Tudo sobre lascas de madeira
Muitas pessoas sabem que, na indústria da madeira, geralmente há muitos resíduos cujo descarte é muito problemático. É por isso que eles são reaproveitados, ou melhor, reaproveitados, enquanto a qualidade das matérias-primas subsequentes não é prejudicada. Após o processamento da madeira, não apenas galhos, mas também nós, poeira e serragem podem permanecer. Um dos métodos mais simples de se livrar dos resíduos pode ser chamado de incineração, mas esse método é considerado bastante caro e, portanto, os resíduos de madeira são devidamente processados, obtendo-se os chamados cavacos. Sobre o que é, como é produzido e como é usado, aprenderemos em detalhes neste artigo.
O que é isso?
Em termos simples, as aparas de madeira são pedaços de madeira. Muitos argumentam sobre o quão valioso é, porque ainda é um desperdício, ou muitas vezes é chamado de produto secundário. No entanto, essa matéria-prima é amplamente utilizada para diversos fins e indústrias, inclusive como matéria-prima tecnológica.
O preço de custo das aparas de madeira é muito baixo, razão pela qual muitas vezes é usado como matéria-prima para combustível. A peculiaridade dessa produção secundária de um produto é que ele pode ser produzido durante todo o ano.
No entanto, neste caso, a matéria-prima apresenta muitas desvantagens, por exemplo, se não forem respeitadas as condições de armazenamento, começa a apodrecer muito rapidamente.
Como eles fazem isso?
Os chips são obtidos usando picadores especiais e outros dispositivos, por exemplo, colheitadeiras. Os resíduos da madeira são simplesmente processados de acordo com uma determinada tecnologia. Os picadores de tambor também são usados para esses fins. Em geral, a técnica pode ser muito diversa. As matérias-primas são produzidas tanto em grandes empresas como em pequenas oficinas privadas. As colheitadeiras costumam ser utilizadas por empresas especializadas que trabalham diretamente com madeira. Os picadores são usados para a produção de chips tecnológicos ou combustível.
Na produção de uma massa homogênea de cavacos, uma qualidade de produto muito alta pode ser alcançada no final. Os recursos de fabricação podem ser aprimorados por instalações adicionais na produção, como grades de dimensionamento. Além disso, na produção de cavacos de madeira, o tratamento ultrassônico é frequentemente usado, o que no futuro também melhora a qualidade da matéria-prima, especialmente se for usado para concreto de madeira. Arbolite é amplamente utilizado na construção.
De que raças são feitos?
As aparas de madeira podem ser obtidas de diferentes tipos de madeira, mas sua densidade e peso podem variar. Um cubo médio pode pesar até 700 kg / m3. Quanto à densidade da madeira, é muito diversa para diferentes espécies. Assim, por exemplo, para cavacos de carvalho, a densidade real é 290 kg / m3, para o lariço este valor é ligeiramente superior a 235 kg / m3 e a densidade do abeto é de apenas 148 kg / m3. Deve-se notar que a densidade aparente da serragem triturada de madeira com uma fração de até 8 mm está dentro de 20% da densidade da madeira comum.
Externamente, chips de diferentes espécies de árvores parecem iguais; à primeira vista, é improvável que um leigo veja a diferença, mas ela ainda está lá. O uso de cavacos de diferentes tipos de madeira já foi testado pelo tempo em certas áreas da vida e, portanto, consideraremos esse assunto com mais detalhes.
Carvalho
Por muitos anos, as matérias-primas recicladas do carvalho têm sido usadas ativamente para uma variedade de finalidades.Lascas de carvalho são frequentemente utilizadas na fabricação de bebidas alcoólicas, muitas vezes vinho. A queima leve de aparas de madeira permite que as bebidas adquiram um aroma delicado de baunilha ou floral, mas uma queima forte - até mesmo um aroma de chocolate. Em termos de características, as aparas de carvalho podem, até certo ponto, ser consideradas únicas para a preparação de vinhos e bebidas espirituosas.
As matérias-primas do carvalho também são utilizadas para defumar os pratos, conferindo-lhes uma cor amarelada ou castanha.
Olkhovaya
As batatas fritas de amieiro são frequentemente utilizadas para defumar peixes, carnes e queijos, uma vez que não contêm toxinas prejudiciais. O fumo do amieiro é considerado bastante suave. Apesar de o amieiro ser adequado para fumar uma grande variedade de pratos, os especialistas o recomendam em maior medida para pratos de peixe e iguarias. As fichas de amieiro podem ser compradas puras, completas com outras espécies de árvores, ou você mesmo pode prepará-las se tiver a experiência adequada.
bétula
Os chips de bétula são vendidos pelos fabricantes como matéria-prima para fumar. As matérias-primas sem casca podem ser utilizadas para a fabricação de pellets combustíveis, bem como para a produção de celulose.
Faia
A faia oriental ou da floresta é ótima para fazer lascas, a madeira de faia é perfeitamente triturada e seca, com um mínimo de resina. Batatas fritas de faia não estragam vários pratos, pois conferem a eles um aroma sutil de fumaça. A vantagem da faia crua é que pode ser armazenada por muito tempo sem uso, sem perder suas propriedades.
Pinho
As lascas de pinho são normalmente utilizadas no jardim. Este material de pinho é considerado macio, amigo do ambiente e inodoro. Quando usado em paisagismo, é colorido com pigmentos coloridos seguros. A vantagem dessas matérias-primas decorativas é a sua despretensão, não sendo necessário cuidar dela anualmente, e também trocá-la por uma nova.
Yablonevaya
Os chips de maçã, assim como os chips de pera e de outros tipos de árvores frutíferas, estão entre os mais populares para fumar. A maçã contém uma tonelada de óleos essenciais que podem dar a qualquer prato um aroma incomparável.
cereja
As batatas fritas de cereja têm um aroma excelente e são frequentemente utilizadas para preparar bebidas alcoólicas em casa, bem como para fumar uma variedade de pratos. Todas as espécies de frutas, incluindo cerejas, contêm óleos essenciais saudáveis que, quando fumados, emitem uma grande quantidade de fumaça perfumada.
Zimbro
Via de regra, os chips de zimbro não são usados na sua forma pura, usando-o, por exemplo, junto com o amieiro. Raramente é usado em sua forma pura em grandes volumes, pois pode dar um odor muito forte e muitas vezes desagradável.
Coníferas
Lascas de coníferas são frequentemente utilizadas para a fabricação de concreto de madeira, ou seja, servem de base para a posterior fabricação de material de construção. Arbolite em composição é geralmente de 70-90% de madeira.
Caduca
Lascas decíduas são ótimas para cobertura do solo, e também são usadas para decorar caminhos no jardim, em parcelas pessoais. Muitas vezes é misturado com matérias-primas de árvores frutíferas e, em seguida, usado para fumar em casa ou na produção.
Lascas de cedro podem ser usadas como material decorativo para cobertura morta do jardim, com sua ajuda você pode criar um microclima ideal no solo. Para manter o equilíbrio da umidade, bem como para o efeito antibacteriano, as lascas de cedro costumam ser colocadas no porão ou na despensa.
Para o jardim, podem ser usados chips de abeto ou álamo, que, como outras espécies de árvores, são ricos em fitoncídeos que destroem muitas bactérias patogênicas no jardim.
Visão geral da marca
Diferentes chips têm sua própria finalidade, bem como marcação. De acordo com o GOST, os chips tecnológicos têm os seguintes graus.
- C 1. Pasta de madeira adequada para a fabricação de produtos de papel descartáveis regulamentados.
- C-2 difere do Ts-1 apenas por se destinar à fabricação de produtos de papel com lixo não regulamentado.
- Para a marca C-3 Inclui as variedades de sulfato de celulose e semicelulose para a fabricação de papel e papelão com lixo não regulamentado.
- Lascas de madeira PV usado na fabricação de papelão, e PS - aglomerado.
As matérias-primas tecnológicas são fabricadas apenas de acordo com os requisitos da norma. Assim, por exemplo, na produção de papelão ou papel para embalagens com lixo não regulamentado, é possível obter cavacos da marca Ts-3 com teor de casca de até 10%.
Para que isso é usado?
A madeira tem uma gama muito ampla de utilizações após o triturador. Os chips podem ser usados como combustível para a operação de usinas geradoras de gás. Os chips de combustível são freqüentemente usados em caldeiras que operam não apenas em empresas, mas também em residências comuns. Tais matérias-primas garantem perfeitamente o fornecimento adequado de calor e vapor.
Existem também geradores de gás que funcionam muito bem com resíduos de madeira. Esses geradores são muito econômicos e, portanto, a demanda por cavacos de madeira é muito alta para eles. Um ponto interessante é o uso de chips de amieiro, que os produtores de carnes e embutidos procuram. A sua utilização em grandes fábricas e fabricantes deve-se ao facto de apresentar um excelente cheiro a fumo.
As matérias-primas prensadas em folhas são usadas na construção. Também há comentários positivos sobre chips para telhados. Um telhado de cavacos pode durar quase meio século, além disso, não requer manutenção especial no futuro. Os fabricantes que possuem máquinas de pintura especiais em sua produção podem vender lascas de madeira pintadas, que são frequentemente utilizadas em paisagismo, bem como para decorar gramados. Chips decorativos são geralmente vendidos embalados em sacos.
Deve-se notar que Os chips podem ser feitos sob encomenda para diversos fins e produtos, podem ser de diferentes frações, bem como com dimensões especificadas. Assim, por exemplo, cavacos tecnológicos especiais são usados para fazer painéis à base de madeira e blocos de parede também são feitos de cavacos. Esses blocos também são chamados de concreto de madeira ou arbolita, são feitos à base de cavacos e argamassa de cimento.
Os chips são usados ativamente na fabricação de compensados, painéis de fibra, aglomerados, papel, papelão e drywall. Normalmente, para esses fins, não são usados chips grandes, mas sim chips de pequena fração. Em geral, pode-se dizer que as aparas de madeira são um produto secundário muito valioso.
Os chips nos últimos anos têm se tornado cada vez mais procurados, porque podem ser usados em várias, até mesmo nas mais inesperadas esferas da vida. É por isso que a venda de resíduos de madeira é considerada um negócio muito lucrativo.
Armazenar
O armazenamento dos pequenos resíduos de madeira deve ser correto, só assim não ficarão inutilizáveis. Os chips podem ser armazenados:
- em recipientes;
- em caixas secas especiais;
- em pilhas.
Para um pequeno volume de matérias-primas, geralmente são usados armazéns ou bunkers, a partir dos quais as matérias-primas podem ser carregadas de forma rápida e confortável em um carro. Mas geralmente nesses lugares, as matérias-primas são armazenadas por não mais de uma semana.
Recipientes fechados são geralmente usados para armazenamento de curto prazo de matérias-primas. Grandes volumes são armazenados em pilhas.
O comentário foi enviado com sucesso.