Como se livrar da azeda de cavalo?
Qualquer erva daninha é um problema real no site. As ervas daninhas crescem rapidamente e, além disso, se multiplicam por sementes, aparecendo no ano seguinte. Uma das mais odiadas pelos jardineiros é a azeda-cavalo. É sobre ele que será discutido no artigo.
Razões para o aparecimento
A erva daninha descrita é uma erva alta perene. Na ausência de controle, ele cresce até um metro e meio. A raiz da azeda-cavalo é incrivelmente poderosa, ela se agarra firmemente ao solo. A folhagem da erva daninha é densa, especialmente alta no topo. A planta floresce com flores amarelas brilhantes, reunindo-se em uma inflorescência de panícula. A floração geralmente ocorre em maio, mas às vezes a planta repete mais perto do outono.
A erva daninha aparece no site por vários motivos. Na maioria das vezes pode ser encontrado em canteiros com solo ácido; a azeda-cavalo adora muito. E se o solo também estiver úmido, a grama apenas acelerará seu desenvolvimento. Uma vez em tal ambiente, ela rapidamente começa a "se acalmar". É possível trazer a erva daninha para o seu jardim apenas na forma de sementes. A azeda-cavalo é muito comum na natureza, por isso você pode trazê-la facilmente no gramado ou na clareira mais próxima. Se a planta crescer no terreno de um vizinho, as sementes certamente serão levadas para você pelo vento.
Apesar de a azeda-cavalo ser muito útil, ela é muito usada na medicina, não podendo se espalhar na área. A erva daninha é muito prejudicial às culturas. Ele cria uma grande sombra, tira o alimento do solo e o drena. O uso de fertilizantes para outras plantas apenas acelera o crescimento das ervas daninhas.
Se tudo for deixado ao acaso, em duas temporadas a erva daninha preencherá completamente até uma área enorme.
Como se livrar de
Remover ervas daninhas selvagens de seu jardim ou gramado é possível, mas você precisa estar atento ao trabalho duro. Na luta, os jardineiros usam uma abordagem integrada, combinando vários métodos eficazes de influência.
Mecânico
Você precisa começar a lutar contra as ervas daninhas mecanicamente o mais cedo possível, porque se você permitir que elas cresçam até um metro e meio e preencham o local, o desenraizamento pode levar muito tempo. Se as plantas forem pequenas, você pode tentar arrancá-las com uma pá. Em arbustos adultos, a raiz pode descer quase meio metro de profundidade e aqui não dá para prescindir de equipamentos especiais.
Se o tempo para arrancar for perdido, as ervas daninhas podem ser podadas ou aparadas. Isso pode ser feito com um podador afiado, tranças. A erva daninha deve ser cortada uma vez a cada 14 dias, assim que começar a crescer novamente. Assim, a grama terá cada vez menos força para revegetar e, mais cedo ou mais tarde, morrerá. O corte dos arbustos deve ser combinado com a remoção de pequenas raízes e o pentear do solo com um ancinho de jardim.
Jardineiros experientes também recomendam lutar contra a azeda-cavalo com cobertura morta. Essas plantas amam a luz, sem ela morrem. É necessário cortar toda a folhagem dos arbustos, removê-la e queimá-la, e cobrir as ervas daninhas com um material de cobertura opaco. Depois de algumas semanas, as plantas vão secar.
Importante: você pode se livrar da azeda-cavalo por métodos mecânicos se a erva daninha ainda não floresceu. Após o início da floração, tais técnicas são realizadas com muito maior dificuldade.
Povos
Os residentes de verão combinam muitos métodos folclóricos com os mecânicos, exterminando as ervas daninhas em sua área. Existem várias opções, todas são eficazes, mas nem todas são adequadas se você está planejando reservar uma área desmatada para o cultivo de plantas.
- Sal. Esta substância é bem conhecida dos jardineiros. Nos meses de outono, você precisa acordar a trama com eles. Quando a chuva passa, o sal penetra no solo e destrói as raízes das ervas daninhas. Os novos também não aparecerão. Mas a desvantagem é que nada pode crescer nesse solo por mais vários anos. Portanto, a técnica é bastante arriscada.
- Soda. Este é outro bom remédio. A solução vai precisar de uma solução muito concentrada. Pegue um recipiente com água e comece a despejar lentamente o refrigerante, mexendo com uma colher. Assim que o produto parar de se dissolver, a solução estará pronta. É necessário regar o solo e as próprias ervas daninhas. Isso deve ser feito após a colheita de plantas cultivadas. Na próxima safra, nada é plantado na área tratada.
- Serragem. É necessário tirar serragem seca e polvilhar bem o solo com ela. A camada ideal é de cerca de 10 centímetros. A serragem é coberta com ramos de abeto, você também pode levar jornais. Em seguida, polvilhe com terra ou pressione com seixos para que não se espalhem. O procedimento é realizado no outono. Na primavera, o abrigo é removido e o solo é escavado junto com a serragem.
- Álcool. Você precisa tomar 1 parte de álcool e 10 partes de água, misture. Em seguida, despeje a solução sobre o solo com ervas daninhas. Você pode plantar a área com plantas úteis após 30 dias.
- Vinagre... Você também pode combater a odiada erva daninha com vinagre. O ácido deve ter uma concentração de 40%. Diluído com água 1 para 1. Em seguida, borrifar azeda de cavalo. Mas é impossível que o agente caia em plantas próximas.
- Lima. Você precisa de cal viva aqui. É sabido que a erva daninha gosta de solos ácidos, por isso é melhor privá-la imediatamente desse prazer. A cal viva reduz bastante a acidez; em tais condições, a azeda-cavalo não cresce. Mas depois do cultivo, a terra deve ficar vazia por dois meses.
Com a ajuda da química
Você também pode remover ervas daninhas do jardim com a ajuda de herbicidas químicos. Mas é melhor deixar isso como uma opção extrema, porque a química é prejudicial, pode atingir outras plantas e ficar no solo. No entanto, se não houver outra saída, você deve prestar atenção às seguintes composições.
- "Tornado". É um herbicida líquido que penetra profundamente no tecido das ervas daninhas. Não agride o solo, não causa a morte de vermes e pássaros benéficos. Mas imediatamente destrói outras plantas, caindo sobre elas. É por isso que você precisa processar cada arbusto separadamente. Tome 3 litros de água, complemente com 50 gramas do medicamento. Isso é o suficiente para você para 100 sq. m. O processamento é realizado na ausência de chuva. A pulverização será eficaz se a altura da azeda-cavalo não ultrapassar 20 centímetros.
- "Furacão". Um herbicida muito eficaz, penetra nos tecidos, até ao sistema radicular. Pegue 40 gramas do produto, dissolva em 3 litros de água. O processamento é realizado pontualmente, o plantio das plantas cultivadas pode ser iniciado após duas semanas. No entanto, é necessário ter tempo para pulverizar a erva antes da formação das sementes. Este remédio não tem absolutamente nenhum efeito sobre eles.
- "Glifosato". Essa droga bloqueia completamente a síntese de aminoácidos nos tecidos vegetais, o que causa a morte da grama. A dosagem é de 40 gramas por três litros de água limpa. Após duas semanas, a erva daninha está completamente morta. E 21 dias após o tratamento, as colheitas podem ser semeadas. Recomenda-se borrifar a azeda-cavalo com Glifosato em climas quentes, mas o vento é indesejável. Como, no entanto, e precipitação nos próximos dias.
- Chão. Uma ferramenta muito boa que permite remover rapidamente as ervas daninhas do jardim. Deve ser aplicado no início da manhã ou após o pôr do sol. As plantas localizadas nas proximidades são cobertas com polietileno. Para o processamento, leve um balde d'água, a dose do medicamento é de 120 mililitros. Após a pulverização, plantas úteis podem ser plantadas neste local após três semanas.
Vale lembrar que os produtos químicos podem ser prejudiciais à saúde humana. Ao tratar ervas daninhas, você precisa proteger o trato respiratório com um respirador. Óculos e luvas são extremamente úteis. Se a composição atingiu os frutos de alguma planta, é melhor não comê-los.
Ações preventivas
A azeda-cavalo é uma erva daninha muito prejudicial, mas a vantagem é que é muito fácil mantê-la fora do sítio. Essa planta nunca criará raízes em solos ligeiramente ácidos. Portanto, eles precisam ser corrigidos a cada 3-4 anos. Além disso, nem tantas plantas cultivadas requerem um substrato ácido. No período de outono, é necessário cavar bem o solo. Uma escavação profunda permite encontrar pequenas raízes de ervas daninhas, que podem crescer na primavera. Não será difícil extraí-los. Cavar o solo não é necessário apenas no jardim. As ervas daninhas também podem crescer perto de caminhos, então você precisa prestar atenção a todo o território.
A azeda cavada só deve ser colocada no local em tempos melhores, postergando a colheita para mais tarde. Isso é muito perigoso, pois pode começar a germinar novamente. Melhor queimar os arbustos imediatamente. O mesmo se aplica à folhagem desta planta. É queimado ou enviado para a pilha de compostagem. Se a azeda cresce perto de sua casa de verão, mas não em seu próprio território, não é necessário removê-la. Basta cortar os pedúnculos.
O comentário foi enviado com sucesso.