas amortecedoras (amortecimento de vibrações que as impedem de entrar nos elementos estruturais do gabinete);
  • instalação de perfis de guia tipo UD. É melhor cortá-los no comprimento desejado com uma tesoura de metal e mais rápido (mas recomendamos apenas os experientes) - com uma esmerilhadeira;
  • instalação de fragmentos de perfis em rack. Eles devem ir para os guias;
  • interconexão de perfis.

A distância entre os fixadores depende do tamanho do produto - quanto maior, mais próximos os perfis devem estar uns dos outros, caso contrário, você pode esquecer a resistência.

Revestimento da estrutura

O revestimento das molduras não difere de um trabalho semelhante durante a instalação de partições. No entanto, as áreas que precisam ser reforçadas são revestidas com uma camada dupla (escalonada). Ao decidir colocar o armário no banheiro, certifique-se de usar drywall verde (é resistente à umidade).

No final da bainha, vale a pena fazer a colagem das juntas e costuras, colar os cantos perfurados e preencher a superfície. Com isso, as manipulações grosseiras com o futuro gabinete podem ser consideradas concluídas.

Na maioria das vezes, a moldura é revestida com gesso cartonado tanto por dentro quanto por fora, mas para um gabinete pequeno, um acabamento externo é suficiente. Se você já teve que folhear paredes ou tetos de gesso cartonado, não deve haver problemas durante o trabalho.

Os princípios básicos são os seguintes:

  • para a conexão, são utilizados parafusos autorroscantes para aparafusar em metal com diâmetro de 25 mm;
  • a distância máxima entre os pontos de fixação é de 20 cm;
  • somente depois que o bloco é preso ao longo do perímetro, faz sentido prendê-lo em outros lugares;
  • é indesejável apertar os parafusos em mais de um milímetro para não quebrar o papelão;
  • se o limitador não funcionar, o parafuso autorroscante deve ser retirado e reapertado a pelo menos meio centímetro da área problemática (que é sujeita a enchimento reforçado);
  • é possível simplificar o processamento e o alinhamento da costura se houver um vão de 0,2-0,3 cm entre as folhas.

Acabamento

As pessoas gostam do acabamento, é claro, mais do que outros tipos de trabalho. É durante esse trabalho que você pode ver o resultado final ao vivo. É comum pintar o interior dos móveis com a mesma cor das paredes para ampliar visualmente o ambiente.

Recomenda-se colar as prateleiras com papel de parede ou filme de vinil, mas antes disso, a superfície deve ser preparada. As portas podem ser em aglomerado laminado, vidro temperado ou espelho especial (cuja parte posterior é colada com um revestimento especial). Desenhos da natureza, cenas de desenhos animados e assim por diante são freqüentemente aplicados nas portas.

A escolha de uma determinada imagem é da sua responsabilidade.

Ao criar um gabinete de drywall, é imprescindível colocar os furos onde os parafusos foram aparafusados, bem como as juntas das telhas (uma rede de pintura é colada nelas para fazer tudo com a maior precisão possível). A camada primária seca é lixada e preparada, após o que se verifica se é necessário betumar adicionalmente (com repetição de lixamento e aplicação de primer). Só então podemos dizer que a preparação para o acabamento está concluída.

Se o armário for para uso em banheiro, as estantes e paredes devem ser revestidas com ladrilhos cerâmicos ou mosaicos. Não se esqueça de verificar regularmente a regularidade da estrutura e a observância de linhas verticais e horizontais ao longo da obra (mesmo quando os "retoques" estão sendo feitos).

Modelos lindos em design de interiores

Pode surgir a dúvida sobre o significado de todas essas manipulações, porque o drywall não é tradicionalmente percebido como um material estrutural bom e sólido. Esta opinião é fundamentalmente errada, já que de fato é perfeitamente possível fazer com ela não só uma mobília externa durável e confiável, mas também muito atraente.

Muitos modelos de lindos gabinetes de gesso são equipados com focos de LED, e faixas ocultas com os mesmos LEDs são usadas de forma irracional, embora permitam criar efeitos estéticos muito agradáveis. Os designers recomendam a escolha de fitas multicoloridas. Assim, o resultado ficará ainda mais interessante. Observe que o acabamento com ladrilhos não será possível se no início (ao projetar) você não prever o uso dos tipos mais duráveis ​​de drywall e perfis resistentes.

Combina as vantagens estéticas e práticas de uma porta com inserções de espelho. Eles permitirão que você supere quase qualquer design de sala, expanda-o visualmente e o ajudará a economizar dinheiro na compra de espelhos individuais.

Quanto à configuração, tornar o gabinete de gesso cartonado reto ou angular é assunto pessoal de todos. Quando você não está totalmente confiante em suas habilidades, é melhor usar a opção com prateleiras abertas. Esses móveis permitirão que você armazene pratos e outros utensílios, substâncias a granel e todos os tipos de pós, potes e bolsas, tão comuns na vida moderna. Uma solução interessante em muitos casos é colar a superfície com um filme que imita a aparência da madeira natural e até mesmo sua textura: é barato e elegante ao mesmo tempo.

Como podemos ver, é bastante simples construir um gabinete à base de placa de gesso., isso permitirá que você economize dinheiro, e não se limite a soluções de loja prontas, e obtenha um móvel totalmente confortável. Se você ainda duvida dos méritos estéticos de tal escolha, saiba que é a drywall usada pelos principais designers da Rússia e do mundo.

Como fazer prateleiras de drywall no banheiro é o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário