Rosa Mosqueta e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A canção sobre roseiras brancas é conhecida, talvez, por todos os residentes do espaço pós-soviético, sem exceção. A canção sobre esta flor ganhou imensa popularidade após o lançamento da ópera musical "Juno and Avos". Foi depois da estreia da performance que este arbusto discreto se tornou a personificação do amor puro com um desfecho triste.

descrição geral

Hoje em dia, a roseira brava é uma das plantas de jardinagem mais populares, sendo amplamente utilizada em paisagismo. O nome científico da cultura é "Rosa Mosqueta multiflorosa". De acordo com a classificação científica aceita, pertence ao departamento de angiospermas, família Pink. Taiwan é considerada a pátria histórica desta roseira; sua idade é estimada em cerca de 40 milhões de anos. Os cientistas afirmam que foi esse arbusto perfumado que se tornou o progenitor de todas as variedades de rosas que existem no planeta.

Hoje em dia, a roseira branca é encontrada na natureza principalmente em Taiwan, Japão, bem como na China e na Coréia. No entanto, é cultivado ativamente em países europeus. Os jardineiros apreciam isso por não exigir nada de fatores externos. Pode crescer em qualquer substrato drenado - seco e úmido, ácido e neutro.

Apesar de a planta preferir a luz solar, é bastante tolerante à sombra. A roseira branca é resistente ao frio e aos ventos, tolera facilmente o calor e a seca prolongada. E as bagas que permanecem nos ramos mantêm as suas propriedades gustativas mesmo com o início das geadas até -9 graus.

A rosa canina com várias flores pertence ao grupo das plantas arbustivas eretas. Distingue-se por ramos graciosos, abertos e arqueados, pontilhados com flores brancas como a neve. A altura da planta é de 2-3 m, em condições favoráveis ​​o arbusto pode atingir 5 m de comprimento e 3 m de largura.

A casca é castanha ou verde-avermelhada, os rebentos, consoante a variedade, podem apresentar-se com ou sem espinhos. As folhas são alternadas, pinadas não pareadas, com 5-8 cm de comprimento e 2-4 cm de largura.O número em cada ramo é de 7-9 peças. A superfície inferior da lâmina da folha é fosca, a superfície superior é brilhante, de cor verde escuro. As folhas são ligeiramente pubescentes e não caem dos ramos por muito tempo.

As flores são pequenas, mas cobrem abundantemente o arbusto, conferindo-lhe uma semelhança peculiar com exuberantes cascatas floridas. A floração começa em meados de junho e dura 3-4 semanas. Os frutos são pequenos, do tamanho de uma ervilha, a tonalidade é vermelha. Eles permanecem muito tempo nos galhos, mesmo com a chegada do inverno.

Variedades populares

Existem muitas variedades selvagens e domesticadas de roseiras brancas. Na horticultura, esse arbusto é representado por belos híbridos. Normalmente, essas variedades têm botões duplos e se assemelham a rosas na aparência. As mais populares são as seguintes variedades.

  • "Pavimento Branco" - a roseira desta variedade cresce até 1,2 m, distingue-se pelas folhas de uma rica tonalidade verde escura. A floração continua durante todo o verão. As flores parecem botões semi-duplos com vários estames dourados no centro. No outono, formam-se frutos vermelho-alaranjados brilhantes, que sustentam o efeito decorativo do arbusto até a chegada da geada.
  • "Waterloo" - esta variedade atinge 1,5 M. Floração abundante, enquanto os botões são suficientemente grandes - até 2,5-3 cm, reúnem-se em belas panículas.Esta variedade de roseira brava prefere áreas iluminadas, distingue-se pela sua resistência ao frio. Ele pode facilmente suportar temperaturas tão baixas quanto -20-25 graus.
  • "Suaveolens" - uma das mais belas subespécies de roseira brava branca, parece uma rosa. Pode crescer até 1,3 me espalhar-se por até 1,5-2 m de largura. Ramos com espinhos, folhas verdes escuras com tonalidade azulada. A floração continua ao longo do verão, as flores a céu aberto, até 5 cm de diâmetro, exalam um agradável aroma frutado. A cultura resiste facilmente a geadas de até -35 graus, portanto, é frequentemente plantada nas regiões da Sibéria.
  • "Madame Plantier" - um arbusto vigoroso com ramos espalhados, o número de espinhos é mínimo. As flores desabrocham bem no início do verão. Neste momento, os botões de terry são pintados em tons de rosa claro, mas com o tempo tornam-se brancos como a neve. Colecionado em lindos pincéis de 7-20 peças.
  • Louise Bagnet - Esta elegante variedade de roseiras com flores múltiplas tem um esquema de cores muito eficaz. Até o momento da floração, o botão fica vermelho, mas, à medida que se abre, as pétalas superiores mudam de tonalidade para branco puro. Ao mesmo tempo, os inferiores permanecem cereja escuro ou têm uma tonalidade rosada.
  • "Lac Mezhu" - um arbusto poderoso e vigoroso, floresce no início de junho. Dá botões bastante grandes, combinados em inflorescências de 5 peças. No outono, as flores são substituídas por frutas vermelhas - não têm valor nutricional e medicinal significativo, mas parecem muito interessantes.
  • Alba Madeiland - esta variedade despretensiosa dá botões duplos compactos, combinados em panículas de 7 a 10 pedaços. A floração continua desde o início do verão até a chegada do outono. A altura do arbusto não ultrapassa 7 cm, mas pode estender-se até 2 m de largura.A variedade não requer cuidados especiais e poda após a floração. Emite um aroma suave, mas muito agradável.

Aterrissagem

Jardineiros experientes argumentam que as mudas decorativas de roseira brava plantadas no outono criam raízes com mais sucesso. O período ideal para o plantio é considerado a segunda quinzena de outubro - início de novembro. A sequência de ações é padrão aqui.

  • Primeiro, você precisa formar covas de plantio com cerca de 20-25 cm de profundidade.Se a terra for ácida, deve-se adicionar primeiro a farinha de cal, giz ou dolomita.
  • Composto ou estrume podre é adicionado a cada buraco.
  • Imediatamente antes do plantio, as mudas são cortadas de forma que o galho mais grosso não ultrapasse 8-12 cm de comprimento, as raízes são encurtadas para 12-15 cm.
  • Antes do plantio, o rizoma da rosa canina é umedecido com um talador de argila - isso evitará que as raízes sequem.
  • Em seguida, a muda é colocada de forma a aprofundar o rizoma abaixo da superfície da terra em 5 a 7 cm.
  • Em seguida, as raízes são endireitadas, polvilhadas com um substrato preparado, após o que irrigam e cobrem o solo com turfa ou serragem.

Cuidado

A vitalidade e pouco exigente da roseira de flor branca permite que ela se adapte facilmente no jardim e cresça rapidamente. Cuidar dele inclui medidas agrotécnicas padrão.

A planta é resistente a altas temperaturas. No entanto, se houver um clima prolongado e abafado, três vezes por temporada os arbustos precisam ser regados. Ao mesmo tempo, 4 a 5 baldes de líquido são despejados em cada arbusto.

Se fertilizantes foram aplicados na cova de plantio, então no primeiro ano nenhuma alimentação adicional será necessária para a roseira. No segundo ano de vida, os compostos contendo nitrogênio fornecem os melhores resultados.

A primeira vez que as plantas são alimentadas em março, logo após o derretimento da neve, o próximo procedimento é realizado em julho na fase de crescimento ativo e desenvolvimento dos brotos, a alimentação final é realizada no início do outono.

Em todos os anos subsequentes, o arbusto é fertilizado a cada 3 anos, adicionando 3-5 kg ​​de húmus ou composto sob cada arbusto. Após a aplicação de fertilizantes orgânicos, o solo no círculo do tronco deve ser afrouxado, regado abundantemente e polvilhado com uma camada de cobertura morta.

Como a área está coberta de ervas daninhas, é realizada a remoção de ervas daninhas. Para melhorar a estrutura do solo e fornecer oxigênio ao sistema radicular, após cada rega, assim como em tempo seco, o solo ao redor da roseira deve ser afrouxado a uma profundidade de 12-15 cm.

Reprodução

A Rosa Mosqueta pode ser propagada de várias maneiras. Os vegetativos são reconhecidos como os mais simples e práticos. Embora também seja possível cultivar uma cultura ornamental a partir de sementes.

Estacas

O método mais eficaz e simples envolve o uso de mudas verdes. O algoritmo de decomposição é o seguinte.

  • Na primavera, rebentos de até 12 cm de comprimento são cortados de uma roseira-brava adulta, é aconselhável levar ramos anuais flexíveis.
  • Em cada estaca, remova todas as folhas inferiores e deixe 2-3 entrenós.
  • Em seguida, um corte oblíquo é formado e colocado em uma solução de "Epin" ou "Kornevin" por 20-30 horas.
  • As mudas são movidas para recipientes de turfa cheios de meio nutriente e cobertos com uma garrafa de plástico para criar um efeito de estufa.

Durante todo o período de formação das raízes, os brotos devem ser periodicamente ventilados e umedecidos no solo. Quando as plantas futuras começarem a crescer ativamente, elas podem ser transplantadas para um terreno aberto.

Sementes

O método de cultivo de sementes requer um esforço significativo do residente de verão. O esquema de criação é o seguinte.

  • No final de agosto - início de setembro, os frutos maduros são colhidos. A fruta é cortada com cuidado, as sementes são retiradas e lavadas em água corrente para se desfazer da polpa.
  • As mudas resultantes são plantadas em canteiro temporário, aprofundando 2,5-3 cm com um passo entre mudas individuais de 2 cm.
  • O terreno é regado, umedecido e coberto com palha. No decurso da secagem do substrato, a irrigação é realizada.
  • Assim que duas folhas verdadeiras aparecem nas mudas, as mudas são transplantadas para um local permanente.

A propagação de sementes tem uma desvantagem significativa. No caso de variedades híbridas, as plantas filhas muitas vezes perdem suas características parentais ao usar esta técnica.

Prole raiz

Existem duas técnicas que podem ser usadas com este método de criação. No primeiro caso, uma prole com uma altura de 30-40 cm é selecionada e cuidadosamente separada com uma pá ou tesoura de poda do arbusto-mãe. Este trabalho pode ser feito na primavera e no outono. De acordo com a segunda tecnologia, os arbustos adventícios não são separados da mãe, mas simplesmente batidos e regados periodicamente.

Ao dividir o arbusto

Para a propagação de plantas com mais de 5 anos, a divisão é freqüentemente usada. O procedimento é bastante simples.

  • As roseiras brancas são cuidadosamente desenterradas. É aconselhável umedecer o solo ao redor da planta com antecedência para não machucá-la ao retirar o arbusto.
  • O rizoma é cuidadosamente dividido em 2 ou mais partes com a ajuda de qualquer instrumento pontiagudo, os cortes devem ser bem feitos.
  • Em seguida, as parcelas são transplantadas para covas preparadas e regadas intensamente até o enraizamento.

Ao fazer parcelas, você precisa ter em mente que cada uma deve ter um ponto de crescimento e pelo menos 2-3 brotos completos.

Doenças e pragas

As principais doenças da Rosa Mosqueta multifloros são as seguintes.

  • Oídio - manifesta-se na forma de uma flor esbranquiçada nas folhas da planta, após a qual o arbusto para de se desenvolver e seca rapidamente. Para o tratamento desta doença, é utilizada uma solução de enxofre coloidal. E é possível aumentar a resistência da cultura à doença com a aplicação de fertilizantes à base de potássio.
  • Ferrugem - pode ser identificado por manchas marrom-acastanhadas no verso das folhas. Todos os fragmentos de plantas afetados devem ser cortados e queimados, e a terra sob o arbusto deve ser desenterrada com uma preparação contendo cobre.
  • Mancha negra - nesta patologia surgem manchas pretas nas folhas e pecíolos do arbusto, logo a folhagem seca e morre. Para se livrar do infortúnio, você deve cortar todos os brotos afetados e destruí-los.O solo próximo à planta é desenterrado e tratado com qualquer fungicida.

Entre as pragas que atacam a roseira-brava, as seguintes espécies causam os maiores danos.

  • Ácaro-aranha - inseto microscópico com comprimento máximo de 1 mm. Impossível considerá-lo, seu aspecto é indicado por uma teia de aranha ultrafina branco-prateada nas placas foliares. Esses parasitas se alimentam da seiva vital do arbusto, após seus ataques, as plantas começam a murchar. Para se livrar da praga, é necessário trabalhar com agentes acaricidas.
  • Pulgão rosa - são pequenos insetos de tons castanhos ou verdes. Eles vivem em colônias, sugam a umidade e os nutrientes da planta e também a infectam com vírus. Formulações como "Karbofos", "Actellik" e também "Rogor" atuam contra essa praga.
  • Moeda de um centavo babando - Este é um inseto amarelo-oliva com 5-6 mm de tamanho. Geralmente parasita na parte de trás das placas das folhas. Para combater essa praga, eles são tratados com inseticidas.

Aplicação em paisagismo

As roseiras decorativas são amplamente utilizadas no paisagismo de jardins. Dependendo da finalidade da colocação da planta, as regras para o plantio de mudas diferem. Portanto, se uma sebe for formada, a distância entre os furos individuais deve ser de 40-50 cm.

Se a planta do arbusto for única, deve haver muito mais espaço livre ao redor dela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário