O que são chips decorativos e como são usados?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como são feitas as aparas de madeira?
  3. Nuances de escolha
  4. Opções de aplicativo
  5. Como empilhar?
  6. Como pintar?
  7. Dicas de cuidados
  8. Exemplos em paisagismo

Um belo terreno ajardinado, que não será apenas uma área de cultivo de várias culturas, mas também uma zona de relaxamento, é o sonho de muitos jardineiros. Na tentativa de enobrecer seus jardins, os proprietários recorrem a diferentes métodos: traçar caminhos, plantar árvores frutíferas, arranjos de flores. No entanto, às vezes, apesar de todos os esforços, o projeto paisagístico ainda parece incompleto. As lascas decorativas, que hoje são um dos materiais mais procurados na jardinagem, vão ajudar a corrigir a situação.

Peculiaridades

Qualquer pessoa apaixonada pelo cultivo de plantas já ouviu falar em cobertura morta. Este conceito implica colocar no solo um material que servirá de proteção natural para as lavouras em qualquer época do ano., proteja da geada e do calor, doenças e insetos nocivos. Hoje, a gama de materiais para cobertura morta é muito ampla, e lascas de madeira estão entre eles. A serragem triturada é frequentemente utilizada em parcelas de jardim, devido à qual as características do solo são melhoradas.

Lascas decorativas são do mesmo material usado para cobertura morta, mas com uma diferença - são coloridas. O escopo de sua aplicação é muito mais amplo, pois lascas de madeira coloridas e brilhantes podem ser utilizadas para refinar canteiros de flores, preencher caminhos, círculos de tronco. Com ele, você pode até fazer estampas e desenhos no site.

No entanto, também pode ser usado para cobertura morta, uma vez que os corantes com os quais o material é revestido são ecologicamente corretos para o solo e para as plantas.

O material descrito é a casca triturada de algumas espécies de árvores, que já passaram por várias etapas de processamento. Este é um material natural, natural e também bastante orçamentário, o que não pode deixar de agradar aos jardineiros. Os cavacos de madeira têm muitas vantagens e, se decidir prestar atenção a eles, deve saber tudo sobre eles com antecedência. Vamos ver por que este material é considerado único:

  • aparência espetacular, graças à qual o site se transforma instantaneamente;
  • amplo escopo de uso: proteção natural de plantas, melhoria de terrenos, parques, praças, playgrounds e áreas de recreação para crianças;
  • uma enorme paleta de cores, graças à qual você pode escolher qualquer cor para suas próprias necessidades;
  • a capacidade de proteger as plantas de fatores atmosféricos negativos: calor e frio;
  • a capacidade de manter o equilíbrio natural da água no solo e saturá-lo com oxigênio;
  • reduzindo a taxa de crescimento de ervas daninhas;
  • atendimento fácil e descomplicado, preços de material baixos.

Vale ressaltar que as aparas de madeira decorativas não apresentam inconvenientes, por isso devem ser descartadas. No entanto, algumas nuances de seu uso devem ser levadas em consideração:

  • se as plantas do local precisam de solos neutros ou alcalinos, é extremamente indesejável o uso de cobertura morta de aparas, uma vez que acidifica fortemente o solo;
  • a serragem em debate absorve muito nitrogênio do solo, o que pode provocar sua falta nas próprias plantas (é preciso aplicar fertilizantes com esse elemento);
  • se o objetivo é decorar e cobrir o terreno, é importante usar os menores chips (quanto maior, pior executará suas tarefas).

Como são feitas as aparas de madeira?

A produção de chips é benéfica para muitas empresas, porque o processo de fabricação desse material é simples e a demanda por ele nunca diminui. As aparas de madeira podem ser feitas em fábricas, serrarias, fábricas especializadas no processamento de madeira. A produção inclui várias etapas.

  • Fragmentação. O material preparado é colocado em uma unidade de trituração, que o tritura até a fração desejada. Em seguida, os cavacos são peneirados, graças ao qual o pó de madeira e as aparas são removidos. Em seguida, o material limpo é carregado na máquina mais uma vez, trazendo a homogeneidade. A última etapa da moagem é a peneiração.
  • Saneamento. Nesta fase, os cavacos acabados são cobertos com compostos especiais concebidos para proteger o material contra fungos, doenças e pragas.

A higienização é a última etapa para a cobertura morta que não deve ser pintada.

  • Coloração. Para dar características decorativas aos chips, eles são imersos em uma solução de água e um corante orgânico, seguro para a saúde.
  • Secagem. Em escala industrial, as aparas de madeira são secas em fornos especiais. Se a cobertura for preparada em casa, uma área espaçosa é alocada para isso, onde o material pode ser decomposto.

Após a conclusão de todas as etapas, os chips são acondicionados em embalagens transparentes. Ao mesmo tempo, é importante que seja levemente úmido: isso permite que os anti-sépticos usados ​​na produção atuem com muito mais eficiência.

Nuances de escolha

Ao escolher um material, você deve antes de tudo decidir sobre a finalidade dos chips no site. Se pretende apenas decorá-la, tem o direito de escolher lascas de qualquer tamanho e de qualquer espécie de árvore. Mas se a cobertura morta também for o objetivo, você precisará adquirir a menor fração.

É igualmente importante lembrar sobre as características do solo no local. Se o solo já estiver ácido, ou se não for desejável que o pH suba, os cavacos deverão ser manuseados com cuidado, enquanto se adicionam outros materiais para diminuir a acidez. O solo mais acidificado é a cobertura morta de coníferas: abetos, cedros, pinheiros. Nesse caso, é melhor escolher espécies de árvores decíduas.

Tendo decidido o propósito e vindo comprar, preste atenção às seguintes nuances:

  • o material embalado deve ser do mesmo tamanho, a mistura de peças pequenas e grandes é inaceitável;
  • condensação não pode estar presente dentro da embalagem;
  • a presença de mofo e podridão é quase cem por cento garantia de doenças nas lavouras;
  • pedaços de aparas de madeira não podem ter tonalidade diferente, tudo deve ser pintado uniformemente;
  • o vendedor obriga-se, a pedido, a apresentar um certificado de qualidade, onde constará obrigatoriamente o nome da tinta utilizada.

Opções de aplicativo

Lascas de pigmento são uma ótima opção para decoração de paisagens. Você pode usá-lo de maneiras diferentes.

Para cuidar das plantas

Como regra, neste caso, são utilizadas fichas marrons clássicas. Com a ajuda desse material, é possível proteger as lavouras do país contra ervas daninhas, congelamento e pragas. Basicamente, troncos de árvores, espaçamentos entre fileiras no local e safras de frutas silvestres são cobertas por cobertura morta com esses chips.

Os chips usados ​​desta forma tornam a área mais limpa e agradável à vista.

Decoração de canteiros e canteiros de flores

Chips pintados em cores brilhantes são perfeitos para decorar um lindo jardim de flores. A opção mais fácil é usar um material monocromático que vai acentuar a beleza e graça das plantas. É desejável que contraste com as cores. Por exemplo, rosas brancas ficarão incríveis em um fundo azul ou roxo. As lascas verdes enobrecerão as flores vermelhas, amarelas - azuis e roxas, vermelhas - brancas.

Se a monotonia é chata, não se desespere, pois você pode fazer lindos padrões e até desenhos com chips multicoloridos. Nenhum dos vizinhos certamente terá um jardim de flores assim. Além disso, diferentes camadas podem ser distinguidas no canteiro de flores com lascas. E ela também pode refrescar e decorar o local simulando um gramado.Para isso, é claro, apenas a versão verde do material é adequada.

Preenchimento de faixas

O uso de aparas de madeira no local, é claro, não se limita a alguns jardins floridos. Você também pode preencher os caminhos com ele, zoneando o local com vantagem. O processo em si não será difícil: você só precisa decidir o lugar da estrada, limpar de plantas e ervas daninhas e, em seguida, adicionar lascas de madeira. Como no caso dos canteiros de flores, você pode escolher uma versão monocromática ou multicolorida. Trilhas com ondas, espirais e grandes círculos parecem interessantes e incomuns. Nesse caso, os chips podem ser despejados não apenas em caminhos especialmente criados para isso, mas também naqueles que já estão no local há muito tempo.

Decoração de playground

O principal requisito para a cobertura do solo em parques infantis é a segurança total. Lascas de madeira tingida farão bem com isso. É amigo do ambiente e agradável ao tacto. Tendo caído, a criança não se machucará, você pode brincar e correr em tal superfície, mesmo sem sapatos. Os materiais brilhantes certamente agradarão às crianças, e eles absolutamente não tingem roupas ou pele, mesmo depois da chuva.

Como empilhar?

Colocar lascas de madeira com as próprias mãos é bastante simples. Vamos considerar passo a passo como fazer isso corretamente.

  1. A colocação da cobertura morta começa com a limpeza da área necessária. É necessário remover fábricas, ervas daninhas. Se for uma área infantil, pode-se remover a terra em cerca de 10 cm, preenchendo as lacunas com areia em dois terços.
  2. Lascas monocromáticas são despejadas imediatamente, você nem precisa fazer marcações. Os padrões são outra questão. Em primeiro lugar, é melhor desenhar o padrão no papel, tendo pensado muito bem. Em seguida, marque a área usando pinos e uma corda.
  3. Adicione lascas de madeira na área desejada.

Lembre-se do consumo de material: nas áreas de sombra, a camada deve ser um terço a mais do que no sol.

Também daremos mais algumas dicas úteis:

  • se as ervas daninhas crescem constantemente no local, a zona de preenchimento com cavacos pode ser coberta com geotêxteis;
  • deve-se deixar uma área de cerca de 5 cm próximo ao caule da flor para não interferir na circulação do ar;
  • é necessário colocar lascas em tempo seco e claro, enquanto é desejável umedecer levemente o solo.

Como pintar?

Para economizar dinheiro, alguns proprietários compram cobertura morta comum sem pintura e, em seguida, pintam eles próprios. Isso também é benéfico porque você pode experimentar cores e sombras. Não é difícil colorir lascas você mesmo em casa, o principal é escolher um bom corante. Normalmente, os jardineiros usam certas opções.

  • Tintas artificiais. Entre eles, a liderança é ocupada por um corante especialmente desenvolvido para cavacos de madeira - "Biokolor". A tinta é indelével, não é influenciada pela radiação ultravioleta. Um quilo desse produto é suficiente para pintar até 30 sacos de aparas de madeira.
  • Remédios naturais. Entre eles estão cascas de cebola, manganês, tomate, aquarelas, beterrabas, verdes brilhantes.

O processo de coloração é assim:

  1. selecione um recipiente de grande volume, adicione corante e leve para ferver;
  2. chips são derramados, fervidos por cerca de 15 minutos;
  3. por meio de uma peneira, o material é retirado da água, colocado sobre polietileno para secar.

Ao escolher produtos domésticos para colorir, você precisa se lembrar que esses chips não parecerão tão atraentes quanto pintados com tintas de fábrica. Ela pode perder rapidamente a cor. No entanto, não há dúvida de sua total naturalidade.

Dicas de cuidados

É importante notar que a cobertura morta da casca não precisa de nenhuma manutenção. Não precisa ser limpo, lavado, seco. A única coisa que precisa ser feita é atualizar a camada superior do material. Sua vida útil é de seis meses a um ano, tudo depende do clima, da quantidade de precipitação e da frequência de uso. Se você deseja que o local ou local sempre tenha uma aparência renovada e brilhante, é necessário adicionar cobertura morta uma vez por ano.

Ao mesmo tempo, você não precisa remover a camada inferior: ao recozer, ela se torna um fertilizante natural para a terra.

Ao cuidar do site, lembre-se de dois pontos:

  • a cobertura morta é derramada a uma distância de vários centímetros da planta;
  • a camada de material não pode ser grossa, caso contrário você se livrará não só das ervas daninhas, mas em geral de todas as plantas desta área.

Exemplos em paisagismo

Hoje, o projeto paisagístico está se desenvolvendo em um ritmo muito rápido. Os especialistas neste campo estão constantemente surgindo com novas soluções e maneiras de decorar o seu jardim de forma rápida e econômica. Para compreender que as fichas decorativas são de facto um material único e polivalente, sugerimos que se familiarize com alguns exemplos interessantes de chalés de verão.

  • O fundo vermelho tijolo enfatizará favoravelmente o frescor do verde, tornando-o mais saturado.
  • Uma pequena área com padrões. É perfeitamente capaz de se tornar o sotaque de todo o jardim.
  • Uma solução muito cuidadosa e incomum. Mini-plantas, uma abundância de vegetação e um minúsculo reservatório artificial farão as delícias de qualquer pessoa.
  • Um canteiro de flores espetacular, emoldurado por uma cama laranja brilhante, é a melhor maneira de associar o verão ao calor.
  • A cor azul sempre parece fresca e discreta, como é o caso deste jardim de flores em várias camadas.
  • As árvores do local geralmente não atraem atenção para si mesmas. Mas isso só se eles não forem decorados com círculos de aterros multicoloridos.
  • Uma opção extraordinária em forma de tabuleiro de xadrez. A impressão dessa ideia de design é complementada por plantas decoradas como peças de xadrez.
  • Um grande canteiro de flores com uma variedade de culturas ficará muito mais elegante quando cercado por ondas coloridas.
  • Ótima ideia para uma pequena zona de acento. Esta solução certamente atrairá adultos e crianças.
  • Projeto de site multicolorido para coníferas. Parece muito limpo e simples, mas ao mesmo tempo cada pequena coisa é pensada aqui.
  • Um fluxo seco de chips decorativos é uma ideia incomum e ousada. Uma adição obrigatória aqui será uma pequena ponte de madeira.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário