Como construir um galpão de papelão ondulado?

Contente
  1. Características da escolha do material
  2. Coloque no local para construção
  3. Procedimento de construção

Um celeiro é um componente necessário de quase todas as áreas suburbanas e fazendas familiares. Você não pode ficar sem isso no país. Cada vez mais, chapas de aço perfiladas são utilizadas para a construção de galpões.

Características da escolha do material

A escolha de um perfil de metal antes de iniciar a construção requer atenção especial. E a questão não é só que é preciso eliminar a confusão entre o material destinado às paredes e o perfil de acabamento da cobertura. A folha destinada ao acabamento da fachada está marcada com a letra “C” maiúscula. Depois vem um índice numérico, de 8 a 21, que diz muito para os profissionais. O perfil metálico dos grupos C8 e C10 é recomendado para a parte interna das paredes, todas as outras marcas podem ser instaladas no exterior.

Se for necessário fazer a parede mais resistente possível, é aconselhável usar folhas com ondulações que atingem uma altura de 18-21 mm. Mas, além dos parâmetros da ondulação, vale pensar na largura das ranhuras, o que afeta diretamente a rigidez total do produto. As melhores ranhuras são aquelas que drenam a água da chuva para baixo e evitam que ela penetre sob a tampa. Eles tornam a parede mais durável do que as soluções mais simples. É muito importante calcular a carga com antecedência para não montar estruturas desnecessariamente caras e não correr o risco de colapso.

Mas a economia na qualidade do revestimento do papelão ondulado não se justifica de forma alguma. O aço de boa qualidade com uma camada de zinco ainda enferruja rapidamente sob a pressão da chuva e da neve. Manchas sujas típicas aparecerão em breve. Poliéster, poliuretano ou plastisol são muito mais confiáveis. Sobre a moldura de madeira, podem ser colocadas chapas onduladas tanto na vertical quanto na horizontal, o que é importante levar em consideração no cálculo da quantidade de material.

Coloque no local para construção

Mas escolher o material certo é apenas o começo. É extremamente importante encontrar um local adequado para um celeiro de papelão ondulado.

Os principais critérios aqui serão os seguintes:

  • impossibilidade ou inadequação de plantas em crescimento;
  • baixa iluminação;
  • acesso conveniente independentemente da hora do dia e do ano;
  • equidistância em relação à casa, outras dependências e à entrada (entrada);
  • risco mínimo de inundação por chuva e neve.

Cada um desses pontos é igualmente importante. Portanto, ocupar espaço onde você possa cultivar vegetais ou pelo menos flores é impraticável. É necessário trazer e levar pelo menos às vezes cargas bastante significativas para o galpão. Portanto, quanto mais conveniente for a localização, melhor para os residentes. Encher de água pode arruinar não apenas estruturas de paredes e fundações, mas também quase tudo.

As normas sanitárias prescrevem não construir um celeiro a menos de 12 m de edifícios residenciais, tanto no local quanto nas residências vizinhas. Mesmo com o cumprimento estrito de padrões, distâncias até a cerca e assim por diante, é aconselhável discutir suas intenções com os vizinhos com antecedência. Os conflitos não compensam os benefícios da seleção arbitrária do local. Normalmente, o edifício é implantado com janelas e uma porta a sul de forma a aumentar a iluminação e agilizar a secagem. Claro, também é importante lembrar sobre as distâncias de canos de gás, poços, poços, linhas de energia, sobre a inclinação máxima permitida do terreno.

A maioria dos proprietários tenta "esconder" o galpão atrás da casa, aproximando-o dos jardins, pomares. Isso não é apenas conveniente, mas também justificado por um tipo de construção nada apresentável.Mas as estruturas onduladas são uma exceção, especialmente se elas se encaixam bem na paisagem. Para decorar o espaço, opta-se por construções com desenhos na fachada ou com uma forma geométrica original. Em qualquer caso, vale a pena pensar no equilíbrio entre utilidade e graça externa.

Procedimento de construção

A forma mais prática de um celeiro ao construir com as próprias mãos é um retângulo. Excluir os menores erros e pontos não contabilizados ajudará a preparar os desenhos com antecedência. Recomenda-se montar a estrutura com parafusos. Isso não é apenas mais rápido e barato do que soldar, mas também mais seguro e permite que você desmonte o prédio rapidamente, se necessário. O local selecionado é desobrigado de tudo que só pode atrapalhar a construção e operação do galpão.

É muito importante pensar sobre a disposição das janelas e portas na fase de projeto. Durante a própria construção, artesãos experientes verificam cuidadosamente se as linhas verticais e horizontais desses elementos estão claramente mantidas, se não há desvios do plano. Na parte inferior, a abertura é cortada em um ângulo de 30 graus, posteriormente haverá um corte de peitoril da janela no mesmo ângulo. Isso facilitará o escoamento da água. Aumentar o tempo de operação da janela ajudará a fechar as juntas e fissuras com selantes.

Painéis de partículas orientadas são usados ​​para decoração de interiores. Se houver a menor oportunidade, eles cuidam da instalação da fiação elétrica. Recomenda-se equipar as paredes com estantes ou montar estantes. Para sua informação: os tamanhos das prateleiras e racks podem variar, uma vez que terão de ser guardados itens muito diferentes em peso e dimensões. Para criar prateleiras e outras estruturas, você precisa usar apenas madeira bem aplainada para reduzir o risco de estilhaços.

Fundação

A localização da base é feita em local bem preparado, escolhendo previamente o tipo de fundação:

  • laje monolítica;
  • blocos prontos;
  • fita derramada.

Como a construção da folha perfilada tem uma massa pequena, pode-se colocá-la em blocos ou em uma fita com pouca profundidade. O número de vezes que é necessário formar uma laje é muito pequeno. A base monolítica tem outra vantagem, não relacionada à resistência do prédio - ela vira piso do futuro celeiro. Os poços são rodeados por cofragens. Não importa se a fita é derramada em torno do perímetro ou um monólito sobre toda a área, é necessário esperar 4 dias até que o concreto esteja completamente endurecido.

É melhor criar bases sólidas preenchendo 0,5 m de uma mistura 1: 1 de areia e cascalho. Para sua informação: este preenchimento não deve atingir a borda. A camada preenchida é totalmente compactada e coberta com entulho, elevando-se ligeiramente acima do solo. Após a compactação, é recoberto com uma malha de reforço e colocada a fôrma de madeira em todo o perímetro. O concreto agora pode ser lançado a uma profundidade de aproximadamente 0,3 m.

Quadro

As instruções passo a passo fornecem a implementação da cinta inferior de tal forma que ela se torna a base para pavimentação e instalação de suportes verticais. A madeira é fixada com espigões e ranhuras, reforçando-os adicionalmente com cantos de metal. O pavimento é executado através de travessas com degrau não superior a 0,6 m. Depois de ligar os postes dos apoios verticais à estrutura inferior, é necessário fazer um feixe com o arnês superior.

Todos esses detalhes são verificados antecipadamente de acordo com o nível de construção. Mas mesmo durante o processo de construção, sua geometria deve ser controlada. As conexões são criadas aparafusando parafusos auto-roscantes longos em certos ângulos, o reforço é feito com cantos de aço. A remoção mútua de quaisquer dois postes por mais de 100 cm não é permitida.

Atenção: deverá construir aberturas de janelas e portas ao mesmo tempo que o caixilho, visto que são as suas partes constituintes. Uma vez que a chapa de aço e o tubo perfilado são materiais "frios", eles deverão ser isolados por uma questão de conforto no campo ou em uma casa de campo. Para proteção térmica de estruturas feitas de papelão ondulado, podem ser utilizadas placas de basalto que não queimam, passam vapor e são ecologicamente corretas.Lajes de lã de vidro mais baratas são prejudiciais à saúde durante o trabalho e à menor violação da integridade da "torta", além disso, após 10-15 anos perdem suas valiosas qualidades.

Paredes

Quando o quadro estiver pronto, você precisa assumir a construção das paredes. As gaxetas de paronita devem ser colocadas neles, criando uma ruptura térmica. Placas de materiais isolantes são montadas com cavilhas e filmes são fixados na parte superior para interromper a ação da umidade e rajadas de vento. As guias em forma de P, quando fixadas ao suporte, ajudam a nivelar a superfície frontal; deve haver lacunas de ar entre eles e os filmes. Em seguida, prenda os perfis horizontalmente às guias verticais.

O isolamento com serragem não é muito prático: sim, são baratos, mas endurecem rapidamente, molham-se facilmente e deterioram-se. A lã mineral é geralmente colocada em cima de um ripado de madeira. Sobre ele é sempre colocado um filme de barreira de vapor, pois a menor umidade é contra-indicada. As placas de espuma podem ser coladas sem desperdiçar energia em fixadores mecânicos. Além disso, você precisará de uma sobreposição de folha para reduzir o risco de falha mecânica.

Cobertura

A cobertura do galpão pode ser feita com uma ou duas inclinações. As soluções de inclinação única exigem que você eleve uma parede acima da oposta, caso contrário, a inclinação não funcionará. Em regiões com invernos quentes, uma inclinação de 15-20 graus é suficiente, mas se tempestades de neve forem freqüentes em alguma área, há muita precipitação, é necessário aumentá-la para 30-45 graus. Um telhado muito íngreme também não é prático, pois pode desabar facilmente, mesmo sob a pressão de um vento moderado.

Em qualquer caso, as vigas são primeiro preparadas e a caixa é montada nelas. Para facilitar o trabalho, as estruturas de caibro são montadas no solo e só depois levantadas, posicionando-as pela extremidade. O cume é cuidadosamente alinhado ao longo da linha central, que é marcada com uma corda. Uma camada protetora da água é colocada na caixa, em seguida, uma folha perfilada (já coberta, é claro) vai. O plano interno do telhado é formado por ripas ou painéis de plástico.

As vigas do teto são geralmente feitas de placas de até 80 mm de espessura. Não é necessário embainhar o próprio teto, isso torna o prédio mais alto e permite usar as vigas como uma espécie de "cabide" para pequenas bolsas e outros itens. O telhado de inclinação única é direcionado principalmente com uma inclinação para o plano traseiro, adicionando uma viga adicional na fachada à cintagem. Serve para apoiar as vigas colocadas por cima e em ângulos retos. Os elementos são conectados com pregos; o arame é usado para uma ligação reforçada.

O uso de material de cobertura ajuda a economizar no trabalho de cobertura. Embora este material não seja muito forte e não durar muito, é bastante aceitável para estruturas secundárias. Telhados de ardósia de fibrocimento têm vida útil mais longa, além de não pegar fogo. Mas essas estruturas são frágeis e pesadas (é preciso andar com cuidado e é melhor não subir até lá). Além disso, o amianto não é saudável. As telhas de metal bonitas e duráveis ​​geram muitos resíduos durante a instalação e seu custo não é muito feliz.

Para obter informações sobre como construir um galpão de papelão ondulado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário