Tudo sobre azeda azeda
Um fato histórico interessante é que os ingleses usavam a azeda tanto como medicamento quanto como planta comestível. Eles fizeram uma erva doce e azeda à base de azeda chamada "molho verde" para comer com carne. Esta erva milenar era usada pelos romanos, gregos e egípcios como auxiliar digestivo.
Folhas de sorrel também foram enroladas em torno da carne para amolecê-la quando comida. As propriedades da azeda como amaciante e auxiliar na digestão estão associadas à abundância de ácido oxálico nela, e é esse produto químico natural que dá à azeda seu sabor ácido cítrico.
Descrição
Azeda azeda (ou, como também é chamada, comum) é um tipo de gramíneas perenes resistentes da família Polygonaceae, ou, em palavras simples, trigo sarraceno, que é comum em regiões de clima temperado. Seu nome em latim é Rumex acetosa, por isso não deve ser confundido com outras espécies (jardim ou francês). A pátria desta planta é a Europa ou Norte da Ásia. Desde a antiguidade, é utilizado em saladas e como verdura. O nome sorrel vem da antiga palavra francesa surelle, que significa azedo.
A azeda comum é dividida em diferentes variedades, algumas das quais incluem as seguintes características:
- a variedade Belleville é a mais resistente ao gelo e seu sabor não é tão rico quanto o de seus parentes;
- de folhas grandes é uma das variedades de crescimento mais rápido, portanto, se você precisar fazer uma colheita mais rápida, será uma boa opção;
- A malaquita também é de crescimento rápido, e sua colheita pode ser feita já 40 dias após o plantio, mas a variedade é muito desfavorável para o clima adverso;
- folha larga - também será possível colher depois de 40 dias, é resistente ao inverno e pode ser cultivada por 4 anos em um só lugar.
A erva Sorrel é uma erva pequena com sabor a limão. As folhas mais novas têm um sabor cítrico mais ácido, mas tanto as folhas maduras quanto as muito jovens são usadas para cozinhar. Por ser uma planta perene resistente, pode ser semeada e colhida ao longo dos anos. Sorrel vem em várias variedades. As folhas verde-escuras da azeda têm o formato de uma lança ou de uma ponta de flecha, mas nas feiras agrícolas também se encontram folhas redondas, que se distinguem pelos caules finos - por isso às vezes são confundidas com espinafre. Independentemente da variedade, vale a pena procurar uma azeda verde brilhante com folhas duras. Além de ser comida, a azeda também é usada para fins medicinais: pode ser usada para aliviar a dor súbita ou contínua (inchaço, inflamação) das passagens nasais e vias aéreas, para tratar infecções bacterianas junto com medicamentos convencionais, como diurético.
Sorrel, combinado com raiz de genciana, flor de sabugueiro europeu, verbena e flor de grama de vaca, é usado por via oral para manter a saúde dos seios da face e tratar a sinusite. E também o uso da azeda na alimentação nas porções necessárias ajuda a melhorar a visão, fortalece o sistema imunológico (a azeda é rica em vitaminas A e C), melhora a digestão, ajuda a produção de cálcio para fortalecer ossos e articulações, melhora a circulação sanguínea ( devido ao seu alto teor de potássio). Sorrel aumenta ainda mais os níveis de energia, previne o desenvolvimento de células cancerosas, reduz certas doenças de pele, diminui a pressão arterial, aumenta o apetite, retarda o processo de envelhecimento, protege contra o diabetes, promove a saúde do coração e melhora a saúde dos rins.A azeda é realmente famosa por seu conteúdo de vitamina C, e a azeda está à frente de muitos vegetais na quantidade de caroteno. Para reabastecer a necessidade diária do corpo de ácido ascórbico, será suficiente consumir cerca de 100 gramas de folhas frescas.
Ele também contém ácido oxálico, um composto natural encontrado em verduras como espinafre e repolho. O ácido oxálico é mortal em doses razoavelmente altas, mas adicionar esse ingrediente aos alimentos com moderação não é motivo de preocupação.
Crescente
É uma planta incrivelmente fácil de cultivar - com exceção de ervas daninhas ocasionais, poda de pedicelos emergentes e colheita, azeda requer muito pouca manutenção. Vai dar frutos durante todo o verão. A melhor opção seria semear na primavera, quando o solo tem tempo de aquecer. A cama deve ser bem drenada com solo bem arado. As sementes são melhor colocadas a uma distância de cerca de 15 centímetros umas das outras e também ligeiramente abaixo da superfície do próprio solo. O canteiro deve estar moderadamente úmido antes da germinação e, depois que as plantas atingirem 5 centímetros de comprimento, elas precisarão ser desbastadas. O único cuidado é uma cama sem ervas daninhas e 2-3 centímetros de água por semana.
Essas plantas têm raízes profundas o suficiente e muito resistentes, por isso crescem bem mesmo com um pouco de cuidado e atenção. Se você quiser estimular o crescimento de mais folhas, pode cortar o caule da flor e a planta produzirá várias outras safras.
Coleta e armazenamento
Sorrel não deve ser cultivada por mais de três a quatro anos em uma cama, porque a quantidade de colheita ainda diminuirá depois de tantos anos. Para saber se a planta já começou a envelhecer, é preciso prestar atenção às folhas - elas ficarão cada vez menores e as normalmente grandes serão muito poucas ou estarão completamente ausentes. Sorrel pode ser cultivada do final da primavera ao outono. Da própria planta, é necessário coletar e cortar apenas o necessário (isso é muito semelhante à alface ou às verduras, onde você pode cortar as folhas externas e a colheita continuará a produzir folhagem). A colheita pode começar quando a azeda atinge 10-15 centímetros de altura. A azeda-comum geralmente cresce até 90 centímetros, e suas folhas chegam a 15 centímetros. As folhas menores e mais novas são melhores para saladas, também conferindo um sabor cítrico ácido aos alimentos. A azeda fresca pode ser colhida da primavera ao inverno, quando morre.
Ao colher, você deve prestar atenção aos seguintes recursos:
- para o melhor sabor, vale a pena escolher folhas novas, delicadas e pequenas de azeda - as folhas devem ser verdes brilhantes;
- azeda jovem e tenra combina melhor com saladas e outras ervas; as folhas de azeda de tamanho médio a grande podem ser muito azedas para comer cru;
- folhas amarelas ou claramente murchas devem ser evitadas e simplesmente removidas do jardim;
- após a colheita, a azeda seca rapidamente, mas não perde o sabor.
Esta planta é bastante frágil e deve ser refrigerada em saco plástico por no máximo três dias. As folhas desta planta não secam bem, por isso não é recomendado. Ele pode ser congelado para uso posterior.
Para um armazenamento mais longo, as folhas devem ser bem enxaguadas, secas com papel absorvente e enroladas em toalhas de papel antes de colocá-las em um saco plástico. As toalhas de papel vão absorver o excesso de líquido, deixando as folhas imediatamente secas, mas em ambiente bastante úmido.
O comentário foi enviado com sucesso.