Tudo sobre como consertar protetores contra sobretensão

Contente
  1. Grandes avarias e suas causas
  2. Como desmontar corretamente?
  3. Pode ser reparado?
  4. Recomendações

Mesmo o aparelho elétrico da mais alta qualidade requer reparos ao longo do tempo. Os protetores de sobretensão não são exceção. Com o tempo, surgem falhas desse tipo que levantam questões: por que o botão não liga, o fusível está funcionando? Tudo sobre as principais causas de quebras e como desmontar o filtro rebitado com as próprias mãos, leia o artigo.

Grandes avarias e suas causas

Para funcionar, o cabo de alimentação deve proteger os dispositivos conectados de picos de tensão, para isso, deve ser instalado um fusível.

Quando o fusível é ligado, um indicador luminoso acende ao lado dele, informando que ele está pronto para ser usado e funcionando como deveria.

Mas às vezes existem problemas que se tornam perceptíveis apenas durante a operação. Todos os motivos podem ser divididos em dois pontos:

  1. violação da integridade física das partes externas (cabo, botão, tomadas ou plugue);
  2. combustão das partes internas das pás (trilhas na placa de circuito impresso, fusível térmico automático, contatos da chave).

Se o cabo de extensão começar a falhar, o que pode ser evidenciado por estalos, faíscas ou piscadas incomuns do LED, ele deve ser substituído ou desmontado imediatamente.

Usar um filtro quebrado é fortemente desencorajado, porque o primeiro pico de energia pode queimar todos os equipamentos caros que estão conectados a ele.

A diferença entre o filtro de rede e o cabo de extensão está na presença de um varistor que protege contra picos de tensão e curtos-circuitos, um filtro LC contra interferências de alta frequência.

O dispositivo é uma caixa de plástico com tomadas voltadas para fora (tomadas) para fichas Euro. As placas de contato às vezes deformam se forem feitas de metal barato de baixa qualidade, o que causa folga e cortes de sinal. Além disso, a própria ficha aquece, o que muitas vezes leva à sua queima, o plástico pode derreter e até mesmo um curto-circuito e pode ocorrer um incêndio.

Como desmontar corretamente?

A desmontagem de um filtro piloto convencional começa com o desparafusamento dos parafusos, como, de fato, na maioria dos outros casos, mas em alguns modelos não separáveis, o corpo pode ser sem parafusos em parafusos rebitados. Normalmente os fechos são instalados na parte traseira, muitas vezes são cobertos com adesivos de fábrica, mas também podem ser encontrados na frente, bem nas ranhuras dos encaixes. Para fixação adicional, existem travas de plástico na junção das duas metades da caixa. Ao abrir, você não deve fazer movimentos bruscos e usar força para não perturbar a estrutura. Se o dispositivo nunca foi desmontado, haverá um selo de garantia na caixa.

Parafusos fixos só podem ser desparafusados ​​usando métodos "bárbaros" usando um ferro de solda ou uma broca e um alicate. Nesse caso, a aparência ficará irremediavelmente danificada.

Você pode tentar destacar apenas o botão com uma chave de fenda, porque nesses dispositivos, na maioria das vezes, os contatos do interruptor estão entupidos com poeira ou o próprio cabo se rompe.

Além disso, com a ferramenta, você realiza diagnósticos e reparos de unidades. Você vai precisar de:

  • ferro de solda;
  • chave de fenda (cruzada e plana);
  • testador;
  • arquivo ou lixa;
  • pinças;
  • um secador de cabelo para soprar após a limpeza dos contatos.

    A pesquisa de defeitos é necessária para se chegar a uma conclusão final sobre a possibilidade de seu reparo e a viabilidade de uso posterior. EÀs vezes, o preço do problema é de apenas 200 rublos, por isso não faz sentido consertar a falha, mas se o filtro fosse potente, com um fusível reutilizável, o custo desse dispositivo pode ser várias vezes mais alto.

    Pode ser reparado?

    Dependendo da causa da quebra, os estabilizadores são bastante adequados para reparos, o principal é ter pelo menos um pouco de experiência com ferro de solda e chave de fenda. Antes de começar, inspecione cuidadosamente a parte externa do instrumento. Às vezes, para consertar, você nem precisa desmontar - bastará trocar um plugue queimado ou quebrado. PARAQuando não há sinais externos de quebra, mas sob carga ele emite sons estranhos, então provavelmente é o estrangulamento (absorvedores de tensão de pulso na forma de uma bobina) rachando.

    Em geral, o reparo do estabilizador é possível, o principal é encontrar a causa exata da quebra e eliminá-la corretamente.

    Quando você precisa trocar o fusível, isso também não é um problema. Se o botão não funcionar quando ligado, a luz de fundo não acender, também não é necessário soldá-lo imediatamente - você pode simplesmente puxar o corpo da chave para fora do soquete, limpar os contatos e colocá-lo cuidadosamente de volta no lugar .

    O botão não desliga

    Se o fusível estiver queimado, o botão (o que não tem o led, além de "liga / desliga") para de apertar e dispara constantemente, o que significa modo de emergência sem eletricidade. Basta evaporar ou desparafusar (dependendo do modelo) para levá-lo à loja de peças de rádios, onde o vendedor buscará exatamente o mesmo. Acontece que o modelo necessário não está à venda - tudo bem, você pode conectar os fios diretamente com as próprias mãos, sem botões. Então, ao invés de um estabilizador, você terá um excelente cabo de extensão, que é bastante útil para carregar aparelhos, lâmpadas e rádios de baixa tensão.

    A luz está piscando

    O botão liga / desliga pode desligar espontaneamente ou emperrar completamente na posição "ligado". Às vezes, o indicador de energia começa a piscar por algum motivo desconhecido. Isso também sugere que, provavelmente, é hora de limpar os contatos. Após desmontar o gabinete, você precisa remover tudo que cobre o botão, desparafusar os parafusos da placa de circuito impresso (para virá-la) ou desoldar o cabo de alimentação e as pernas do botão. Em seguida, a caixa de distribuição pode ser puxada para fora e, com uma chave de fenda, desatarraxar as travas que a prendem no soquete.

    Existe um diagrama de conexão no corpo do botão para que você possa montar tudo na seqüência correta.

    No interior existem contactos de aço para molas. Com o tempo, eles ficam cobertos por uma camada de carbono e óxido, de modo que o ponto de contato começa a esquentar mais do que o normal. Se você limpá-los com uma lixa ou lima, o botão irá parar de sobrecarregar e desligar. No final, você pode tratar os pontos de remoção com álcool e soprar para fora e, em seguida, montar a chave e soldá-la de volta.

    Brilhos

    Se o estabilizador de energia faiscar ao ser ligado, isso indica, antes, uma violação do isolamento dos contatos internos, do que que alguma parte se quebrou. Olhe dentro, verifique e, se necessário, toque com um testador onde os fios podem ter passado. Se você encontrar, use mais solda, porque as fábricas chinesas baratas freqüentemente pecam com a qualidade de solda indecentemente frágil e economizam em literalmente tudo, incluindo estanho.

    Lembre-se de que podem ocorrer faíscas e estalos não apenas devido a um defeito no protetor de sobretensão, mas também devido a uma saída fraca que não foi projetada para cargas pesadas. Para verificar, encontre uma boa saída ou desmonte uma existente (após desenergizá-la) para problemas com torção nas caixas de reconhecimento (especialmente para as de alumínio soviético).

    Outras avarias

    Danos mecânicos aos clipes do disjuntor devido à quebra e derretimento do plástico também são possíveis. Nesse caso, um orifício é feito com cuidado no corpo do botão e um cotonete ou palito é inserido, agindo como uma trava que é inserida na ranhura. Após essas manipulações simples, você pode retornar a chave ao seu lugar.O filtro de linha está pronto para ser usado novamente!

    Em geral, a avaria mais comum é considerada uma violação da integridade do cabo devido a curvas constantes. Você precisa ligar o cabo com um multímetro para integridade do circuito.

    Se não houver voltagem, procure a designação da marca de seção e compre um substituto do comprimento necessário. A seguir, deve-se desmontar o plugue e a caixa e soldar os fios aos contatos, não esquecendo primeiro de limpá-los e isolá-los adequadamente após a soldagem.

    Recomendações

    Se você já decidiu desmontar o filtro, verifique ao mesmo tempo todos os outros componentes para manutenção. Muitas vezes, não são os fusíveis e botões que falham, mas o varistor, que também é necessário para proteger as linhas de saída de sobretensão.

    Muitos não conhecem as regras para operar os estabilizadores de energia e os conectam a fontes de alimentação ininterrupta, o que leva à quebra dos circuitos de proteção. Além disso, você não pode conectar os filtros uns aos outros, porque a conexão em série multiplicará a corrente na fase de aterramento, e a potência da tensão aumentará acima de 3,5 kW. Isso se aplica especificamente a dispositivos com filtros, e não apenas cabos de extensão com botão liga / desliga.

    Além do mais, é muito indesejável conectar dispositivos com alta tensão de entrada a modelos simples - isso não apenas não os salvará do esgotamento, como também desativará rapidamente o próprio filtro.

    Como consertar um filtro de linha, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário