Tudo sobre azedinha
A azeda pequena é uma erva perene. É encontrada em todo o hemisfério norte em climas temperados e subtropicais. Os componentes obtidos da azeda costumam ser incluídos em suplementos dietéticos, vitaminas e chás saudáveis. A planta é usada na medicina oriental como anti-séptico ou diurético, o rizoma é usado para infusões. Mas a azeda pequena dificilmente é adequada para saladas devido ao seu tamanho e sabor. A cultura é pouco exigente no cuidado, capaz de propagação auto-semeadora, é muito fácil cultivá-la. Sorrel freqüentemente infesta a área do jardim como uma erva daninha.
Descrição
A azeda pequena (passeriformes) é uma planta perene da família do trigo sarraceno, com caule de 15 a 50 cm de altura. As folhas têm forma variada, são oblongas no pecíolo, e as superiores são eretas, com gumes inteiros, em forma de lança. Folhas e caules contêm ácidos oxálico e outros. Este é o menor representante da espécie (como o nome indica). As folhas da azeda-passeriforme são menores do que as da azeda-azeda comum, e o formato das folhas é diferente. As folhas mal chegam a 3 cm de comprimento e apenas cerca de 1 cm de largura, sendo muito difícil recolhê-las. Além disso, seu sabor é mais amargo do que azedo. Sorrel raramente é usado para comida. Suas folhas contêm grande quantidade de ácido oxálico, que pode ser venenoso. Para a alimentação do gado, a planta também não é muito adequada devido ao ácido que contém. Há casos em que vacas foram envenenadas por essas plantinhas jovens.
Na medicina popular, as folhas são usadas como anti-séptico, aplicando-as no local de um corte ou supuração. E uma infusão de folhas é usada para gargarejar e também pode ser usada para limpar a pele com erupções cutâneas. A infusão de Sorrel ajuda a lidar com a coceira na pele no caso de uma reação alérgica.
No primeiro ano, a planta forma apenas folhas, e no segundo ela floresce. As flores da planta são pequenas, juntas formam uma espécie de panículas. Durante a floração, muito ácido oxálico se acumula nas folhas do pecíolo, eles não devem ser comidos. Nesse momento, eles adquirem uma tonalidade avermelhada. Os caules estão eretos e o rizoma rastejante. Sorrel é uma planta dióica, flores de diferentes sexos são formadas em plantas diferentes. As flores masculinas são esverdeadas, enquanto as femininas são amareladas. A azeda pequena se reproduz por sementes e vegetativamente (dos botões nas raízes).
As plantas maduras crescem até 40-50 cm de altura e o sistema radicular pode consistir em vários bastonetes grandes e muitos brotos. 2-3 hastes com folhas podem sair de um botão de raiz. E nos processos laterais, novas plantas se formam rapidamente, então a azeda rapidamente preenche uma grande área. Sorrel não tem medo de cortar, novas folhas novas são rapidamente formadas no lugar dos brotos ceifados.
A planta é resistente à geada, tolera facilmente quedas de temperatura de -5 ... 7 graus. E as sementes começam a germinar no início da primavera (já em abril), quando o solo aquece até + 3 ... 5 graus. A azeda pequena começa a florescer em junho e dura todo o verão. Diferentes brotos da mesma planta podem florescer em momentos diferentes. Os primeiros frutos amadurecem em julho - são pequenas nozes de formato oval, com diâmetro de 1-2 mm. Apenas alguns frutos são formados em um broto, mas devido ao grande número de brotos, o número de frutos é grande. Os pássaros pequenos gostam de se banquetear com eles, especialmente os pardais (pois esta pequena azeda tem seu segundo nome).
Podemos dizer que a azeda pequena traz benefícios reais apenas para as aves que se alimentam de suas sementes.
Onde ele cresce?
Sorrel é comum em todos os continentes (exceto na Antártica, é claro), a Europa é considerada sua pátria. É mais freqüentemente encontrado em campos entre outras ervas daninhas ou em plantações de cereais. Ele também adora lugares com muita umidade, por exemplo, as margens de um rio ou lagoa. Sente-se bem na orla da floresta ou nas encostas de desfiladeiros, onde existe uma pequena sombra das árvores.
No território da Rússia, encontra-se no Cáucaso, na Sibéria Ocidental e no Extremo Oriente. Cresce com menos frequência na parte europeia. Muitas vezes aparece em áreas com solo danificado, sendo um “pioneiro”. É totalmente pouco exigente para o solo, tolera aumento da acidez. Ele adora especialmente lugares próximos a corpos d'água onde o solo é bem umedecido. A seca não tolera bem.
Como se livrar?
A azeda pequena (azeda ou ovelha) é uma erva daninha bastante difícil de erradicar. Distingue-se de outras espécies desta planta pelo seu pequeno tamanho e vitalidade. Ele pode ser encontrado tanto em campos e prados, quanto em lotes pessoais. Deve sua vitalidade e rápida propagação à estrutura do sistema radicular. O rizoma da azeda é longo e se espalha rapidamente para os lados. Mais de uma dúzia de novos brotos podem crescer a partir dele. Ao cavar um terreno, os jardineiros podem danificar um rizoma longo e não removê-lo completamente do solo. Então, novas plantas surgirão desses pequenos pedaços de raízes.
Ao crescer, a azeda-passeriforme pode interferir no crescimento das plantas cultivadas. Pode se tornar um obstáculo para o desenvolvimento adequado de vegetais e flores. Os rebentos folhosos de crescimento rápido engrossam os canteiros e podem causar doenças ou apodrecimento na área das raízes das flores.
É muito difícil lutar com ele. Para isso, são utilizados produtos químicos e métodos agrotécnicos.
-
As áreas com azeda são tratadas com preparações especiais para o controle de ervas daninhas.
-
Em uma parcela pessoal, a rotação de culturas é observada ao plantar vegetais e flores.
-
Ao crescer, as recomendações para o cultivo de safras são estritamente seguidas.
-
Desenterre o solo após a colheita, removendo todas as ervas daninhas e raízes.
Sorrel é pulverizado com produtos químicos no início do crescimento, quando o resto das plantas ainda não foram plantadas. Você pode repetir a pulverização durante a estação de cultivo (se não prejudicar os vizinhos). Para prevenção, você pode lançar as camas com soluções especiais após a colheita. Os produtos químicos usados são herbicidas dos grupos dos ácidos ariloxialcanocarboxílicos, carbamatos, sulfonilureias, glifosatos e outras substâncias semelhantes. Para derramamento de solo após a colheita, o Hurricane ou o Roundup são adequados. Esses produtos são muito eficazes no controle de ervas daninhas em jardins domésticos.
Com uma pequena área de crescimento, a azeda pode ser removida manualmente ou desenterrada. A remoção regular de ervas daninhas ajudará a se livrar das ervas daninhas. Ao remover a azeda do solo, certifique-se de remover completamente o sistema radicular da planta também. Em plantas adultas (3-4 anos), é muito espalhado. Jardineiros experientes tentam remover todas as plantas antes da floração e da formação dos frutos. Se a planta tiver tempo de lançar as sementes, no próximo ano haverá ainda mais sementes.
No outono, a calagem do solo é recomendada. Ao mesmo tempo, a acidez do solo diminuirá, e a azeda ficará desconfortável, o sistema radicular enfraquecerá e não dará novos brotos. Com a remoção regular de ervas daninhas, os jardineiros serão capazes de se livrar dessa erva daninha perene.
O comentário foi enviado com sucesso.