Como alimentar o azedinho?
Sorrel é uma cultura extremamente saudável. A planta contém muitas vitaminas e não é difícil cultivá-la. No entanto, a azeda precisa de várias mamadas. Como organizar adequadamente o processo será discutido no artigo.
Nutrientes essenciais
Sorrel definitivamente precisa ser alimentada. A alimentação oportuna permite que as plantas aumentem a imunidade, reduz o número de doenças e ajuda a obter uma colheita mais rica e suculenta. A maneira mais fácil de determinar a necessidade de aplicação de nutrientes é no início da primavera.
Se as plantas parecem letárgicas, clareiam ou ficam amarelas, elas definitivamente precisam de fertilização. Eles também são necessários em caso de vermelhidão das nervuras da folhagem.
Ao ar livre, uma planta pode precisar dos seguintes elementos.
- Cobre. É necessário para o crescimento ativo. Se não for suficiente, os arbustos enfraquecem e os brotos laterais simplesmente param de crescer.
- Bor. Com a ajuda do boro, as plantas aumentam muito a imunidade. A falta desse elemento é um "convite" para doenças e pragas.
- Fósforo. A falta deste elemento será indicada por placas de folha azuis ou roxas. Sem fósforo, as plantas florescem mal, quase não formam sementes normais.
- Zinco. Este elemento é responsável pela saúde das chapas. Na sua ausência, eles podem deformar-se, ficar manchados.
- Potássio. Ajuda a azedinha a resistir melhor às mudanças climáticas, melhora sua imunidade. As plantas com falta de potássio parecem muito doentes e de aparência fraca.
Além disso, a cultura descrita necessita muito de ferro e magnésio. Sem eles, os processos de fotossíntese são inibidos e a própria cultura fica muito enfraquecida. Antes de fazer qualquer top curativo, é necessário definir claramente o que exatamente está faltando na azeda. Se você adicionar tudo em uma linha, você pode obter um excesso de nutrição. E isso é ainda mais prejudicial do que a falta. Eles alimentam a cultura três vezes por temporada, uma quantidade maior é impraticável. Nesse caso, você pode usar produtos adquiridos e fertilizantes orgânicos.
Fertilização na primavera
Você pode aplicar uma porção de fertilizante ao plantar azeda na primavera. Esses curativos não só saturam o solo com a nutrição necessária, mas também contribuem para o rápido crescimento. A área deve ser limpa o mais cuidadosamente possível antes do processamento.
Existem várias opções para alimentação de primavera, você pode escolher qualquer uma.
- Composto (ou húmus). Você precisa de dois baldes por metro quadrado de solo.
- Verbasco. O esterco de vaca maduro demais é diluído em água na proporção de 1: 7 e a área é regada com esta composição.
- Minerais. Aqui você precisará tomar superfosfato, cobertura com alto teor de potássio, bem como nitrato de amônio. Tudo é levado em uma colher de chá, mexido em um balde de água. Este balde é suficiente para 1 sq. área m.
- Azoto. Qualquer fertilizante com nitrogênio na quantidade de três colheres de sopa é tomado, diluído em um balde de água. É necessário um litro de composição por quadrado de solo.
- Minigran. Este é um produto comercial seco. Dá excelentes resultados. A embalagem é aberta, os grânulos são borrifados diretamente no solo em uma área de 7 ou 8 metros quadrados. Cubra levemente com terra. Você pode regá-lo ou esperar pela precipitação natural. Você pode usar o curativo superior no segundo ou no último mês da primavera.
- DCM Bio-Organic Vegetais e Ervas. É uma formulação líquida que pode ser aplicada repetidamente, mas em intervalos de 14 dias. Para preparar a solução, tome 3 mililitros do produto e 1 litro de líquido. Regar o jardim.
Importante: você precisa fertilizar a azeda com fertilizante orgânico somente se ela crescer como uma planta perene.A matéria orgânica é permitida apenas no segundo ano, ela queima as safras jovens. Antes do processamento, as folhas velhas são cortadas e os caules velhos e outros detritos também devem ser removidos. Anuários devem ser fertilizados com produtos de armazenamento de minerais.
Cobertura superior após o corte
As plantas são cortadas no verão. O primeiro corte é feito quando o folíolo se estende até 8 centímetros, o posterior somente quando a roseta adquire pelo menos 5 folhas. Após o corte, a azeda precisará de alimentação adicional para crescer. Você pode interromper sua escolha nas seguintes opções:
- ammophoska ou nitrophoska;
- Fertika.
O fertilizante Fertika acelera notavelmente o crescimento de ervas frescas. É um produto granulado que se espalha no local de acordo com a dosagem. Basicamente, 30 gramas da droga são suficientes para um metro quadrado de solo. Em seguida, você precisa polvilhar os grânulos com um substrato e aguardar a precipitação natural. Além do Fertika, você pode usar o mesmo Minigran.
Você pode fertilizar plantas com remédios populares. Existem duas boas opções.
- Casca de cebola. É retirado um quarto de quilo de matéria-prima, enchido com 10 litros de água fria. Depois de um dia, a composição deve ser filtrada. Em seguida, é usado para regar as plantações.
- Soda. Combine cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de sabão em pó amassado. O produto é então dissolvido em um balde de água. A azeda obtida também é regada.
Adubando verduras no verão após o corte, vale lembrar duas regras importantes.
- As plantas requerem potássio, mas é fortemente desencorajado o uso de cinzas de madeira como tal. Reduz muito a acidez do solo, e a azeda só deve crescer em substrato ácido.
- O fósforo também é proibido durante este período. Promove a floração ativa, que não é necessária para a azeda nesta fase. Após o corte, é necessário acelerar a liberação de nova folhagem, a floração é inútil.
Fertilização no outono
No outono, as verduras também devem ser fertilizadas. Se forem perenes, com alimentação adicional hão de hibernar com sucesso. E se for anual, então do mesmo jeito, o solo deve ser fertilizado na próxima estação. O solo está bem escavado e limpo de detritos. Em seguida, é adicionado o curativo superior. A maioria dos jardineiros prefere misturas de minerais. Existem duas opções aqui.
- "Agrícola universal". Pegue 50 gramas do medicamento, esfarele na superfície de um metro quadrado de solo, coberto com uma leve camada de solo. Não é necessário regar. Você pode adicionar o produto a cada 14 dias a partir de agosto.
- Pokon. Outro ótimo aditivo mineral para solos. Contém todos os componentes necessários para as plantas. Para um metro quadrado de leitos, 30 gramas de fundos são suficientes. Depois de espalhar no solo, os grânulos são borrifados. Você pode fertilizar o solo dessa forma a cada três semanas.
Além disso, alguns produtos orgânicos estão disponíveis para os jardineiros no outono, por exemplo:
- composto (colocado próximo a arbustos verdes);
- cinza de madeira (regada com infusão à base dela, ou simplesmente pulverizada);
- nitrato de amônio (distribuído no solo, pingando um pouco, regado);
- infusão de alho (triture vários dentes, misture em partes iguais com água, insista 7 dias, filtre, dilua novamente, regue a terra).
É muito importante, ao planejar a alimentação da azeda, usar apenas os meios adequados. Amostras expiradas podem prejudicar seriamente a azeda, podendo chegar à morte. E também não exceda a dosagem. Se o produto estiver seco e as instruções indicarem que é necessário regá-lo imediatamente, você deve ouvir isto.
Se as plantas parecem letárgicas, clareiam ou ficam amarelas, elas definitivamente precisam de fertilização. Eles também são necessários em caso de vermelhidão das nervuras da folhagem.
O comentário foi enviado com sucesso.