Qual é a estrutura do celeiro e o que deve ser levado em consideração ao construí-lo?

Contente
  1. Requisitos e normas
  2. Criação de projeto
  3. Atividades preparatórias
  4. Estágios de construção
  5. Como arrumar por dentro?
  6. dicas e truques

Se você decidir adquirir gado, deve se preparar cuidadosamente para isso. É necessário manter esses animais nas condições mais confortáveis ​​para eles. Se você planeja criar vacas, precisa construir um bom celeiro para elas. Hoje analisaremos em detalhes como essas ereções são organizadas e como podem ser construídas com nossas próprias mãos.

Requisitos e normas

O celeiro deve atender a uma série de requisitos. Só neste caso podemos falar sobre sua qualidade e confiabilidade. Consideremos detalhadamente de acordo com quais padrões é necessário construir tais estruturas.

O Ministério da Agricultura da Federação Russa publicou o despacho nº 551 de 13.12.2016 "Sobre a aprovação das regras veterinárias para a criação de gado para fins de sua reprodução, criação e venda." Os proprietários de uma ou duas vacas não precisam realmente dos requisitos listados nele. Mas se estamos falando de fazendeiros que planejam vender os produtos obtidos da pecuária, eles precisarão trazer os prédios para eles em boas condições. Isso se deve ao fato de que tais estruturas passarão mais de uma vez por inspeções minuciosas por funcionários da Rosselkhoznadzor. Obviamente, as perdas financeiras podem ser minimizadas construindo seu próprio celeiro.

Assim, o desenho da futura estrutura será determinado de acordo com a direção direta da fazenda. As vacas podem ser criadas com o propósito de obter carne ou leite. Também levado em consideração e a forma como os bezerros aparecem - naturais ou por aquisição. Igualmente importante é a localização do celeiro no local. Neste caso, considera-se a presença ou ausência de vias de acesso, o nível das águas subterrâneas, a distância a edifícios residenciais.

De acordo com as recomendações dos especialistas, você pode construir um celeiro com suas próprias mãos apenas para um pequeno número de vacas (não mais do que 10). Se você deseja aumentar a população de gado, então é melhor recorrer a construtores experientes que sabem tudo sobre a construção de tais edifícios. Se você ainda decidir projetar tudo sozinho ou recorrer a um mestre barato, mas inexperiente, as consequências podem ser terríveis. Nas condições erradas, as criaturas vivas podem começar a doer ou terminar em morte.

Existem também várias regras para a criação de vacas. Se você não planeja amarrá-los, 6 metros quadrados serão suficientes para um animal. m. Este método de manutenção é denominado solto. No entanto, a maioria dos fazendeiros mantém esses animais em baias.

A área de estar alocada para a vaca está equipada de acordo com os seguintes padrões:

  • uma vaca adulta precisará de um compartimento (box), cuja área é de 2,2-2,7 metros quadrados. m;
  • para vacas e bezerros adultos, é necessário um estábulo com dimensões mínimas de 3 metros quadrados. m;
  • para um bezerro, um espaço dedicado de 1,5 metros quadrados será suficiente. m;
  • para um touro adulto, é necessária uma caixa maior - não inferior a 1,75 sq. m.

Os bezerros adolescentes geralmente são mantidos fora da coleira. Eles estão em um paddock comum.

A área deste território é calculada da seguinte forma:

  • bezerros com menos de 1 ano de idade precisarão de 4 sq. m;
  • animais mais velhos - 4,5 sq. m.

Esses animais ficam bastante confortáveis ​​se os tetos do celeiro forem de pelo menos 2,5 m. No entanto, não se deve confiar apenas nas dimensões fornecidas.As dimensões podem variar de acordo com a raça do gado criado.

Criação de projeto

Antes da construção direta de um celeiro de alta qualidade, é muito importante traçar seu plano correto e detalhado, escolhendo todos os materiais necessários (como na fabricação de um edifício residencial). Antes de prosseguir com o desenvolvimento do projeto, é necessário determinar o orçamento para a futura construção. Por exemplo, se você puder gastar cerca de um milhão de rublos em todo o trabalho, terá uma estrutura muito simples para um pequeno número de cabeças. Se você está pronto para gastar quantias mais impressionantes (20-30 milhões), então você pode recorrer a um projeto em larga escala usando materiais de alta tecnologia. Assim, sem saber o orçamento exato para a construção, não será possível proceder à elaboração do projeto em si.

Nem todos os agricultores equipam pequenos celeiros em seus terrenos. Hoje você não vai surpreender ninguém com o desenvolvimento de um grande celeiro para vacas. Essas estruturas são boas porque não requerem grandes custos de mão-de-obra para se obter uma produção de leite impressionante. Isso se deve ao fato de muitos produtores utilizarem equipamentos de alta tecnologia que tornam o cuidado do gado o mais fácil possível. Mas é preciso ter em mente que para fazer a planta de um grande celeiro é melhor entrar em contato com especialistas com experiência em trabalhos semelhantes.

Portanto, para a preparação de celeiros de grande porte e mini-celeiros, você deve selecionar cuidadosamente os materiais de construção. Também é extremamente importante cumprir todas as tecnologias necessárias em função das condições da zona climática onde as vacas irão viver. Também é necessário levar em consideração as características geológicas do solo em que a construção do celeiro está planejada. Somente com base em todos os dados listados será possível elaborar um projeto competente.

Ao criar uma planta de celeiro, é muito importante considerar as dimensões de todos os componentes do edifício. Com base em todos os cálculos efetuados, são elaborados desenhos detalhados. Com base neles, será muito mais fácil comprar materiais de construção pré-selecionados no volume necessário. Além disso, os especialistas recomendam levar em consideração não apenas a área útil da futura construção, mas também o parâmetro de altura do teto. Lembre-se que para que as vacas vivam com conforto, esse valor deve ser de pelo menos 2,5 m.

Atividades preparatórias

Tendo passado a fase de projeto do celeiro e tendo todos os desenhos / diagramas necessários em mãos, você pode prosseguir para o trabalho preparatório. Não pense que esta etapa é menos importante. Eles não podem ser negligenciados. Se você iniciar imediatamente os trabalhos de construção, a falta de preparação levará ao fato de que erros cometidos anteriormente se farão sentir e causar muitos problemas.

Na fase preparatória, você precisará de:

  • decidir quantas cabeças viverão no futuro celeiro;
  • preparar todos os materiais de construção que planeja usar na construção do celeiro;
  • adquirir todos os consumíveis necessários (fixadores), bem como pré-determinar todos os métodos de fixação dos principais elementos estruturais;
  • estudo do espaço alocado para futuras obras.

Preparar um local para um celeiro é uma das etapas preparatórias mais importantes. Deve-se ter em mente que o local para tal estrutura deve ser perfeitamente plano. Os especialistas recomendam enfaticamente a preparação de galpões nos quais as vacas sejam protegidas do vento (independentemente do número de cabeças - pode haver 5, 10, 50 e 100). É por isso que você não deve construir celeiros em lugares onde os ventos são especialmente fortes.

Se não houver áreas planas em seu site, vale a pena escolher um local que possa ser nivelado sem problemas com o envolvimento de equipamentos especiais. Além disso, ao selecionar a área ideal, é necessário levar em consideração a possibilidade de fornecer água e eletricidade para a mesma.

Estágios de construção

Se todos os desenhos estiverem prontos e o trabalho preparatório estiver concluído, você pode prosseguir para a construção direta do celeiro. Vamos considerar em etapas como fazer isso corretamente.

Fundação

Primeiro você precisa preparar a base. Pode ser colunar, fita ou monolítico. Assim, para uma fundação do tipo monolítico, será necessário cavar uma vala, onde a fôrma com detalhes de reforço será posteriormente colocada. Em seguida, você precisará derramar uma camada de cascalho, areia e começar a derramar a mistura de concreto. Quando a composição endurece, a superfície do futuro piso precisará ser complementada com uma camada de material de cobertura e mástique com impermeabilização. Este tipo de base é mais adequado para um celeiro de tijolo ou pedra.

Se o galpão for planejado para ser construído a partir de uma árvore ou uma casa de toras, então é melhor recorrer ao projeto de uma fundação colunar. É feito da mesma forma que o monolítico, mas apenas aqui pilares com reforço são concretados com concreto, complementado com isolamento de material de cobertura. Espaços de não mais de 2 m devem ser mantidos entre os postes.Para pequenos galpões, geralmente são construídas fundações em tiras. Neste caso, a solução de concreto é despejada na fôrma armada.

Absolutamente todos os tipos de fundações requerem impermeabilização de alta qualidade. Você também precisa se lembrar da inclinação da água. É aconselhável preparar uma base de concreto. É ideal para vacas e touros adultos pesados. Além disso, o concreto não molha e não absorve odores desagradáveis. Além disso, roedores e outros parasitas serão indiferentes a tal base.

Piso

O chão também é a base significativa do celeiro. Ele precisa ser aquecido e resistente à umidade para evitar o acúmulo de resíduos líquidos em sua superfície. Para drenar água, urina e esterco, o piso geralmente é mais alto que o nível do solo, com uma ligeira inclinação de 3 graus em direção ao sistema de drenagem. Um declive muito grande não deve ser deixado, porque isso pode afetar negativamente os membros do gado e a função reprodutiva das vacas.

O melhor é fazer um piso de concreto, porque não tem medo de umidade e umidade. Mas não devemos esquecer que tal base permanecerá sempre fria, por isso precisará ser coberta com um material quente, por exemplo, piso de madeira. Este componente precisará ser alterado de tempos em tempos.

Paredes

As paredes do celeiro podem ser feitas de uma grande variedade de materiais.

Na maioria das vezes eles usam para isso:

  • árvore e sua moldura;
  • tijolo de silicato;
  • blocos de concreto;
  • pedra;
  • espuma de concreto;
  • painéis sanduíche.

A escolha do material adequado depende do tamanho da sala, bem como dos custos de caixa previstos. Para um grande galpão, tijolos de silicato ou bloco de espuma são usados ​​com mais frequência. As paredes de madeira são mais adequadas para pequenos celeiros. É claro que essas estruturas custarão muito menos, mas não podem ser contadas para uma longa vida útil. Estruturas compactas projetadas para a manutenção de 1-2 vacas são freqüentemente erguidas com tijolos de adobe. Este material de construção é barato e também tem boas qualidades de isolamento térmico. A alvenaria do porão nesses galpões é feita de tijolos cozidos.

Um estábulo de pedra é caracterizado pelo fato de que aquece muito lentamente durante o dia, mas esfria rapidamente com o início da noite. Por causa disso, a condensação aparece constantemente em sua superfície. Por isso, em vez da pedra, é melhor virar o tijolo, que é reconhecido como um material de construção "que respira", razão pela qual a umidade quase não se acumula sobre ele. Painéis sanduíche modernos de 3 camadas são uma boa opção para projetar paredes de celeiros. Eles incluem isolamento de lã mineral. Graças a este material de construção, uma temperatura ideal e confortável pode ser mantida no galpão - será quente no inverno e não muito quente no verão. Do lado de fora, essas bases são revestidas com aço ou pintadas.

Deve-se ter em mente que as paredes internas do celeiro devem ser caiadas de branco e rebocadas para que haja uma boa reflexão da luz na estrutura.

Cobertura

Depois que as paredes forem erguidas, você pode prosseguir para a próxima etapa - projetar o telhado. Na maioria das vezes em celeiros é construído na forma de pisos de madeira e estruturas de telhado de duas águas. Eles geralmente são aparados com ladrilhos ou folhas de ardósia de baixo custo. Um sótão pode ser feito sob essa estrutura. Via de regra, feno ou equipamento necessário para cuidar dos animais é armazenado ali.

As opções de inclinação única são mais frequentemente construídas quando se trata de um celeiro pequeno, porque não foram projetadas para cargas pesadas.

Portas e janelas

A iluminação principal do estábulo é natural. Ele quebra as janelas. De acordo com as normas, sua área total deve ser de no mínimo 10% da área útil da estrutura. A parte inferior da janela, na maioria dos casos, está a uma altura de 1,5-1,6 m acima da superfície do piso.

As janelas do galpão podem ser:

  • dobradiças com janelas de vidros duplos;
  • articulada com uma inserção de policarbonato;
  • deslizando com policarbonato transparente.

Via de regra, os produtos de PVC com policarbonato são montados em galpões. Já as portas do celeiro devem ser articuladas e equipadas com isolamento. Graças a essas telas, o celeiro ficará quente mesmo no inverno. O portão deve estar subindo.

Ventilação

O celeiro requer ventilação de alta qualidade. Isso se deve ao fato de que, no mesmo calor do verão, a ventilação mal realizada pode afetar negativamente a produção de leite nas vacas. Além disso, em temperaturas de 25-30 graus, esses bovinos perdem o apetite, o que afeta negativamente sua condição como um todo. Por este motivo, o celeiro deve ser equipado com ventilação forçada. Ele removerá o ar poluído do edifício e fornecerá ar fresco. Já para estruturas pequenas e pré-fabricadas, basta instalar apenas respiros. Em uma fazenda em miniformato, é recomendável construir uma coifa com amortecedores e caixas de distribuição de ventilação.

Comunicações

Um bom celeiro deve ter iluminação natural e artificial. Para isso, várias lâmpadas devem ser utilizadas no edifício. Todos os aparelhos elétricos devem atender a todos os requisitos de segurança contra incêndio. Ainda na fase de desenvolvimento do projeto e das primeiras obras, é preciso planejar o abastecimento de água fria ao celeiro, além de esgoto, se necessário.

Como arrumar por dentro?

Quando o trabalho de construção do celeiro for concluído, ele precisará ser equipado com os seguintes componentes necessários:

  • baias para vacas (para amarração);
  • comedouros e bebedouros;
  • enfermarias de maternidade e pós-parto;
  • salas de serviço;
  • sistema de remoção de estrume.

As dimensões gerais das baias dependem diretamente da raça específica do gado. Por exemplo, as raças de carne pesam cerca de 50-70 kg a mais do que as raças de leite. Mas deve-se notar que nas raças leiteiras, os tamanhos dos animais costumam diferir significativamente. Os especialistas recomendam equipar baias com estruturas metálicas. As alternativas são placas regulares. Quanto aos bebedouros e comedouros, eles são feitos principalmente de aço inoxidável. O purê é levado para as vacas em baldes separados. Os comedouros são usados ​​para preparar alimentos secos. É desejável que vacas e touros tenham sempre acesso a água e comida, por isso vale a pena colocar bebedouros automáticos especiais.

dicas e truques

Se você não quiser fazer o piso de concreto ou madeira do celeiro, pode usar placas de metal. Essas opções também não preocupam os roedores e todos os tipos de parasitas. Na parte inferior dos comedouros que estão presentes no celeiro, vale a pena fazer furos especiais. Esse dispositivo é necessário para drenar o excesso de água durante o processo de lavagem.É aconselhável comprar ou projetar suas próprias estruturas separadas para alimentos secos e úmidos, se você não quiser trazer a segunda em um balde.

O celeiro não deve ter um teto baixo, entretanto, não deve ser muito alto. Assim, em um espaço não aquecido, onde a altura desta base ultrapassa a marca de 2-2,5 m, ocorrem perdas de calor significativas. Freqüentemente, os celeiros são complementados por várias salas de serviço. É a eles que é abastecido o sistema de esgoto, caso os proprietários assim o desejem. No entanto, não há necessidade desses edifícios. O mesmo pode ser dito sobre os compartimentos genital e pós-parto.

O sistema de remoção de esterco em um celeiro para criação de gado pode ser representado pelas seguintes opções:

  • sistema de auto-liga;
  • lavagem com água;
  • sistemas operando como um transportador de correia;
  • raspador delta.

Se desejar, o celeiro pode ser mais impressionante - de dois andares. Ao mesmo tempo, deve ser organizada uma baia para animais no primeiro andar e um palheiro no segundo. Para que os bezerros cresçam e se tornem mais fortes o mais rápido possível, é necessário cercar aquela metade da estrutura na qual eles estarão constantemente localizados durante a construção do celeiro. Ao projetar uma futura construção, muitos fatores devem ser levados em consideração. Isso inclui possíveis geadas severas no inverno.

Manter um microclima ideal deve ser especialmente cuidadoso ao manter vacas grávidas. Durante a gestação, eles se tornam muito sensíveis às mudanças de temperatura e outras mudanças no ambiente. Na escolha do melhor material de construção para a construção de um celeiro, é preciso contar não só com o orçamento planejado, mas também com a situação climática da região. Por exemplo, nas regiões do norte, é recomendado construir tais estruturas com materiais de construção mais resistentes, confiáveis ​​e de preferência isolados.

Durante os trabalhos de construção de um estábulo para vacas, costuma-se usar cimento com a marca M400. Lembre-se, o concreto no substrato deve sempre endurecer naturalmente. Depois de um dia, ele precisará ser tratado com água. A umidade evitará rachaduras no concreto. Também é permitido fazer um piso de ripas especial no celeiro. Debaixo dele estão equipados com pequenos banhos necessários para a drenagem. Através dele, o esgoto flui para as rodovias e coletores especiais de esterco.

Não coloque comedouros e bebedouros perto de uma parede, pois isso fará com que a umidade da respiração da vaca forme sedimentos na borda da estrutura.

Para obter informações sobre como construir um estábulo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário