Tipos e variedades de violetas (Saintpaulia)

Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Classificação
  3. As melhores variedades e suas características
  4. Como escolher?

Quase todo mundo se esforça para decorar o jardim e os canteiros de flores na frente da casa com a ajuda de plantas. E mesmo aqueles que preferem outras opções de design costumam manter flores de interior. Agora aprenderemos sobre uma das variedades de tais culturas.

Um pouco de historia

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha ouvido nada sobre o cultivo de violetas de interior. No entanto, no mundo botânico, os profissionais os conhecem com um "nome" completamente diferente - saintpaulia. É este nome que se reflete em toda a literatura especial e publicações altamente especializadas, classificadores de plantas. Mas, por uma questão de simplicidade, usaremos o nome geralmente aceito entre os jardineiros. A descrição da violeta exige desde o início mencionar que os criadores criaram muitas variedades desta cultura ornamental.

Pode ser anual ou perene, mas sempre tem um caule curto. Possui rosetas de folhagem que se assemelham a um círculo, oval ou coração. As variedades diferem apenas pelo tamanho da roseta. As raízes violetas são sempre finas e espalhadas por uma grande área. Esta planta floresce por 9 meses.

Os ancestrais selvagens da violeta vivem na África. Pela primeira vez, eles foram notados pelo comandante das possessões coloniais alemãs Walter Saint-Paul (após o qual o nome botânico foi dado). A Real Saintpaulia cresce apenas nas montanhas Usambara, localizada na Tanzânia. Algumas subespécies são encontradas em território queniano. As plantas estão concentradas perto de cachoeiras e em terraços de rios.

Muitas vezes há informações de que Saintpaulia pode ser encontrada no Japão, América do Sul e do Norte, sul da África e até mesmo na Nova Zelândia. Deixemos a verdade desses julgamentos na consciência de seus autores, até porque as sólidas publicações enciclopédicas são unânimes: a violeta uzambar só cresce em certas regiões da África oriental. Agora vamos voltar a como ele entrou em circulação.

O comandante mencionado acima não era um botânico ou naturalista - ele estava apenas dando uma caminhada e acidentalmente percebeu as flores crescendo na fenda da montanha. Depois de colher esta planta, ele a enviou para seu parente, que estava coletando um herbário de espécies raras e exóticas. Depois de algum tempo, em 1893, especialistas registraram o achado na família Gesneriana e depois o mostraram ao público em geral pela primeira vez.

Classificação

Por tamanho de saída

Como já mencionado, existem muitos tipos de violetas. Não é de admirar: os jardineiros e criadores apreciaram imediatamente o potencial decorativo desta planta. Durante seus quase 130 anos de história, a violeta Uzambar se dividiu em várias variedades e espécies. O menor diâmetro da roseta é limitado a 6 cm. As subespécies com uma roseta de 6 a 14 cm são diferenciadas em um grupo em miniatura.

Além disso, a divisão é a seguinte:

  • flores em miniatura (15-19 cm);
  • padrão (20-40 cm);
  • grande padrão (tudo que tem um diâmetro de 41 cm ou mais).

Mas a gradação não termina aí. Algumas violetas têm vários pontos de crescimento ao mesmo tempo. Eles são chamados de "trailers"... Entre tais "reboques", as subespécies de bush e ampelous são adicionalmente distinguidas. As chamadas quimeras diferem muito: cada pétala tem uma faixa que difere da cor principal.

    Plantas com folhas de menina são uma escolha atraente em muitos casos. A nervura central na base é mais espessa e mais leve do que em outras áreas.

    A forma das folhas pode ser muito diferente:

    • coração;
    • redondeza;
    • oval;
    • afiação;
    • alongamento.

    A lâmina da folha de violetas pode ser ondulada, acolchoada, lembrando uma colher. Se tiver estípulas, eles falam sobre a variedade de agitação. Outro tipo de folha é o clacamus. É muito semelhante às folhas da bananeira (pelo menos no arranjo das nervuras média e lateral).

    As folhas da Longifolia são longas e lembram tiras estreitas; a borda da folha também tem um formato muito diferente:

    • superfície lisa;
    • Vieira;
    • borda recortada;
    • franja;
    • superfície ondulada.

    Variegado

    A chamada variação da fronteira em fontes estrangeiras é chamada de Tommie Lou. A cor principal neste caso é o verde; há uma faixa rosada, branca ou bege nas bordas. Existem também manchas da mesma cor na parte principal da folha.

    A maioria das violetas tem essa aparência. Mas deve-se ter em mente que a proporção das cores depende fortemente das condições em que a flor é mantida.

    O tipo de copa de variegação implica principalmente tons de folha verde claro, amarelo e creme. Tons rosa são encontrados apenas ocasionalmente. A parte heterogênea é coletada principalmente no centro das rosetas. É aí que as folhas novas se desenvolvem e, depois de amadurecidas, tornam-se verdes. Quanto à variegação mais rara (mosaico), é também a mais estável.

    A preservação da cor não muda mesmo com erros na tecnologia agrícola. Essas plantas são lindas independentemente da idade. No entanto, a raridade das violetas variegadas em mosaico não é causada por alguns fatores naturais. O fato é que eles são caprichosos e se desenvolvem muito mal. Poucos jardineiros têm paciência para acertar e ter sucesso.

    Pelo formato das flores

    Saintpaulia tem seu nome cotidiano justamente por causa da semelhança na forma das flores com um análogo de crescimento selvagem de países europeus. As duas pétalas na parte superior são ligeiramente inferiores às três na parte inferior. Essa proporção é considerada clássica entre as violetas.

    Mas a "estrela" tem flores simétricas. A colocação das pétalas ao redor do centro é completamente uniforme e até o tamanho é o mesmo.

    "Bells" realmente se assemelha ao instrumento musical de mesmo nome. Bem na base, as pétalas estão firmemente conectadas. Sua divulgação completa é impossível. Amadores e profissionais, no entanto, valorizam acima de tudo a violeta com flores do tipo "vespa". Esta palavra por si só é suficiente para descrever sua forma.

    Por tamanho de flor

    Existe uma gradação simples aqui. As violetas menores são cobertas por flores de no máximo 2 cm. No grupo do meio, caem tamanhos de 2 a 4 cm.

    Pelo grau de terry

    O mínimo desse grau está nas chamadas cores simples. Tudo é muito simples nelas: existem apenas 5 pétalas. O grupo das vieiras inclui plantas onde, adicionalmente, existem de 1 a 3 pétalas subdesenvolvidas. A maioria das flores semi-duplas tem 7 ou 8 pétalas. Mas, ao mesmo tempo, pode haver menos ou mais deles (e 5 e 10).

    As chamadas violetas terry são de considerável interesse. A duplicidade total significa que o número de pétalas é muito maior do que 10. Por causa delas, é simplesmente impossível ver os estames. Os “cravos” também merecem atenção. Qualquer pessoa que tenha visto um cravo real concordará imediatamente que é muito semelhante.

    Por cor

    Flores com uma cor monótona (rubi, rosa, amarelo, laranja e até verde) são extremamente atraentes. O principal é que eles são selecionados com habilidade e se encaixam harmoniosamente na composição ao redor.

    Mas a maioria dos jardineiros prefere variedades de dois tons. Uma violeta violeta com uma borda branca parece especialmente atraente.

    Cores diferentes podem se alternar:

    • como raios;
    • como sombras;
    • como uma transição de uma cor fraca para uma mais espessa.

    Ao longo da borda da pétala

      É costume dividir violetas por esta propriedade em:

      • entalhado;
      • franjado;
      • aparência ondulada.

      Ampelny

      O número dessas variedades de violeta Uzambara já ultrapassou 500. E os esforços dos criadores não param.Essas plantas podem florescer mesmo durante todo o ano.

      Um pré-requisito para o sucesso será uma iluminação cuidadosamente pensada e selecionada.

      A luz de fundo se adapta à situação dependendo se a flor está crescendo em uma altura ou em uma posição normal.

      As melhores variedades e suas características

      Tendo dado uma descrição geral das variedades de violetas, é perfeitamente possível passar às características de suas variedades individuais.

      "Sol escaldante"

        E o primeiro lugar será merecidamente tomado pelo Sol Arrasador de Mac. O nome "Sol escaldante" dado por criadores estrangeiros por uma razão. A variedade pertence ao grupo semi-mini. A planta com flor é coberta com flores simples e semi-duplas de coral vermelho; fora eles têm uma borda branca discreta.

        O “sol escaldante” é caracterizado pela variegação da coroa. Parece intrigante em combinação com o verde brilhante das folhas recortadas. A planta fica ainda mais bonita devido às inclusões douradas no interior das rosetas.

        Cuidado: os jardineiros devem estar prontos para puxar. Além disso, a variegação pode desaparecer periodicamente, mas o desenvolvimento da saída ocorre rapidamente.

        A julgar pelos comentários, Scorching Sun é semelhante em cor a uma floresta de outono. Em certa medida, sua desvantagem é o comprimento excessivo dos pedúnculos. Deve ser lembrado que a planta não apresenta uma alta taxa de crescimento. Às vezes você tem que arrancar repetidamente as folhas na parte inferior antes de obter o resultado. Mas a colocação de pedúnculos ocorre sem problemas.

        "A primeira beleza"

        Reigning Beauty - ou literalmente "First Beauty" - é uma variedade de violetas que justifica totalmente o seu nome. O uso desta planta na Rússia começou há relativamente pouco tempo. Durante a floração, grandes flores em forma de estrela semi-dupla são formadas. O grande babado que se estende ao longo da borda externa das pétalas é altamente valorizado. A roseta parece padrão, formada por folhas verdes claras.

        A folhagem geralmente cresce em duas camadas. Cada um deles inclui de 20 a 30 folhas. Portanto, arbustos bastante densos são formados. As “gorros” florais formados no meio das rosetas também diferem em densidade. Cada roseta lança uma massa de botões que se abrem quase simultaneamente.

        Como resultado, uma bola "ondulada" inquebrável é formada. Quando a Primeira Beleza está em flor, ela é coberta por estrelas roxas avermelhadas. Um babado azul-púrpura corre ao longo das bordas das pétalas. Se a planta for colocada em uma sala fria, a borda muda: torna-se uma cor verde claro brilhante. A duração da floração pode chegar a 3 ou até 4 meses; ao mesmo tempo, está ocorrendo um intenso desenvolvimento da folhagem.

        Mas a variedade é caprichosa. Se as condições forem ligeiramente diferentes do ideal, as plantas crescem mais lentamente, às vezes até morrem.

        Recomenda-se instalar Reigning Beauty nas janelas voltadas para oeste, leste. As orientações Nordeste e Noroeste também funcionarão. A característica de iluminação muito forte das janelas do sul pode arruinar todo o negócio.

        O aquecimento do ar recomendado é de 20 a 25 graus na primavera e no verão. Nos meses de inverno, o intervalo é mais estreito - 18 ou 19 graus, nem mais nem menos. A umidade do ar permitida varia de 40 a 60%. Caso contrário, as flores ficarão doentes por causa do alagamento ou começarão a descartar os botões, tentando economizar água.

        "Cavaleiro de Bronze"

        Difere de outras variedades com um longo período de floração e ao mesmo tempo um cuidado simples. Mesmo os jardineiros novatos podem facilmente fazer tudo o que você precisa. A vantagem indiscutível da variedade é o rebordo da folhagem em ondas esverdeadas. As bordas das pétalas também ficam onduladas. Em todos os 10 meses de floração, há relativamente poucos botões, mas seu tamanho compensa essa desvantagem.

        O Cavaleiro de Bronze foi criado recentemente. Foi introduzido em 2011. O desenvolvedor da variedade - Elena Lebetskaya - estabeleceu uma meta para criar flores de aparência incomum que seriam combinadas de forma interessante com folhas. As placas foliares são arredondadas, com perímetro ondulado e pilosidade moderada.Os rebentos são verdes claros e escurecem à medida que se desenvolvem. A folhagem é pintada de forma monótona, sem manchas.

        O "Cavaleiro de Bronze" forma de 3 a 5 botões grandes em 1 pincel. Durante a floração, seu tamanho não muda. As pétalas têm superfície cerosa, pintadas em tons de rosa ou branco. Os caules são frágeis. Na parte central, as rosetas são direcionadas para cima, nas fileiras voltadas para os lados.

        O sistema radicular do "Cavaleiro" não pode se orgulhar de grande resistência e comprimento, o que é importante considerar no transplante.

        Rosie babou

        Quando questionada a criadores experientes sobre as melhores variedades de violetas, Rosie Ruffles é invariavelmente citada entre outras. Esta planta se distingue por sua ternura e cores invulgarmente graciosas. A violeta pode pertencer a um grupo varietal simples ou semi-duplo. As flores em forma de estrela são coloridas de fúcsia claro, quase atingindo uma tonalidade rosa. Nas pontas, as flores são ligeiramente onduladas, o que as decora adicionalmente.

        A folhagem em forma de coração é colorida de verde moderadamente rico. Plantas com flores em forma de estrela de cor fúcsia com franjas claras são reconhecidas como uma variante clássica da variedade. Às vezes, em lugares frios, uma faixa verde aparece na borda clara. O tamanho da flor pode chegar a 6 cm, tem o bordo ondulado. Em plantas maduras, pedúnculos com 5 ou 6 flores são formados, que parecem atraentes por mais de um mês.

        Na primeira floração, um grande número de pedúnculos não pode ser alcançado. Somente pela terceira vez, uma capa poderosa é formada. Ocasionalmente, os buquês contêm 10-12 botões. Como os caules são finos, os pedúnculos dobram-se facilmente e cada flor olha em sua própria direção. Os jardineiros apreciam esta variedade pelos seus babados e floração contínua.

        "Mariposas de fogo"

        Também uma excelente variedade de violetas. Seu nome deve-se ao aparecimento de uma planta com flores. As pétalas de um vermelho profundo lembram borboletas voando sobre folhas verdes. Rosetas de desenvolvimento simétrico não perdem sua aparência elegante com o tempo. Flores com centro vermelho escuro e bordas brancas formam-se nas "Mariposas do Fogo". A borda aumenta com o botão.

        Arctic Frost

        Das variedades criadas por criadores estrangeiros, Arctic Frost também chama a atenção. Durante a floração, essas plantas são cobertas por gorros brancos mais delicados, e uma borda azul escura é formada nas flores. Os corollas podem ser simples ou semi-duplos; ocasionalmente aparecem "quimeras", com listras brancas de aspecto espetacular no meio de cada pétala.

        "Pérola do Nilo"

        É útil examinar mais de perto essa variedade. Foi criado pelo criador T. Vysota. As flores de Terry são cobertas com pétalas que lembram uma tigela. As flores rosa cinza são prateadas por fora e marrom-esverdeadas por fora. A "Pérola do Nilo" floresce por muito tempo, sem interrupção, mesmo no calor extremo. Os buquês desta variedade podem ter uma variedade de tonalidades de cores, harmoniosamente combinadas com uma borda marrom-esverdeada. A roseta contém folhas de cor verde moderada; o tamanho da "Pérola do Nilo" pertence ao grupo padrão.

        "Sua Majestade"

        A julgar pelos comentários, esta violeta também pode dar uma boa ajuda na decoração de interiores de uma casa. Delicadas inflorescências iridescentes adornam o espaço quase todo o ano. A tonalidade das folhas é de diferentes tons de verde.

        É importante ressaltar que essa variedade requer apenas manutenção mínima. É sempre plantada em solo solto que permite a passagem da água com facilidade. Você pode usar uma mistura típica de plantio de violeta.

        "Querida"

        Violetas "Darling" são estáveis ​​mesmo em más condições. Portanto, eles são cada vez mais usados ​​por jardineiros russos e amantes de plantas de interior. A cultura foi introduzida em circulação pelos esforços de K. Morev. As flores grandes arredondadas do tipo semi-duplo têm pétalas ligeiramente onduladas. Pedúnculos são duráveis ​​e bastante curtos. Eles consistem em 5 ou 6 botões com flores de tamanho médio.

        Deve-se ter em mente que a cada ano as flores vão diminuindo.Isso pode ser mitigado arrancando sistematicamente os botões. Você também terá que levar em consideração a iluminação.

        "LE-Leila"

        "LE-Leila" não é inferior a "Darling". Esta variedade foi introduzida em 2017. As plantas são cobertas por grandes flores rosas. A roseta apresenta folhagem variegada de grande comprimento. O tamanho da flor é padrão.

        "Beijo de um anjo"

        Esta é outra variedade desenvolvida pelo criador Lebetskaya. Estrelas brancas com babados rosados ​​parecem muito atraentes; a roseta é compacta e inclui folhas verdes claras.

        "Sobremesa de mirtilo"

        Outra variedade da seleção de Morev. As flores desta violeta podem ser duplas ou semi-duplas, têm o centro branco. A cor das folhas pode ser verde ou verde escuro e as pétalas apresentam uma camada ligeiramente ondulada. Soquete de tipo padrão.

        "Estrelas da Crimeia"

        Você também pode considerar este violeta. Uma característica da variedade é o enraizamento da folha com os filhos. As flores, pintadas de azul-violeta, são grandes. As folhas ovais são verdes escuras, o que parece especialmente atraente durante a floração longa.

        "Amêndoa"

        Mudas desse tipo também são muito boas. Possuem grandes flores rosadas com uma geometria atípica. A tonalidade, que é agradável, pode sofrer alterações devido às condições de cultivo. Isso abre oportunidades adicionais para jardineiros. E, ao mesmo tempo, ensina-os a cumprir melhor os princípios e requisitos básicos. A "amêndoa" é apreciada até por aqueles que nunca experimentaram cultivar violetas. As flores em forma de estrela de cor rosa-pêssego atingem um tamanho de 8-9 cm.

        A curva graciosa das pétalas também é interessante. Não impede que retenham a sua forma original, pois a textura é muito densa. A grande roseta (30 a 40 cm) é, no entanto, muito compacta. Entalhes claros podem ser vistos nas bordas das folhas arredondadas. No meio da saída existem até 3 botões, pelo menos um dos quais está constantemente solto.

        "N-Adam"

        Violet "H-Adam" é uma das variedades semi-miniaturizadas. A planta é coberta por flores de tipo duplo cinza-azulado. No verso, são pintados em tom verde pantanoso. A flor parece ter sido feita de um mineral translúcido. Mesmo as pessoas que estão muito longe da jardinagem ficam encantadas com isso.

        "Jeanne"

        Voltando às variedades desenvolvidas por E. Lebetskaya, vale destacar esta variedade. Esta violeta tem flores grandes, simples e semi-duplas. Entre as flores brancas estão os olhos roxo-violeta. A roseta variada parece impressionante.

        Betelgeuse

        Os amantes de flores vermelhas deveriam dar uma olhada em Betelgeuse. Suas estrelas terry são densas. A roseta tem bordas retas, mas ao mesmo tempo é bastante espalhada. A violeta é coberta por folhas verdes escuras.

        Em comparação com outras culturas decorativas vermelhas, "Betelgeuse" distingue-se pelo seu grande esplendor. Não há tons de roxo em tudo.

        Cada pedúnculo de "Betelgeuse" tem 1 ou 2 flores (e mesmo assim os pares são raros). Mas as flores não murcham por muito tempo. Não há nenhuma necessidade particular de iluminação de plantas. Mas mesmo quando colocado em cantos escuros, você pode encontrar alongamento dos pedúnculos.

        "Noite escura"

        Concluir a revisão é apropriado para esta série. Essa violeta é coberta com grandes flores esféricas saturadas. Eles são pintados em um tom de azul escuro, e as bordas das pétalas são onduladas. A planta parece brilhante. O diâmetro das flores varia de 8 a 9 cm (na maturidade).

        Como você pode ver, a variedade de violetas é muito grande e é muito difícil entender seus méritos.

        Como escolher?

        Para aqueles que estão prontos para um longo trabalho árduo, violetas na forma de enteados são adequadas. Para jardineiros menos experientes, são adequados os chamados bebês, que têm raízes bem desenvolvidas e pelo menos 6 folhas. Eles podem ser transplantados sem problemas. Mas se não houver preparo algum, vale a pena plantar plantas com pelo menos 9 meses.

        Importante: para escolher a variedade certa e evitar erros, é necessário estudar cuidadosamente os catálogos de criadores e o cadastro AVSA.

        Jardineiros inexperientes devem dar preferência a variedades testadas pelo tempo. Novos itens muitas vezes têm muitos efeitos negativos. Eles são caracterizados por mau humor, menos decoratividade. E apenas colecionadores treinados podem apreciar uma série de propriedades.

        Boas variedades diferem:

        • simetria pronunciada;
        • arranjo paralelo de fileiras de folhas em relação umas às outras;
        • falta de lacunas e lacunas;
        • folhas escuras (são mais contrastantes e toleram melhor as condições adversas);
        • falta de teias de aranha, manchas brancas, placas;
        • floração precoce abundante, durando o maior tempo possível.

        Para as mais belas variedades de violetas, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário