Telas IKEA: tipos e segredos de escolha
Nas condições dos apartamentos modernos, onde por vezes vivem várias famílias ao mesmo tempo, todos desejam ter um espaço pessoal. Você pode usar uma tela para zonear uma sala, dividi-la ou cercar uma área. A sua presença em casa permite dividir a divisão em outras mais pequenas ou fechar parte dela aos olhares indiscretos. Vamos falar sobre os tipos e segredos de escolha de telas para a marca IKEA atualmente popular.
Peculiaridades
Inicialmente, as telas foram feitas na China e colocadas em templos para afastar os maus espíritos. Eles tinham desenhos e inscrições especiais para proteger um edifício específico. As telas da época eram exclusivamente de seda, mas com o tempo, outras opções começaram a aparecer. Assim que a tela chegou ao Japão, eles decidiram usar papel de arroz como material para as divisórias. A popularidade das telas cresceu, logo começaram a ser fabricadas em países europeus, e posteriormente se espalharam pelo mundo.
A principal tarefa da tela mudou significativamente desde os tempos antigos, e em vez de proteção contra forças impuras, agora este objeto serve como um delimitador do espaço. Este produto é chamado de tela devido ao empréstimo do alemão, onde schirm é uma partição, um amortecedor.
Em diferentes países, este item pode ter um nome diferente, mas a finalidade é quase a mesma em todos os lugares.
Uma tela é um item decorativo que permite zonear o espaço em qualquer sala. Pode ser utilizada para formar uma divisão ampla para o tornar mais aconchegante e criar um canto pessoal, ou pode ser instalada numa sala comum onde seja necessário dividir o espaço para maior facilidade de utilização. As telas são amplamente utilizadas no mundo moderno, elas podem ser vistas:
- em apartamentos comuns, onde separam parte da sala para algum tipo de necessidade;
- em hospitais onde há necessidade de trocar de roupa ou fazer exame;
- em prédios administrativos, onde os locais de trabalho, áreas de lazer, vestiários, etc., são equipados com telas;
- em museus, salas de exposição e locais semelhantes, onde as telas são objetos decorativos que muitas vezes não têm uso prático.
O escopo de uso das telas pode ser diferente, pois sua popularidade só está crescendo. Para que cada pessoa possa adquirir um produto ao seu gosto e dentro de suas possibilidades, cada empresa produz um determinado conjunto desses produtos. Uma das mais populares é a empresa IKEA, cujos produtos são muito valorizados em muitos países do mundo, e o custo dos produtos permite que você compre exatamente o que deseja.
Visão geral do modelo
A divisória da empresa IKEA está disponível em diversos materiais. O corpo pode ser de metal, madeira, plástico, telas também são apresentadas em uma série de opções. Cada modelo é projetado para determinadas funções, possui um tipo de dobradura e dimensões diferentes.
A IKEA garantiu que a escolha dos ecrãs tornava possível escolher um produto para qualquer divisão. Num quarto ou hall, pode ser instalada tal divisória para a troca de roupa, o que tornará este processo mais agradável em qualquer ambiente, mesmo que haja hóspedes em casa. As telas desse tipo podem ter uma variedade de designs, mas na maioria das vezes são selecionadas de forma a complementar o espaço e o interior da sala.
A cor e o padrão do tecido das abas são selecionados individualmente, o que é muito conveniente.
Para garantir o armazenamento cómodo do ecrã, não é necessário procurar um lugar para o colocar no armário ou na despensa, a estrutura de suspensão permite-lhe dobrar convenientemente o produto e abri-lo no momento certo. Se a barreira for usada constantemente, como em um consultório médico, uma opção conveniente seria a presença de rodas, nas quais a tela pode ser facilmente colocada em qualquer lugar da sala. Dependendo da finalidade, o design do produto pode ter:
- 1 tela sólida que não dobra;
- 2 faixas;
- 3 portas;
- 4 ou mais portas.
Entre todos os produtos apresentados no site da IKEA, distinguem-se os seguintes modelos:
- tela infantil RB;
- MIK MK-2323;
- Cadeira Tet NY-1010-3;
- Klimento;
- La Redoute;
- Paris;
- Resto;
- De Arte e outros.
Para escolher a opção de maior sucesso, é necessário escolher o material do corpo e o tipo de estofamento das portas e, em seguida, as dimensões do futuro objeto de decoração na sala.
Materiais (editar)
Como a finalidade das telas pode ser diferente e a frequência de uso também difere, vale a pena pensar de que material esse objeto deve ser para que seu transporte e layout demandem o mínimo de tempo e esforço. O mercado para esses produtos é bastante grande, portanto é possível encontrar qualquer opção que atenda as necessidades de todos.
Têxtil
As portas estofadas em tecido são a opção mais económica, prática e bonita. As telas de tecido serão leves, poderão transmitir luz e ar, se necessário, podem ser retiradas e lavadas, e também trocadas se o padrão estiver gasto ou o material da faixa estiver danificado. A vantagem dos têxteis é que pode ser apresentado em qualquer cor, seja monocromático, com uma estampa ou estampa original.
A espessura do tecido também pode ser diferente, dependendo das preferências e da finalidade do produto.
Madeira
As portas podem ser feitas de madeira natural ou materiais semelhantes. A opção mais simples seriam os painéis em branco, mas as portas esculpidas parecem muito mais originais, bonitas e elegantes. Detalhes de madeira perfurada irão decorar a sala, torná-la mais confortável e elegante, a presença de orifícios na tela tornará mais fácil a passagem de massas de ar sem inibir a troca de ar na sala.
Se esse produto tiver elementos esculpidos na parte superior e for surdo na parte inferior, pode ser usado perto de um berço para proteger o bebê de correntes de ar.
A vantagem da madeira é sua durabilidade, respeito ao meio ambiente e bela aparência.
Papel
O papel de arroz tem sido tradicionalmente usado para fazer telas japonesas. Agora você também pode encontrar produtos que são tradicionalmente brancos com hieróglifos pretos. Mais opções de orçamento são criadas em papelão grosso, decorado de forma original e que atende bem seus proprietários.
Essas telas são menos resistentes e podem deformar-se e deteriorar-se sob o impacto físico, mas parecem muito elegantes e podem decorar qualquer ambiente.
Plástico
O material mais avançado que permite fazer uma tela fácil de usar e cuidar. Não é tão difícil de transportar devido ao seu peso leve, cabe facilmente em qualquer interior. A única desvantagem do plástico pode ser considerada apenas a sua simplicidade, em comparação com todos os outros materiais.
Devido à sua facilidade de uso, esta opção vem ganhando grande popularidade para uso em hospitais e instituições similares, onde é importante monitorar a limpeza da sala e todos os elementos dentro dela.
Copo
Um dos materiais mais bonitos e surpreendentes com que é feita a faixa para a tela é o vidro temperado. Graças à habilidade do criador, você pode obter uma grande variedade de desenhos, formas bizarras e objetos de arte. Essa versão do material é durável, já que o vidro é pré-temperado, mas diante disso, toda a estrutura fica muito pesada, por isso não vale a pena movê-la com frequência.Você também pode usar um espelho para a tela, que vai expandir visualmente o espaço da sala, torná-la mais leve e espaçosa.
Bambu
A tela de bambu é original e fácil de usar. Para o trabalho, tanto hastes inteiras quanto painéis prensados podem ser usados. As vantagens de tal material são óbvias, não é muito caro, não agride o meio ambiente e é seguro, leve e durável. Depois de instalar uma tela de bambu, você pode decorar o ambiente e zonea-lo, separando a seção desejada do ambiente para necessidades específicas.
Metal
O metal forjado é considerado um dos materiais mais originais com o qual uma tela pode ser feita. Com a ajuda de desenhos interessantes, cachos e elementos perfurados de metal, você pode obter um produto pesado que servirá como um excelente elemento decorativo em um apartamento, casa de campo, café, restaurante, hotel e qualquer outro local onde tal tela interessante ficará boa e orgânica.
A escolha de cada opção é ditada pela tarefa para a qual a tela é selecionada.
Projeto
Para que a tela se torne uma decoração real da sala, ela deve se encaixar em seu design e ser um acréscimo a ele. Dependendo da aparência da sala, a partição pode ter um design diferente.
- Estilo oriental, quando a base é de madeira e o caixilho é forrado com tecido. A presença de desenhos e hieróglifos chineses e japoneses é considerada tradicional.
- Provença - a tela deve ser feita em um esquema de cores calmas, os enfeites florais serão um elemento obrigatório.
- Barroco - caracterizados pela presença de detalhes de luxo, são tecidos caros, fios dourados, elementos decorativos esculpidos. As pernas podem ter formato curvo, enfatizando o alto custo do produto.
- Rococó - refere-se ao estilo palaciano, tem algo em comum com o barroco, mas difere na leveza. As cores brancas, arenosas, leitosas e douradas permitem decorar qualquer divisão. A moldura também tem pernas curvas, e a faixa é forrada de cetim ou seda.
- Loft - o ecrã deve ser o mais simples possível, ter um esquema de cores monocromático: branco, cinzento, preto ou castanho. Persianas de madeira parecem boas como cortinas.
Podem existir várias opções para o aspecto do ecrã, pelo que a escolha deverá ser feita em função do interior da divisão e da vontade dos proprietários.
Dicas de Seleção
Para comprar uma boa tela, você precisa avaliar o produto de acordo com uma série de parâmetros.
- Mobilidade - o produto deve ter um desenho cómodo, baixo peso e dimensões óptimas, que lhe permitam instalar o biombo em qualquer parte do apartamento e, se necessário, retirá-lo por completo.
- Dimensões compactas - quando dobrada, a tela não deve ocupar muito espaço, sendo conveniente guardá-la.
- Projeto - para certas necessidades, são necessárias diferentes opções para o design da tela. Se for instalado em um local permanente, por exemplo, para um banheiro compartilhado com um vaso sanitário, então não faz sentido escolher uma opção dobrável.
- Material do corpo - para telas fixas, qualquer tipo de material, de leve a pesado, será aceitável, mas as estruturas portáteis devem ser o mais leves possível.
- Material de faixa - dependendo do material do corpo e da finalidade da tela, o material das venezianas também é selecionado. É importante encontrar a opção que seja bonita, confortável e que se encaixe no design do ambiente.
Tendo um entendimento claro do que exatamente é exigido da tela, você pode facilmente escolher a opção mais adequada e utilizá-la por um longo tempo, obtendo um grande prazer.
Lindos exemplos no interior
As telas são uma peça interessante de interior que pode servir tanto a uma finalidade prática quanto estética, decorando um ambiente. Se não houver critérios claros para a aparência de uma tela em uma sala específica, você pode ver as opções mais originais e bonitas.
- O ecrã da empresa IKEA, feito de vidro fosco, tem um aspecto muito bonito e invulgar.Esta opção é perfeita para um quarto ou hall em que seja necessário destacar uma área de lazer.
- Os tons de branco ficam bem em um apartamento, renovando-o e tornando a divisória quase sem peso. Graças ao padrão de orifícios, esta versão da tela parece suave, organizada e se encaixa perfeitamente no quarto ou no berçário.
- Uma opção muito original seria uma tela com tela de vitral. Motivos brilhantes, desenho original e textura fora do padrão - tudo isso torna a tela atraente. Este elemento decorativo pode ser colocado em qualquer divisão do apartamento.
- A opção mais extravagante e original seria uma tela de bambu, que tem uma aparência interessante, permite que o ar passe bem, enquanto desempenha a função de uma divisória. Esse produto ficará igualmente bem em um apartamento e em uma casa de campo.
A variedade de ecrãs IKEA permite-lhe encontrar o artigo de maior sucesso que vai ao encontro de qualquer pedido, o que torna esta empresa uma das líderes nesta área.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.