Quando e como colher azeda corretamente?
A azeda deliciosa, acessível e saudável tem seus conhecedores. Pode ser consumido cru, adicionado a uma variedade de pratos e preparado para uso futuro. E se esta planta estiver ausente na cabana de verão, você pode procurá-la nas proximidades. Mas para fazer uma boa colheita com as propriedades mais úteis, é preciso fazer no prazo e seguir as regras comprovadas ao longo dos anos.
Quando as folhas podem ser removidas?
Sorrel é uma planta perene que é uma das primeiras a agradar com o seu verde no jardim. O fato é que mesmo as folhas que acabaram de aparecer podem resistir às últimas geadas da primavera sem causar danos.
Portanto, assim que a camada superficial do solo descongelar e começar a aquecer durante o dia, a azeda começará a crescer. As primeiras folhas podem ser cortadas em meados de abril.
Se estamos falando sobre o plantio este ano, o momento da colheita depende da variedade:
- a azeda madura cresce em 36-40 dias;
- meio-cedo - para 40-45;
- o atraso médio precisa de 48 a 52 dias;
- a partir do momento do plantio da azeda tardia, devem se passar cerca de dois meses.
Assim, quando plantada em maio, a safra pode ser colhida tanto em junho quanto em agosto. Além disso, deve-se observar que existem variedades zoneadas especiais. Nesse caso, o momento da colheita será apropriado. Em climas temperados, a azeda pode ser plantada não só na primavera, mas também no verão, após a colheita precoce dos vegetais, assim como no inverno: isso permitirá remover as folhas no início da próxima estação.
Em geral, as folhas de azeda podem ser colhidas mesmo quando o comprimento da folha ultrapassa 10 cm, e haverá pelo menos 5 delas no arbusto.
E é melhor fazer isso pela manhã, quando as folhas tiverem recuperado a elasticidade à noite, ou uma hora após a rega. Se desejar, você pode arrancar as folhas com as mãos, mas há o risco de puxar com força o caule e arrancar a planta pela raiz. Portanto, para esses fins, é melhor usar uma faca ou uma tesoura. A julgar pelas avaliações de jardineiros experientes, a azeda pode ser cortada de duas maneiras.
- Gradualmente: Primeiro, recolha as folhas grandes e deixe as pequenas crescerem. Esta opção é adequada para o uso diário.
- Remova o arbusto inteiro de uma vez, cortando-o pela raiz (mesmo ligeiramente abaixo da superfície da terra). Conveniente quando da colheita para o inverno ou para venda. Para que a azeda cresça rapidamente, o jardim cortado deve ser bem regado. Assim, a safra pode ser colhida 4 vezes por temporada (aproximadamente a cada duas semanas). Da última vez, esse método deve ser usado no final do verão, para permitir que o sistema radicular se prepare para o frio.
Se estamos falando de azedinha selvagem, você pode remover as folhas em meados ou no final de maio.... Tudo depende de onde ela cresce: nos prados, pastagens, na orla da floresta. Só é colhida quando as folhas são jovens: desta forma são mais úteis e agradáveis ao paladar.
Tanto o azedinho varietal quanto o selvagem podem ser perigosos. O fato é que com o tempo, o ácido se acumula nas folhas, o que pode afetar negativamente a saúde do sistema digestivo e das articulações.
Portanto, é melhor colher com mais frequência antes que as folhas cresçam demais.... O supercrescimento afeta as propriedades benéficas, sabor, fornece rigidez, baixa suculência. Após a floração, você não pode mais esperar uma boa colheita. Se a azeda foi afetada por pragas, também é melhor recusar-se a usá-la e plantar uma nova cama.
Coleta de sementes
As sementes de azeda não precisam ser compradas, você pode prepará-las você mesmo em um jardim existente... Nesse caso, você pode ter certeza da qualidade da semente e das características das futuras mudas.Normalmente, quando aparecem pedúnculos, a coleta de folhas é interrompida, pois acredita-se que toda a força da planta vai para a floração e ovário. Esta planta geralmente floresce na segunda temporada. Porém, é importante considerar que existem variedades resistentes ao aparecimento de flechas.
Setas com inflorescências alongadas geralmente aparecem em junho, então as sementes podem ser colhidas de algumas variedades já no meio da temporada. Vamos ver como fazer.
- Selecione alguns arbustos que não serão podados.
- Deixe um ou dois talos para manter as sementes mais saudáveis.
- Depois que a azeda desbotada, certifique-se de esperar que as sementes amadureçam. Sua maturação pode ser avaliada pela mudança de cor para marrom.
As panículas de sementes são cortadas em tempo seco, mas mesmo assim devem ser amarradas em cachos e penduradas em casa. Não seque ao sol, pois a luz ultravioleta excessiva pode danificá-los. Em seguida, o material coletado é descascado, para isso, as panículas podem ser esfregadas entre as mãos. Para se livrar de detritos grandes, você pode usar uma peneira adequada e peneirar ao vento, despejando de um recipiente para outro.
As sementes maduras têm formato triangular e ligeiramente alongado, com cores que variam do marrom claro ao marrom escuro.
O material de semente limpo deve ser bem seco novamente e embalado em sacos de papel ou sacos de linho. Armazene-os adequadamente em local bem ventilado e seco. Se todas essas condições forem atendidas, as sementes permanecem viáveis por mais três a quatro temporadas. Mas eles podem ser usados para o plantio já neste outono.
Se as flechas com sementes não forem cortadas a tempo, a auto-semeadura é possível, mas você não deve confiar nas forças naturais. O frio e a umidade levarão à morte a maioria das sementes caídas, e sua distribuição desigual impedirá que as plantas cresçam bem e dêem uma colheita abundante, portanto, o plantio requer um bom cuidado.
Dicas úteis
A safra colhida deve ser separada, descartando as folhas danificadas ou murchas. Sorrel, como qualquer verdura, pode ser armazenada por uma semana na geladeira em uma prateleira de vegetais ou em um recipiente especial que permite manter sua aparência fresca e elasticidade pelo maior tempo possível. Enxágue bem e seque com uma toalha antes de comer.
A azeda fresca e suculenta não só pode ser usada como alimento, mas também colhida para uso futuro de diferentes maneiras.
- Congelando... O método de congelamento depende do uso subsequente. As folhas limpas e secas podem simplesmente ser empilhadas umas sobre as outras e embrulhadas em papel alumínio para fazer feixes apertados. Ou corte para um prato específico, dividido em porções em recipientes ou sacos para freezer. Após o congelamento rápido, esses espaços em branco podem ser armazenados por até um ano.
- Secagem... Antes de secar, a azeda preparada deve ser cortada em quadrados ou tiras. Você pode secar ao ar livre (só não ao sol, para preservar a cor e os benefícios dos verdes), ou no forno, secador de vegetais ou desidratador. Ao usar a técnica, é necessário observar o regime de temperatura, cujo excesso reduz o teor de vitaminas.
- Salga... Para este método, são necessários frascos limpos, nos quais a azeda picada deve ser bem embalada e preenchida com água fervida fria com sal dissolvido nela (1 colher de sopa rasa por 300 ml). Para aumentar a vida útil, as folhas podem ser enroladas em potes esterilizados. Nesse caso, a azeda deve primeiro ser escaldada em água fervente ou levemente extinta, drenada do excesso de água e transferida para uma jarra. Prepare a marinada com antecedência: ferva 1 litro de água, acrescente 2 colheres de sopa de sal e 100 ml de vinagre, e em seguida despeje o frasco com o conteúdo sob o gargalo.
O comentário foi enviado com sucesso.