Variedades de malha de fachada de construção e sua instalação
A malha de fachada é um material de construção comum com excelentes propriedades de desempenho. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que acontece, como é classificado. Além disso, diremos o que você deve procurar ao escolher e instalá-lo.
O que é e para que serve?
Malha de fachada de construção - um tecido de fio trançado com laços para fixação ao longo das bordas ou no centro... Na estrutura, parece uma rede de malha suave. Trata-se de um material durável, utilizado para selar argamassas aplicadas em tetos de parede. Graças a ela, o desempenho estético dos edifícios é melhorado, as fachadas são reforçadas. Dependendo do tipo, a malha da fachada pode ser tratada com diferentes composições. Isso melhora seu desempenho. Graças a esses tratamentos, não tem medo de álcalis e produtos químicos contidos nas matérias-primas para acabamento.
O tipo de material varia, assim como o escopo de uso. O material tem função de proteção, vedação e reforço em relação às soluções de acabamento. É usado para fins hortícolas, reduzindo a quantidade de luz solar que incide sobre as plantas. Ele protege os canteiros de obras da radiação ultravioleta (função de sombreamento). Uma malha de proteção da fachada é necessária para evitar que materiais, ferramentas e detritos caiam de uma altura. É utilizado como andaime, protegendo-os das mais variadas condições climatéricas (como escudo contra a humidade, vento e podridão).
É a fronteira entre o canteiro de obras e o meio ambiente, uma tela que protege as construtoras, garantindo a segurança dos trabalhadores.
Pode ser chamado de framework para soluções de trabalho, evitando rachaduras nos revestimentos durante a operação. Melhora a adesão da base à argamassa, é adequado para trabalhar superfícies soltas (por exemplo, gás, espuma de concreto) e compensa as propriedades do revestimento. Pode ser usado para rodapés, resistente às forças de tração. Sua estrutura celular promove a circulação do ar, não acumula umidade. Um material com um tamanho mínimo de malha é usado para proteção ambiental, pois pode reter poeira de construção. Além disso, a malha de construção é usada para decorar fachadas. As estufas são cobertas com ele, a base para ladrilhos de cerâmica, os materiais impermeabilizantes são reforçados.
Uma rede de camuflagem é uma cobertura decorativa funcional para edifícios em reparo. Com sua ajuda, as estruturas reconstruídas recebem uma aparência ótima e organizada. É usado para cobrir plantações agrícolas, esgrima quadras esportivas. O material é versátil, não apodrece, ajuda a reduzir o risco de ferimentos nos objetos, melhora sua aparência. É ecologicamente correto, flexível, compacto e fácil de instalar. Dependendo da variedade, pode haver um tipo diferente de tecelagem. A malha para fachada de edifícios é vendida em rolos de diferentes comprimentos e larguras.
Visão geral da espécie
A malha da fachada do edifício difere na espessura dos fios, no tamanho das células e no material de fabricação. Cada tipo de material possui características próprias.
Por material
O material para fazer a malha é diferente. Isso determina o escopo de uso do material de construção e sua escolha. A espessura da camada de gesso, o tipo de componente principal da mistura de trabalho e as peculiaridades do efeito das condições meteorológicas dependem disso. As malhas metálicas das fachadas são uma solução justificada para o reforço das superfícies das fachadas nos casos em que se pretende folhear as bases com uma camada superior a 30 mm. Eles seguram perfeitamente revestimentos de grande peso, evitando que fissem durante a operação. A desvantagem das telas metálicas é a criação de "pontes de frio", o que não acontece com análogos feitos de materiais sintéticos.
Dependendo do tipo de material de fabricação, podem ter um revestimento de zinco. Esses materiais de construção são resistentes à ferrugem e à decomposição. A malha de fachada resistente a álcalis é usada como uma camada de reforço sob um revestimento de gesso durável. Em sua produção, utiliza-se o método de brochamento e soldagem convencional.
Além do metálico, está à venda uma versão em plástico do policloreto de vinila. É produzido pelo método de tecelagem em nós, pelo qual se exclui o desenrolamento espontâneo das células em caso de dano. Este material é muito procurado pelos compradores devido às suas excelentes características de desempenho. Além disso, melhora a resistência do revestimento e tem um preço acessível. No entanto, as variedades de plástico apresentam várias desvantagens.... Eles são instáveis a um ambiente alcalino, portanto, com o tempo, podem se deteriorar com os próprios gessos. Além disso, não são adequados para trabalhar com folheados espessos, pois não suportam o grande peso das argamassas utilizadas.
A malha de plástico não é resistente a altas temperaturas. Além de metal e plástico, a malha da fachada é composta. A variedade de fibra de vidro é boa porque é adequada para revestir diferentes tipos de bases. Ele interage com qualquer solução e é inerte a álcalis e produtos químicos.
Difere em durabilidade, alta resistência, resistência à deformação, expansão térmica, combustão.
Por camada protetora
Os revestimentos de proteção para malhas de fachada podem ser diferentes. Dependendo disso, eles tornam as telas resistentes à umidade, deterioração, ferrugem, temperaturas extremas, estresse e produtos químicos. Além do material de fabricação, os indicadores decorativos da malha da fachada podem ser diferentes. Existem à venda produtos de diferentes tonalidades, e a cor das redes pode ser uniforme e desigual. O comprador tem a oportunidade de adquirir produtos nas cores verde, verde escuro, azul, preto, marrom e até laranja.
Nesse caso, o revestimento não pode ser apenas de uma cor. Opcionalmente, você pode solicitar um produto com uma imagem e até mesmo qualquer impressão. Assim, as variedades decorativas podem decorar o interior e o espaço envolvente, sem bater contra o fundo geral.
Por tamanho de célula
Os parâmetros padrão das células da malha da fachada do edifício são 10x10 e 15x15 mm. Além disso, sua forma, com base no tipo de tecelagem, pode ser não apenas quadrada ou em forma de diamante, mas também triangular. Não afeta as características de resistência da malha. No entanto, quanto maior for o tamanho da malha, maior será o rendimento dos painéis.
As nuances de escolha
A gama de malhas de fachadas de edifícios fornecidas ao mercado nacional é diversa. Ao escolher uma opção específica para suas necessidades, você precisa estar atento a uma série de critérios e características. Um fator importante é a qualidade da tecelagem. Não é difícil verificar: basta dobrar um pequeno troço da malha ao longo de um dos fios. Se a trama não corresponder às células, o material é de má qualidade. Se a geometria e a coincidência das células não forem quebradas, vale a pena comprar o material. A estrutura das células deve ser uniforme e uniforme.
Uma malha de fibra de vidro de alta qualidade retorna à sua forma original após ser cerrada em um punho. Ao escolher um tipo de reforço sintético e de fibra de vidro, a resistência à tração e a resistência alcalina devem ser levadas em consideração. A carga de ruptura do produto selecionado para o reboco de superfícies planas deve ser de no mínimo 1800 N. Para trabalhar com elementos decorativos de fachada, vale a pena escolher opções com indicadores de 1300 a 1500 N.
A malha de fachada de alta qualidade possui documentação regulamentar. As informações sobre a conformidade com os padrões GOST estão indicadas na etiqueta do rolo... Além disso, o vendedor, mediante solicitação, deve fornecer ao comprador um certificado que ateste a qualidade do produto selecionado. Se a documentação exigida não estiver disponível, a qualidade do material é questionada. Há casos em que fabricantes inescrupulosos indicam no rótulo uma densidade que não corresponde ao real. Para verificar os dados reais, o rolo é pesado e o peso resultante é dividido pela área. Além disso, vale a pena considerar: quanto mais finos os fios, mais resistente é a rede.
Os parâmetros de densidade são divididos em 4 categorias. O mais barato e o pior de todos é a malha com uma densidade de 35-55 g por m2. Não pode ser usado mais de 2 vezes devido à sua baixa resistência. Variantes com dimensões de 25-30 g m2 são adequadas para uso em suportes leves. Para mascarar paredes externas que violam a aparência das paredes da arquitetura circundante, um material com densidade de 60-72 (80) g / m2 é usado.
Malha com parâmetros 72-100 g / sq. m pode ser usado como um abrigo temporário. Uma variedade densa é necessária para cobrir o andaime. Seu valor mínimo deve ser de 72 g por m2. A malha de densidade máxima tem parâmetros de cerca de 270 g / sq. m. Ele pode ser usado como telas e toldos de sol. Se desejar, você encontra opções com largura de até 3 metros, capazes de esticar em qualquer direção até 20%.
As especificações do produto (incluindo largura, tamanho da malha, densidade e resistência à tração) podem variar de fabricante para fabricante. Por exemplo, as características de uma malha doméstica de alta qualidade são as seguintes:
- a resistência à tração vertical é de 1450 g / m;
- a resistência à tração horizontal é de 400 g / m;
- a densidade na base de 0,1 m é de 9,5 pontos;
- A densidade da trama de 0,1 m é de 24 pontos;
- taxa de sombreamento varia entre 35-40%.
Algumas opções possuem uma orla adicional, reforçando o tecido de malha, protegendo a malha de desfiar... As opções de segurança podem ter padrões. Além disso, dependendo do tipo, o desenho pode persistir por muito tempo. Algumas modificações desse tipo são usadas até mesmo para instalar anúncios.
As redes de diferentes fabricantes diferem no campo de aplicação. Por exemplo, variedades verdes para florestas são compradas para uso em canteiros de obras (para uso único).
As opções para recintos temporários e estufas têm densidades diferentes. Nestes casos, são adquiridos materiais com boa permeabilidade ao ar. O tamanho das células depende da preferência do comprador.
Recursos de instalação
A tecnologia de fixação da tela de montagem depende do tipo e escopo de sua aplicação. Com base nisso, ele pode ser fixado à superfície da base com um grampeador, pregos, parafusos, buchas. O painel é preso entre si por meio de grampos. Imediatamente antes da fixação, é puxado de forma a ficar o mais aderente possível à base, sem inchar e sem borbulhar. Ele é fixado com uma sobreposição de cima para baixo. Para reforçar e fortalecer os cantos internos e externos, são utilizados cantos de plástico com malha. Com a ajuda deles, você pode fazer cantos perfeitamente uniformes, evitando o aparecimento de trincas.
As malhas das fachadas metálicas diferem no algoritmo de fixação. Eles podem ser colocados em listras verticais e horizontais. Isso não afeta a força da instalação.
A tecnologia de instalação consiste em várias etapas sequenciais.
- Os parâmetros da parede são medidos, uma malha de metal é cortada ao longo deles com uma tesoura de metal.
- Eles começam a fixar usando buchas (relevantes para pisos de concreto ou tijolo). Se a tela estiver presa ao bloco de espuma, pregos de 8-9 cm de comprimento servirão.
- Uma furadeira elétrica com perfurador faz orifícios para a malha, criando-os em uma única linha com passo de 50 cm.
- Uma rede é pendurada em cada tarugo, puxando para evitar desníveis.
- Verifique a posição da borda oposta (não protegida).Em caso de distorções, a grade é superada pelas células adjacentes.
- Eles começam a consertar o segundo lado, fazendo buracos em um padrão xadrez.
- Nos locais onde as tiras se sobrepõem, os tarugos são instalados a uma distância de 10 cm da borda. Ambas as tiras da malha de reforço são penduradas neles.
Nos locais de janelas e portas, a malha é cortada no tamanho certo ou dobrada. Se for simplesmente dobrado para trás, certifique-se de que as bordas das seções dobradas não se projetem além da borda da camada de revestimento. Ao instalar uma tela metálica, a solução é lançada em várias etapas. A consistência inicial deve ser mais espessa do que a consistência de nivelamento final.
As redes de plástico são fixadas de forma diferente. Variedades de reforço com um padrão de gesso são plantadas em cola. Além disso, dependendo do tipo de trabalho, às vezes não é necessário reforçar toda a área de base. Basta fazer isso em uma área vulnerável com qualquer marca de cola. O principal requisito para a composição adesiva é a alta adesão aos materiais plásticos.
A tecnologia de fixação será a seguinte:
- realizar uma inspeção visual da superfície;
- livrar-se de cavilhas e ranhuras existentes;
- na altura da camada de reforço, traçar uma linha horizontal que limita a altura de aplicação da cola;
- prepare a cola conforme recomendação do fabricante;
- a cola é aplicada na parede com espátula de até 70 cm de largura;
- espalhe a cola uniformemente sobre uma pequena área (2-3 mm de espessura);
- Cole a malha de uma das bordas, nivelando-a horizontalmente, evitando distorções;
- a malha é pressionada contra a base em vários lugares;
- pressione a tela com uma espátula, passe o excesso de cola na superfície livre;
- a tela colada é deixada para secar completamente.
O comentário foi enviado com sucesso.