Telas de madeira: tipos e dicas de uso

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Opções de design
  4. Onde você pode usar isso?

Durante vários séculos, as telas divisórias foram amplamente utilizadas para equipar um interior funcional: elas foram instaladas tanto em cabanas pobres quanto em casas ricas. As telas estão tendo um novo surto de popularidade nos dias de hoje. A forma mais simples e económica de dividir o espaço de um edifício residencial e de um apartamento são as divisórias de madeira.

Vantagens e desvantagens

Freqüentemente, nos aposentos, é necessário organizar o espaço doméstico de modo que ele atenda ao máximo as necessidades de todos os membros da família. As telas de partição são responsáveis ​​por esta tarefa: se você organizar corretamente a divisão em zonas, a sala ficará visualmente mais confortável e espaçosa.

As vantagens das divisórias de madeira são inegáveis:

  • ergonomia - se a divisória não for utilizada, pode sempre ser dobrada como uma sanfona dobrável, neste caso ocupará muito pouco espaço;
  • mobilidade - se desejar, você sempre pode reorganizar a partição de um lugar para outro;
  • preço baixo - o custo da partição acabada será muito menor do que o custo de criação de uma parede adicional e, se você tiver certas habilidades para trabalhar com madeira, poderá fazer você mesmo;
  • uma ampla gama de soluções de design - você sempre pode escolher a versão da tela que se encaixará harmoniosamente no interior geral da sala;
  • a possibilidade de aumentar a funcionalidade de trabalho - para isso basta complementar a divisória com prateleiras ou bolsos;
  • variedade de tipos, tamanhos e formas.

Não se esqueça das vantagens da própria madeira:

  • é um material amigo do ambiente, graças ao qual uma divisão com tal divisória será segura para as famílias;
  • a madeira adapta-se bem a qualquer tipo de processamento, pelo que o biombo pode sempre ser decorado com talha decorativa, o que conferirá ao quarto um estilo individual e criará uma atmosfera própria de conforto;
  • a árvore pode suportar facilmente acessórios com peso de até 100 kg;
  • para qualquer dano decorativo, a divisória pode ser facilmente reparada: para isso basta limpar a área danificada com lixa e verniz.

No entanto, as telas têm suas próprias desvantagens, a saber:

  • zoneamento limitado - a alocação de áreas funcionais é puramente visual, de modo que a tela não pode impedir que as pessoas entrem no espaço cercado;
  • estabilidade fraca - este parâmetro depende diretamente do ângulo de abertura dos flaps, então a estabilidade máxima pode ser alcançada se o ângulo for de 90 graus;
  • isolamento de baixo ruído.

Não se esqueça que a madeira não gosta de umidade, portanto, se você planeja instalar telas de madeira em ambientes internos, deve-se manter um certo microclima na sala, e ao instalar telas na cozinha, banheiro ou chuveiro, o material deve primeiro ser tratado com compostos especiais repelentes de água.

Visão geral da espécie

Quando se trata do zoneamento de um apartamento e casas particulares, a primeira coisa que vem à mente é uma tela de veneziana. mas tal partição está longe de ser a única opção, iremos tratar de cada uma delas separadamente.

Dobrável

A versão tradicional da divisória de madeira é o acordeão. É composto por várias telas decorativas que se ligam umas às outras por meio de dobradiças.O número de portas é limitado apenas pelo tamanho da sala, embora na maioria das vezes sejam feitas em tais estruturas 3-4. Quanto ao tamanho das venezianas, sua altura pode variar de 1,5 a 1,8 m, a largura ótima de cada folha é de 40-60 cm. Claro, esses valores são apenas recomendados, mas, como mostra a experiência do usuário, esses tamanhos são os mais confortáveis.

O biombo de madeira pode ser feito em duas versões: numa, as telas são inteiramente em madeira; na segunda, apenas a moldura é em madeira e forrada com tecido, couro ou plástico.

Tela única

Este tipo de divisórias consiste em uma única faixa, portanto a principal desvantagem dessas telas é que elas não podem ser dobradas. No entanto, esta desvantagem é muito condicional, uma vez que tal desenho não requer muito espaço, ao mesmo tempo que cumpre as suas funções funcionais a 100%. Telas de tela única criam a ilusão de uma parede baixa em uma sala; são frequentemente usadas em escritórios, onde dividem uma grande sala em vários locais de trabalho.

Flexível

Como o nome sugere, esse tipo de tela difere das partições clássicas. A base deste modelo é constituída por suportes verticais de madeira, entre os quais é esticada uma tela de material flexível - colocada horizontalmente. Devido às características de design, a tela pode assumir as formas mais incomuns, se desejado, pode ser enrolada e removida.

Opções de design

A popularidade das divisórias de tela está crescendo a cada ano, em muitos aspectos, isso é facilitado por uma ampla variedade em termos de uma variedade de configurações, tamanhos e idéias de design. No entanto, lembre-se que, como a divisória é um dos itens básicos do interior do interior, ela deve corresponder exatamente ao conceito básico do design do ambiente e se encaixar organicamente no ambiente.

Então, em um estilo clássico, formas lacônicas e madeira cara, possivelmente complementadas por forja, serão adequadas.

Divisórias com elementos esculpidos, douramento e inserções de couro parecem especialmente caras.

Uma divisória de estilo japonês é geralmente uma moldura de madeira coberta com um tecido, em alguns casos estilizado como papel de arroz. Antigamente, as imagens nas telas da terra do sol nascente eram consideradas um objeto de arte, e isso se reflete nas decisões de design de nossos dias. É claro que dificilmente você verá um verdadeiro trabalho feito à mão no mercado livre, mas o uso de tecnologias modernas permite que você aplique imagens não menos requintadas, como flores de cerejeira ou um hieróglifo.

As tendências modernas em alta tecnologia e minimalismo pressupõem a abertura máxima do espaço, razão pela qual a tela é de particular importância aqui. A divisória deve certamente ser extremamente lacônica com a geometria correta, não há lugar para decoração brilhante e formas fluidas.

O conjunto de simplicidade rústica e sofisticação verdadeiramente francesa é a principal característica do interior no espírito da Provença. Divisórias feitas de madeira de tons claros serão adequadas aqui, o uso do efeito de envelhecimento é permitido.

O oposto completo é interiores para um loft, eles envolvem uma demonstração de tijolos nus, paredes de concreto, tubos e outras comunicações de engenharia. Assim, a tela em tal sala deve ser selecionada mais maciça, de preferência feita de madeira e metal, sempre com um acabamento áspero.

Como a decoração nesses cômodos costuma ser de telas abstratas nas paredes, além de fotografias e pôsteres em preto e branco, a tela também pode ser decorada no mesmo estilo, uma boa solução seria colocar fotos de placas de trânsito, várias inscrições e europeus modernos nas telas.

Onde você pode usar isso?

Na maioria das vezes, as telas são instaladas na sala de estar, onde dividem uma grande sala em várias zonas funcionais para diferentes fins. No entanto, esta está longe de ser a única possibilidade de usar a tela no interior.

As divisórias são frequentemente instaladas nos quartos, onde desempenham duas funções principais: decorativas e funcionais. Na maioria dos casos, a tela do quarto é projetada para dividir o quarto em duas zonas principais: um lugar para dormir e uma muda de roupa.

As estruturas decorativas funcionam como uma espécie de decoração interior, via de regra, são divisórias que se assemelham a painéis, na maioria das vezes são colocadas junto à cama, dando ao quarto uma sensação de plenitude.

A tela também pode ser instalada em banheiros. Claro que, neste caso, estamos a falar de casas particulares, uma vez que é impossível instalar uma divisória num apartamento típico - em edifícios de vários pisos esta divisão é demasiado pequena. Em edifícios individuais, a banheira costuma estar localizada em um grande espaço, por isso deve ser vedada.

        A instalação de divisórias nos quartos das crianças não é menos popular. Lá, as telas desempenham uma única função - elas separam a área de dormir da área de jogo, na maioria das vezes montam uma tela cega aqui.

        Como fazer uma tela com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário