Tudo o que você precisa saber sobre roseira brava

A roseira brava é uma cultura comum na natureza e é bastante fácil de cultivar por conta própria. A planta pode ser propagada por mudas, camadas de raízes e sementes.

Descrição
Rosa Mosqueta é um gênero de plantas da família Rose e é freqüentemente referida como a "rosa selvagem". Existem mais de 300 espécies desta cultura e vários milhares de suas variedades, mas a mais comum é a rosa mosqueta de maio. Em geral, a rosa canina se parece com um arbusto de folha caduca formado a partir de hastes verticais, trepadeiras ou rastejantes. A altura ou comprimento deste último pode variar de 15 centímetros a 10 metros, mas em média é de 2 a 3 metros. O ciclo de vida de uma cultura dura cerca de 30-50 anos.

O sistema radicular do arbusto é fundamental, penetrando no solo a uma profundidade de 5 metros e espalhando-se para os lados em 60-80 centímetros. Em várias variedades, surgem brotos subterrâneos e parte dos rizomas é separada da planta-mãe. Numerosos rebentos do primeiro ano são cobertos de espinhos macios e finos e, no ano seguinte, os espinhos retos, curvos ou em forma de gancho tornam-se mais rígidos. Os próprios ramos podem ser pintados em vários tons (do vermelho escuro ao verde) e cobertos com feltro. Algumas variedades são caracterizadas pela presença de espinhos nas raízes aéreas, brotos generativos e pedicelos.

Os botões da roseira brava são avermelhados, pequenos em tamanho, nus ou cobertos com vilosidades. As lâminas das folhas atingem 4-12 cm de comprimento e 1-1,5 cm de largura. Sua forma pode variar de redonda a elíptica. A cor das folhas da rosa mosqueta também é variada: verde, vermelha ou acinzentada, e a superfície é lisa e enrugada. A aparência das folhas depende muito das condições ambientais.

A roseira brava floresce de maio a junho por cerca de 20 dias. Na maioria das variedades, os botões abrem no início da manhã, às 5-6 horas, e fecham à noite. A fórmula da flor contém informações de que o representante da Rosaceae está correto. Possui 5 sépalas, 5 pétalas e grande número de pistilos com estames. O diâmetro das flores bissexuais pode variar de 1,5 a 10 centímetros. Eles se reúnem em inflorescências corimbose ou paniculadas. A maioria das variedades tem um agradável aroma adocicado, mas também há uma rosa mosqueta fétida com um âmbar desagradável.

Os frutos amadurecem apenas nas roseiras, cuja idade ultrapassou a marca dos 2-3 anos. Essa fase geralmente dura de agosto a setembro.
Para que o fruto amadureça, ele deve atingir um diâmetro de 1-1,5 centímetros e adquirir uma tonalidade vermelha, laranja ou preta. A roseira brava também pode ser coberta com cerdas ou espinhos.

Tipos e variedades
Hoje é costume dividir o gênero Rosehip em quatro subgêneros: três deles incluem não mais que 1-2 espécies, e o quarto, o subgênero Rose, contém cerca de 135 espécies.
Ordinário
Rosa Mosqueta também é chamada de rosa canina. O arbusto, atingindo uma altura de 3 metros, tem ramos extensos com agulhas poderosas e folhas pequenas. O diâmetro das flores rosa pálido é de 5 centímetros. O fruto redondo e vermelho vivo tem 2 centímetros de comprimento. Esta espécie apresenta resistência média à geada, mas é um porta-enxerto ideal para rosas varietais.

Poderia
A roseira-brava, também conhecida como canela, é um dos representantes mais populares dessa cultura na Rússia. Sua floração vai de maio a junho e é acompanhada pelo aparecimento de grandes flores em tons de rosa pálido e rosa brilhante. A altura da roseira de maio varia de 1 a 3 metros. É caracterizada pelo aparecimento de finos espinhos em pares nos rebentos floridos e pequenos espinhos na base dos troncos.

francês
A roseira brava forma um arbusto ereto, cuja altura chega a 1,5 m. O comprimento das lâminas das folhas é de 12,5 cm. São de cor verde escuro, mas no verso apresentam tonalidade mais clara e pubescência glandular. As flores grandes crescem sozinhas ou formam inflorescências de 2-3 botões. Sua cor varia do rosa profundo ao vermelho brilhante. Os frutos esféricos não ultrapassam 1,5 cm de diâmetro.As variedades mais populares de roseira francesa são Complement com botões rosa vivo com centros brancos, cujo diâmetro pode chegar a 10 cm, e Versicolor com flores pintadas.

cinza
Rosa rosa, também é rosa brava de folhas vermelhas, atinge uma altura de 2-3 metros. Seus rebentos são cobertos por agulhas finas, retas ou ligeiramente curvas. Nas lâminas das folhas, observa-se uma floração azulada com tonalidade lilás. As flores crescem individualmente ou se agrupam em inflorescências rosa brilhante. Os frutos da cereja não excedem 1,5 centímetros de diâmetro.

Jardim
A rosa do jardim é uma planta perene ornamental que cresce até 1,5 m de altura. A floração começa em julho e os frutos amadurecem em setembro.

De outros
Rosa Mosqueta alpina, ou pendente, não ultrapassa 1 metro de altura. Não tem espinhos, mas flores grandes e coloridas em pecíolos alongados, murchando imediatamente após a queda das pétalas. Frutos alongados, vermelho-escuros, cobertos de cerdas glandulares, externamente se assemelham a amentilhos. A rosa espinhosa é um arbusto de 1-2 metros de altura, densamente coberto de espinhos e cerdas finas. As flores desta variedade são grandes, de cor rosa ou rosa escuro.

Rosa Mosqueta rugose pode crescer até 2,5 m de altura. As lâminas das folhas do arbusto são fortemente enrugadas, mas também podem ser brilhantes. Nas inflorescências, as flores são combinadas em 3-8 cópias. Seu diâmetro pode ser de 6 a 12 centímetros, e o número de pétalas brancas ou rosa pode variar de 5 a 150 peças. Essas variedades de rosa mosqueta enrugada são conhecidas como "Pink Grootendorst", "Grootendorst Suprem", "Hansa", "Agnes" e outras.

As roseiras enferrujadas caracterizam-se pela presença de flores vermelhas ou rosadas com 3 centímetros de diâmetro, frutos redondos escarlates e forte ramificação.
Como crescer em casa?
A roseira brava é considerada uma cultura despretensiosa e, portanto, cuidar de uma planta em campo aberto não é particularmente difícil.
Um lugar
Para roseiras, você precisa escolher uma área bem iluminada em uma colina. Uma vez que as raízes da planta penetram profundamente no solo, não são adequadas para locais com uma ocorrência próxima de água subterrânea, bem como planícies. O arbusto reage mal a áreas salinas ou pantanosas.

O solo
O arbusto é capaz de se desenvolver até mesmo em terras áridas e áridas, no entanto, é importante garantir que o local não seja alagado ou mesmo pantanoso. Solo de floresta cinza e solo preto são considerados ideais para cultura. O solo azedo é normalizado pela aplicação de estrume podre ou uma mistura de composto e fertilizantes minerais.

Plantar e transplantar
O plantio ou transplante de uma muda pode ser feito tanto na primavera quanto no outono. No primeiro caso, você precisará aguardar o estabelecimento do clima quente, e no segundo - final de outubro ou início de novembro. Recomenda-se usar uma cópia de um ou dois anos.O solo é preliminarmente limpo de raízes de ervas daninhas e safras anteriores, e também escavado a uma profundidade de 20 centímetros. Para as mudas, são cavados buracos com laterais de 50 centímetros, entre os quais é mantida uma lacuna de 2 metros.

Os poços são preenchidos com uma mistura da camada superior do solo, 15 quilos de húmus, 250 gramas de superfosfato e 50 gramas de sulfato de potássio. A parte do solo das mudas é encurtada para 10 centímetros e os brotos das raízes são cortados em 20 centímetros.
Antes da imersão direta em uma fossa já irrigada, raízes de roseira brava são mergulhadas em uma mistura de turfa e esterco.

Rega
A roseira brava requer irrigação moderada, mas na maioria das vezes tem umidade suficiente acumulada no solo naturalmente. A rega artificial é necessária para a planta apenas em climas quentes e secos. Normalmente, a rosa canina é irrigada no máximo 3 vezes por temporada, levando em consideração o despejo de 2 baldes sob cada arbusto.

Poda
A formação de arbustos é exigida a partir do segundo ano de vida. A princípio, bastará cortar apenas galhos velhos, ressecados ou danificados, e o procedimento deve ser realizado no outono, após a queda das folhas. Quando a rosa mosqueta atingir o oitavo ano de vida, ela já precisará de uma poda anti-envelhecimento. Vale ressaltar também que a roseira precisa de fertilizantes nitrogenados três vezes por temporada. A primeira vez que são introduzidas no início da primavera, a segunda vez - no meio do verão, e a terceira vez - durante a frutificação, ou seja, em agosto.

A planta necessita de matéria orgânica na forma de húmus a cada três anos.
Reprodução
A forma mais fácil de propagação de roseira brava são mudas obtidas de forma independente por meio de mudas ou adquiridas em viveiro. Seu desembarque é mais eficaz na junção de outubro e novembro. A reprodução por camadas de raízes é considerada tão rápida. Para isso, uma prole de rizoma é cuidadosamente separada com uma pá de um arbusto forte e saudável, que é posteriormente transplantada para um novo local. A propagação da roseira por sementes é um processo muito trabalhoso, mas ainda possível.

É melhor coletar você mesmo o material no final do verão, escolhendo frutas não totalmente maduras, pintadas na tonalidade marrom. A semeadura é feita em meados do outono e, no inverno, os canteiros são obrigatoriamente protegidos com serragem. Na primavera, imediatamente após o aparecimento dos primeiros brotos, será necessário instalar uma estufa improvisada no canteiro do jardim.
Doenças e pragas
O principal inimigo da roseira é a mosca rosa, que danifica o fruto. O combate à praga é feito com o inseticida BI-58. As larvas da mosca-da-serra fazem passagens nos ramos, como resultado das quais os rebentos escurecem e secam. De uma picada de noz rosa, brotos musgosos, ou seja, galhas, são formados nos ramos. As lagartas dos rolos de folhas danificam as folhas jovens e os ácaros-aranha retiram a seiva das células. É impossível lidar com todos esses insetos sem pesticidas e inseticidas.

Como medida preventiva, você pode cavar o solo perto dos arbustos no outono.
Das doenças, a roseira brava é mais frequentemente infectada com oídio, acompanhado pelo aparecimento de flor branca, ferrugem, mancha preta e clorose. É proposto para combater o oídio com suspensão a 1% de enxofre coloidal e fungicidas. Com a mancha preta, a primeira coisa a fazer é cortar todas as partes danificadas e cavar o solo com a reposição da camada superior. O sulfato de cobre ou qualquer outra preparação contendo cobre é responsável por prevenir a propagação da ferrugem. Durante a estação de crescimento, o arbusto também pode ser tratado com uma mistura de cobre e sabão. Será possível lidar com a clorose alimentando a cultura com o elemento que falta.

Aplicação em paisagismo
A roseira brava pode ser colocada separadamente em um gramado verde ou em plantações de grupo com abelia e verbena. É ideal para criar uma cerca viva, confinando um terreno ou cobrindo uma construção feia. A planta está incluída em composições paisagísticas em que arbustos de diferentes variedades de roseira brava desempenham um papel fundamental. Em um jardim paisagístico, a cultura geralmente é combinada com gerânios, sinos e alfazema, e em um jardim rústico - com ásteres e flox.

O comentário foi enviado com sucesso.