Tudo sobre lascas de madeira para fumar
Para fumar qualquer alimento (por exemplo, carne ou peixe), use lascas de madeira especialmente projetadas. Deve-se ter em mente que os parâmetros de sabor final do prato dependem muito da qualidade da matéria-prima inicial. Consequentemente, a escolha e compra de aparas de madeira deve ser abordada com o máximo cuidado e responsabilidade. Em nosso novo material, falaremos com mais detalhes sobre as características e tipos de chips existentes, bem como trataremos das regras para sua seleção e uso.
Peculiaridades
Antes de prosseguir com a descrição das características e características distintivas das aparas de madeira para fumar, você precisa descobrir o que é esse material. Na verdade, lascas de madeira são pequenos materiais de madeira usados em várias esferas da atividade humana. Além disso, se estamos falando especificamente sobre serragem, que se destina a fumar, então eles devem ter um certo conjunto de qualidades especiais e únicas. Também é importante ter em mente que diferentes tipos de aparas de madeira são usados para processar diferentes produtos.
Para começar, é importante destacar que a serragem para fumar é produzida em oficinas especialmente projetadas para esse fim. Neste caso, é obrigatório o cumprimento de determinadas condições, nomeadamente, os parâmetros de humidade do ar e indicadores de temperatura. Também de grande importância é o equipamento com o qual se realiza a produção direta de cavacos. Trituradores automatizados modernos são populares e amplamente utilizados.
Após o término da trituração da madeira, o processo de distribuição dos cavacos é realizado de acordo com indicadores dimensionais. Tudo isso acontece automaticamente (por isso é muito importante escolher o equipamento certo desde o início). Assim, após a moagem, os cavacos caem sobre uma superfície com orifícios de diferentes tamanhos, devido aos quais são distribuídos em diferentes recipientes. As aparas classificadas também são sempre secas.
Quais lascas de madeira estão certas?
Hoje no mercado você pode encontrar um grande número de variedades de aparas de madeira: cereja, amieiro, maçã, fruta, pêra, bétula, acácia e espinheiro-alvar, etc. Na maioria das vezes, para conveniência dos usuários, os chips são embalados e vendidos em sacos especiais. Vamos falar sobre os tipos de materiais mais populares.
Amieiro
Os chips de amieiro são um dos mais populares e usados com freqüência. Com sua ajuda, você pode fumar uma grande quantidade de alimentos: carne, peixe, queijo, etc. As características distintivas dos pratos preparados com lascas de amieiro incluem o seu aroma agradável e o seu aspecto bonito e cuidado. (os produtos adquirem uma agradável cor castanha escura). Quanto ao fumo que sai das pastilhas de amieiro, é importante focar no facto de ser bastante macio nas suas características.
Embora os chips de amieiro sejam versáteis, eles são mais adequados para o processamento de produtos de peixe. Os frutos do mar adquirem um sabor agradável e um aroma ácido durante o cozimento.
árvore de maçã
A serragem de maçã (assim como o amieiro) é frequentemente utilizada para fumar alimentos. A matéria-prima é adequada para o processamento de suínos, peixes e aves. A fumaça de chips de maçã é caracterizada por aroma e espessura intensos. Os produtos que foram fumados com maçã crua distinguem-se por um cheiro frutado brilhante, bem como uma cor dourada.
Faia
Se você deseja que o produto adquira o clássico "aroma de névoa", recomenda-se o uso de lascas de faia. O fumo das matérias-primas da faia é macio e caracteriza-se pelas suas características como universais: é utilizado para o processamento de peito, frango, salsicha, queijo, etc.
Lascas de madeira de faia podem ser usadas como matéria-prima separada ou em combinação com amieiro. Graças a este “dueto”, o produto fumado adquire um sabor azedo e um aroma azedo.
Carvalho
As características distintivas mais importantes desta matéria-prima da madeira incluem o facto das aparas de madeira conterem taninos, que conferem ao produto fumado um leve sabor azedo e aroma. Ao mesmo tempo, as aparas de carvalho podem ser usadas tanto para defumação a frio quanto a quente. Após o cozimento, o peixe ou a carne adquirem tons de marrom e amarelo escuro.
Videira
A videira raramente é usada para fumar comida. Ao mesmo tempo, os produtos fumados desta forma revelam-se muito invulgares e não padronizados nas suas características. Na maioria das vezes, a videira é usada para processar carne bovina, suína, cordeiro, peixe, aves e vegetais. No processo de fumagem com videira, os produtos adquirem aroma de uva, sabor frutado e cor dourada.
É muito importante notar que o fumo que sai da videira é limpo - não contém impurezas negativas (por exemplo, resina), pelo que o produto alimentar pode ficar com um gosto amargo e desagradável. A qualidade positiva do material inclui também o fato de ser muito econômico. - a videira arde por tempo suficiente, mantendo um calor constante, mas o produto alimentar não arde.
Cereja de pássaro
Os chips de cereja de pássaro são adequados não apenas para defumar uma variedade de produtos, mas também para fazer tinturas. Em sua composição, o material não contém impurezas prejudiciais. Além do mais, possui propriedades antibacterianas, portanto, a fumaça dessas aparas de madeira é limpa e inofensiva à saúde humana.
cereja
Os chips de cereja dão aos produtos alimentícios um sabor rico e brilhante. Essa matéria-prima é popular entre os gourmets devido ao fato de poder adicionar um sabor amargo peculiar a um produto defumado. Além do mais, As matérias-primas permitem obter produtos com uma bela tonalidade dourada escura. Recomenda-se cozinhar queijo ou vegetais com serragem de cereja. Além dos tipos de aparas de madeira descritos acima, outros tipos de matérias-primas (por exemplo, pêras) podem ser usados para fumar alimentos. Ao mesmo tempo, a serragem também pode ser combinada com outros materiais: por exemplo, o uso popular de ramos de zimbro, açafrão, urtiga, tomilho, hortelã, etc. Esses componentes adicionais podem afetar significativamente o cheiro e o sabor do prato. É importante ter em mente que, se você usar ervas no processo de defumação, elas precisam ser adicionadas no último momento. Ao mesmo tempo, a eficiência do uso de ervas será maior com a fumagem a frio.
Conselho util! Ao escolher componentes adicionais, você precisa se lembrar do senso de proporção. Não é necessário misturar muitos elementos para não estragar o sabor do prato final. Além disso, é muito importante combinar corretamente os componentes adicionais com o produto que você vai fumar.
Depois de termos considerado os tipos mais populares de aparas de madeira para fumar, também deve ser dito que nem todos os materiais de madeira são adequados para cozinhar. Por exemplo, alguns tipos de madeira contêm resinas e outros componentes que podem afetar adversamente o sabor dos produtos defumados. Portanto, no processo de fumar alimentos, você precisa desistir:
- matérias-primas de madeira de coníferas (isso se deve ao alto teor de resina em sua composição);
- serragem de bétula (este tipo de material deve ser usado com cautela, é imperativo limpar primeiro a bétula da casca);
- matérias-primas feitas de árvores que cresceram em áreas ecologicamente poluídas (por exemplo, perto de fábricas ou estradas), etc.
Ignorar esses princípios pode afetar negativamente não apenas o sabor dos alimentos defumados, mas também a sua saúde.
Como escolher?
No processo de escolha de chips para fumar a frio ou quente, você deve ser o mais cuidadoso e responsável possível. Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham levar em consideração várias características-chave.
- Produto alimentar. A escolha de um tipo específico de aparas de madeira depende em grande parte do tipo de produto que se vai fumar. Portanto, para processar frango, peixe, porco e carne, é necessário utilizar diferentes tipos de chips (embora também seja importante lembrar que existem opções universais). Lembre-se que a matéria-prima tem grande influência no sabor do prato acabado.
- O tamanho. O tamanho dos chips afeta a tecnologia do processo de defumação. É por isso que é muito importante prestar muita atenção a este parâmetro.
- Fabricante. Antes de comprar lascas de madeira, é recomendável ler atentamente as informações da embalagem. Nesse caso, as informações relacionadas ao fabricante (por exemplo, seus dados de contato) são de suma importância. Dê preferência apenas a empresas confiáveis, que sejam confiáveis e respeitadas pelos compradores.
- Termos de uso. Dependendo dos dispositivos e equipamentos (por exemplo, você pode fumar na grelha), que você usará para fumar, o tipo de batata frita também deve ser diferente.
- Local de compra. Recomenda-se comprar matéria-prima apenas em lojas especializadas e pontos de venda. Neste caso, se necessário, pode recorrer à ajuda de consultores comerciais profissionais, qualificados e experientes.
Se, no processo de escolha das aparas de madeira, você utilizar todos os fatores que foram descritos acima, poderá adquirir um material de alta qualidade que lhe permitirá preparar um prato delicioso.
Como fazer isso sozinho?
Se você não conseguir encontrar um chip que atenda a todos os seus requisitos, você mesmo pode fazer o material. Porém, ao mesmo tempo, é imprescindível lembrar a necessidade de seguir as instruções e recomendações de especialistas. Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de madeira que usará. Nesse caso, é imprescindível levar em consideração as informações descritas acima. Depois de decidir o tipo de madeira, você precisa moer o material. Para fazer isso, você pode usar um machado comum, avião ou até mesmo uma serra. No entanto, existe um método mais prático e eficaz que inclui várias etapas.
Portanto, primeiro você precisa cortar a árvore em fatias finas. Sua espessura não deve ser superior a 10 mm. Depois disso, o material pode ser triturado com machado. A serragem de madeira, que se forma durante a serração do material, não precisa ser jogada fora, pois também pode ser utilizada como matéria-prima para a defumação.
Este método de fazer chips é bastante simples e direto. Mesmo um iniciante pode lidar com essa tarefa, não é necessário ter nenhum conhecimento ou habilidades especiais.
Como usar?
Para obter o resultado desejado, durante a fumagem é necessário observar uma série de regras para o uso de aparas de madeira. Você precisa saber não apenas como defumar o produto corretamente, mas também como colocar ou despejar lascas de madeira no fumeiro. Ao mesmo tempo, você precisa conhecer as regras que se aplicam ao fumo quente e frio - matérias-primas grandes e pequenas. Então, antes de mais nada, você precisa fazer procedimentos preparatórios.Portanto, primeiro você precisa se certificar de que os chips têm indicadores de umidade ideais. Isso se deve ao fato de que as matérias-primas muito úmidas vão fumegar (e essa fumaça terá características negativas). Por outro lado, o material sobresecado pode simplesmente incendiar-se e, portanto, você não poderá realizar o procedimento de fumar.
Para preparar aparas de madeira, você precisa seguir instruções simples. Para começar, o material de madeira triturada (que você comprou ou fez por conta própria) deve ser mergulhado em água. Além disso, a água deve estar em temperatura ambiente. Os chips devem ser embebidos por 4 horas. Em seguida, o material deve ser disposto em uma peneira para que o excesso de umidade entre no vidro. Com o tempo, esse procedimento levará cerca de 15 minutos. É muito importante pesar os chips nesta fase. Dependendo do método de fumar que você usará, é necessário fazer alguns cálculos. Assim, para a defumação a frio, o peso das aparas de madeira embebidas deve ser multiplicado por um fator de 0,8, e para a defumação a quente - por um fator de 0,75.
Depois disso, o procedimento de secagem do material é obrigatório. Isso deve ser feito em uma escala. O material seco é pesado e colocado em um recipiente bem fechado. Depois de concluir todas as etapas preparatórias, você pode prosseguir com segurança para o tabagismo direto. Nesta fase, você precisa realizar uma série de ações. O fundo do fumeiro deve ser coberto com aparas. Além disso, a camada de matéria-prima não deve ultrapassar 5 cm. Se você usar papel alumínio para fumar, certifique-se de enrolá-lo em um envelope e fazer vários furos no papel alumínio. Em seguida, é necessário colocar a folha no elemento de aquecimento (por exemplo, pode ser carvão quente). Após a formação da fumaça, você pode preparar o alimento de sua escolha e aguardar que esteja cozido.
Assim, lascas de madeira são uma matéria-prima popular usada para defumar uma ampla variedade de produtos alimentícios. Ao mesmo tempo, para obter o resultado pretendido, é muito importante escolher o tipo adequado de cavaco de madeira, bem como cumprir todas as regras de preparação e utilização das matérias-primas.
Ao escolher e comprar aparas de madeira, é especialmente importante considerar qual produto alimentício você processará com elas.
Certifique-se de cobri-lo com aparas de madeira.
O comentário foi enviado com sucesso.