Espreguiçadeiras de madeira: recursos e faça você mesmo
Estar ao ar livre é sempre agradável e divertido. Mas na dacha, você quase inevitavelmente tem que lidar com vários assuntos complexos. Quando está cansado, um breve descanso numa espreguiçadeira ajuda, o que não é necessário comprar, porque pode poupar dinheiro fazendo o trabalho sozinho.
Descrição da construção
Compromisso
Uma espreguiçadeira para residência de verão (mais precisamente, uma chaise longue) é uma poltrona original para um descanso tranquilo. Possibilidade de ajustar a altura do suporte e alterar a sua localização. Em comparação com móveis semelhantes, aparentemente, que não se desdobram, as espreguiçadeiras expansíveis e as espreguiçadeiras são muito mais práticas. Eles começaram a ser usados para relaxar à sombra das árvores na França do século 17. Apesar de todas as diferenças de épocas, a praticidade de tais produtos é apreciada por nossos contemporâneos.
Normalmente, as espreguiçadeiras têm um design leve, quase sem peso. O assento é alongado, então esticar as pernas não é um problema. A parte de trás do produto é inclinada. Em alguns casos, são fornecidos apoios de braço. A altura das costas, como a das cadeiras da sala, é de 0,4-0,45 m, e a largura é de 0,45-0,6 m. Como mostra a prática, são essas proporções que permitem reclinar confortavelmente.
Variedades
As espreguiçadeiras dobráveis de madeira podem ser feitas em vários tipos. A versão mais antiga parece uma poltrona-cama. O bloco superior tem aparência próxima ao encosto da cadeira, e o inferior lembra um sofá de tamanho médio. Em tais modelos, você pode alterar facilmente a localização das costas. Freqüentemente, existem opções como:
- cadeira de balanço;
- espreguiçadeira suspensa;
- uma chaise longue com um design pensado anatomicamente;
- produto dobrável.
Para facilitar a movimentação da espreguiçadeira, ela costuma ser equipada com rodas. Nesse caso, mover os móveis para o lugar certo não é difícil.
Quanto aos designs anatomicamente pensados, eles reproduzem fielmente a geometria do corpo humano. Porém, será possível avaliar a anatomia real somente após o início do uso. Ao fazer uma espreguiçadeira com as próprias mãos, você pode fazer um design muito original, o que ninguém fará em escala industrial devido à falta de lucratividade.
Em alguns casos, um suporte poderoso e estável é abandonado. Ele foi substituído com sucesso por pernas arredondadas. Em seguida, a chaise longue substitui a cadeira de balanço. Esse produto pode ser facilmente colocado em qualquer lugar conveniente. Movê-lo para outro lugar também não é difícil.
Graças à chaise longue, você pode garantir condições extremamente confortáveis para descarregar a coluna e os músculos adjacentes - a postura reclinada é, portanto, valiosa para aqueles que trabalham constantemente nas camas. Alterar o ângulo do encosto é muito fácil. Uma estrutura bem executada irá decorar com sua própria aparência um jardim (horta, gramado) e uma varanda ou terraço.
Ao criar uma estrutura, uma variedade de abordagens de design podem ser usadas, e a madeira é muito barata.
Dimensões e Desenhos
Ao escolher um esquema para a criação de uma espreguiçadeira de madeira, você pode ignorar com segurança todas as belas fotos do "resultado resultante". Você deve prestar atenção, antes de tudo, na elaboração e no detalhamento dos próprios desenhos. Uma boa documentação contém necessariamente uma lista completa de tamanhos para cada um, até mesmo uma parte muito pequena. Um exemplo de tal desenho é fornecido no link abaixo.
É muito importante certificar-se de que haja desenhos para cada peça separadamente (por exemplo, um diagrama como o desta foto).
Ao escolher as dimensões, é melhor não tentar reinventar a bicicleta, mas partir das proporções que são utilizadas na fabricação dos modelos de fábrica:
- 1,99x0,71x0,33 m;
- 1,99x0,59x0,28 m;
- 2,65x1,5 m;
- 2,19x0,7x0,47 m.
Ferramentas e materiais necessários
Com todas as qualidades positivas da madeira, não é muito razoável fazer uma chaise longue apenas com ela. Na esmagadora maioria dos designs, vários tecidos são usados adicionalmente para fornecer a maciez necessária. Uma construção em tecido com moldura de madeira implica preparação:
- tecido forte (tipo denim, lona ou lona) em forma de peça de 2x0,5 m;
- 6 ripas medindo 0,25x0,6 (aos pares, o comprimento das ripas é 0,62, 1,1 e 1,2 m);
- 1 ripa com seção de 0,02x0,02 me comprimento de 0,65 m;
- 2 ripas com seção transversal de 0,02x0,02 me comprimento de 0,5 km;
- Cola PVA.
Para a fabricação das pernas de uma chaise longue, utilizam-se barras ou madeira maciça a seu critério. A tecnologia típica também implica a presença de ferramentas como:
- porcas e parafusos do tamanho necessário;
- Arquivo;
- quadrado;
- fita métrica com fita de 3 m;
- esmeril com grãos mínimos;
- Serra elétrica;
- furadeira manual ou elétrica;
- dispositivos de tecelagem (se você tiver que trabalhar com juta, ratã, cipó de salgueiro).
Como fazer você mesmo?
Em geral, o andamento dos trabalhos de criação de uma espreguiçadeira de madeira é fácil para quem está pelo menos um pouco acostumado a trabalhar com as mãos. No entanto, com a falta de experiência, é melhor estudar não uma instrução passo a passo, mas várias. Esta é a única maneira de contornar todas as armadilhas e alcançar um resultado excelente. Mas você pode fazer isso ainda mais fácil: basta ler o artigo até o fim.
Em primeiro lugar, prepare as peças que serão utilizadas como moldura. Utilizando madeira serrada, são formados blanks (pranchas) com o tamanho de 4x0,025x0,08 m. A próxima etapa é a preparação das barras com uma seção de 4x0,05x0,1 m. Em seguida, um par de pinos é preparado para a fixação.
Importante: Todas as peças de madeira são devidamente lixadas e tratadas com uma camada protetora para evitar o apodrecimento e o míldio. Antes de dar qualquer passo, verifique o esquema de fabricação de espreguiçadeiras como um todo.
Para que apareça um assento, as pranchas são cortadas em pedaços de 0,6 m de comprimento, sendo o número de pranchas selecionado individualmente, tendo em conta os espaços entre elas. Para criar uma espreguiçadeira típica com dimensões de 0,6 x 2 m, você pode conviver com 13-15 pranchas, os intervalos entre os quais serão de 0,01 m. A união das placas à moldura é feita com uma chave de fenda.
Atenção: você não deve ter pressa neste momento. Todos os segmentos devem ser mutuamente paralelos. Mesmo a menor curvatura das linhas não deve ser permitida.
O próximo passo é prender as pernas. Antes de adicioná-los ao conjunto geral, o comprimento das pernas é aparado para que seja exatamente 0,35 m. Se desejar, é razoável baixar um pouco a chaise longue. As barras de suporte são colocadas nos pontos extremos da estrutura.
Recomendação: Para economizar tempo e dinheiro, use um único suporte para a cabeceira da cama. O encosto começa a ser feito com a formação de uma moldura. Esta moldura deve caber facilmente na estrutura principal, caso contrário, terá que ser ajustada.
A moldura da moldura é constituída por 2 fragmentos de 0,88 m cada e 3 partes de 0,039 m cada um, podendo-se ignorar possíveis vãos em torno do perímetro, pois garantirão a abertura livre daquele mesmo fundo. Os trilhos são fixados em sua estrutura. Você pode colocá-los transversalmente e ao longo - pois é mais conveniente para qualquer pessoa.
Os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados com expectativa de se afogarem em uma camada de madeira para garantir a segurança. De cima, as ripas são geralmente arredondadas - o que torna o design mais bonito. Para aumentar a confiabilidade da chaise longue, a formação de canais nas costas e na parte principal ajuda. Os prisioneiros são inseridos nesses canais e protegidos.
É feito um intervalo de 0,2 m entre as ranhuras da estrutura principal.Para ajustar a posição do encosto, utiliza-se uma barra de 0,6 m de comprimento, que é colocada na primeira ou segunda ranhura à sua escolha. O acabamento é feito a seu critério. Freqüentemente, eles usam a técnica de decoração de pintura, verniz ou decoupage.
Mas existem mais algumas sutilezas que precisam ser consideradas. Depois de concluído o trabalho, é melhor fechar todos os furos com massa de madeira ou tampões especiais. Para o máximo conforto, rodízios são fixados na espreguiçadeira. Para que isso possa ser feito, as pernas da frente e de trás são colocadas em alturas diferentes. O furo para o eixo deve ser um pouco maior do que o próprio eixo - então a visão será boa e não haverá problemas ao usá-lo.
As ripas para o fabrico de estruturas podem ser em faia, bétula e carvalho. Uma série de outras rochas duras também é usada às vezes, mas o resultado será pior. A cola PVA é necessária para segurar as pontas dos trilhos com mais segurança. O tecido é esticado, as bordas são enroladas nas travessas e embainhadas com um fio forte.
É aconselhável verificar o resultado após cada etapa - é mais fácil corrigir os erros desta forma.
Cuidando da espreguiçadeira acabada
Não importa o quão cuidadosamente a espreguiçadeira caseira seja feita, é o uso de longo prazo depende muito da abordagem correta:
- todas as partes têxteis devem ser sistematicamente limpas com água;
- os mecanismos responsáveis pela dobra são lubrificados com óleo de máquina;
- uma camada de tinta ou outro revestimento regularmente, à medida que se desgasta;
- é altamente recomendável transferir uma chaise longue para uma sala aquecida com a aproximação do tempo frio.
Para obter informações sobre como fazer uma espreguiçadeira de madeira para o jardim, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.