Violetas "Tourada": descrição da variedade e as sutilezas do cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Condições ótimas
  3. Sutilezas de cuidado
  4. Transferir
  5. Doenças e pragas
  6. Reprodução

Poucas pessoas sabem que a conhecida palavra "violeta" é o nome comum de Saintpaulia. As plantas são decorativas, pelo que muitas vezes servem como decoração para instalações de casa e escritórios. Uma das variedades mais interessantes desta flor de interior é a tourada. Considere os meandros de cultivar esta variedade.

Descrição

A variedade “EK-Boy of the Bulls Gold” se destaca entre outras. É uma planta de casa com flores duplas em forma de estrela bastante grandes, de uma rica cor "sangrenta". Dependendo da natureza da iluminação da sala, o violeta agrada aos olhos com os tons mais incríveis. Na luz forte, as flores ficam escarlates brilhantes, e em tempo nublado, elas ficam marrons e rubi.

Uma característica distintiva desta variedade é a floração durante todo o ano. Primeiro, a roseta lança dois ou três pedúnculos baixos com alguns botões em cada um. Assim que eles começam a se abrir, mais três são formados. O resultado é um enorme buquê com flores de até 8 cm de diâmetro.

A roseta de Saintpaulia é plana e bastante densa. Com os devidos cuidados e fertilização oportuna, a planta chega a 30 cm de diâmetro. As placas das folhas são grandes, ligeiramente alongadas, com uma orla ligeiramente ondulada. A cor é verde profundo.

A "tourada" é uma planta caprichosa. A maioria dos cultivadores nota a instabilidade de sua floração, e o felpudo geralmente aparece apenas no terceiro molde de pedúnculos, embora haja casos em que a roseta deu uma flor felpuda da primeira vez. Além disso, são registrados os fatos da alternância da qualidade das próprias flores entre os florescimentos individuais.

Outra característica desagradável deste Saintpaulia é o amarelecimento frequente das folhas na linha inferior. Freqüentemente, as placas de folhas localizadas na parte inferior da roseta ficam amarelas e morrem rapidamente depois que o próximo botão se abre. Além disso, este processo não depende de forma alguma do nível de iluminação, temperatura e características de irrigação. Também não significa que a planta encontrou uma doença. É apenas a natureza da Tourada Saintpaulia.

Condições ótimas

As santpaulias desta variedade são habitualmente mantidas sob luz artificial, bem como em janelas localizadas a norte, nordeste ou noroeste. Esta variedade não tolera luz solar direta, mas ao mesmo tempo necessita de iluminação 12-15 horas por dia, portanto, o déficit de insolação natural deve ser compensado com fitolampas especiais ou lâmpadas fluorescentes do espectro amarelo. Se a saintpaulia for colocada em uma janela, ela deve ser girada em direções diferentes em direção à janela, 2 a 3 vezes ao dia. Graças a isso, a roseta é formada simétrica e limpa.

A temperatura ambiente ideal é 18-25 graus. A flor não tolera secas frequentes e baixas temperaturas. O nível de umidade deve ser mantido em um nível de 50-60%, no entanto, não é recomendado aumentá-lo artificialmente por pulverização da planta. É melhor ligar um umidificador ou pelo menos uma fonte ambiente por várias horas por dia. Se nem um nem outro não estiver em casa, você pode borrifar água de vez em quando com um borrifador a uma distância de 1,5-2 metros da flor.

Não será supérfluo colocar um pequeno recipiente com água ao lado do "animal de estimação" verde.

Sutilezas de cuidado

Para que a violeta delicie os seus proprietários com uma floração abundante e brilhante durante todo o ano, é necessária uma alimentação constante e regas regulares.A planta deve ser irrigada sempre que o solo do vaso estiver cerca de um terço seco. Para irrigação, deve-se usar água suave e estável, sempre em temperatura ambiente. O líquido deve ser derramado uniformemente sob a lombada, evitando que a umidade entre nas chapas. Caso contrário, as folhas mudam de cor e até começam a apodrecer.

Os floricultores experientes aconselham organizar a rega da "tourada" de uma das seguintes formas:

  • superior - neste caso, utiliza-se regador com bico alongado;
  • inferior - neste caso, o recipiente com a planta é colocado em uma bacia cheia de água por 2/3, e deixado nesta posição por meia hora para que a água penetre nas ervilhas pelos orifícios de drenagem;
  • mecha - com esta opção, a própria flor regula o nível da água no substrato, puxando-a gradativamente ao longo da mecha: uma das pontas é colocada em um recipiente com água e a outra é baixada até o solo.

A cada 10-15 dias após a rega, a planta é fertilizada. Na época do crescimento da massa verde, a flor precisa de nitrogênio, na fase de formação dos botões e na fase de floração, é melhor usar fertilizantes com complexo de fósforo e potássio. Lembre-se de que apenas flores saudáveis ​​com sistema radicular desenvolvido devem ser regadas. Se a planta for transplantada ou estiver doente, a alimentação deve ser interrompida por 2 meses.

Lembre-se de remover a poeira da flor todos os meses. Para fazer isso, ele recebe um banho quente e, em seguida, pode secar e retornar a um local permanente.

Transferir

A cada primavera, a violeta tourada é transplantada para um novo substrato. Para fazer isso, leve solo para Saintpaulias (pode ser adquirido na loja) ou faça você mesmo com turfa, areia de rio, folha, coníferas e gramados. Para tornar o substrato mais frouxo, adicione 10-15% de perlikt a ele.

Para sentar, é melhor usar vasos baixos, mas largos. O fato é que o sistema radicular da Saintpaulia é superficial, então as camadas profundas do solo que não foram dominadas pelas raízes começam a acidificar. O diâmetro ideal do vaso é de 10-15 cm. Se o recipiente for mais volumoso, a violeta não florescerá até que o sistema radicular ocupe todo o espaço, e isso pode ocorrer em 2-3 anos. O fundo da panela certamente deve ser colocado com pedrinhas ou argila expandida para arranjar a camada de drenagem. Ele começará a remover o excesso de umidade do sistema radicular, evitando assim o apodrecimento.

Doenças e pragas

A melhor prevenção da infecção de Saintpaulia com infecções bacterianas e fúngicas é o cumprimento das normas de cuidado floral e a criação de condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento. A rega e a fertilização competentes, seguindo a tecnologia de transplante, ajudam a aumentar a imunidade da flor e a aumentar sua capacidade de resistir a vírus perigosos e outros microorganismos patogênicos.

Se a planta estiver alagada, com falta de luz ou em um ambiente muito frio, então, muitas vezes, torna-se vítima de oídio, requeima ou todos os tipos de podridão. Nos primeiros estágios, a flor ainda pode ser salva. Para fazer isso, você precisa remover completamente todas as partes afetadas da planta e, em seguida, transplantar a Saintpaulia em um novo recipiente com substrato fresco.

Após o transplante, a flor deve ser tratada com uma solução fungicida.

As seguintes pragas de insetos representam o maior perigo para as violetas da "Luta de Touros":

  • ácaro-aranha;
  • escudo;
  • pulgão;
  • tripes;
  • nematóide.

Se forem encontrados insetos, é necessário lavar imediatamente a planta com uma solução de sabão em pó e, em seguida, tratá-la com uma composição antibacteriana. Os medicamentos mais eficazes são Fitoverm, Actellik e Fufanon.

Reprodução

Saintpaulia "Tourada" é propagada por sementes, enteados ou estacas. O primeiro método é considerado bastante trabalhoso e demorado, portanto, é usado principalmente por criadores para desenvolver novas variedades. Em casa, outros métodos vegetativos estão disponíveis para os produtores de flores.O enxerto mais comum.

Para a reprodução de violetas, um talo retirado da segunda linha de uma roseta de flores de pleno direito é usado. Para fazer isso, um corte oblíquo preciso é feito 3-5 cm da base da chapa de chapa com tesoura de poda. O broto é colocado em um recipiente com água em temperatura ambiente. Para prevenir a deterioração da raiz, o substrato é levemente tingido com solução de azul de metileno ou um comprimido de carvão ativado é adicionado. Assim que aparecer uma raiz de 1,5-2 cm, você pode transplantar a planta para o solo. Via de regra, os bebês aparecem após um mês.

A segunda opção de criação de Saintpaulia "Tourada" é com rosetas-enteados. Ressalte-se que este tipo de violetas praticamente não dá enteados, portanto sua aparência deve ser estimulada. Para isso, o ponto de orvalho é beliscado suavemente na saída. Nesse momento, a planta ativa o "instinto de autopreservação", começa a liberar intensamente novas cavidades, e a partir delas já estão sendo formadas outras filhas. Quando o comprimento dos enteados atinge 3 cm, eles podem ser separados da flor pequena e plantados em recipientes separados.

No início, uma planta jovem deve ser mantida em condições de estufa. Para isso, os enteados são cobertos com um copo ou saco plástico e aguardam o aparecimento de folhas novas. Em seguida, a "capa" isolante é removida.

Quando a planta produz 4-5 novas folhas, ela pode ser transplantada para um vaso permanente.

Você pode assistir a uma visão geral da "tourada" violeta no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário