Características e características da escolha de tesouras de podar sem fio

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dignidade
  3. desvantagens
  4. Modelos populares
  5. Manual do usuário

A poda ornamental de arbustos de flores, modelagem de árvores frutíferas curtas e poda de uvas é demorada e exigente. Neste artigo, conheceremos as características e características dos diferentes modelos de tesouras de podar sem fio, bem como conheceremos dicas para sua seleção e utilização.

Peculiaridades

O podador sem fio é uma variante da ferramenta de jardinagem usual, equipado com um acionamento elétrico do movimento da lâmina, alimentado por um dispositivo de armazenamento embutido. Estruturalmente, as lâminas dessa ferramenta quase não diferem das utilizadas nas versões manuais, mas o cabo costuma ser um ou mais largo, pois abriga a bateria e o sistema que aciona a lâmina.

Os elementos de corte de tais dispositivos são geralmente feitos de tipos duráveis ​​de aço para ferramentas e têm uma montagem dobrável., que permite alterá-los em caso de avaria. Para proteger as facas contra quebras e o operador contra ferimentos, na maioria dos modelos, os elementos de corte são cobertos por uma caixa de plástico. Neste caso, uma das facas é estacionária e é caracterizada por um menor grau de afiação, enquanto a segunda é nitidamente mais afiada e frequentemente tem uma dureza superior devido a um regime de endurecimento especialmente selecionado. Uma faca fixa também é chamada de faca de suporte, e muitas vezes é feita uma ranhura nela, projetada para drenar o suco das plantas cortadas.

A massa dessas ferramentas geralmente não ultrapassa 1 kg e são controladas por meio da alavanca de gatilho embutida no cabo. Quando a alavanca é pressionada, o elemento de corte começa a se mover. Assim que o operador solta a alavanca, a faca retorna à sua posição original. A ferramenta pode ser usada tanto para remover galhos e galhos secos, quanto para podar árvores.

Dignidade

A principal vantagem das tesouras de poda sem fio em relação às mecânicas é uma notável economia de esforço e tempo do jardineiro, pois os modelos autônomos trabalham muitas vezes mais rápido do que os manuais e não exigem que o operador exerça esforços musculares. Outra vantagem de tais dispositivos é que o corte nos ramos acaba sendo visivelmente mais liso e fino em comparação com a poda manual, o que tem um efeito positivo na viabilidade da planta cortada.

desvantagens

Possuindo uma série de vantagens indiscutíveis sobre os modelos mecânicos de podadores de jardim, têm modelos elétricos e uma série de desvantagens:

  • a principal delas é o custo visivelmente mais alto de tais produtos em comparação com as opções manuais mais familiares;
  • outra desvantagem dos dispositivos de bateria é a necessidade de carregar a unidade, porque um podador descarregado torna-se absolutamente inútil;
  • Finalmente, os modelos autônomos desenvolvem visivelmente mais força do que os modelos manuais, portanto, usar o dispositivo sem as devidas precauções e destreza pode causar ferimentos graves.

Modelos populares

A tesoura de poda de jardim movida a bateria mais popular no mercado russo os seguintes modelos podem ser nomeados.

  • Sturm - uma versão chinesa econômica e conveniente, permite cortar ramos macios de até 14 mm de espessura, mas não pode lidar com madeira dura com mais de 10 mm de espessura.
  • Bosch EasyPrune - um dos modelos mais orçamentários da famosa empresa alemã. Ele difere da maioria dos análogos no layout clássico com duas alças, o que, dependendo de suas preferências, pode ser uma vantagem e uma desvantagem.O controle também é diferente - em vez de pressionar a alavanca, é preciso apertar as alças, o que facilita a transição da tesoura de poda mecânica para a elétrica. Equipado com bateria de 1,5 Ah, o que limita o número de cortes antes da recarga a apenas quatrocentos.

Mas este dispositivo é um dos poucos que podem ser carregados via USB. A vantagem indiscutível do dispositivo é o diâmetro máximo de corte de 25 mm, o que é alto o suficiente para um modelo barato.

  • Bosch CISO - o segundo modelo de orçamento do fabricante alemão, com um design de alça única. Apesar da capacidade de armazenamento um pouco menor (1,3 A * h), a unidade é mais eficiente em termos de energia - uma carga completa é suficiente para 500 cortes. As principais desvantagens são o carregamento longo (cerca de 5 horas) e o diâmetro de corte pequeno (14 mm).
  • Wolf-Garten Li-Ion Power - uma variante de uma empresa alemã menos conhecida, que difere em um preço mais elevado em comparação com o modelo anterior com um diâmetro de corte comparável (15 mm). Embora a capacidade da bateria seja de apenas 1,1 Ah, uma carga completa é suficiente para 800 operações. As vantagens indiscutíveis são uma alça confortável e ergonômica e um acionamento muito durável.
  • Ryobi RLP416 - uma opção de orçamento originária do Japão, permite cortar ramos de até 16 mm de espessura. É caracterizado por um punho confortável, carregamento rápido da bateria (apesar da capacidade de 5 A * h) e um grande número de cortes antes de carregar (cerca de 900).
  • Makita DUP361Z - um dos modelos mais poderosos do fabricante japonês, liderando muitas avaliações e coletando muitas análises positivas. É caracterizado pelo maior diâmetro permitido de ramos cortados entre as ferramentas consideradas - 33 mm. Equipado com duas baterias de íon-lítio com capacidade total de 6 A * h, o que é suficiente para operar por dois dias sem recarga. Ao contrário de outros dispositivos, cujo armazenamento está na caneta, aqui as baterias estão localizadas na mochila incluída.

O peso total do kit chega a 3,5 kg, o que pode ser considerado um claro empecilho. As lâminas podem ser definidas em 2 posições, o que permite que a ferramenta seja preparada para trabalhar com ramos grossos ou finos.

Manual do usuário

  • Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível verificar o nível de carga do acionamento e a facilidade de manutenção do dispositivo, além de lubrificá-lo com spray de silicone. Se no dia escolhido para a poda chover forte ou observar muita umidade, é melhor adiar o trabalho ou usar uma poda normal em vez da elétrica.
  • Para evitar ferimentos, tente manter a outra mão o mais longe possível de onde você está cortando.
  • Limpe as lâminas da ferramenta o mais rápido possível e remova os fragmentos de galhos presos entre elas. Idealmente, isso deve ser feito após cada incisão. Tente nunca deixar cair o instrumento, pois isso pode danificar seus componentes elétricos.
  • Não tente cortar ramos que sejam mais grossos do que a espessura recomendada para o seu modelo de ferramenta.
  • Nunca permita que fios elétricos, fios e outros elementos de metal fiquem entre as lâminas do dispositivo, ele não se destina a cortar metal e pode ser danificado. Na melhor das hipóteses, a lâmina será danificada, na pior das hipóteses, o acionamento elétrico irá quebrar.
  • Se durante a poda o podador começar a bater ou fazer outros sons incomuns, bem como ficar muito quente ou fumaça, pare de podar imediatamente, desconecte o dispositivo e envie-o para conserto ou desmonte e tente consertar você mesmo.
  • Depois de terminar o trabalho, limpe as superfícies de trabalho (de preferência com um pano embebido em óleo de máquina) e dobre as tesouras de podar de volta na embalagem. Guarde o dispositivo em local morno (mas não quente, caso contrário, a bateria pode ser danificada) e seco.

Para as características e recursos da escolha de secatares sem fio, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário