Descrição e cultivo da variedade de violeta "Blue Dragon"

Contente
  1. História e descrição da variedade
  2. Crescente
  3. Reprodução e plantio
  4. Cuidado

Saintpaulia é um belo nome para um gênero de plantas ornamentais com flores pertencentes à família Gesneriaceae, também conhecida como violeta Usambara. Na natureza, ela cresce nas terras altas da África Oriental e não tem nada a ver com violetas. No entanto, as casas crescidas de Saintpaulia são comumente chamadas de violetas. O dragão azul é a planta mais procurada delas.

História e descrição da variedade

Violet Dragon Blue é uma criação do criador americano Lyndon Lyon. A variedade tem o nome do dragão oriental, um símbolo de sabedoria, poder e chuva abençoada que dá vida. Lyndon Lyon pela primeira vez em 2005 conseguiu trazer violetas terry, e mais tarde também variedades em forma de estrela com flores em tons de azul de tons complexos. Antes disso, apenas flores roxas existiam na natureza. Flores grandes (8-9 cm) em forma de estrela também distinguem as violetas do Dragão Azul de outras violetas.

O enquadramento de flores grandes e fortes com uma borda verde-dourada parece incomum na variedade. Mas bordas contrastantes aparecem apenas em clima frio. No calor, pode não ser.

O ar quente tende a causar manchas claras nas flores. Na próxima floração, o aspecto das pétalas é normalizado.

O cuidado adequado com as plantas garante uma floração abundante. Avaliações de alguns jardineiros dizem que um arbusto dessa variedade dá até 50 lindas flores com debrum terry vermelho-púrpura. Cada pedúnculo tem uma inflorescência de até 7 cm de tamanho, composta por 3-5 flores. Sua tonalidade varia de azul profundo a roxo profundo ou azul.

A violeta tem uma peculiaridade: após o surgimento dos botões com o centro azul escuro, as folhas podem enrolar-se um pouco. Isso é considerado a norma. Assim que as flores aparecem, elas ficam uniformes novamente. As folhas são de cor verde escura, com tonalidade avermelhada no dorso. As lâminas das folhas estão localizadas horizontalmente, com pequenos entalhes nas bordas.

A planta forma uma grande roseta. Em alguns casos chega a 45 cm. O espaço é importante para esta variedade de violetas: os vasos adjacentes no peitoril da janela não devem ser colocados em locais apertados, caso contrário, uma flor caprichosa começará a crescer ou mesmo a cair folhas.

Se a planta estiver no peitoril de uma janela, a folhagem não deve ser pressionada contra o vidro. O "dragão azul" não se distingue pelo seu rápido crescimento, e às vezes até "adormece", como se interrompesse o desenvolvimento.

Crescente

Para uma floração luxuosa e a formação de uma bela roseta, basta que uma violeta escolha o vaso certo e o solo adequado, ajuste a rega e, se necessário, introduza fertilizantes. A umidade e a temperatura são de menor importância, embora o Blue Dragon se desenvolva melhor em condições de frio moderado. As altas temperaturas podem privar a planta de sua aparência estética: as flores ficam menores, os pecíolos assumem uma forma alongada não natural e as folhas são marrons.

Ventilação adequada pode ser usada para compensar o calor na sala.

Priming

É aconselhável misturar você mesmo os nutrientes do solo para Saintpaulia. Você vai precisar de:

  • terra frondosa;
  • areia de rio;
  • turfa;
  • carvão.

Você pode comprar uma mistura pronta para uso adequada para violetas em uma loja especializada. O solo deve ser mantido úmido e solto. Nesse caso, o substrato pode ser heterogêneo em composição, dependendo do método de irrigação preferido pelo florista.A irrigação de topo assume 2 partes de turfa alta e 2 partes de perlita, ou sua proporção é 3X1. Para irrigação de pavio, misture turfa com perlita em uma proporção de 1X1.

Para prevenir doenças fúngicas e prevenir o mofo no solo, é melhor adicionar ao solo carvão ativado triturado ou musgo esfagno, que é um anti-séptico natural.

Se a turfa for habitada por esporos de fungos ou pragas, deve ser aquecida no micro-ondas, cozida no vapor em banho-maria ou regada com "Fitosporina" líquida (a água deve ser levemente colorida).

Panela

O violeta cresce confortavelmente em baixa capacidade, pois possui um extenso sistema radicular superficial. O diâmetro do vaso de plantio deve ser inferior a 5 cm para violetas jovens, 2 cm a mais após a emergência das folhas jovens e até 9 cm para plantas maduras. Os menores representantes do "Dragão Azul" são plantados em recipientes de até 4 cm de diâmetro. Certifique-se de fazer orifícios de drenagem no fundo da panela para que o excesso de água seja despejado na panela. Caso contrário, as raízes da violeta logo apodrecerão e a flor morrerá.

Iluminação

O brotamento só é possível com iluminação suficiente. A violeta precisa de 10 a 14 horas de luz do dia, portanto, no inverno, você precisa de iluminação adicional. Para a sua organização, são adequadas as lâmpadas fluorescentes ou LED. Os cultivadores e coletores de violetas usam uma segunda opção, mais prática. Além disso, os LEDs afetam o aumento da temperatura ao redor das plantas.

Para cultivar "Blue Dragon" no peitoril da janela, o lado oeste ou leste é mais adequado. O sol do lado sul no calor do verão pode provocar queimaduras na superfície das folhas. Se não for possível mover a flor para um local mais adequado, você deve tentar sombrear. Para fazer isso, um filme reflexivo é colado ao vidro e, em casos extremos - papel comum ou jornal.

No lado norte, Saintpaulia, por outro lado, precisa de iluminação adicional.

Temperatura e umidade

A temperatura ideal para a violeta Blue Dragon é de + 18– + 24 ° С. Na temporada de inverno, não deve ser inferior a 10 ° C. E também você precisa proteger a planta de correntes de ar. Para uma floração exuberante, é importante manter a umidade moderada. A secura do ar é um motivo para colocar o pote em um estrado com seixos ou turfa umedecidos. Também vale a pena borrifar cuidadosamente a violeta com água, certificando-se de que nenhuma gota caia sobre as folhas.

Você pode fazer esse banho a qualquer momento, exceto no período de floração: caso contrário, você pode prejudicar as inflorescências.

Reprodução e plantio

A planta é propagada na primavera com:

  • pecíolos;
  • tomadas filha;
  • sai.

As folhas novas são removidas preliminarmente dos pecíolos. Existem 2 maneiras de germiná-los.

  • Coloque em um recipiente com água e aguarde o aparecimento de raízes jovens. Em seguida, os pecíolos são plantados em solo com boa drenagem.
  • Em tigelas com solo misturado sob um saco plástico com orifícios de ventilação.

A opção de transplante com saídas filhas é a mais demorada, por isso raramente é utilizada. A reprodução por folhas é semelhante ao método do pecíolo. Como regra, uma folha dá 1-2 filhos.

Cuidado

Como acontece com muitas outras violetas, a qualidade do seu cuidado afeta o esplendor e o período de floração.

Rega

Violet sempre reage às inundações do solo, e as consequências de tal descuido só aparecem depois de alguns dias. A rega excessiva é especialmente perigosa no calor: as plantas morrem instantaneamente de bacteriose. Você pode evitar erros na rega, observando algumas regras.

  • A água deve estar morna ou em temperatura ambiente, separada por vários dias ou filtrada (osmose reversa).
  • A água deve ser macia. Se estiver muito duro, adicione 1/2 colher de chá a ele. ácido oxálico por 5-6 litros de água.
  • Não deve haver água deixada na panela (irrigação aérea).
  • A água não deve entrar em contato com o sistema radicular por muito tempo (irrigação com pavio).
  • A drenagem é necessária no fundo da panela, de preferência de pequenos pedaços de espuma.

Fertilização e alimentação

Uma grande roseta do "Dragão Azul" precisa de alimentação abundante. A fertilização ajuda a planta a desenvolver raízes cheias e folhas boas. Quando passa fome, a violeta muda instantaneamente de aparência: as placas das folhas desbotam, a qualidade da floração diminui. Os fertilizantes minerais complexos são introduzidos a partir de uma proporção de 1 g por 1 litro de água. Então o solo é regado.

A cobertura é necessária um mês após o transplante da planta. Você pode fertilizar com Kemira Lux, Peters ou Royal Mix, além de outras formulações destinadas à Saintpaulias. É melhor fazer a dosagem 2 vezes menos do que o recomendado pelas instruções e alimentar o Dragão Azul com mais frequência.

Certifique-se de fertilizar a planta em solo úmido para não queimar as raízes.

Para obter informações sobre como cultivar uma violeta de uma folha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário