Características de arruelas de plástico
Vários trabalhos de instalação requerem um grande número de todos os tipos de fixadores. Atualmente, nas lojas de ferragens, você pode encontrar uma grande variedade desses fechos. Arruelas são freqüentemente usadas. Hoje vamos falar sobre as características de tais clipes feitos de plástico.
Descrição e propósito
As arruelas de plástico têm a forma de uma parte redonda plana. Há um pequeno orifício no centro do fixador. Normalmente, esses clipes de plástico são pretos ou brancos.
Essas arruelas são mais frequentemente utilizadas para a montagem de estruturas de móveis, para fixação de isolamento térmico. Eles podem ser usados para fixar apenas materiais leves ou metais macios. Eles não permitem que os produtos acabados se deformem e danifiquem.
As arruelas são feitas de uma base de plástico, que é pré-tratada com um tratamento especial, que permite aumentar significativamente a resistência e a dureza dessas peças de montagem. Além disso, esses produtos não sofrem corrosão.
Esses fechos são resistentes aos raios ultravioleta, portanto, também podem ser usados em estruturas que serão colocadas ao ar livre. Durante a operação, as arruelas feitas com este material praticamente não estão sujeitas ao envelhecimento, o que garante a resistência e confiabilidade do objeto.
Eles têm uma área de fixação de material aumentada. É o que permite reduzir significativamente a pressão que atua sobre a estrutura ao apertar parafusos ou porcas. Todos os requisitos de qualidade e características de tais arruelas de montagem podem ser encontrados no GOST 18123-82. Ele contém os principais padrões interestaduais.
O que eles são?
As arruelas de plástico podem variar em tamanho. Neste caso, estamos falando sobre o diâmetro dessas pinças. Os valores padrão são M10, M8, M6, M4, mas existem outros tamanhos. Nesse caso, tais peças devem ser escolhidas levando-se em consideração o material que será mantido junto, suas dimensões e peso.
Além disso, eles podem variar dependendo dos recursos de design.
- Plano. Essa opção é a mais comum e mais simples. Essas arruelas podem ser usadas para quase todos os objetos leves. Freqüentemente, eles são usados junto com porcas, pinos e parafusos como parte de vários fixadores roscados. Esses elementos permitem distribuir uniformemente o peso da estrutura, tornando as conexões o mais confiáveis possível.
- Cônico. Essas arruelas de plástico são semelhantes em aparência às arruelas convencionais, mas são feitas de forma que as peças tenham uma pequena depressão na parte central em forma de um pequeno funil. Essas pinças convexas também estão disponíveis em diferentes diâmetros. Na maioria das vezes, atuam como fixadores confiáveis, juntamente com juntas de folga. Eles estão sujeitos a vibração e estresse regulares. Com a ajuda dessas peças, é possível obter uma ausência completa de possíveis imprecisões ao conectar as peças individuais.
Vale destacar as arruelas especiais que proporcionam um efeito antivibratório. Eles são fixadores comuns, mas sua superfície não é plana, mas ligeiramente convexa. Esses modelos são usados com mais frequência na colocação de aquecedores, que durante a operação estarão sujeitos a várias influências, incluindo vibrações.
Essas amostras são completamente isoladas da água. Os produtos absorvem perfeitamente todas as vibrações.A espessura máxima das peças pode atingir cerca de 5-6 milímetros.
Um grupo separado contém arruelas de plástico. São produzidos em forma de elementos redondos convexos, em cuja parte central existem orifícios que exteriormente se assemelham a uma pequena cruz. Os modelos são feitos exclusivamente de tipos de plástico resistentes a impactos (polietileno de alta densidade e náilon).
As lavadoras-selantes oferecem resistência especial aos efeitos de diferentes composições químicas, por isso são amplamente utilizadas em setores industriais. Os modelos deste tipo possuem uma saliência interna. Este design evita que o elemento voe durante a fixação e após a instalação.
Esses selantes de lavadora também podem ser usados para estruturas que estão sujeitas a vibrações ou tensões regulares. Produtos plásticos deste tipo serão a melhor opção para juntas em locais de difícil acesso durante o acabamento.
Você também pode ver arruelas isolantes especiais nas lojas. Eles se parecem com fechos grossos. Seu design é escalonado, consiste em duas partes redondas, uma das quais é menor em diâmetro.
A parte menor é fixada no orifício do círculo maior, formando uma superfície escalonada. Os produtos são feitos de um termoplástico especial. Somente esses detalhes podem fornecer um isolamento térmico razoavelmente bom.
A superfície desses clipes é plana e não tem saliências. Sua espessura mínima é de cerca de 4 mm e a máxima atinge cerca de 6 mm. O diâmetro dos fixadores pode ser diferente.
Como usar?
Para que as arruelas plásticas possam servir como travas confiáveis da estrutura por muito tempo, para garantir uma distribuição uniforme da massa, elas devem ser instaladas corretamente. A coisa mais difícil de instalar são as arruelas térmicas.
Para fazer isso, primeiro você precisa fazer as medidas necessárias das pernas do fixador. Então você precisa escolher uma broca que seja adequada para o tamanho resultante. Seu diâmetro deve variar de 1 a 2 milímetros.
Depois disso, nos locais dos materiais onde serão feitas as conexões, são aplicadas marcações. Os furos com a profundidade necessária são feitos ao longo das linhas marcadas com uma broca. A distância entre eles deve ser de cerca de 30 centímetros.
As pernas das arruelas são inseridas nas ranhuras feitas. Isso é feito até que a trava encoste na base. No estágio final, insira um parafuso auto-roscante e aparafuse-o firmemente no material. Quando a cabeça da lavadora está completamente rebaixada, ela é coberta com uma tampa especial.
Na hora de fixar as arruelas, vale a pena seguir algumas regras. Somente brocas bem afiadas podem ser usadas durante a instalação. Caso contrário, os furos serão desiguais, as peças não conseguirão se fixar neles com firmeza e segurança.
Também é importante que os eixos dos orifícios sejam perpendiculares à superfície do material. Isso permite que você evite possíveis desalinhamentos de arruelas e parafusos auto-roscantes, para garantir uma boa vedação. Ao apertar os parafusos autoatarraxantes, não os aperte demais.
Para obter informações sobre como fazer arruelas de plástico sozinho, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.