Características da malha de basalto e seu uso
Muitas estruturas de construção requerem reforço adicional - reforço de paredes e alvenaria. A malha de basalto é freqüentemente usada para esse propósito. Suas características permitem melhorar a resistência do objeto aos efeitos de vários fatores externos e estender a vida útil geral.
O que é e por que é necessário?
O uso generalizado da malha de basalto está diretamente relacionado à popularidade de materiais como blocos de espuma e concreto aerado. Podem ser utilizadas na construção de edifícios quentes e duráveis, são fáceis de instalar devido à sua estrutura porosa e também têm um custo atractivo. Porém, ao erguer um objeto a partir de tais blocos, é imprescindível a realização de armadura intermediária, portanto, não se pode prescindir de uma tela de alvenaria. Um edifício sem reforço adicional não será confiável, mesmo se o edifício estiver localizado em uma área onde nenhuma atividade sísmica foi observada. Isso se deve às peculiaridades dos próprios materiais e construção.
Após a construção, qualquer casa ou instalação industrial encolhe - ocorre a secagem, ocorre a estabilização do solo e outros processos e agem de forma desigual. A malha de reforço ajuda a prevenir vazios, bloquear rachaduras e outras imperfeições que podem levar à falha.
Alguns construtores acreditam que os materiais modernos têm uma margem de segurança suficiente, portanto, não há necessidade de reforçar as estruturas. Porém, se você olhar os documentos regulamentares - SNiPs, verá que o projeto de construção de edifícios em concreto espumoso ou concreto aerado deve prever a utilização de malha de reforço.
Existem diferentes tipos de tais produtos - metal, plástico e basalto. Anteriormente, as malhas de aço eram usadas com mais frequência em trabalhos de construção. As tecnologias modernas tornaram possível simplificar a produção de vergalhões de basalto, então ele começou a ganhar popularidade rapidamente. Isso não é surpreendente, uma vez que uma malha feita de tal material apresenta uma série de vantagens.
- Baixas taxas de condutividade térmica. O reforço de basalto, ao contrário do metal, não forma pontes frias.
- Resistência ao estresse mecânico - esticar, dobrar, rasgar. Esta é uma qualidade importante para um material de reforço.
- Facilidade. A rede não torna a estrutura a ser erguida mais pesada, ela pode ser montada rapidamente, convenientemente armazenada e transportada em rolos.
- Resistente a álcalis e outros componentesque são usados na fabricação de blocos de concreto.
- Capacidade de suportar flutuações de temperatura.
E também a malha de basalto é mais durável que o metal, pois não sofre corrosão, e seu custo é mais lucrativo devido às tecnologias modernas que permitem que esse material seja produzido em escala industrial.
Como a malha é feita?
O basalto é a matéria-prima para a fabricação de produtos de reforço. É uma rocha vulcânica, um componente totalmente natural. Por fusão em alta temperatura e extrusão (trefilação), fibras de basalto semelhantes a filamentos são obtidas. Em seguida, em uma máquina especial, eles são montados em feixes que atendem aos requisitos da GOST em termos de resistência à tração e outras características. As peças são colocadas perpendicularmente umas às outras, os nós são cosidos com uma linha resistente ao desgaste.
A próxima etapa da produção é a impregnação com um composto especial. Ele confere resistência a várias substâncias quimicamente ativas: álcalis, sais, aditivos para concreto. Acrilatos ou outros compostos com propriedades semelhantes podem ser usados como impregnação. Deve-se ter em mente que a malha de fibra de vidro acabada e a malha de basalto são muito semelhantes na aparência, sendo difíceis de distinguir. Isso é usado por fabricantes inescrupulosos que trocam um produto por outro.
Para entender do que a tela é feita, você precisa afofar um pouco as bordas da malha: fibras verdes serão visíveis para o basalto e brancas para o vidro.
Variedades
A malha de reforço é frequentemente usada para reforçar a alvenaria de tijolo ou bloco de gás, para a betonilha de piso e outras necessidades de construção. As fibras de basalto são a melhor opção em termos de desempenho e preço. E, em alguns casos, usar outros materiais é impraticável. Por exemplo, as malhas de metal não são adequadas para o reforço de estruturas de concreto aerado, uma vez que se tornarão rapidamente inutilizáveis em contato com as substâncias com as quais os blocos são feitos. O leito de basalto é usado ativamente durante as obras rodoviárias. Todas as malhas de reforço podem ser divididas em vários tipos.
Construção
É utilizado na construção de diversos objetos - industriais e privados. Adequado para reforçar estruturas de suporte de carga em edifícios de vários andares que têm de suportar cargas elevadas. Essa malha é usada para fortalecer edifícios de tijolos e casas de blocos de concreto. Uma grande vantagem é que o material de reforço não torna a estrutura mais pesada, portanto, não há necessidade de prever uma fundação mais potente e apoios adicionais no projeto.
Estrada
A estrada, também conhecida como geogrelha basáltica, é utilizada para a construção ou reparação de estradas para diversos fins. Aumenta a vida útil do revestimento, pois distribui a carga uniformemente por toda a superfície, o que permite evitar o afundamento de áreas individuais, o aparecimento de fissuras e outros defeitos.
Reboco
É usado para fortalecer superfícies de parede. Adequado para reboco interno e externo de paredes. Proporciona boa aderência dos materiais de acabamento, evita desníveis e fissuras.
E também com o auxílio dessa malha, o enrolamento isolante é reforçado durante a colocação dos dutos.
Dimensões (editar)
Os produtos diferem na espessura dos bastonetes e na forma das células. Ao mesmo tempo, o leque de opções no mercado é bastante amplo, portanto, na hora de escolher o tamanho ideal, vale a pena considerar a finalidade da malha. Quanto menores as dimensões da célula, mais forte é a teia. Os tamanhos mais populares são 25x25 mm, 50x50 mm, mas você também pode encontrar 150x150 mm ou 5x5 mm. A espessura de uma barra varia entre 2-4 mm.
A malha é produzida em rolos, a espessura de toda a teia é geralmente um múltiplo dos parâmetros dos materiais de construção - tijolo ou bloco de espuma. Em que o produto é fácil de cortar com uma tesoura comum, então você pode fazer tiras de qualquer tamanho, se necessário.
Formulários
Os produtos de basalto são duráveis, resistentes a vários fatores e, ao mesmo tempo, acessíveis. Não é surpreendente que sejam utilizados para a construção de instalações industriais e civis, bem como em residências privadas. Com a ajuda de redes, eles fortalecem:
- estruturas em argila expandida, blocos aerados, espuma de concreto;
- grandes estruturas de tijolos;
- vigas, cintos, lintéis de estabilização;
- revestimentos de pisos e paredes;
- estradas de terra e asfalto.
A rede de armadura é escolhida em função da carga prevista, que é calculada na fase de projeto.
Dicas de estilo
Existe uma certa tecnologia de trabalho que deve ser seguida. As nuances da instalação da malha em diferentes materiais podem ser diferentes, mas também existem pontos em comum. Antes de colocar a tela, deve-se cortá-la de acordo com as dimensões das paredes. Como a rede deve ser sobreposta, é importante fornecer material suficiente nos cálculos.
Editar sozinho não funcionará, então você precisará de um parceiro com quem trabalhar. As secções da malha nas juntas são colocadas com uma sobreposição de 3-5 células, após as quais pode-se aplicar argamassa de cimento ou cola especial, com a ajuda destes compostos, são fixados tijolos ou blocos de betão. É necessário observar a tecnologia de fixação e monitorar cuidadosamente para que a rede não deforme e não deslize durante a operação, pois isso reduz significativamente a capacidade de carga.
Independentemente do tipo de acabamento da edificação, é imprescindível o reforço das seguintes zonas:
- alvenaria do piso térreo;
- a parte inferior das aberturas das janelas;
- conectando lintéis, lajes e elementos de suporte de carga.
Esses locais têm uma carga significativa, por isso vale a pena cuidar do reforço. É aconselhável colocar a malha em 2 carreiras no caso de grandes blocos de espuma. Para paredes expostas ao vento, uma instalação mais apertada da camada de reforço será necessária.
Trabalho com concreto aerado
Uma vez que este material é muito procurado, muitas vezes surgem questões relacionadas com o reforço de estruturas. Para criar um cinto de reforço de parede, você precisa usar elementos adicionais de 10 e 5 cm de espessura, que podem ser adquiridos prontos ou cortados você mesmo em blocos. O trabalho é realizado da seguinte forma:
- a parede externa é colada com blocos de 10 cm de espessura, no interior fazem um contorno de elementos mais finos para preparar a cofragem para a armadura;
- para isolamento, é fixada uma camada de poliestireno expandido ou outro material com propriedades semelhantes;
- é colocada a rede basáltica, respeitando-se a distância de 5 cm da parede, serão necessários suportes especiais para a sua fixação;
- a estrutura é derramada com concreto para fixação.
Com o reforço entre carreiras, os punções são cortados, limpos de pó e uma malha é sucessivamente colocada sobre eles sobre uma solução adesiva. A profundidade das ranhuras feitas deve ser de 2,5 cm. Para blocos largos, são colocadas duas tiras de tecido de reforço.
Trabalhando com tijolos
Existem três métodos para fixar a malha para revestimento:
- longitudinalmente;
- perpendicular;
- paralelo.
Na maioria das vezes, as tiras são aplicadas transversalmente - apesar do fato de que isso aumenta a quantidade de material consumível e leva mais tempo, a resistência das paredes aumenta em 50%. O tipo de malha é selecionado dependendo do nível de carga.
Deve-se ter em mente que cada tipo de tijolo possui nuances próprias na tecnologia de assentamento:
- se for utilizado material de silicato da marca M150, a rede é colocada a cada 5 linhas;
- para um tijolo duplo, a distância será um pouco menor - após 4 linhas;
- a variedade de cerâmica requer reforço mais apertado em incrementos de 3 fileiras.
A malha é plantada em uma solução de cola, enquanto você precisa se certificar de que ela se encaixa na solução em um nível.
Trabalhando com a superfície da estrada
O basalto pode ser incorporado ao asfalto para melhorar seu desempenho. O local por onde a estrada vai passar deve primeiro ser limpo de detritos e nivelado. Depois disso, o betume é aplicado - exatamente ao longo da largura da malha. Uma tela é colocada em cima e uma superfície de asfalto é colocada sobre ela. O commit final está em andamento. Na pavimentação, é importante observar algumas nuances.
- Não é recomendável realizar trabalhos com temperaturas inferiores a +5 graus, bem como com chuva ou neve. Depois que a precipitação cair, você precisa esperar até que o local esteja completamente seco.
- Não é permitido o transporte de veículos na geogrelha.
- A tela de basalto pode ser colocada à mão. Devido ao seu baixo peso, não requer a utilização de equipamentos especiais.
- Inchaço, irregularidade e torção devem ser evitados, pois isso neutraliza o efeito de reforço.
A obra deve ser planejada de forma a evitar o endurecimento total do betume, bem como a exposição prolongada da malha ao ar livre sem pavimento asfáltico no topo. Independentemente do material utilizado, ao reforçar, é importante observar a tecnologia e certificar-se de que a tela esteja posicionada de maneira uniforme. Então, a malha de basalto irá desempenhar regularmente suas funções, aumentando a vida útil de edifícios, vários objetos e estradas.
O comentário foi enviado com sucesso.