Como fazer uma tela de sucata com as próprias mãos?
Quando a sala é pequena e precisa ser dividida em zonas para que parte dela seja cercada, uma tela vem em seu socorro. Você também pode comprá-lo na loja. Mas você pode fazer uma tela de sucata com suas próprias mãos. E se você aplicar um pouco de imaginação e habilidade, terá uma opção muito interessante.
Ferramentas e materiais
Antes de prosseguir com a própria fabricação desse móvel, é preciso decidir sobre o tamanho e com que materiais ele pode ser feito. Pode ser mais conveniente construir uma tela com o que está disponível, mas você pode ter que comprar algo adicional. Afinal este produto muitas vezes não só desempenha suas funções diretas, mas também se torna um elemento decorativo muito atraente... Tudo depende de como você aborda o processo de fabricação. Há muitas opções.
Ao fazer uma tela, você pode precisar das seguintes ferramentas:
- Serra;
- martelo;
- Chave de fenda;
- furar;
- lixa;
- grampeador de móveis;
- verniz;
- parafusos;
- Cola;
- escovas.
No que diz respeito aos materiais, isso vai depender da opção escolhida. Dependendo disso, o seguinte será útil:
- Blocos de madeira;
- tubos de papelão;
- cartão;
- a roupa;
- galhos;
- painéis de plástico.
Quanto mais incomum o material, mais original é o design e mais possibilidades para o seu design.
Como fazer uma tela para uma sala
Vamos ver como fica a versão tradicional de fazer uma tela com as próprias mãos com materiais de sucata.
- Primeiro você precisa pegar blocos de madeira (seu comprimento e número dependerão do tamanho da tela). Nas extremidades de todas as barras, são feitas ranhuras, graças às quais a estrutura é conectada.
- Prenda as barras com cola. E quando estiver completamente seco, deve-se passar bem sobre a superfície com lixa para que não haja asperezas. Em seguida, as molduras resultantes são envernizadas e deixadas secar por 24 horas.
- Em seguida, você precisa anexar as dobradiças da porta às estruturas resultantes usando uma chave de fenda. Assim, todos os quadros podem ser conectados juntos.
- A próxima etapa é prender o tecido. A maneira mais fácil e conveniente de fazer isso é com um grampeador de móveis especial. O tecido precisa ser bem puxado sobre a estrutura antes de ser preso. Caso contrário, o material ficará feio.
- O toque final será a introdução de elementos de design, caso tenham sido originalmente concebidos.
Nesta versão, podem existir várias soluções - tudo depende do estilo da sala onde o ecrã ficará colocado. Você não pode puxar o tecido com força, mas, ao contrário, armar lindamente. Talvez alguns detalhes decorativos sejam adicionados lá.
Em vez de tecido, às vezes é usada uma malha, na qual você pode aplicar desenhos ou simplesmente pintá-la.
Uma opção interessante seria estopa e até mesmo cordas esticadas ao longo da estrutura.
Mas os blocos de madeira não são o único material com o qual uma tela pode ser feita. Uma opção muito simples e original são os cachimbos de papelão. Vários materiais são normalmente enrolados neles e podem ser obtidos em lojas de ferragens.
Para fazer essa tela, você precisa fazer dois furos à mesma distância em cada tubo de papelão, por baixo e por cima. Primeiro, você precisa medir e marcar com precisão a distância onde você terá que fazer os furos. Então, só falta esticar um longo cabo por esses orifícios - e a tela original está pronta. Finalmente, toda a estrutura pode ser envernizada ou pintada.Esta opção ficará especialmente bem em quartos decorados em estilo minimalista.
Telas feitas de galhos parecem interessantes. Eles são perfeitos para quartos de estilo japonês, chalé ou estilo provençal. Para criar tal trabalho, você precisa prender os galhos nas molduras preparadas com cola. Em seguida, eles precisam ser envernizados para que a tela tenha uma aparência acabada.
Uma opção muito simples e econômica é colocar folhas de compensado ou papelão nas molduras preparadas, cobri-las com verniz ou tinta, você pode até pintá-las, criando quadros inteiros.
Outra opção, onde o papelão é usado, não implica em molduras. Para isso, figuras idênticas são recortadas em papelão, em cada uma das quais são feitas ranhuras para que possam ser fixadas umas às outras. Acontece uma espécie de construtor - tal tela pode ser desmontada a qualquer momento, dando aos detalhes uma cor diferente.
Opções de design
Quando o trabalho principal de criação da tela estiver concluído, você pode pensar em como decorá-la. Em vez disso, você deve pensar nisso com antecedência, mesmo no estágio de preparação. Afinal uma nova peça de mobiliário deve ser combinada com o estilo principal da sala.
Se, por exemplo, a sala é decorada em estilo oriental, então cortinas de tecido, strass e miçangas serão adequados. Se este for um estilo náutico, então você pode adicionar com segurança um pequeno tema náutico a uma tela feita de estopa ou cordas - seixos, conchas, uma âncora ou um volante em miniatura.
Se houver um artista na casa, você pode esticar a tela sobre algumas partes da tela ou sobre uma das partes e pintar uma paisagem. Pequenos aspirantes a artistas podem pintar quadros em papelão.
Para a tela que é criada a partir de ramos, um acréscimo na forma de folhas ou flores, bem como de materiais naturais, será apropriado.
Se houver necessidade de ver como a tela ficará na versão final, você pode ver exemplos prontos.
- Uma tela decorada com mosaico de vidro colorido parece extraordinariamente bela. Ela vai decorar qualquer sala e caber em muitos estilos.
- Este é um design festivo e elegante de galhos, aos quais guirlandas de luzes são adicionadas.
- A tela, simplesmente coberta com tecido, também parece harmoniosa. O principal é que ele se encaixa no interior geral, como neste caso.
- E é assim que se parece uma opção, que pode ser criada com os filhos. Para fazer isso, você precisa cortar partes de papelão e prendê-las.
Uma master class sobre como fazer uma tela de seus materiais improvisados é apresentada no vídeo.
Super! Obrigado pela ideia!
O comentário foi enviado com sucesso.