Tudo sobre arruelas de pressão
Dentre a enorme quantidade de fixadores, vale destacar as arruelas de pressão. Eles são feitos de ligas diferentes, e o formato da superfície de um determinado objeto de fixação depende do escopo e de algumas outras circunstâncias. As arruelas de pressão são quase sempre usadas para melhorar a confiabilidade da conexão de rosca. Você deve aprender sobre suas características e tipos, métodos de hipoteca.
Descrição e propósito
As características de design das arruelas de pressão são dentes, várias abas, elementos corrugados, entalhes e diferentes formas dos próprios objetos. Eles podem ser curvos e em forma de disco, ondulados. As arruelas são feitas de aço especial para molas. Em comparação com as arruelas planas, o fixador de bloqueio garante uma área de contato considerável com as superfícies roscadas. Isso significa que o afrouxamento é evitado.
Importante! Praticamente toda arruela não plana pode ser considerada uma arruela de pressão. E esse elemento pode ser usado em quase todos os compostos. A parte principal da arruela de bloqueio é um anel de metal. Cortes multiplanos foram feitos ao longo da superfície da peça. Arruelas de travamento são usadas:
- se o risco de cargas externas (especialmente vibração) for muito alto;
- quando a lavadora é uma rede de segurança que oferece confiabilidade e resistência adicionais;
- em cada conexão rosqueada, se tal opção for fornecida pelos recursos de design do dispositivo / produto.
Requisitos
Para que a peça de fixação garanta uma longa vida útil, ela deve atender aos requisitos técnicos definidos em GOST 11872-89. Os principais requisitos, de acordo com GOST, incluem:
- calcular a tolerância dos ângulos;
- a possibilidade de venda de peças de espessura diferente não especificada na lista tabular;
- as arruelas são feitas sem pernas dobradas, mas isso é combinado com o comprador;
- o aço usado para criar o elemento deve ter uma dureza superficial variando de 41,5 a 49,5 HRB.
Para a fabricação, pode ser usado como material e bronze, mas essa peça será 2 vezes mais cara. De acordo com os requisitos do documento, o objeto de fixação não pode apresentar defeitos visíveis. Rachaduras e lascas reduzirão seriamente a resistência do fixador e outras características, portanto, são inaceitáveis. Os requisitos técnicos também incluem as dimensões indicadas nos desenhos.
O método de controle é uma inspeção visual da peça (para rachaduras e amassados). Ele detecta a maioria dos defeitos, mas ainda não define o desempenho da linha de base. Para o teste de controle das propriedades principais, a peça é testada em instalações especiais para estudo dos indicadores de resistência, confiabilidade e dureza.
Mas nem todos os detalhes do lote são testados, mas apenas os elementos selecionados.
Visão geral da espécie
Existem muitos tipos de produtos e vale a pena considerar as variações mais solicitadas.
Grover
As arruelas de Grover também são chamadas. Sua demanda está além da competição. A arruela possui um entalhe, devido ao qual as extremidades do produto ficam com uma saída multiplano. Esta característica do elemento com saliências não permite que ele se desdobre espontaneamente na zona de fixação. Isso é obtido devido à deformação elástica do produto no local de fixação.
Essas arruelas são feitas de aço elástico, o tratamento térmico é usado no processo de fabricação. Essas peças são frequentemente utilizadas no segmento de construção de máquinas, na montagem de vários tipos de dispositivos como elementos de conexão de travamento.Os padrões estaduais indicam que o elemento pode ser revestido ou não revestido. Existem 4 tipos de arruelas de pressão:
H - normal;
T - pesado;
L - luz;
OT - especialmente difícil.
Ao escolher essa arruela, leve em consideração a espessura do produto, a folga entre as pontas, o diâmetro da segunda parte roscada. Os produtos têm muitas vantagens: são altamente duráveis e ao mesmo tempo leves, fáceis de usar, baratos, versáteis, resistentes à umidade devido ao revestimento anticorrosivo. Existem algumas desvantagens:
- se a arruela for submetida a cargas elevadas, ela se tornará plana com o tempo, o que significa uma diminuição da força de tensão;
- reaplicar a lavadora provavelmente não funcionará, pois há deformação permanente;
- se os parafusos / porcas forem de metal macio, as bordas da arruela correm o risco de deformar as roscas.
Dentado
Estas são arruelas com dentes externos. Esses fechos pertencem a produtos de hardware. O uso independente deste elemento não trará benefícios - a arruela só funciona quando colocada sob as cabeças das porcas / parafusos.
Os dentes dão um efeito de mola mais poderoso. Também podemos falar de um aumento adicional na pressão nas seções de conexão. Portanto, essa arruela de travamento com uma rolha é muito mais confiável do que algumas de suas "colegas".
Os produtos desta categoria são feitos de aço carbono ou aço inoxidável A2 ou A4. As arruelas de pressão dentadas são uma das variedades do grupo de retentores dentados. As partes dentadas também têm sua própria classificação: por exemplo, arruelas com dentes internos também são realizadas. E também existem produtos onde, além dos dentes, existem outras características.
Com uma arruela de pressão com dentes externos, eles fixam a fiação elétrica, por exemplo, em sistemas de máquinas e mecanismos da indústria automotiva.
Boneco
Arruelas de pressão Belleville são utilizadas se for necessário para garantir a estabilidade da conexão a cargas de energia significativas durante as deformações, em condições de variações de temperatura. As peças podem ser feitas de várias ligas. As arruelas Belleville são:
- com bordas inclinadas;
- com bordas inclinadas e planos de apoio especiais;
- com bordas paralelas em 2 diâmetros (externo e interno);
- com arestas paralelas em diâmetros internos e externos e planos de referência.
Algumas opções são acordadas primeiro com o cliente e só depois são fabricadas. A lavadora é usada na indústria de engenharia mecânica. É relativamente barato, o que permite criar mecanismos confiáveis com um mínimo de investimento. A instalação de arruelas de pressão Belleville em mecanismos de rolamento de esferas, freios, dispositivos de fixação e talhas é uma área comum de uso. Os itens podem ser aplicados sozinhos ou em um pacote.
As arruelas demonstram um desempenho diferente quando combinadas com outros fixadores.
Com entalhes e ranhuras especiais
Geralmente são feitos de aço para molas e revestidos com lamelas de zinco. Em termos de diâmetro, uma arruela de faixa é estreita, média e larga. As braçadeiras são utilizadas na construção de máquinas-ferramenta, construção de aeronaves, engenharia mecânica e design de instrumentos, na reparação de instalações, na construção de casas e na construção de estruturas metálicas.
Esses acessórios ajudam a melhorar significativamente a retenção. O revestimento aumenta a resistência à corrosão da peça. Os entalhes e as ranhuras podem ter vários estágios.
Em muitos casos, é possível reaproveitar a peça.
Com patas
O design dessa arruela é simples: na superfície da base existem orifícios feitos especificamente para o pé. Ou seja, inicialmente fica excluída a possibilidade de rolagem com o posterior deslocamento da trava. Características da arruela de garra:
- não tem apenas saliências internas, mas também externas;
- projeções externas são usadas para dobrar porcas com fenda nas ranhuras (hexágonos simples não podem ser dispensados aqui);
- as peças podem ser leves e de desenho normal, o que está associado ao escopo dos fixadores e ao material usado em sua produção.
Ao escolher produtos de pétalas e coroas, arruelas dentadas e com patas, com antenas e dedos, com dois orifícios e um, destacável e padrão, é necessário examinar cuidadosamente as superfícies dos retentores para a detecção de arestas vivas, rachaduras, rebarbas .
Se houver ferrugem no fixador, ele não é adequado para uso.
Cunha
As arruelas de parada de cunha são usadas para aumentar a resistência / confiabilidade das conexões roscadas, cuja operação é realizada sob a influência da carga dinâmica e da ação da vibração. Existem tais arruelas que são estreitas e largas. A escolha é feita levando-se em consideração o diâmetro das pinças utilizadas.
Para a fabricação da parte principal da arruela de cunha, é utilizado aço especial, cuja resistência é aumentada e é resistente a influências ambientais agressivas.
Também é possível que substâncias especiais sejam borrifadas na superfície que aumentem os indicadores de resistência à corrosão.
Dimensões (editar)
As dimensões são determinadas por GOST. Na marcação, o diâmetro da rosca é indicado primeiro, depois a classe do material, depois o revestimento (geralmente zinco + cromo), que reflete a porcentagem de metal em um valor numérico. Os parâmetros são determinados pelos seguintes indicadores:
- diâmetro interno - de 2,2 a 25 mm;
- diâmetro da rosca - de 2 a 24 mm;
- diâmetro externo - de 5 a 36 mm.
Vale lembrar que arruelas típicas possuem diâmetro de rosca de M1 a M48.
M indica o diâmetro da rosca: por exemplo, M6 ou M8.
Como instalar e remover?
A instalação é realizada de diferentes maneiras. Isso pode ser feito manualmente, mecanicamente ou automaticamente. A instalação mecânica ocorre usando um êmbolo e um plugue cônico centralizado na extremidade do eixo. O método de instalação automática usa prensas especiais e cilindros pneumáticos. As ferramentas de instalação - isso é importante - devem ter superfícies de trabalho endurecidas. Isso minimiza o desgaste potencial do equipamento. O método de instalação manual pode ser limitado ao uso de uma chave de fenda quando se trata do anel de retenção.
Se você precisar fixar com segurança a conexão roscada, uma arruela de parada é colocada entre a cabeça do hardware e a base onde será aparafusada. Aparafusá-lo faz com que ele encolha e "tente" endireitar-se. É assim que se forma a força de atrito, que não permite que o fixador se desenrole. Uma arruela plana (para comparação) é colocada sob a cabeça para a mesma finalidade e funciona da mesma maneira.
Mas a força de fricção ao usar arruelas de pressão será incomensuravelmente maior.
Será um problema caso a lavadora precise ser removida. Para muitos, isso se torna um problema sem solução, mas há uma saída. A escolha da solução depende do peso do produto, que o retentor suporta. Quanto mais pesado for, mais forte manterá o eixo. Ou seja, neste caso, você terá que usar um cinzel e um martelo. Se a carga for pequena, até pinças servirão.
A principal tarefa é mover o disco de seu lugar e capturar o momento em que o esforço diminui pelo menos por um curto período de tempo. Neste ponto, você precisa tentar desaparafusar o retentor. O principal é usar um objeto fino e plano para isso. Ele precisa ser inserido rapidamente no local da incisão.
Se os fechos precisarem ser colocados de novo rapidamente e a arruela já estiver completamente danificada, você pode pegar um pedaço de arame e enrolá-lo ou usar um pedaço de tubo de borracha. Mas essas são meias medidas, com o uso de uma arruela de aço, essas opções caseiras não podem ser comparadas. As peças de retenção são indispensáveis como retentores que garantem a operação confiável de conexões roscadas sob altas cargas.
E sua demanda como elementos de segurança contra fixadores auto-desenroscáveis é totalmente justificada.
Você pode aprender como instalar corretamente os anéis de retenção do pino do pistão de roçadoras e motosserras no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.