Design de guarda-roupa deslizante
Guarda-roupas elegantes, compactos e ergonômicos surgiram há relativamente pouco tempo em nossa vida e imediatamente se tornaram parte integrante do interior de quase todos os apartamentos. Devido à sua amplitude e versatilidade, eles substituíram rapidamente cômodas, guarda-roupas e paredes volumosas.
Características e benefícios
Ao contrário de armários maciços e móveis de gabinete, esses guarda-roupas permitem que você use cada centímetro quadrado de área da forma mais eficiente possível.
Com a ajuda deles, você pode organizar o espaço de forma rápida e eficiente, colocar a ordem perfeita e criar um ambiente aconchegante em qualquer casa.
Os guarda-roupas deslizantes podem ser embutidos ou ter corpo próprio. Móveis de gabinete podem ser colocados em um canto ou ao longo de uma parede. O modelo integrado é "embutido" em um nicho especial. Externamente, o guarda-roupa embutido fica no mesmo plano da parede, não tem teto e paredes laterais próprios. Esta opção é adequada para quartos espaçosos.
\
Um guarda-roupa deslizante é a solução ideal para mobiliar um pequeno apartamento. O seu espaço interior bem pensado permite guardar facilmente não só roupas, sapatos, roupa de cama e outras coisas, mas também livros, eletrodomésticos, malas, pratos, brinquedos e outros utensílios domésticos.
A superfície uniforme e uniforme da fachada serve como uma excelente base para a incorporação de uma variedade de fantasias de design. Portanto, esse guarda-roupa serve não apenas como um detalhe funcionalmente significativo do interior, mas também como sua verdadeira decoração. Portas espelhadas, vitrais e impressão de fotos são apenas uma pequena lista de elementos decorativos que ajudarão a tornar o interior bonito e expressivo.
Espelhos grandes também ajudam a expandir visualmente o espaço até mesmo do menor cômodo.
Outra vantagem desses móveis é a possibilidade de fazer sob encomenda, de acordo com suas necessidades e desejos. A quantidade de compartimentos e prateleiras, seu tamanho e localização podem ser planejados, partindo da finalidade funcional do guarda-roupa a pedido individual.
O que são fachadas: materiais e decoração
Uma variedade de materiais são usados na produção de guarda-roupas. Eles devem ser duráveis, resistentes ao desgaste, práticos, resistentes à umidade e decorativos.
O cartão é a opção mais popular e barata... É caracterizada por alta resistência, durabilidade e preço acessível. O material não requer cuidados especiais e é ecologicamente correto. Fica ótimo em diferentes combinações de cores e soluções, incluindo aqueles tons de imitação de madeira natural. Sua desvantagem é que não é adequado para criar formas arquitetônicas complexas e elegantes. Normalmente - estes são clássicos, linhas claras e formas geométricas regulares.
MDF. Ao contrário do aglomerado, os cavacos que compõem sua composição são menores, e não se utiliza resina de formaldeído como composto, mas sim parafina ou linhita. O material é macio e flexível, por isso é perfeito para criar produtos de formas mais complexas e inusitadas. O MDF pintado fica bem em móveis clássicos ou modernos.
O espelho é um material quase insubstituível que pode ser encontrado em uma ampla variedade de combinações. Um guarda-roupa com portas espelhadas, é claro, é mais caro do que móveis de aglomerado, mas também parece muito mais atraente externamente. O espelho é coberto por uma película especial que o protege de danos mecânicos, por isso é seguro para outras pessoas. As vantagens indiscutíveis do material incluem o seu apelo decorativo, a possibilidade de expandir visualmente a área. Um guarda-roupa com espelho torna o quarto mais claro e espaçoso.
A madeira natural é um material tradicionalmente utilizado para criar uma grande variedade de móveis para a casa. Madeira sólida, confiável, amiga do ambiente e segura ajuda a criar uma atmosfera de calor e conforto em qualquer casa. O gabinete de madeira se encaixa perfeitamente no design clássico e moderno. A madeira combina perfeitamente com outros materiais de acabamento. É muito plástico, por isso é freqüentemente usado para criar modelos entalhados complexos.
Lacomat é um vidro fosco que cobre o interior do gabinete de olhares indiscretos, mas permite que você entenda o que está onde. Esta opção é ideal para um quarto ou sala de estar. O vidro não requer tanto cuidado quanto um espelho normal. Devido à sua aparência bastante contida, o guarda-roupa, decorado com laca, cabe perfeitamente no interior, projetado em diferentes direções estilísticas.
Lakobel... Este também é o vidro, um dos lados do qual é coberto com uma camada de verniz multicolorido. O material fica opaco, adquire um belo brilho lustroso e fica muito elegante e sofisticado. O vidro pode ser pintado em qualquer cor, para que este gabinete se misture harmoniosamente com os demais itens da sala.
Decoracryl é uma das formas mais modernas e bonitas de decorar um guarda-roupa. É uma combinação de diferentes materiais de origem natural e artificial. Composições de bambu, plantas, pedras e conchas do mar são fixadas entre painéis de acrílico transparente ou fosco. Esses móveis sempre parecem muito impressionantes. Na maioria das vezes feito sob encomenda, essa é uma ótima oportunidade de fazer um guarda-roupa exclusivo de acordo com seu próprio desenho e design.
Armários com fachadas decoradas com couro ecológico parecem muito sólidos e caros. Esses móveis se encaixam perfeitamente no interior de um estúdio ou biblioteca doméstica. O eco-couro pode ter padrão, cor, textura diferentes, podendo ser montado em painéis de MDF ou aglomerado.
O guarda-roupa tradicional tem formato retangular. No entanto, modelos mais originais são feitos em formas geométricas complexas, bem como combinações de diferentes materiais. Por exemplo:
- Classic - aglomerado + espelho. A mais orçamentária e prática de todas as opções. Esses móveis ficam bem no corredor e na sala de estar, no quarto das crianças e no quarto.
- Geometria. As portas são constituídas por retângulos de vidro, espelhos e aglomerado.
- Diagonal. A fachada é dividida diagonalmente por um perfil metálico.
- Aceno. Uma das opções de design mais interessantes e eficazes. O guarda-roupa é feito em formas semicirculares com transições suaves e linhas suaves.
- Setor. Os perfis dividem a fachada em várias células de diferentes formas e tamanhos, que são decoradas com materiais de diferentes texturas e cores.
Design de porta incomum
Um dos pontos mais importantes na fase de design do futuro guarda-roupa não é apenas o design da fachada, mas também das portas.
Para portas e fachadas, o espelho ou o vidro decorativo continua a ser um dos materiais mais procurados para a decoração. A superfície pode ser simplesmente espelhada ou decorada adicionalmente com algum tipo de padrão. Em uma porta com espelho ou vidro, o padrão pode ser aplicado de diferentes maneiras.
Por exemplo, um ornamento original é aplicado ao vidro fosco usando uma máquina de jato de areia. Essas portas costumam ser combinadas com elementos de espelho. Flores, plantas trepadeiras, borboletas, paisagens urbanas, naturezas mortas são escolhidas como enfeites.
O espelho gravado permite decorar a fachada e as portas com um intrincado padrão fosco. Esta opção de design permite criar ornamentos floridos e mais complexos sem o menor efeito mecânico no vidro. A superfície permanece lisa e nivelada, o que simplifica muito a sua manutenção.
As portas de plástico são a opção mais económica, o que abre grandes oportunidades para combinar e combinar diferentes materiais. O plástico é um material despretensioso, leve e durável que complementa perfeitamente a superfície do espelho, metal, madeira natural. Pode ser fosco e brilhante, translúcido, colorido e brilhante. A mais ampla gama de cores permite escolher a opção ideal para decorar qualquer interior.
Os amantes de opções de design naturais e mais exóticas definitivamente vão gostar de armários de bambu. Especialmente se o interior for desenhado em estilo étnico ou oriental. Para criar uma decoração tão magnífica, são utilizadas folhas de aglomerado ou MDF, nas quais o tecido é pré-fixado e tiras de bambu coladas no topo. Podem ser colados horizontalmente, verticalmente ou em qualquer ordem, podem ter diferentes larguras e cores.
Outro ótimo material usado para criar e decorar móveis - o rattan, é obtido a partir de hastes secas de cálamo tropical. Os caules secos são entrelaçados de forma especial e fixados em placas de MDF ou aglomerado. Este material ecológico e seguro tem servido por mais de uma dúzia de anos. A decoração de vime é ótima para interiores estilizados de salões ou quartos.
A impressão de fotos é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de transformar qualquer interior com eficácia. Uma imagem fotográfica pode ser qualquer coisa, desde retratos pessoais a imagens de pessoas famosas, desde vistas panorâmicas de Manhattan à noite até lindas paisagens alpinas, desde o litoral até picos de montanhas cobertas de neve. A foto selecionada é transferida para papel, que é afixado na parte de trás da fachada de vidro. A foto pode ser fosca ou ter um brilho espelhado.
Ao escolher a impressão de fotos como decoração, é necessário aproveitar as características do interior e as dimensões da sala. Uma pequena sala se tornará visualmente ainda menor se a imagem for muito grande e saturada. O esquema de cores da foto também deve ser combinado com o esquema de cores do interior, caso contrário, o guarda-roupa acabado não ficará muito harmonioso.
Vitrais multicoloridos ajudarão a decorar o guarda-roupa de uma forma incomum e cara. Tal decoração sempre parece muito nobre e sofisticada devido à fragilidade do vidro, um padrão complexo e incomum e cores vivas e ricas. O custo desses móveis é alto, mas é plenamente justificado pelo seu alto desempenho e exterior impecável.
Cor
A gama de cores em que são feitos os guarda-roupas deslizantes é bastante diversa. Em muitos aspectos, o número de tonalidades oferecidas pelos fabricantes depende do material que é usado como base. Por exemplo, plástico ou MDF podem ser pintados em quase todos os tipos de cores e tons.
No entanto, a grande maioria dos compradores opta por uma paleta de tons naturais de madeira.
São tons claros e escuros de faia e carvalho, tons ricos de maçã, pêra e cereja, cores nobres de bordo e wengé.
Esta paleta está disponível em diferentes tons de bege e marrom com intensidades variadas. Essa mobília é idealmente combinada com outros itens de interior e se encaixa perfeitamente em qualquer direção estilística.
Armários brancos parecem caros e realmente luxuosos, que também podem diferir uns dos outros na pureza da cor. Isso também inclui baunilha, leite e marfim.
Para quem prefere soluções mais modernas na decoração e disposição do apartamento, recomenda-se móveis cuja cor se cruze com o esquema de cores do interior principal. Assim, por exemplo, o guarda-roupa pode ser salmão, amarelo claro, verde claro, azul celeste ou rosa claro.
Os guarda-roupas deslizantes podem ser feitos em monocromático ou em uma combinação de cores contrastantes.
Design de interiores
Antes de comprar ou solicitar uma opção adequada, você precisa decidir sobre seu conteúdo funcional. Por exemplo, o mesmo guarda-roupa comprado para um quarto e um corredor será muito diferente em seu conteúdo interno.
O modelo clássico pode ser dividido em 3 partes:
- a prateleira inferior é projetada para guardar sapatos;
- a parte central é a mais espaçosa, existem cabides para roupas e prateleiras principais para roupas;
- a parte superior (mezanino) é adequada para guardar chapéus, lenços e coisas que não costumam ser usadas.
Ao criar um gabinete a partir de um esboço individual, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- O número de seções, idealmente, deve ser igual ao número de portas de correr (se houver 2, deve haver 2 compartimentos verticais). As exceções são portas largas, que podem fechar vários compartimentos ao mesmo tempo.
- A barra do cabide deve ter comprimento suficiente (aprox. 90 cm). As prateleiras têm geralmente 60 cm de comprimento.
- A largura da abertura deve fornecer acesso livre e desimpedido às coisas.
- Itens grandes geralmente são armazenados na prateleira superior, portanto, sua altura deve estar na faixa de 45-60 cm.
Dependendo da finalidade do gabinete, seu espaço interno pode ser organizado de diferentes maneiras.
Para quarto
O interior prevê a colocação e armazenamento de roupa de cama, roupa de casa e de exterior. A largura do gabinete é de cerca de 60 cm (a largura da parte de trabalho é de cerca de meio metro).
A versão básica da organização do espaço interno geralmente se parece com isto:
- pantógrafo (barra suspensa que pode ser baixada com uma alça);
- cestos de linho em metal e plástico;
- extremidade ou barra transversal regular para colocar ganchos;
- ganchos de crochê;
- cestos extensíveis localizados em diferentes níveis. Eles geralmente armazenam várias pequenas coisas;
- Cabides para gravatas, cintos, cintos;
- prateleiras de sapatos.
Para o corredor
Os corredores (especialmente nos apartamentos Khrushchev) se distinguem por suas dimensões gerais modestas e largura pequena, de modo que a mobília aqui é selecionada o mais compacta possível. A largura do gabinete não pode ser superior a 40 cm, contra 60 cm padrão.
É por isso que, para acomodar os ganchos padrão, a barra transversal é girada perpendicularmente às portas.
Uma cesta de arame colocada em ângulo é geralmente usada para guardar sapatos. Pequenas gavetas são fornecidas para guardar escovas, graxa de sapato e outros itens pequenos. Ganchos são usados para colocar bolsas, guarda-chuvas, pacotes.
A estrutura interna dos modelos embutidos é prática e funcional. Aqui você pode usar cada centímetro quadrado de área para colocar e armazenar coisas grandes e pequenas, pratos, livros. Esse guarda-roupa pode ser usado como um camarim separado ou uma prateleira separada para a TV pode ser alocada nele.
Como fica no interior dos quartos?
O guarda-roupa no corredor deve ser compacto e prático o suficiente. Especialmente se precisar ser instalado em um pequeno corredor, corredor estreito ou sob uma escada. Quanto ao design, é preferível a versão clássica com espelho.
Um guarda-roupa deslizante em uma sala ou hall, além de ser prático e espaçoso, também deve ser lindamente decorado. Por exemplo, usando impressão de fotos, jato de areia ou vitral. Para uma sala decorada em estilo clássico, um guarda-roupa de madeira natural é perfeito.Para interiores em estilos modernos (minimalismo, loft), móveis projetados em uma combinação de plástico e vidro são perfeitos.
O modelo do quarto é praticamente ilimitado em designs e materiais. Pode ser aglomerado, MDF, lacobel, madeira e outros materiais. A impressão de fotos com belas vistas panorâmicas ou paisagens é usada como decoração.
Um guarda-roupa deslizante em um banheiro é o local ideal para armazenar tubos com xampus, géis, espumas e outros produtos de banho e ducha. O material para sua criação deve ser absolutamente impermeável, durável e prático de cuidar.
Como escolher?
Para não se enganar ao escolher e comprar exatamente o tipo de móvel que você precisa, você deve seguir regras simples:
- é melhor comprar o guarda-roupa mais espaçoso, com base no tamanho da sala e na capacidade financeira. A quantidade de coisas e roupas aumenta com o tempo, por isso é melhor ter várias prateleiras "de reserva";
- você definitivamente deve prestar atenção ao mecanismo de abertura da porta. Normalmente existem duas opções. O primeiro é uma moldura de metal ao longo da qual a porta se move com a ajuda de roletes. Esta opção não é muito confiável. Um pequeno objeto preso na ranhura é suficiente para restringir o movimento da porta. Essas ranhuras devem ser constantemente aspiradas. Além disso, com um forte empurrão, a porta pode simplesmente ir além da ranhura.
- É melhor comprar modelos com monotrilho. Eles são mais caros, mas muito mais confiáveis - um dispositivo de travamento especial não permitirá que a porta deslize para fora do trilho e também impedirá que objetos estranhos entrem;
- não se esqueça do material de que são feitos os perfis. Os trilhos de alumínio são mais caros, mas menos duráveis do que seus equivalentes de aço;
- os rolos do material rodante podem ser de metal ou plástico com um revestimento especial de Teflon. Se as rodas forem feitas de plástico puro, esse modelo não durará muito;
- a largura dos painéis deslizantes não deve exceder 1 metro. Portas mais largas são difíceis de abrir, o que significa que os acessórios irão falhar mais rápido;
- uma opção de design clássico para qualquer modelo é um espelho. Ele ajusta visualmente o tamanho da sala, tornando-a mais clara e espaçosa. No entanto, em alguns casos, é melhor usar não um acabamento espelhado puro, mas com algum tipo de ornamento ou padrão. Este modelo parece mais original do que o normal.
Ideias de interiores
A versão clássica de um guarda-roupa de duas portas com detalhes espelhados. No interior existem compartimentos para colocar roupas, sapatos, coisas grandes e dimensionais. Uma prateleira de canto aberta o ajudará a organizar livros, pratos e lindas pequenas coisas de interior de forma agradável e conveniente.
Uma opção de design original para um guarda-roupa doméstico usando um guarda-roupa de canto. O interior é uma espaçosa arrecadação. A fachada lindamente projetada serve como uma verdadeira decoração para o interior da sala de estar.
O comentário foi enviado com sucesso.