Como construir e equipar um galpão de touros?
Qualquer animal requer não apenas comida, água, mas também condições especiais de manutenção. Nesse aspecto, touros são visivelmente mais difíceis do que cães ou gatos, é claro. Todo aquele que vai cultivá-los deve se preparar com cuidado, levando em conta as menores nuances.
Requisitos
Canetas para gobies são quase o mesmo que abrigos para humanos, ainda mais. Eles não podem cuidar de si mesmos. Tudo está a cargo dos proprietários, tudo tem de ser previsto e pensado, cumprindo cuidadosamente as normas básicas. Na casa reservada para o gado, ele vai passar pelo menos 10 horas em 24 todos os dias.
No tempo frio, às vezes os animais estão lá o tempo todo ou fazem apenas raras saídas.
Ao preparar uma economia de estol, você precisa se concentrar nas suas próprias capacidades materiais e na área disponível. No entanto, também existem requisitos técnicos padrão.
Esses incluem:
- a segurança dos próprios animais, seus donos e outras pessoas;
- fixação de alta qualidade de gado durante vários trabalhos;
- acesso desimpedido a água e alimentos, mas ao mesmo tempo a capacidade de parar de comer e beber;
- a oportunidade para cada touro se levantar e deitar, sair e entrar;
- redução ao mínimo possível do número e da duração do trabalho.
Mesmo no pior tempo, você deve tentar levar o gado para fora. Para minimizar os efeitos nocivos das condições meteorológicas, é necessário preparar um piquete para caminhadas. Recomenda-se fazê-lo sob a forma de uma área de pelo menos 500 m2. Essa plataforma deve ser coberta com um dossel de surdos de cima e divisórias dos lados. A cerca é projetada para excluir a saída arbitrária dos touros; tábuas ou barras são usadas para construir barreiras.
Plano dimensionado
Suponha que você queira planejar um galpão conveniente para touros de 10 cabeças (para facilidade de cálculo). Quando se fala em tamanho, não se deve começar pelos prédios em si, mas pela distância que eles devem estar de outros objetos.
Recomenda-se que a distância a um edifício residencial e a um poço ou bomba de água, a lagoas, lagos, riachos e rios seja de 20 metros. Somente em caso de necessidade urgente essa distância pode ser reduzida para 15 metros.
Se possível, eles aproximam o celeiro de pomares e hortas - então você terá que carregar menos esterco e será mais fácil saturar o solo com fertilizante natural.
Os tamanhos padrão são 110-120 cm de largura e 170-210 cm de comprimento se você planeja manter um touro adulto. Para sua informação: para uma vaca totalmente desenvolvida, os padrões são os mesmos. Curiosamente, os requisitos para touros jovens são muito mais rígidos. Eles precisam de uma largura de pelo menos 125 e um comprimento de pelo menos 140 cm. Embora, se você pensar bem, fique claro - é tudo uma questão de aumento da atividade física.
As seções de dupla face são equipadas com passagens, que geralmente têm 1,5 m de largura. A altura normal dos edifícios não é inferior a 250 cm, mas se forem feitos com 300 cm de altura ou mesmo um pouco mais, isso não terá consequências negativas. Deve-se ter em mente que os comedouros devem ser separados das baias. Se os gases que escapam das narinas do touro começarem a se condensar na ração, eles apodrecerão constantemente.
Estágios de construção
Chão e teto
Construir o piso e o teto com suas próprias mãos significa fazer talvez a parte mais importante do trabalho. Todo mundo que já viu gado pelo menos uma vez sabe que ele constantemente serve como fonte de lama sólida e líquida em várias formas.Assim que essa sujeira se acumula, o desenvolvimento normal é imediatamente inibido, a produtividade da carne e a resistência diminuem. Animais de estimação tornam-se letárgicos, sujeitos a todos os tipos de doenças, incluindo as de origem infecciosa. Cada surto dessas doenças atinge gravemente a reputação dos proprietários e sua carteira, desorganizando a criação de animais.
Portanto, deve-se ter cuidado para que todos os tipos de poluição não permaneçam no chão. A este respeito, a seleção cuidadosa dos materiais é extremamente importante. Muitos deles são capazes de absorver líquidos ou ficar cobertos de manchas difíceis de remover. O que podemos dizer sobre esses produtos que são facilmente saturados de cheiros. Já existem muitos deles no estábulo.
O revestimento do piso é montado 100 mm acima do solo, procurando torná-lo totalmente impermeável. O nível de declive recomendado para drenos é de 30 mm, mas também é importante que não seja recomendado ultrapassar este valor, mesmo que seja óbvio que a quantidade de drenos será muito grande. O risco para a saúde dos próprios animais com uma inclinação excessivamente grande do piso faz com que eles ignorem tais considerações, é melhor trabalhar um pouco mais.
Ao longo dos séculos que uma pessoa se dedicou à pecuária, muitas opções para a execução do piso foram propostas. No entanto, um dos melhores tipos é a combinação de argila e madeira. Na maioria dos casos, eles se limitam a cravar as placas em uma camada de argila. Esta solução permite uma remoção perfeita do estrume e garante uma longa vida útil. Nem sempre é possível adotar essa abordagem.
Então você precisa considerar um método alternativo - colocar painéis de madeira. A sua vantagem é que é possível, sem violar a integridade da base, retirar as blindagens e limpá-las e depois recolocá-las no lugar Importante: é inaceitável cobrir o piso com 100% de concreto. Parece prático, mas uma dureza muito alta representa uma ameaça para os cascos. Além disso, a camada de concreto permite a passagem de calor.
Mas mesmo as melhores soluções pouco ajudam quando há muitos animais para cuidar. Nestes casos, é necessário equipar os pisos com coletores especiais de polpa. O reservatório deve ser muito grande, sua largura mínima é de 120 cm, forma-se uma calha especial para que o líquido entre no recipiente.
Normalmente é construído na parte da baia mais distante da entrada (já que lá é mais sujeira e é muito difícil retirá-la).
É impossível limitar-se simplesmente ao sexo puro. Mesmo as melhores pranchas e barro, se a construção para os touros for entregue nas regiões quentes do país, não suportam totalmente o isolamento térmico. É imprescindível preparar uma cama especial.
Para obtê-lo, pode-se usar o seguinte:
- turfa;
- Palha;
- serragem.
A camada protetora tem sempre cerca de 300 mm de espessura. Entre suas opções em primeiro lugar estão a serragem. Eles absorvem bem a água e não prejudicam o gado. A limpeza subsequente não é difícil. Ao escolher uma opção, deve-se dar preferência imediatamente àquela que seja mais fácil de manter seca.
Fundação, paredes e telhado
Os profissionais acreditam que, em termos de propriedades técnicas, as fundações monolíticas são preferíveis. As bases não têm rivais iguais em força e estabilidade. No entanto, seu uso custa muito dinheiro. Portanto, na prática, uma base indissolúvel é preparada apenas para paredes de tijolo.
Se a construção for de madeira ou mesmo sobre a base de uma estrutura de metal, a capacidade de carga do monólito é excessiva.
Desejando economizar dinheiro, diminuir a complexidade da obra, é preciso preencher os pilares. Uma fundação semelhante se forma rapidamente. Se a carga for grande, a estrutura não a suportará. Portanto, os pilares são utilizados quando se planeja manter um pequeno número de touros em um galpão de madeira. Isso significa que uma opção de compromisso é mais frequentemente usada - preencher a fita de acordo com a tecnologia clássica.
Independentemente do tipo de fundação, é necessária impermeabilização. O tipo de material a ser feito depende das preferências pessoais, não há diferença prática particular entre eles. Quanto às paredes, há uma sutileza.
Um galpão de madeira é feito para um máximo de 8 a 10 cabeças de gado. Além disso, a desvantagem da árvore é sua degradação muito rápida.
Você pode fugir deste problema sem enfrentar tijolos caros usando concreto de espuma e concreto aerado. Na hora de formar paredes, de qualquer material, ainda é preciso cuidar da ventilação. Os orifícios para ele devem ser pequenos, o que é suficiente para manter as condições térmicas ideais. Para o inverno, os dutos de ventilação terão que ser bloqueados. Portanto, devem ser feitos desde o início de forma que a manutenção seja mais fácil.
Tal como acontece com o piso já descrito, o telhado da casa do touro deve ser impermeável à água. A menor gota de chuva ou neve que derrete afetará adversamente o gado. A maioria dos estábulos e estábulos de touros são cobertos com ardósia. Vai durar muito tempo e é relativamente barato. Quando o sótão não é criado, o telhado é totalmente isolado por dentro.
Janelas e portas
A área mínima de envidraçamento é de 1 sq. m para cada 10 sq. m. da área do celeiro. Obviamente, é impraticável instalar janelas de vidro duplo muito caras e exclusivas. No entanto, é bastante racional usar estruturas duplas bem isoladas.
Qualquer sala onde os animais são mantidos deve ter duas portas. Eles são colocados em lados opostos para facilitar a evacuação em caso de incêndio e outras situações extremas.
Conduzindo comunicações
Em baias amarradas, não se pode prescindir de iluminação de alta qualidade, porque no inverno as curtas horas do dia são mal refletidas nos touros. E é por isso que é obrigatório realizar a fiação elétrica de acordo com todas as normas. Na maioria das vezes, as lâmpadas LED são usadas como os dispositivos mais econômicos. Recomenda-se montá-los em paredes e tetos onde os animais estão garantidamente fora do alcance. Ao mesmo tempo, é necessário levar em consideração a conveniência do serviço.
Qualquer baia deve estar equipada com bebedouros e comedouros. É bastante justificado trazer canos de água para esses locais, pois é lá que se acumula muita sujeira. É útil fornecer uma conexão de mangueira com a qual você pode regar e lavar o celeiro. Se possível, o curral deve ser conectado à rede de esgoto central. Afinal, mesmo que todo o esterco seja coletado, ainda é preciso escoar a água em algum lugar após a lavagem dos touros e do piso onde estão.
Arranjo interno
Ao preparar uma baia (curral), a atenção é dada não a uma largura da estrutura, mas também às suas outras dimensões, como pode parecer. É muito importante selecionar materiais que ajudem a garantir a segurança e a tranquilidade dos animais. Não se pode ignorar o fato de que conteúdo amarrado e solto requerem abordagens bem diferentes. Quando uma sala está sendo preparada para a colocação de touros amarrados em pequeno número, tábuas e canos podem ser usados.
Ocasionalmente, em tais casos, um tijolo é usado. É imperativo que os animais fiquem de frente para o comedouro e cauda para a vala de drenagem. Mas mesmo com tal dispositivo, é necessário levar em consideração as especificidades da criação de várias raças. A técnica amarrada pressupõe que a baia é a principal plataforma para os touros viverem. Como resultado, os requisitos para sua qualidade são aumentados significativamente.
A opção mais favorável é uma baia com 1,2 m de largura. Se necessário, é fácil reaproveitar esse curral para outros animais ou mudar de raça. Uma linha contém até cinquenta baias. Eles são posicionados de forma que a testa fique voltada para a testa e a cauda se encaixe na cauda. Ao contrário de um celeiro no sentido adequado da palavra, para os touros você precisa formar uma estrutura bastante forte, equipando-o com uma posição estável para garantir uma guia encurtada.
A baia para a manutenção solta de touros adultos e jovens é diferente. Visto que nesta versão ele é necessário principalmente para animais em repouso, a maior parte deles ficam ali. Basta formar uma área bem cercada, que é selecionada de acordo com o tamanho dos animais. Se a baia estiver localizada perto da parede, ela deve ter pelo menos 3 metros de comprimento.
Uma área muito curta contribui para a contaminação contínua dos órgãos mais contaminados do animal.
Muitas vezes, os piquetes para touros soltos são deslizantes, o que permite ajustar o tamanho. A largura muda quando os tubos laterais se movem. Para influenciar o comprimento, você precisa manipular a barra. A desvantagem desta solução é que é impossível construir uma tenda de tubo de aço adequada sem o uso de solda. Obviamente, isso requer equipamentos e habilidades especiais.
Para obter informações sobre como construir um estábulo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.