Guarda-roupa faça você mesmo
Como você sabe, no mercado moderno existem muitas empresas fabricantes de móveis que oferecem uma ampla gama de produtos, por exemplo, guarda-roupas populares e necessários. Por um lado, pode adquirir tal opção em qualquer loja, confiando a sua montagem a artesãos experientes. Por outro lado, uma coisa feita por você mesmo é muito mais valiosa e orgulhosa para o proprietário.
Deixe o máximo de tempo e esforço ser gasto nisso, mas ninguém pode deixar de concordar que um guarda-roupa faça-você-mesmo atenderá idealmente às necessidades domésticas do dono da casa.
Determinando o tipo
Se você planeja instalar um armário no corredor, é importante levar em consideração o fato de que em muitos apartamentos ele é pequeno e retangular. Ao contrário das portas giratórias de um guarda-roupa convencional, as portas deslizantes proporcionam economia de espaço da melhor maneira possível.
Manter o espaço livre é importante em qualquer cômodo, não só no corredor, mas também no quarto, que deve permanecer sempre uma zona de descanso confortável e ordem. Se a altura, ao mesmo tempo, for feita até o teto, o espaço normalmente vazio será aproveitado com o máximo benefício.
Na zona de canto de uma sala, dependendo das características da sua área total, pode ser colocado um invulgar e amplo roupeiro de raio. A colocação dos cantos é benéfica porque a peça de mobiliário instalada desta forma acomodará muito mais coisas do que a outra opção.
No entanto, é bastante difícil de fabricar, por isso é melhor para um mestre novato não assumir, mas limitar-se a um modelo retangular simples.
Um roupeiro embutido pode ser instalado se houver um nicho ou arrecadação no quarto. Será funcional, conveniente e esteticamente agradável. Além disso, fazer você mesmo um armário a partir da despensa é muito mais fácil do que fazê-lo completo: já existem paredes, um teto e um espaço interior. A tarefa principal é decidir sobre o enchimento de tal armário, para planejar corretamente as dimensões, desenho e curso de ação.
Materiais (editar)
A escolha dos materiais deve ser criteriosa, pensando primeiro em resistência, confiabilidade e durabilidade.
Madeira
Se falamos de madeira, então não é adequado para criar um guarda-roupa embutido, porque o nível de umidade em um nicho ou armário é muito maior do que em um quarto. Qualquer árvore começará a rachar rapidamente e perder sua beleza natural. Como último recurso, pode-se utilizá-lo para criar pequenos componentes e elementos decorativos, mas com o tratamento preliminar obrigatório com uma emulsão de polímero de água ou óleo secante.
Drywall
Recentemente, o drywall é um material muito popular. No entanto, os montadores profissionais de móveis não recomendam o seu uso. Este material é altamente frágil e muito pesado.
Além disso, deve ser anexado a alguma base sólida.
Prateleiras feitas de drywall rapidamente começam a "ceder" com o peso das coisas, rachar e deformar. Você pode criar outras peças de mobiliário a partir dele, mas não é absolutamente adequado para a fabricação de um guarda-roupa de alta qualidade.
Fibra, MDF e aglomerado laminado
As melhores opções são fibra, MDF ou aglomerado laminado.São estes materiais que sempre se distinguem pela sua resistência e fiabilidade, são fáceis e simples de trabalhar com eles, e as quedas de humidade e temperatura não os afectam. Uma grande seleção nos mercados e nas lojas das diversas cores de aglomerado laminado permitirá que qualquer pessoa escolha a cor desejada.
Um ponto importante: para efeito de fabricação de armários, existe um determinado padrão para placas de aglomerado laminado com espessura de 16 mm.
Madeira compensada
A madeira compensada é igualmente versátil e durável. Também pode ser laminado, onde se encontram à venda as suas variedades, resistentes à água e insensíveis à humidade elevada, o que é importante na hora de colocar um guarda-roupa num nicho ou arrecadação.
A madeira compensada combina resistência e flexibilidade no processamento porque é feita de espécies de madeira macia. Deve-se lembrar que, ao aparafusar parafusos auto-roscantes, ele pode deformar, mas isso não acontecerá se você usar juntas em forma de arruela.
Painéis de móveis
O guarda-roupa deslizante também pode ser feito de placas de móveis. Em primeiro lugar, eles são famosos por seu apelo visual e preço baixo. Este material é baseado em espécies naturais de madeira, como carvalho, amieiro, bétula. Na criação de móveis, os painéis são geralmente combinados com o compensado da seguinte maneira: a moldura e a fachada da estrutura são feitas com eles, e as prateleiras e caixas são feitas de compensado.
Espessura padrão - 2 cm.
A partir de um armário antigo que já cumpriu sua pena, você pode fazer os elementos que podem ser necessários ao criar um novo. Às vezes, placas de aglomerado em móveis antigos são extremamente duráveis: ao contrário de muitos materiais modernos, é impossível até mesmo aparafusar nelas sem primeiro criar um orifício especial. Neste caso, painéis de aglomerado antigos, mas resistentes, cabem de forma ideal dentro do gabinete como prateleiras sólidas.
Se o material adequado já foi escolhido, resta comprar portas de correr prontas para o futuro gabinete. Claro, você mesmo pode fazê-los, mas isso custará muito mais do que comprar portas que já estão prontas para instalação. Você deve encontrar uma boa empresa que fabrica portas de correr e fazer um pedido nela, indicando as dimensões da abertura e a quantidade de painéis.
Para que as portas de correr funcionem o máximo possível, é imprescindível adquirir um selo autocolante. Seu objetivo principal não é apenas a fixação de perfis em ranhuras. Se a vedação for de boa qualidade, ela impedirá a entrada de poeira e as portas do gabinete se moverão de forma absolutamente silenciosa.
Descrição dos desenhos
Antes de iniciar a montagem de qualquer móvel, é necessário criar um determinado esquema em forma de desenho. As dimensões devem ser verificadas cuidadosamente, com a indicação obrigatória de todos os parâmetros, tanto o lado externo quanto o interno da estrutura, sempre indicando a espessura de cada divisória.
Ao fazer um desenho, é importante observar alguns padrões dimensionais com antecedência: por exemplo, recomenda-se deixar a distância ideal entre as prateleiras em 30-40 cm, e a profundidade da gaveta não deve ser superior a 50- 55 cm.
Antes de criar um desenho, você precisa decidir sobre as principais características que o futuro guarda-roupa terá:
- altura, largura e profundidade;
- a altura dos mezaninos, se planejada;
- quantas portas, gavetas e outros departamentos haverá no armário;
- que tipo de enchimento é planejado: caixas, degraus, prateleiras, etc.
Depois disso, um esboço do futuro gabinete é desenhado. Se você tem experiência e habilidade para desenhar, pode fazer um desenho sozinho, usando apenas uma folha de papel. Há também uma solução simples para quem não sabe desenhar: programas de computador especiais, nos quais bastará inserir alguns dados, e o computador produzirá um desenho já pronto e completo. A qualidade e a precisão desse desenho são tão altas que, com sua ajuda, você mesmo pode começar a montar o gabinete com segurança.
Em seguida, é oferecido um pequeno guia com o qual você pode fazer por conta própria um pequeno guarda-roupa embutido em casa, colocado em um pequeno nicho no corredor.
Instruções passo a passo
Medidas e cálculos da sala
Primeiro, usando uma fita métrica, três dimensões horizontais do nicho são determinadas do lado de fora: acima, no meio e abaixo. Em seguida, as mesmas três medições são feitas ao longo da parede posterior. Isso é necessário para entender que tamanho as futuras prateleiras terão que cortar. Além disso, dimensões semelhantes (na frente e na parede posterior do nicho) são removidas verticalmente em altura: borda esquerda, borda média e direita.
Isso ajuda a entender qual será o tamanho geral da imagem.
É importante lembrar que erros de medição são bastante comuns. Deve-se à qualidade da construção da casa e ao alinhamento das paredes. As dimensões com todos os erros devem ser escritas no desenho para que os cálculos sejam feitos com a maior precisão possível.
Nesta fase, você precisa finalmente decidir sobre o detalhamento do gabinete. O que e onde ficarão, quantas fachadas deslizantes estão previstas para serem instaladas, quantos departamentos existem, se haverá prateleiras de canto abertas no armário, se será necessária uma viseira com iluminação.
Como estamos falando de um pequeno armário, que está localizado no corredor, você pode decidir imediatamente o que e onde colocar. Os calçados outdoor podem ser simplesmente colocados no chão em um nicho, sem o uso de prateleiras de aglomerado ou outro material. Também é aconselhável pensar com antecedência no enchimento interno do armário: a quantidade de compartimentos para roupas, gavetas, prateleiras, varões para cabides.
Todas as medições devem ser realizadas levando em consideração a espessura de todos os materiais utilizados.
É importante não esquecer de medir cuidadosamente as dimensões entre as prateleiras. Se o nicho for curvo, então as prateleiras precisarão ser feitas com uma folga para se ajustarem com precisão às dimensões das paredes. As dimensões de cada peça devem ser pintadas, levando em consideração a borda de plástico (PVC, geralmente 2 mm).
É bom que a instalação seja rápida, sem ajustes desnecessários.
Serrar e acessórios
Com um forte desejo, você mesmo pode cortar os detalhes, mas não há necessidade disso. É melhor entregar o desenho acabado à oficina de produção, onde todos os componentes do gabinete serão feitos exatamente de acordo com as dimensões especificadas. Portanto, o desenho deve ser feito da forma mais precisa e correta possível, e em uma fábrica de móveis comprovadamente confiável, todos os elementos necessários para a próxima montagem serão cortados com alta qualidade.
Quanto aos acessórios, também não terá problemas com a sua aquisição: apresenta-se num grande sortido em grandes construtoras ou lojas especializadas. Aqui está uma lista aproximada do que você pode precisar ao fazer um gabinete embutido simples:
- parafusos debell e auto-roscantes,
- espaçadores para instalação suave de parafusos auto-roscantes,
- cantos de móveis (de preferência de metal),
- uma barra suspensa com suportes de haste (se o gabinete for pequeno, um será o suficiente),
- ganchos, grampos para a fixação de prateleiras para sapatos.
Montagem e instalação de construção
Como não se trata de um armário, mas de um guarda-roupa embutido, cujos painéis superior e lateral substituem as paredes, você pode começar imediatamente determinando o local para as prateleiras. Várias marcas são feitas na parede com um lápis, e as próprias prateleiras são fixadas com cantos de montagem.
É melhor se eles forem de metal, não de plástico: o primeiro e durável e olhar muito agradável esteticamente. Os cantos são fixados usando debels e parafusos auto-roscantes.
Se houver prateleiras no gabinete com comprimento superior a 800 mm, elas precisam de fixação adicional, caso contrário, com o tempo, qualquer material pode dobrar com o peso das coisas. Portanto, ao longo da parede posterior, as prateleiras devem ser reforçadas com cantos de metal.
A barra suspensa é fixada na parede por meio de suportes especiais para barras redondas. Cada um deles possui três furos, e a fixação na parede é feita com debels e parafusos auto-roscantes.
Na parte inferior, você pode instalar uma sapateira do tipo malha. É fixada com a ajuda de ganchos ou grampos especiais, fixados no nível pretendido após marcação prévia com um lápis da sua localização.
Em seguida, você precisa fixar a prateleira ao longo das paredes laterais frontais com cantos de metal.
Se houver um tecto falso na divisão, para combinar correctamente esse tecto e um guarda-roupa, terá de colocar uma hipoteca entre eles na forma de uma barra de até 100 mm de largura.
Instalação de portas com guias
Como já foi mencionado, o teto nem sempre é uniforme e perfeito. Portanto, a principal tarefa ao instalar a guia superior para portas deslizantes é alinhá-la e alinhá-la claramente na horizontal. Para fazer isso, você precisará colocar entre a guia e as almofadas de teto de várias espessuras.
Você pode fazê-los de MDF. A lacuna resultante na conclusão é fechada com um friso em aglomerado de 8 mm de espessura.
Agora você precisa medir a altura do nicho à esquerda e à direita para calcular a possível inclinação do piso ou teto, bem como o bloqueio das paredes. Tendo estabelecido a diferença de tamanho, é necessário pegar novamente as gaxetas de MDF e colocá-las entre a guia e o teto. Só agora, já através de todos os espaçadores instalados, a guia superior pode ser finalmente fixada. Faça um furo no teto, martele em um pino e, em seguida, a guia é finalmente fixada no teto com parafusos auto-roscantes.
Ao experimentar um friso, é importante fazer concessões para ajustar todas as peças ao tamanho já durante a instalação. Fixe o friso na lacuna, marque as linhas desejadas com um lápis e corte ao longo delas. Você pode colar o friso no trilho usando fita dupla-face. Para que a fita adesiva adira bem, é necessário primeiro desengordurar a superfície colada com álcool. Em seguida, cole tiras verticais de fita adesiva na superfície, remova a película protetora e cole o friso na guia superior.
O trilho inferior para as portas do gabinete também é preso com fita dupla-face. Isso garantirá seu movimento suave e macio - as portas se moverão silenciosamente, com desgaste mínimo dos roletes. As portas devem ser inseridas nas guias superior e inferior prontas para uso e ajustadas.
Instruções detalhadas para montagem e instalação das portas dos compartimentos podem ser vistas no vídeo a seguir.
Soluções interessantes
Para ir além das formas retangulares padrão de seu gabinete, você pode usar sua habilidade criativa ao trabalhar com materiais tão macios e flexíveis quanto madeira compensada. Você pode criar uma forma suave e incomum de uma prateleira ou outro elemento de um móvel umedecendo uma folha de madeira compensada com água e colocando-a em um formato especial - um espaço em branco. Em 12-14 horas, a folha adquirirá os contornos suaves desejados e estará pronta para uso.
Além disso, existe a forma mais simples e descomplicada de fixar as prateleiras dos armários utilizando peças do rodapé mais comum. O rodapé feito de MDF se distingue por sua maior resistência, às vezes não inferior em confiabilidade aos acessórios de metal. Para que esses fechos de prateleira não sejam muito evidentes, a peça do rodapé pode ser um terço mais curta do que a profundidade da prateleira e a sua extremidade pode ser cortada obliquamente.
O parafuso auto-roscante mais afastado da borda da prateleira, neste caso, deverá ser apertado por cima, através da placa da prateleira.
O uso de tecnologia de vitral para decoração
Os painéis das portas do armário podem ser decorados com vitrais. O custo de fazer essas decorações de fachada é diferente, depende diretamente do grau de complexidade da tecnologia utilizada. Em qualquer caso, opções baratas para armários de vidro colorido ficarão ótimas, mas desde que sejam de fabricação de alta qualidade.
Existem três tipos principais de vitrais que são mais frequentemente usados para decoração:
- Janela de vitral clássico. Ficará melhor com uma estrutura de madeira ou metal. Os óculos podem ter qualquer padrão ou cores diferentes. O processo de fabricação de um vitral é muito trabalhoso, o que lhe confere prestígio e um preço bastante alto.
- Tiffany. A diferença do vitral clássico é que é possível utilizar esta opção se não houver moldura na fachada. Nesse caso, o desenho é mais intrincado e original. Tecnicamente, não é menos complexo que o clássico, mas esteticamente muito bonito. Mesmo sua aparente fragilidade pode não ser considerada uma desvantagem séria em comparação com a beleza.
- Tipo de vitral preenchido. Também é chamado de contorno. Uma das imitações populares de uma Tiffany cara feita em uma grande tela de vidro. Devido à sua técnica de fabricação mais simples e ao baixo preço, esse vitral é o mais popular entre os consumidores. É resistente a danos externos e muito prático, o que permite ser utilizado com sucesso na decoração das opções de móveis mais simples.
Espelhos jateados
Se a frente do guarda-roupa for feita na forma de um revestimento de espelho ou vidro, você pode aplicar um belo padrão de jato de areia. Este é um tipo de tratamento de superfície abrasivo que utiliza areia pulverizada com um aparelho especial sob uma determinada pressão de ar.
Esta tecnologia proporciona a qualquer móvel desenhos únicos e realistas que possuem volume e textura. Era uma vez, quando não existiam máquinas de jato de areia, no antigo Império Romano, um processamento semelhante de vidro era feito à mão usando uma pedra lisa: eles esfregavam areia do mar sobre a superfície do vidro.
As imagens com jato de areia são porosas e, infelizmente, podem ficar sujas com facilidade. Este é o seu único inconveniente que pode ser resolvido protegendo a superfície do desenho com verniz ou uma solução especial, que inclui componentes poliméricos.
Adesivos de vinil
Uma maneira excelente e mais fácil de decorar a fachada de um guarda-roupa, se não houver oportunidade financeira de encomendar uma decoração com vitrais ou jato de areia. Normalmente, esses adesivos parecem papel de parede transparente. Em sua fabricação, é utilizado um filme especial. Graças à sua transparência e padrão de cor sólida, você pode facilmente combinar o adesivo com a cor de qualquer gabinete.
Troque o adesivo antigo por um novo a qualquer momento - ele pode ser facilmente removido sem deixar marcas no espelho ou no vidro.
Assim, graças às tecnologias modernas, é possível aplicar muitas soluções interessantes para o design prático e estético do guarda-roupa. Mesmo com investimentos financeiros mínimos, mas na presença de engenhosidade e engenhosidade criativa, torna-se bastante real realizar qualquer projeto, alcançando por conta própria excelentes resultados originais.
E se houver desejo, além de montar você mesmo, também pode dominar a tecnologia de aplicar um simples vitral ou desenho.
O comentário foi enviado com sucesso.