Soundbar: o que é e para que serve, como escolher?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Variedades
  4. Visão geral do modelo
  5. Critérios de escolha
  6. Como escolher um suporte?
  7. Como conectar?
  8. Como instalar corretamente?

A barra de som conseguiu se tornar um acréscimo popular às TVs modernas e outros dispositivos eletrônicos, mas ainda surgem dúvidas sobre o que é e por que é necessário. Existem dezenas de variedades desses equipamentos no mercado: modelos com karaokê, para computador, alto-falantes mono e outros. Às vezes, você precisa gastar muito tempo antes de escolher uma opção adequada. Porém, mesmo que haja uma barra de som já escolhida, como conectá-la e escolher um suporte adequado, onde colocar o dispositivo, é melhor aprender um pouco mais em detalhes, caso contrário a qualidade do som simplesmente não atenderá às expectativas.

O que é isso?

Soundbar é um sistema de alto-falante externo que se conecta a outros dispositivos eletrônicos para criar melhor qualidade de som. Ao contrário dos alto-falantes de tamanho normal com suporte para operação multicanal, esta opção ocupa um mínimo de espaço, é colocada em qualquer superfície horizontal ou vertical e cumpre com eficácia suas tarefas. A barra de som é um alto-falante mono, no caso do qual vários alto-falantes estão localizados ao mesmo tempo.

O dispositivo é extremamente fácil de configurar e melhora significativamente a qualidade do som ao assistir a programas de TV ou filmes ou ouvir música.

Os sistemas de áudio tradicionais há muito perderam sua relevância. Os consumidores modernos muitas vezes experimentam uma séria falta de espaço e tentam se livrar de coisas desnecessárias. Foi assim que apareceu o alto-falante longo, dentro do qual há até 10 alto-falantes. Componentes acústicos posicionados com precisão fornecem o efeito dolby surround desejado. O segundo nome da barra de som é a barra surround, devido justamente ao fato de que a caixa acústica forma o som surround.

Os seguintes componentes estão necessariamente presentes no design do dispositivo.

  1. toca discos... É ele quem reproduz o som transmitido e faz parte de todo sistema de áudio, independente de sua escala.
  2. Elementos acústicos... Para obter som multicanal, o sistema pode usar alto-falantes full-range e componentes mais avançados. Além disso, deve haver subwoofers dentro. É importante considerar que quanto mais barato o modelo, menor será a qualidade dos componentes.
  3. Conversor digital para analógico... Nesta capacidade, atua o processador central, que desempenha a função de codificação, convertendo as ondas acústicas. A saída é um som surround radicalmente diferente do que vem pelos alto-falantes embutidos no painel da TV ou no computador.

Pelo tipo de configuração, as barras de som também apresentam diferenças óbvias. Existem 2 tipos de dispositivos: ativos e passivos... Sua principal diferença é a presença ou ausência de um amplificador, o método de conexão do equipamento. As próprias barras de som ativas são um sistema completo, elas se conectam a outros dispositivos diretamente, podem ter saídas analógicas ou digitais adicionais para conectar vídeo, um módulo Bluetooth sem fio. Os passivos requerem o uso adicional de um receptor ou amplificador externo, eles podem atuar como um sistema LCR com 3 canais.

Para que serve?

O principal objetivo de qualquer barra de som é criar som surround 3D, que é o objetivo da maior parte do conteúdo de áudio e vídeo lançado hoje.Em um dispositivo mono compacto, seus criadores conseguiram resolver esse problema usando um posicionamento especial dos alto-falantes dentro do gabinete.

O dispositivo pode ser usado para:

  • reprodução de música sem perda de pureza e qualidade de som;
  • conectar a um PC em vez de alto-falantes tradicionais;
  • transmissão de som de um LCD ou TV de plasma;
  • combinações com um sistema de karaokê.

Com a barra de som certa, você pode melhorar radicalmente a qualidade de som dos aparelhos de TV modernos. O equipamento substitui facilmente um conjunto completo de acústica para um home theater, ocupa um mínimo de espaço e não requer ajustes complexos.

Variedades

Uma barra de som portátil com ou sem fio tem várias opções - desde a mais simples para um computador ou combinação com dispositivos móveis até totalmente funcional. Eles podem ser com karaokê, função de decodificador, DVD-player integrado e sintonizador de FM. O corpo do aparelho também tem um design variado - soundbars brilhantes são populares entre os jovens, modelos brancos combinam bem com a mesma técnica. Versões com rádio e slots de armazenamento separados podem funcionar como sistemas de som portáteis.

Monocoluna

Uma barra de som com um subwoofer integrado é uma solução econômica e acessível para uso doméstico. Os alto-falantes mono pertencem às variantes ativas desta técnica, são amplamente utilizados em combinação com TVs de tela plana e painéis de plasma.... Esses modelos estão disponíveis em versões suspensas e autônomas, com suporte para conexão a dispositivos móveis, PCs, laptops.

Os alto-falantes mono não se distinguem por uma variedade de funções, eles têm a operação mais simples e design minimalista.

Projetor de Som

Esta é uma versão mais sofisticada da barra de som que requer instalação em um plano horizontal. O sistema inclui um subwoofer, woofers com um cone de disparo para baixo. A combinação da função do receptor torna este projetor de som um bom substituto para um home theater em escala real... Entre as vantagens óbvias está a equalização do som da técnica nas frequências mais baixas.

Barra de som passiva com subwoofer separado

Esta é uma versão passiva da barra de som, adequada como um substituto para um home theater. A presença de um subwoofer externo permite obter som surround. O próprio painel se conecta a uma TV ou qualquer outro dispositivo por meio de uma conexão com fio ou Bluetooth.

Esta barra de som é escolhida por aqueles que exigem alta qualidade de som.

Base de som

Um tipo de equipamento que possui a funcionalidade mais ampla. As bases de som se parecem com um suporte de TV, mas têm acústica multicanal embutida e oferecem suporte à conexão Smart TV. Esta barra de som possui um slot para DVDs e pode reproduzi-los, o conjunto inclui módulos com e sem fio para conexão de dispositivos móveis.

A TV é instalada na parte superior da base de som; o suporte é feito de materiais duráveis ​​que podem suportar cargas significativas.

Barra de som multifuncional

Esta barra de som é o mais próximo possível de um home theater, oferece som surround. O conjunto, além do painel principal horizontal, inclui um subwoofer externo e vários alto-falantes adicionais conectados via comunicação sem fio. Ao escolher diferentes configurações ao posicionar o equipamento, você pode obter um som surround "como em uma sala de cinema".

Visão geral do modelo

Entre os modelos de soundbars à venda hoje, podem ser distinguidas as seguintes opções TOP que podem satisfazer os requisitos dos compradores mais exigentes.

  • LG SK9Y... Soundbar Premium com Dolby Atmos para cinemas. O sistema possui um subwoofer autônomo com conexão sem fio, que se distingue pela alta qualidade de som, brilho e detalhamento de sons. Há suporte para Hi-Res 192/24 bit, você pode equipar adicionalmente o equipamento com alto-falantes traseiros da mesma marca.
  • YAS-207... Barra de som da Yamaha com suporte para tecnologia DTS Virtual: X e uma gama completa de interfaces - de HDMI a SPDIF. O controle é possível através do controle remoto, aplicativo móvel, botões embutidos na caixa. O sistema oferece som surround da mais alta qualidade em sua faixa de preço, comparável ao usado em cinemas.
  • JBL Bar 2.1... Entre os equipamentos que custam até 20.000 rublos, este modelo parece o mais atraente. Design elegante, subwoofer externo com graves surround, alta qualidade de construção - tudo isso JBL combina com um conjunto completo de interfaces, incluindo HDMI Arc, cabos incluídos.
  • LG SJ3... Soundbar tipo 2.1 com subwoofer separado com conexão sem fio. O modelo é notável por sua alta qualidade de construção e som nítido. Não está entre os líderes devido à falta de uma saída HDMI, um cabo óptico para conexão a uma TV também terá que ser adquirido separadamente.
  • Xiaomi Mi TV Soundbar... O modelo econômico do tipo 2.0 com um design estiloso do case, suporta vários tipos de conexão via fios e está equipado com Bluetooth para conexão sem fio a smartphones, tablets, laptops. Essa técnica é montada na parede; há botões de controle convenientes na parte superior do painel.

Critérios de escolha

Para escolher a barra de som certa para sua casa, você deve prestar atenção a uma série de pontos importantes que determinam a conveniência de seu funcionamento.

Os principais critérios incluem o seguinte.

  • Tipo de construção... As barras de som ativas podem ser usadas de forma autônoma, como um dispositivo independente. Os passivos têm uma conexão mais complexa e requerem componentes adicionais do sistema. Eles costumam usar subwoofers externos.
  • Dimensões (editar)... É comum esperar dimensões em miniatura de um console de áudio compacto. Mas, na hora de escolher, também é importante focar nos parâmetros da TV, nos móveis, onde ela ficará.
  • Tipo de equipamento conectado... Para um monitor, um dispositivo móvel, você precisa escolher uma barra de som ativa. Para um sistema de karaokê ou TV, a opção passiva também é adequada, deixando mais opções para a obtenção de som surround profundo.
  • Design e cores da caixa... A barra de som deve estar em harmonia com outros tipos de eletrodomésticos e decoração geral de interiores. Os fabricantes garantem que até mesmo os proprietários de habitações de estilo ecológico e os fãs do retrô encontrem sua própria versão do design do sistema de som.
  • Equipamento... Quanto mais componentes externos com ou sem fio o equipamento tiver, maiores serão as chances de ele fornecer uma reprodução precisa de todos os efeitos sonoros. No entanto, se o objetivo é obter um equipamento móvel que se conecte a diferentes dispositivos, você também pode considerar um modelo compacto que não possui módulos adicionais.
  • Método de montagem... As opções autônomas são escolhidas para serem usadas em combinação com eletrodomésticos instalados na superfície dos móveis. Se a TV ou o painel de plasma estiverem pendurados na parede, também é melhor escolher uma barra de som com um suporte de montagem.
  • Número de canais incluídos no pacote... A proporção ideal é 5,1.
  • Conectividade com e sem fio... O módulo Bluetooth permite posicionar os alto-falantes na sala sem prendê-los com uma rede de fios. A qualidade do som não é afetada. Também é importante considerar a compatibilidade do dispositivo com diferentes sistemas operacionais, dispositivos móveis.
  • Funções adicionais... Isso pode incluir combinação com um sistema de várias salas, controle de um dispositivo móvel. Se você planeja obter um dispositivo com um conjunto estendido de funções, preste atenção aos modelos premium.

Como escolher um suporte?

Na hora de escolher um suporte, é melhor dar preferência a opções compatíveis com modelos específicos de equipamentos. Normalmente, esses acessórios são produzidos diretamente pelos fabricantes de soundbar, às vezes eles estão incluídos em seu conjunto de entrega.Vale a pena considerar que muitos modelos estão focados na conexão com um suporte de TV, de forma que quando o ângulo de visão muda, o som permanece amplo e de alta qualidade. Ao comprar um determinado modelo, você deve definitivamente prestar atenção à sua compatibilidade com equipamentos de diferentes fabricantes.... Os parâmetros dimensionais do painel da parede de som também precisam ser levados em consideração. Normalmente, seu comprimento varia de 20 a 60 cm.

Como conectar?

O processo de conectar a barra de som como um dispositivo monobloco não é difícil. Seu corpo pode ser pendurado na parede ou colocado sobre uma mesa, prateleira. Tal dispositivo é fácil de configurar e conectar a um laptop, PC fixo, que atua como uma central de mídia doméstica, recebendo um sinal por meio de um cabo óptico.

Se um sistema de home theater for construído com base em uma unidade de sistema e um projetor, a escolha de uma barra surround parece bastante razoável.

Também é possível conectar-se a um laptop via Bluetooth - com a usual busca e pareamento de dispositivos entre si, sem fios e sem dificuldades.

O processo de conexão a um PC é semelhante a este.

  1. No painel traseiro da unidade de sistema ou no painel lateral do laptop há um soquete para o plugue incluso no kit. Normalmente, existem 3 entradas consecutivas - para um alto-falante, um subwoofer e um microfone. Cada slot tem um ícone próximo a ele para reconhecer a finalidade e uma cor.
  2. Entre os fios que acompanham a barra de som, existem opções com tonalidades diferentes. Normalmente, são as cores azul, verde e rosa correspondentes à cor das tomadas no corpo do dispositivo.
  3. Conecte os plugues às entradas correspondentes na barra de som. Após a conexão ser estabelecida, você pode conectar o plugue na tomada, fornecendo alimentação da rede elétrica, ativar o botão desejado no dispositivo.
  4. Se a unidade de sistema / laptop tiver uma placa de som adicional, é recomendável conectar a barra de som às suas saídas para obter uma conexão melhor. Se não estiver lá, você pode usar os conectores padrão.

Depois de conectar totalmente todos os elementos, você pode usar o monobloco para a finalidade pretendida.

Se um subwoofer externo sem fio estiver disponível, seu botão liga / desliga deve ser ativado separadamente, no caso, estabelecendo uma conexão com o módulo principal... Se depois de fazer uma conexão com fio, a barra de som fizer um zumbido, você precisará verificar se os plugues se encaixam nas tomadas. Se for encontrado um contato fraco, é necessário fortalecer a conexão dos elementos.

A completa ausência de qualquer som pode ser devido ao fato de os fios estarem invertidos e não corresponderem à cor dos conectores.

Se a conexão estiver incorreta, o dispositivo não funcionará no modo normal. Se o hardware inicialmente reproduziu som e depois parou, a causa pode ser uma falha do sistema no PC. Reinicie o seu computador, reinicie a reprodução.

A barra de som também oferece suporte a uma conexão com fio com a TV - basta inserir os plugues nas entradas de cada um dos dispositivos. As TVs de tela plana montadas na parede geralmente têm uma série de entradas na lateral do gabinete. Se a conexão usar um receptor, a conexão deve ser estabelecida com suas saídas para reproduzir o sinal de áudio... Normalmente, a entrada HDMI é usada para conectar a barra de som ao monitor de plasma. Caso contrário, cabo coaxial ou óptico.

Como instalar corretamente?

Ao escolher soundbars independentes, lembre-se de que é importante mantê-las o mais próximo possível da tela ao colocá-las. Quando se trata de TVs de tela plana modernas, vale a pena instalar a barra de som diretamente abaixo dela. É importante evitar prateleiras fechadas - as paredes distorcem o somevite que se espalhe corretamente dentro de casa.

O equipamento compatível com Dolby Atmos ou DTS-X deve ser suspenso ou os efeitos sonoros verticais não podem ser totalmente reproduzidos.

Esse equipamento não deve ser colocado dentro de móveis de gabinete.

Ao conectar a barra de som ao suporte, é recomendado fixá-la simultaneamente com a TV ou remover o dispositivo para as manipulações necessárias... Vale a pena considerar o peso de todo o sistema - é melhor se ele for montado em uma parede principal. Para a fixação, você precisará de parafusos, parafusos, buchas.

O procedimento para prender a barra de som ao suporte é o seguinte.

  • Escolha um lugar para consertar o dispositivo... Colocado a uma distância de pelo menos 10 cm da borda inferior da caixa da TV ou painel de plasma, vale a pena marcar pontos na parede para fazer furos, furar e instalar buchas.
  • Desembale o suporte, fixe-o na parede... Fixe em sua superfície com parafusos. Se houver uma seta apontando para cima na montagem, ela deve ser colocada estritamente no centro da tela, abaixo dela.
  • Alinhe todos os pontos de fixação com orifícios no suporte... Aperte os parafusos nas buchas, certifique-se de que a conexão está firme.
  • Instale o painel nos conectores... Certifique-se de que os pinos de montagem estejam na parte inferior, segurando o sistema com segurança no lugar.
  • Puxe a conexão do cabo através do conector HDMI, saída coaxial ou óptica.

Seguindo essas instruções, você pode instalar facilmente a barra de som no interior de uma casa ou apartamento.

Para informações sobre como escolher uma barra de som, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário