Camas de ardósia
As camas de ardósia são algo que todo jardineiro já ouviu falar pelo menos uma vez. Afinal, todo mundo sabe como pode ser tedioso dar às camas o formato e o tamanho desejados, preparar a cobertura do solo, acompanhar todas as etapas.
Este processo consome muito tempo e consome muita energia dos residentes de verão. Claro, essas pequenas dificuldades não incomodam "fãs de cavar no chão", mas ainda assim muitos se esforçam para otimizar seu trabalho.
Não é de todo estranho que as pessoas queiram investir com menos dinheiro e tempo, mas ao mesmo tempo obter o máximo retorno. É então que muitos apenas pensam em como organizar as camas de ardósia.
Vantagens
- Este material de cobertura é muito durável, pois não é afetado pelos processos de corrosão e degradação. Mesmo em contato com os orgânicos, ele retém suas propriedades.
- Do ponto de vista estético, tudo também parece bom: bonito e limpo.
- A facilidade de uso também é importante.
desvantagens
Mas não se pode falar apenas sobre os aspectos positivos sem mencionar as deficiências:
- Portanto, é bastante difundida a opinião de que esse material afeta adversamente o solo circundante, pelo fato de conter fibrocimento. É difícil dizer inequivocamente sobre os danos ou benefícios de tal vizinhança. Por outro lado, muitos jardineiros notaram que depois de instalar canteiros de ardósia (e em uma profundidade bastante grande), o número de ursos e pragas semelhantes foi praticamente reduzido a zero.
- Outra desvantagem desse material é que, quando usado na agricultura, a umidade do solo evapora em um ritmo acelerado. Isso se deve ao fato de que o material se aquece fortemente ao sol e seca o solo ao seu redor. Ou seja, para quem decidir equipar seu jardim dessa forma, no futuro, será necessária uma irrigação mais frequente.
Tipos de ardósia
Ondulado
As folhas onduladas são montadas na seguinte ordem:
- Serrar pedaços do tamanho desejado. Para fazer isso, use um moedor.
- Uma trincheira não muito profunda é cavada ao longo de um certo perímetro.
- As placas serradas são baixadas para a trincheira.
- De cada lado, as placas são ligeiramente polvilhadas com terra e compactadas. Isso garante maior estabilidade. Se necessário, pinos de metal podem ser usados para apoiar as folhas.
Plano
No caso de chapas planas, o desenho é o seguinte:
- O tamanho de uma folha plana padrão é 1,75 m. Por conveniência, geralmente é serrado em duas metades, ou dividido em partes de 1m e 75 cm. A largura dos leitos de ardósia dependerá disso.
- Para evitar processos de propagação, as folhas são fixadas umas às outras. Isso pode ser feito raspando um canto de metal. Para isso, furos para parafusos são feitos nos cantos cortados e pintados com uma camada especial para evitar corrosão.
Qual das opções de colocação de ardósia para as camas escolher - decida você mesmo. Isso não quer dizer que diferem significativamente em suas qualidades.
É muito importante ter cuidado para não se ferir durante o trabalho de montagem. Você pode salvar suas mãos dos cantos salientes dos parafusos simplesmente colocando tampas de garrafa neles.
Durante o tempo em que a ardósia é usada para equipar as camas, muitas regras não ditas foram derivadas. Acredita-se que sua observância ajudará a tornar o jardim realmente bonito e fértil.
as regras
- A direção do local deve ir de leste a oeste.
- O restante espaço livre pode ser semeado com relva ou coberto com seixos.
- Normalmente, a largura de uma estrutura não deve exceder 160 cm, e a altura - 70 cm.
- Também vale a pena cuidar da cerca. Pode ser pré-pintado em alguma cor atraente.
Arranjo DIY e cuidados
Quando suas camas de ardósia estiverem prontas, você deve pensar em arrumá-las. Na verdade, não será diferente do usual. Para tornar o solo mais fértil, o composto é colocado no fundo, que é coberto com uma camada de solo. Eles são usados da mesma maneira que os simples.
Da mesma forma, você pode equipar canteiros de flores. O melhor de tudo é que esses canteiros de flores são adequados para plantas anuais, já que no inverno o solo congela significativamente.
Construções altas
Na maioria das vezes, se no jardim eles decidem fazer um canteiro alto de ardósia, eles o fazem bem comprido - cerca de 10-11 metros. A largura, em média, não ultrapassa 1,5 m, e a altura é de 80 cm.
Antes de erguer as paredes, você precisa fazer suportes para elas. Eles são aprofundados em cerca de meio metro. Antes de começar a cavar uma trincheira, você deve entender as marcações. A forma escolhida dependerá do tamanho do lote e do que já está nele.
Ordem de serviço:
- O solo mais fértil, que é removido durante a construção, é colocado em um só lugar. Em seguida, é usado novamente para formar a camada superior.
- Após a instalação da ardósia, a cama é preenchida e compactada. Além disso, estacas de metal são cravadas de cada lado, necessárias para fortalecer as paredes. Esses pinos de metal ajudam a fazer a forma desejada.
- Terminado o trabalho com as paredes, procedemos ao enchimento. Primeiro, o galho é bem colocado e compactado. Então - blocos de madeira, a próxima camada - composto, e apenas no final - solo preto. Com a colocação de uma nova camada, você precisa compactar bem a anterior.
Esse dispositivo de design aumentará a temperatura interna do solo, devido ao qual os processos de decomposição serão acelerados e as substâncias úteis aparecerão mais rapidamente.
Mas de qualquer forma, antes de iniciar esse processo, pense bem o quão relevante ele é para você: se a safra resultante será capaz de recuperar o esforço e o tempo despendido, na aquisição de materiais e ferramentas de construção. Ou você pode prescindir de tudo isso, organizando as camas mais simples, sem usar ardósia ou qualquer outro material de construção.
O comentário foi enviado com sucesso.