Tipos e variedades de roseira brava

Contente
  1. Rosa Mosqueta femoral e sua descrição
  2. Características da Rosa Mosqueta
  3. Outras variedades
  4. Espinhoso

As espécies e variedades de roseira brava podem ser encontradas na ordem Rosaceae ou na família Rosaceae. Suas formas culturais são comumente chamadas de rosas, às vezes a rosa mosqueta também é chamada assim. O número de espécies dessa pitoresca planta é debatido na literatura científica - segundo várias fontes, são de 300 a 500 espécies. No território da Rússia, existem oficialmente cerca de 100 endemias, das quais apenas a rosa mosqueta de maio é reconhecida como a mais difundida e de importância industrial.

Seus frutos são utilizados na medicina popular e farmacêutica, para a fabricação de medicamentos.

Rosa Mosqueta femoral e sua descrição

Thorny, com seus muitos sinônimos: coloquial e científico, é encontrado na China, Europa, Norte e Sudoeste da Ásia, Sibéria russa. Uma endemia generalizada da Europa Central e da Ásia - um arbusto que cresce em condições favoráveis ​​de até 2 m de altura. Na Inglaterra, nas dunas e na zona subalpina - até 75 cm, esse termo passou a significar 2 espécies, antes diferenciadas. O principal princípio de diferenciação foi considerado os cabelos do pedúnculo.

No entanto, estudos moleculares revelaram sua origem comum, embora uma das variedades seja mais difundida e a segunda - menos espinhosa - cresça apenas na China e na Sibéria. O cinorrodo espinhoso é considerado uma espécie anterior e prioritária. Ele e seus companheiros não estão tão "armados" - eles são espécies naturais. Portanto, na descrição há alguma variabilidade de recursos:

  • espinhos de várias configurações e comprimentos: de finos e retos a alargados na base - são pequenos ou até mais longos do que as folhas grandes;
  • folhas com 3, 5 ou 7 folíolos nas estípulas, nuas e "armadas", multi-dentadas, de ovais a obtusos, de cores diferentes no dorso e na frente (verde claro e verde escuro);
  • as flores são únicas, de diâmetros diferentes, lisas ou ligeiramente pubescentes;
  • corolas de 2 a 5 cm de diâmetro, geralmente brancas ou leitosas, com pétalas grandes;
  • os frutos podem ter até 1,5 cm de comprimento, com um pouco mais de largura.

Foi a espécie prioritária que se tornou a progenitora de muitas rosas de jardim, conhecidas há meio século. O cultivo das espécies femorais é realizado para fins decorativos e de proteção (criação de uma sebe, zoneamento). A obtenção de frutos é possível a partir dos 5 anos. É uma planta totalmente resistente ao inverno e quase 100% viável. Cultivar a partir de sementes, no entanto, é apenas um quarto do número de tentativas feitas, enquanto os métodos vegetativos têm 92% de sucesso. Bônus adicionais - aroma delicioso e forte durante a floração, alta resistência a doenças, que são propensas a rosas.

Características da Rosa Mosqueta

Arbusto que atinge a altura de um metro e meio. Sua característica distintiva é sua maior resistência a climas frios. Pode ser encontrada em Transbaikalia, Primorye, região de Amur, Japão e China. Mas isso é apenas parte da distribuição - o arbusto pode crescer até o Ártico, é encontrado nos continentes europeu e norte-americano, na Mongólia, Manchúria, Dauria (daí o nome). Dauria é um topônimo que exploradores da Rússia deram a partes da moderna Buryatia, Transbaikalia, região de Amur e região de Amur ocidental.

O segundo nome é rosa Daurian, que facilmente forma híbridos com roseiras espinhosas. As descrições botânicas certamente indicam semelhanças com duas outras espécies: maio e queda. Porém, além da área de distribuição, outras características distintivas podem ser observadas:

  • nas folhas de 7 folhas púberes;
  • as flores são grandes, até 4 cm, rosa, com cinco pétalas, oval no dorso;
  • o fruto atinge um centímetro e meio, pode ter a forma de bola ou ovo;
  • é considerada a mais rica em termos de conteúdo de componentes úteis: nos frutos secos há quase 3% de vitamina C, ácido ascórbico, 5 outras vitaminas, saponinas e flavonóides;
  • a planta tolera perfeitamente o frio e o calor, mas tem uma atitude extremamente negativa para com as secas;
  • nas parcelas cultivadas como planta melífera com grande quantidade de pólen;
  • utilizado para fins medicinais e como cultura decorativa.

Recomendado para apicultores para obter pão de abelha, você pode cozinhar compotas, chás e infusões para tratar e fortalecer o sistema imunológico. Um aroma sutil, forte e único durante a floração é apenas um bônus adicional.

Resistência, decoratividade, facilidade de propagação vegetativa e colheita de frutas - estes são os argumentos a favor da aquisição de uma rosa mosqueta dauriana, uma das 7 espécies desta cultura que crescem nas regiões de Amur e Primorye.

Outras variedades

Os tipos de roseira brava são variados. Alguns deles foram obtidos por criadores, adaptados para o plantio na natureza, hibridizados por polinização cruzada:

  • variedades selvagens são resistentes ao frio, mas os frutos são enrugados;
  • daurian e spiny são adequados para coletar frutas para fins medicinais;
  • rosa decorativo é um nome comum para vários tipos de arbustos, os melhores deles são os terry, além do vermelho e branco, há também o amarelo;
  • "Vorontsovsky-3" é considerado especialmente útil para o sistema imunológico: contém até 4,4 mil mg de ácido ascórbico;
  • para a região de Moscou, maio é o ideal - a espécie mais comum, endêmica do território, mas varietal também pode ser cultivada;
  • o amante do calor "Ksanthina" não é adequado para a região de Moscou, mas existem outras variedades que crescem nesta região: "Globus", "Rumyany", "Shpil" e Daursky;
  • multi-florido, com ramos trepadeiras - arbusto de jardim para gazebos, treliças e arcos com flores brancas e rosa.

Os esforços dos criadores abrem uma ampla gama de espécies adequadas para reprodução para diversos fins para o jardineiro e paisagista. Com espinhos por sebes e sem espinhos, subdimensionados, altos e com ramos rastejantes, variedades decorativas com frutos grandes, ricas em vitaminas, multicoloridas e turcas, termofílicas exóticas, reconhecidas em todo o mundo como obras-primas da seleção - são todas estas roseiras que merecem plenamente os seus, o segundo nome é rosa.

Espinhoso

Recebeu o nome por causa dos finos espinhos, localizados em abundância nas hastes. As flores são avermelhadas ou rosadas. São bastante grandes, até 5 cm de diâmetro, podendo ser colocados individualmente ou em várias peças (raramente). Floração intensa no início do verão, maturação dos frutos em setembro. Esta variedade tolera perfeitamente a sombra e o frio do inverno, os frutos são ricos em vitaminas, macro e microelementos, compostos naturais ativos.

Pode ser usado para formar sebes e para rebentos.

Poderia

O segundo nome é canela: devido ao aroma delicado durante a floração. Endêmicas para a faixa média, as frutas são cheias de vitamina C e são utilizadas em alimentos e medicamentos. A resistência ao frio e a facilidade de manutenção tornaram-no elemento permanente do paisagismo urbano. Flores grandes, isoladas, em pares ou triplicadas, podem ser vistas nos meses de maio e julho (dependendo da região e do clima). Ao recorrer à reprodução vegetativa, você pode obter rapidamente frutos e flores, selecionar arbustos-mãe magníficos para posterior reprodução.

Enrugado

Esta variedade é invariavelmente popular entre os produtores de flores e é amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Após a floração, as folhas adquirem uma tonalidade avermelhada, o seu ligeiro enrugamento confere decoratividade aos arbustos, enobrece a paisagem mesmo sem florir. Nesse período, a mata atinge a altura de 2 m.É coberto por flores únicas de cor branca, rosa ou roxa com tonalidade violeta. Eles podem ser dispostos em 2-3 inflorescências. Alba (branco) pode ser usado para reforçar encostas ou rasteiras. Hansa (com um aroma rico e picante) é um híbrido com folhas verdes claras.

É resistente à geada e não é afetado por fungos, e também cria raízes igualmente bem em solos arenosos e argilosos.

cinza

Conhecida como rosa azul, é um belo arbusto que cresce até 3 m de altura com folhas complexas e pinadas. As folhas, estípulas e ramos são cobertos por uma flor azulada ou azulada, e a casca do tronco e ramos perenes é avermelhada. As flores são pequenas, mas são coletadas em atraentes inflorescências, geralmente de cor rosa, o caule principal geralmente não tem espinhos, os frutos também não são muito grandes. Mas no conjunto, a planta é altamente decorativa.

Canino

O nome semicientífico é a rosa de Kanin ("papel vegetal" do latim). Existem duas versões da etimologia: um arbusto de valor inestimável ou usado para curar mordidas de cães. Altura - a partir de um metro e meio, a casca fica vermelha no lado ensolarado, há poucos espinhos, as flores não cheiram, mas podem chegar a 8 cm de diâmetro, ser brancas e rosadas, soltas ou coletadas em vários pedaços. Esta variedade pode ser usada como porta-enxerto. Ele tem frutas com efeito colerético, usadas na indústria farmacêutica.

Estúpido

A planta do norte pode ser encontrada na região de Magadan e em Chukotka, com belas flores rosa escuro ou vermelho até 5 cm. Os frutos são medicinais e comestíveis, há uma forte semelhança com a roseira dauriana. Tolera perfeitamente a vizinhança de árvores e arbustos, sombra e invernos frios.

francês

O segundo nome é gaulês, conhecido como o ancestral de uma geração inteira de rosas decorativas de jardim. Com flores grandes, simples e solitárias, que podem ser semi-duplas ou duplas. Distribuído na Europa, Turquia e Cáucaso. É amplamente utilizado na medicina para fazer óleo aromático de pétalas. Tem efeito laxante, antiinflamatório, tem efeito benéfico no trato gastrointestinal. "Red Crimean Rose", "Pioneer", "Michurinka" - todos estes são derivados seletivos da roseira francesa. A primeira é uma variedade industrial, capaz de produzir uma quantidade significativa de óleo quando diluída.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário