Tudo sobre azeda cacheada
A azeda encaracolada tornou-se comum na medicina popular, mas no site pode se tornar uma erva daninha maliciosa. O artigo vai falar sobre azeda enrolada, sua descrição, locais de crescimento, cultivo e muito mais.
Descrição
Azedinha é uma espécie de erva da família do trigo sarraceno (Polygonaceae). Raiz principal, longa, marrom. O caule é ereto, vermelho, atinge 50-120 cm de altura, não apresenta pubescência. As folhas são lanceoladas, de formato oval, pontiagudas, bordas encaracoladas, até 20 cm de comprimento As flores da planta são pequenas, vermelho-claras ou totalmente verdes, recolhidas numa inflorescência longa - até 60 cm - densa e estreita e complexa.
A fórmula da flor de azeda é a seguinte: * ОЧ3 + 3Т6П (3). Os frutos assemelham-se a uma pequena noz triangular, situada entre os periantos e colocados numa tonalidade avermelhada, surgem no final de agosto - início de setembro. Tanto as frutas como as folhas têm sabor azedo, pelo que são apreciadas por especialistas culinários.
O sistema radicular se regenera rapidamente, é forte, o que transforma a azeda crespa em uma erva daninha de difícil remoção.
Lugares em crescimento
A azeda encaracolada foi descoberta pela primeira vez no Japão. A planta é encontrada em muitas regiões da Europa, Ásia, América, Rússia e países da CEI. Ela cresce na Sibéria, na costa de Kamchatka, em Primorye, em São Petersburgo e Arkhangelsk. Ela cresce como uma erva daninha perto de rios, valas, estradas, na periferia de prados e campos.
Devido ao seu grande amor pela umidade, esta planta freqüentemente vive em áreas pantanosas. A azeda-encaracolada adora solos úmidos e moderadamente ácidos, assim como solos com grande predominância de argila e areia. A planta pode resistir a geadas severas, por isso ela cresce bem mesmo nas regiões do norte.
Crescente
Criar azeda crespa é um processo fácil, uma vez que a planta é resistente e exigente para cuidar. Para crescer em casa, é preciso plantar em local escuro, em solo bem umedecido. As sementes da planta são semeadas na primavera, imediatamente após o derretimento da neve, em terreno aberto. Para isso, o clima deve ser seco, com temperatura do ar positiva. Deve ser plantado em covas rasas de até 1,5 cm, deixando uma distância de 20 cm entre as sementes.
Para um crescimento estável, a rega regular e abundante das plantas perenes deve ser realizada. Nos dias frios, bastam 15 litros por arbusto, três vezes por semana, e nos dias quentes deve-se fazer regas diárias. E você também deve fazer fertilização com potássio e fósforo periodicamente. Os rebentos de floração da planta devem ser cortados imediatamente após a emergência, isto proporcionará a densidade da vegetação e aumentará a quantidade de elementos úteis.
No início do inverno, é necessário aparar a parte aérea da planta, deixando 1-2 cm do solo, e cobrir com uma densa camada de folhas caídas ou turfa para formar húmus e protegê-la de fortes temperaturas de congelamento. Crescer azeda crespa em um terreno no mesmo lugar não pode demorar mais de 4-5 anos.
Como se livrar da planta?
Devido ao forte sistema radicular, alta viabilidade e rápida reprodução vegetativa, a azeda crespa é classificada como uma planta ruderal. Isso leva ao entupimento severo da horta, o que interfere no desenvolvimento de outras plantas e safras que crescem ao lado dela.
As consequências negativas para outras culturas são manifestadas no seguinte:
- o solo próximo à azeda torna-se 1-4 graus mais frio;
- a eficiência de fertilizar e regar as plantas vizinhas diminui;
- o risco de doenças aumenta, pois a azeda crespa é suscetível a infecções fúngicas que se espalham rapidamente pela área;
- a remoção de ervas daninhas do local é complicada devido às raízes fortes e profundas da planta.
Os métodos químicos de controle incluem o tratamento com pesticidas, herbicidas, carbamatos, etc. No processo de crescimento, a erva daninha é pulverizada com "Glyphosat", "Furacão" ou "Tornado".
- "Glifosato" possui substâncias que interferem na fotossíntese das plantas. Depois que a solução atinge as folhas, ela começa a se espalhar ao longo do caule e das raízes, destruindo a erva daninha.
- "Furacão", caindo em qualquer parte da planta, espalha-se por todas as suas células e promove o murchamento das folhas e raízes.
- "Tornado" - uma solução líquida com a qual se processa a folhagem de uma planta, que atingiu cerca de 15 cm de crescimento. Através das folhas, a solução penetra nas raízes da erva daninha, destruindo-a ao nível celular.
Os métodos agrotécnicos incluem a purificação do material da semente a partir da mistura de frutas, o uso de rotação de culturas, limpeza do solo na primavera e no outono das raízes da erva daninha.
Os métodos populares incluem o processamento com refrigerante, vinagre e sal.
- Uma solução de refrigerante de alta concentração é usada no outono, despejando-a nas raízes da erva daninha. Isso protegerá as plantas próximas.
- As folhas e caules da erva daninha devem ser tratados com uma solução de ácido acético, isso contribui para a sua secagem.
- O sal é derramado no solo acima das raízes em grandes quantidades no outono. Quando chove, o sal se dissolve, penetra no sistema radicular da planta e evita o surgimento de novas ervas daninhas. No entanto, com este método, você não deve plantar vegetais por muito tempo.
Para evitar a propagação de ervas daninhas por todo o local, neutralize o solo altamente ácido adicionando cal. Este procedimento deve ser realizado a cada 3-4 anos. No período de outono, o local deve ser escavado nos locais onde a planta cresce e as raízes remanescentes devem ser removidas. A erva daninha que se espalha deve ser removida em todas as áreas indesejadas. Apesar da presença de características medicinais da planta, seu crescimento no local deve ser mantido sob controle.
Se você não destruir em tempo hábil a azeda encaracolada indesejada no site, a luta contra ela se arrastará por muito tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.