Variedades de tesouras de podar e dicas para usá-las

Variedades de tesouras de podar e dicas para usá-las
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Top models
  4. Como escolher?
  5. Recomendações de uso

Você não pode ficar sem um podador no jardim. Somente com esta ferramenta você pode cuidar das plantas sem prejudicá-las. Vale a pena dar uma olhada em como encontrar o podador certo e usá-lo.

O que é isso?

As podas são "tesouras" para vários fins e propriedades para cortar, desbastar e dar forma a diferentes tipos de plantas. Com a sua aparência, tornou-se muito mais fácil trabalhar no jardim. Mas não foi sempre assim. Mais de 200 anos atrás, os jardineiros usavam uma faca de gume especial, que hoje é considerada um atavismo., e no século 19 era um instrumento tradicional. Seu uso exigia habilidades especiais, era uma arte comparável apenas à arte dos antigos barbeiros do passado, que usavam navalhas com destreza e habilidade.

Foi assim até 1815, quando foi inventado o primeiro podador do mundo. Foi construído por um francês - o Marquês de Mol Evil. A primeira ferramenta era como uma tesoura amarrada com barbante. O marquês estava a serviço do rei como ministro, tinha grande influência na corte e, além disso, a maior parte dos vinhedos reais. Para o corte das vinhas, foi inventado esse dispositivo, que mais tarde recebeu o nome de sekateur, que na tradução do francês significa "cortar".

Importante! A finalidade depende da forma e direção da lâmina. É necessário usar a ferramenta de jardinagem corretamente para não machucar a planta.

Visualizações

Com base na finalidade e nas tarefas, vários tipos de podadores são usados.

  • Plano são utilizadas para cortar rebentos e flores jovens, visto que cortam com precisão sem danificar a estrutura dos ramos das plantas. Eles são equipados com duas superfícies de corte, para que você possa segurá-los como quiser.
  • Contato as ferramentas são usadas para cortar galhos e galhos secos. A lâmina corta e o batente fornece suporte, distribuindo a força do impacto. É necessário usar tesouras de poda com habilidade, levando em conta a direção da raiz da planta: uma lâmina afiada - até a raiz, o que ajudará a protegê-la contra rachaduras do caule.

Importante! A diferença entre eles está em seu propósito. É bom para alguns formar brotos jovens, enquanto outros - um jardim adulto.

Dependendo do mecanismo, os podadores planos e de derivação são divididos em vários tipos.

  • Com mecanismo tradicional. Essas tesouras de podar, ou, como também são chamadas, tesouras, são consideradas as mais simples e acessíveis entre outras. Eles são adequados para cortar ramos e caules novos.
  • Com acionamento por alavanca ou alavanca. Estas tesouras de podar ajudam a cortar ramos bastante grossos com o mínimo de força, o que graças ao dispositivo pneumático permite distribuir uniformemente a carga na mão.
  • Com mecanismo de catraca. Esta ferramenta poderosa corta ramos bastante grossos e ramos em três etapas.
  • Movido a energia. As tesouras de poda reforçadas universais removem tudo de uma vez. Eles podem realizar tarefas multifuncionais.

Existem também podadores elétricos. É claro que a especificidade dessas ferramentas não permite que sejam utilizadas em toda a área do jardim. Eles são bastante exigentes e podem ser usados ​​em uma matriz bastante densa. Eles diferem das tesouras de podar convencionais pela presença de um acionamento elétrico. É necessário observar as precauções de segurança ao trabalhar com eletricidade.

Para entender a finalidade das tesouras de podar com diferentes mecanismos, você precisa saber para que usá-las. As tesouras de podar são divididas em vários tipos de acordo com a finalidade.

  • Tesouras de podar para canteiros de flores as tesouras florísticas têm um segundo nome. Eles realmente se parecem com grandes tesouras com cortadores planos, desprovidos de quaisquer mecanismos reforçados. É fácil trabalhar com eles, porque você tem que cortar as mudas anuais.
  • Tesouras de podar projetadas para rosas, têm suas próprias especificações. Freqüentemente, trata-se de dois ou mais tipos de ferramentas, incluindo tesouras de poda de desvio e planas, uma das quais necessariamente equipada com um mecanismo de catraca. Trabalhar com rosas de jardim, assim como escovar, é considerada a tarefa mais específica do jardineiro. As rosas não são flores simples, muitas vezes são arbustos com espinhos. Entre eles, existem variedades jovens e perenes, então muitas vezes você tem que lidar com caules densos e lignificados. Existem tesouras de podar para flores especialmente concebidas com suportes para proteger contra espinhos.
  • Tesouras de podar também consulte ferramentas especializadas. Quanto mais velhas são as uvas, mais grossas são as videiras e os ramos. Portanto, os cuidados com essa planta devem ser realizados com base nessas características.

Para fazer isso, você precisa estocar pelo menos três setores, como:

  • as tesouras de poda planas precisam ser podadas na primavera e no verão, removendo enteados, formando uma videira e cortando os cachos de frutos;
  • uma ferramenta de contato é necessária para cortar uma videira adulta; não fere ou racha o tronco da planta, mesmo após as geadas de inverno;
  • o podador remove facilmente grandes caules, com a sua ajuda formam uma videira, removendo ramos perenes; tesouras de poda plana deste tipo só serão necessárias no sétimo ano de vida da planta.
  • Podador de arbusto, via de regra, é contato. Com sua ajuda, tanto o crescimento verde perene quanto a madeira morta nos arbustos são removidos. Este podador forma a coroa de arbustos de bagas, como framboesas e amoras. Para os arbustos ornamentais, é utilizado outro tipo desta ferramenta - tesouras de jardim com cabos telescópicos longos, especialmente concebidas para cortar e cuidar de arbustos grandes.
  • Podador para moldar e copa das árvores - estes são sempre loppers planares com dispositivos de energia. Alguns deles são equipados com alças extra longas para que você possa alcançar facilmente as alturas mais remotas.

Concluindo, gostaria de acrescentar que o resultado depende em grande parte da qualidade do próprio instrumento, bem como da escolha correta de acordo com sua finalidade. Vale a pena prestar atenção a critérios básicos como:

  • para ramos grandes, é preferível usar tesoura com reforço ou catraca;
  • para cortar caules e galhos vivos, pequenos, é aconselhável usar uma ferramenta plana;
  • velhas madeiras mortas e galhos são cortados com uma ferramenta de contato;
  • galhos de madeira são cortados com tesouras.

Top models

No mercado de ferramentas de jardim, existem várias linhas de produtos de marcas nacionais e estrangeiras famosas. Com base no feedback do consumidor, foi compilada uma classificação dos principais modelos dos setores, os mais populares hoje.

  • Marca Lowe da Alemanha é líder na produção de setores de bigorna para jardim. O princípio de operação das lâminas é projetado para operação de longo prazo com o menor custo físico. Esses setores podem ser usados ​​igualmente com a mão esquerda e direita. Os cabos confortáveis ​​e o aço durável das fresas fazem desses setores um dos melhores e mais populares entre os consumidores. Ferramentas profissionais são utilizadas em viticultura e floricultura. O custo começa em 5 mil rublos.
  • Para o cultivo de árvores frutíferas e arbustos, os setores japoneses de Samurai são usados. As lâminas de guilhotina são feitas de aço temperado e não precisam ser afiadas com frequência. As podas cortam o câmbio de forma eficiente, galhos com rapidez e precisão.O mecanismo do instrumento é feito de aço inoxidável, graças ao qual dura muito tempo e praticamente não necessita de manutenção adicional. Alguns setores não são baratos, mas, como resultado, pagam rapidamente. Preço - a partir de 3,5 mil rublos.
  • Tesouras de poda de qualidade suíça Felco - o mais popular entre os consumidores exigentes. Esses famosos instrumentos com cabos vermelhos são conhecidos por todos há várias décadas. Nossos avós também os usavam em jardins e pomares. A lendária marca os produz desde os anos 50 do século passado. Todos serão capazes de escolher para si um podador adequado desta marca. A ferramenta se tornará um assistente confiável e funcionará regularmente por muitos anos. As tesouras de podar são vendidas em uma caixa de plástico para presente e custam em média 3.600 rublos.
  • Podadores ARS de marca japonesa é um produto cromado de alta resistência com um corpo de aço inoxidável e cortadores de aço de alto carbono. Essas ferramentas robustas têm um cabo de borracha confortável para um manuseio fácil e confortável. Seu preço no mercado de produtos especializados é de 2.800 rublos.
  • Tesouras de podar espanhol Bellota leve, porém forte, com incisivos afiados e de alta resistência. Eles são projetados para jardinagem e vinhas. Uma ferramenta multifuncional, feita de acordo com uma tecnologia espanhola única a partir de tecido forjado, lida facilmente com a poda de galhos velhos, grossos e duráveis. Um podador profissional custa 2.600 rublos.
  • Tesoura de poda alemã Traum equipado com um mecanismo de catraca que permite cortar ramos bastante grandes em várias etapas. Lâminas afiadas cortam de forma limpa, sem lascar e danificar a casca e a madeira, praticamente não precisam de ser afiadas. O preço dessa ferramenta é de 1.500 rublos.
  • Setores domésticos "Zubr" são feitos de acordo com a tecnologia patenteada de uma liga de aço inoxidável, possuem facas de corte frente e verso de alta resistência, fechadura, equipados com cabos de madeira. É conveniente trabalhar com ferramentas no jardim. Eles são especialmente projetados para a formação e copa de árvores e arbustos. Os setores custam cerca de 840 rublos.
  • Outro fabricante nacional "Tsentroinstrument" está envolvida na produção e produção de setores da marca Finlândia. As ferramentas desta série são feitas de liga de aço inoxidável com lâminas revestidas de Teflon. Eles têm vários modos de abertura. As alças de várias peças são feitas de material termoplástico leve, mas durável. Existem dois tipos de instrumentos: profissionais e semiprofissionais. Eles são acessíveis e de ótima qualidade - 680 rublos.
  • Tesouras de podar da Palisad possuem lâminas afiadas em liga de carbono médio endurecido, projetadas para cortar ramos e caules de pequeno diâmetro. Eles são equipados para conveniência com áreas emborrachadas localizadas no cabo da ferramenta. Preço - a partir de 600 rublos.

De acordo com os dados obtidos, as podadoras alemãs são consideradas as mais populares. Eles são muito mais caros do que os domésticos, mas nossos modelos não são de forma alguma inferiores a eles em qualidade. As tesouras de poda de um fabricante nacional combinam preço acessível, um ótimo conjunto de funções e uma qualidade bastante elevada. Muitas empresas russas usam métodos inovadores progressivos para a produção de ferramentas. Qual marca dar preferência é uma questão de escolha de todos. O principal é estudar bem e detalhadamente as instruções do fabricante e segui-las à risca.

Como escolher?

Escolha um ou outro modelo de tesoura para o uso pretendido. Primeiro você precisa decidir qual é o destino desse tipo de produto: profissional, para o jardim, poda de árvores, para rosas. O futuro são das plantas depende da escolha correta. Vale a pena levar em consideração os principais critérios para fazer a escolha certa.

  • Ao escolher uma ferramenta, você deve prestar atenção ao material com que ela é feita.A vantagem continua com as lâminas de alto teor de carbono e um corpo de aço inoxidável com suportes confortáveis ​​de plástico ou madeira.
  • O podador deve caber bem na sua mão. E importa se você é canhoto ou destro. Um bom "ajuste" na mão é garantido pelas alças emborrachadas. Eles também podem vir com tampas especiais. Graças a esses dispositivos, as mãos não são feridas. A forma mais conveniente das alças é com um recesso para pressionar com o dedo.
  • Verifique se há lacunas entre as superfícies de corte. Essa ferramenta corta mal e seu uso pode ferir as plantas.
  • Se você estiver comprando modelos leves e baratos, certifique-se de que eles venham com lâminas sobressalentes de reposição, que podem ser de aço inoxidável, compostos de carbono e ligas especiais com spray. Deve-se ter em mente que os cortadores revestidos falham mais rápido do que os cortadores sólidos feitos de ligas. As lâminas de aço podem ser afiadas, mas as lâminas revestidas precisam ser trocadas periodicamente.
  • Você precisa experimentar todos os modelos, segurá-los nas mãos, dar uma olhada mais de perto, avaliar a forma, o material de que são feitos, a amplitude de cobertura, a força de retorno da mola, a suavidade dos cabos. Quase todas as tesouras de podar possuem uma trava de segurança. É importante que eles não abram sozinhos, pois isso pode causar ferimentos nos dedos.
  • Muitas tesouras de podar são equipadas com cabos ou acessórios antiderrapantes. Na entressafra, esse recurso não é de pouca importância, pois os ponteiros não escorregam e congelam ao segurar o cabo.
  • Ao comprar um podador, você precisa saber se ele está desmontado em suas partes componentes, se algum dispositivo é necessário para isso, se a ferramenta precisa de cuidados e lubrificação adicionais.

O mecanismo de qualquer tesoura reduz a pressão, permitindo um trabalho mais suave. Possui as seguintes opções de design:

  • ordinária ou, como também é chamada, tradicional, é característica das tesouras para flores, onde esforços especiais não são necessários;
  • um mecanismo de alavanca reduz a tensão nos dedos, distribuindo corretamente a carga, sem muito esforço;
  • catraca - ajuda a cortar caules densos em várias passagens; é ligeiramente inferior ao podador de alavanca;
  • o podador de potência é equipado com um mecanismo capaz de cortar galhos grossos em um movimento; ele é muito mais pesado do que seus "colegas".

Importante! Diferentes tipos de mecanismos são projetados para tarefas específicas. Assim, para plantas frescas anuais, um mecanismo é usado, para aparar árvores e arbustos - outro.

Uma característica de alguns modelos é o sistema de fixação, que é um cinto especial e presilhas de couro para os pulsos. Tais dispositivos não serão supérfluos e acabarão por ser muito úteis para trabalhar na horta e na horta, quando precisa de tudo à mão. Um absorvedor de choque é necessário para cada podador, pois ele evitará que o podador se quebre e as mãos de danos. Na hora de escolher, guie-se por tesouras de podar de cores vivas. Eles certamente não se perderão na grama.

Ao escolher o seu podador, você precisa ter experiência com ele. Se este não for o caso, você deve se familiarizar com os seguintes princípios de trabalho:

  • tesouras são necessárias para cortar hastes de pequena espessura; cortam também ligas, lonas, lonas de plástico, fio grosso, fio e arame fino;
  • a ferramenta bypass é usada para o cuidado e formação de arbustos de frutas e bagas e vinhas;
  • uma ferramenta com uma bigorna corta galhos e caules duros e grossos;
  • com um delimitador, eles processam e formam a copa da árvore do jardim.

Todas as tesouras de podar têm uma estrutura semelhante, consistindo em elementos como:

  • um retentor que protege as mãos e os dedos de uma pessoa contra danos;
  • a mola é uma espécie de mecanismo ajustável; existem molas abertas e fechadas, bem como parafuso e fita;
  • um mecanismo de ajuste das alças que permite escolher uma posição confortável para o tamanho de sua mão.

Importante! É um prazer trabalhar com uma ferramenta bem escolhida.Ele se tornará um ajudante útil e manterá seu jardim são e salvo.

Recomendações de uso

Trabalhar no campo na horta e na horta é para muitos lazer e recreação ao mesmo tempo. Portanto, as ferramentas devem ser adaptadas ao trabalho. Todo jardineiro tem em seu arsenal vários desses dispositivos e também pode dar muitas recomendações para seu uso. Assim que o podador parar de cortar bem as plantas. Então você precisa descobrir o motivo. Freqüentemente, consiste em abrasão da superfície de corte e lâminas gastas. Quando fechadas, essas tesouras de podar apresentam uma lacuna claramente visível entre os elementos de corte, de forma que deixam de exercer suas funções. Você precisa afiar as tesouras de podar.

Em casa, isso pode ser feito removendo a porca e desmontando a ferramenta., então você precisa alinhar a parte intermediária trabalhada das facas com a superfície comum do elemento de corte. Para isso, toda a superfície do cortador é afiada com lixa. Então você precisa afiar a lâmina de trabalho. Isso é feito em um torno ou em uma retificadora comum, observando estritamente o ângulo de afiação. Isso requer uma habilidade especial, portanto, se você não tem experiência, o melhor é confiar esse assunto a um profissional. Quando o processo de afiação é concluído, a ferramenta é montada, lubrificada com óleo de máquina e corajosamente colocada para funcionar.

Usando o conselho e a orientação de especialistas na seleção, uso e cuidado de podadoras, você pode manusear qualquer ferramenta profissional. O principal é escolher o seu “ajudante” de confiança, então trabalhar no canteiro trará muitos momentos agradáveis ​​e deixará seu jardim bem tratado e fértil.

Para informações sobre como escolher um podador, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário