Como instalar a banheira corretamente?

Como instalar a banheira corretamente?
  1. Seleção de modelo
  2. Preparação de banheiro
  3. Instalação de diferentes tipos de banhos
  4. Ordem de serviço
  5. Nuances importantes
  6. Desmontagem

A instalação de banheiras "faça você mesmo" é um processo bastante complicado que requer certas habilidades e habilidades. A banheira é um item de grande porte que precisa de um manuseio cuidadoso: é tão fácil quanto descascar uma pêra para estragar o esmalte, mas é quase impossível restaurá-lo. Os meandros desse processo serão discutidos no artigo.

Seleção de modelo

Se você pretende substituir completamente a banheira, você deve decidir imediatamente sobre a escolha. Somente uma abordagem competente o ajudará a comprar um dispositivo de encanamento que atenda plenamente às necessidades de todos os residentes do apartamento. Dentre as opções do mercado, destacam-se os produtos mais populares:

  • Aço - diferem em custo acessível e facilidade de uso. A peculiaridade dessa opção é que, com certas habilidades, uma pessoa pode instalar a banheira. A única desvantagem é que o esmalte de tal produto se deteriora extremamente rapidamente, de modo que a durabilidade está fora de questão. Uma banheira de aço é a solução ideal para salas pequenas onde é necessário instalar o encanamento o mais próximo possível da parede. Isso permite que você se proteja significativamente de deformações e da necessidade de substituição no futuro.
  • Ferro fundido - se distinguem por uma longa vida útil e não requerem tratamento especial. No entanto, esses banhos são extremamente caros e difíceis de instalar devido ao seu peso significativo. É impossível instalar uma banheira em um sifão pronto, então você tem que fixá-la com antecedência, o que é bastante difícil em condições de espaço pequeno.
  • Plástico - tornaram-se muito populares recentemente e podem se orgulhar de sua segurança ambiental, durabilidade e aparência atraente. Banheiras de acrílico são mais caras do que as de aço, mas são mais baratas do que as de ferro fundido.

É necessário trabalhar com esse dispositivo de encanamento com muito cuidado, pois é muito fácil danificar a superfície. Por outras características, a opção acrílica é considerada uma das mais adequadas para banheiros modernos.

Tendo decidido o material adequado para a fabricação, pode-se começar a escolher o tamanho do produto. No processo de seleção, deve-se atentar para a altura da lateral, a profundidade da tigela, seu comprimento e largura. A altura mais adequada para o encanamento pode ser determinada pela altura média dos membros da família. Além disso, certifique-se de levar em consideração a presença de crianças no apartamento. Para adultos, a altura ideal é de 60-70 cm. Se houver crianças, é melhor escolher produtos menores.

Cada tipo de banho tem suas próprias características distintas em termos de tamanho:

  • Os produtos de ferro fundido são apresentados em duas versões: miniatura (120x70 cm) e padrão europeu (140x70 cm).
  • O comprimento da bacia de aço da banheira é de 150-180 cm e a largura é de 85 cm. Às vezes, no mercado você pode encontrar produtos de aço do tipo "econômico". O comprimento desse modelo é de 120 cm, o que o torna uma excelente opção para uma sala pequena.
  • As banheiras de acrílico são muito diferentes, então há muitas opções na hora de escolher. No mercado, você encontra modelos com tigelas longas e curtas. Tudo depende da configuração geral do produto.

A banheira pode ser montada na parede ou de canto. Uma característica distintiva dos produtos de parede é que eles são montados o mais próximo possível de uma das paredes, enquanto os de canto são instalados nos cantos.

As banheiras fixadas na parede vêm em muitos formatos diferentes. O mais popular é o oval, que parece mais estiloso e elegante. Quanto aos banhos de canto, costumam ser encontrados com a geometria correta, menos frequentemente em formas assimétricas.

Na escolha de uma banheira para um apartamento citadino, é necessário ter em consideração a área disponível do quarto, bem como o conjunto mínimo de móveis a instalar.

Finalmente, você precisa decidir sobre o fabricante do equipamento de encanamento:

  • Os banhos de ferro fundido no mercado doméstico de encanamento são representados por três grandes fabricantes: Universal, Roca e Jacob Delafon.
  • Entre as opções de aço, os produtos de empresas nacionais têm grande procura, sendo que entre as estrangeiras destacam-se a marca espanhola Roca e os produtos portugueses. BLB.
  • As banheiras de acrílico são apresentadas na maior variedade. No mercado você pode encontrar produtos de países europeus, Turquia e China. Entre os fabricantes mais famosos, pode-se destacar uma empresa tcheca Ravak, polonês Cersanit e Kolo, Espanhol Spa da piscina.
  • No momento, os banhos de quartzo são produzidos por apenas uma empresa - uma marca alemã. Villeroy & Boch... O fato é que esta empresa é ao mesmo tempo desenvolvedora da própria tecnologia e criadora do material, portanto, o direito de produzir produtos é apenas dela. Por esse motivo, você não precisa acreditar se eles estão tentando lhe vender um produto de quartzo de outro fabricante.

Preparação de banheiro

Antes de instalar este produto hidráulico, é necessário preparar todo o ambiente, o que permitirá a instalação adequada e garantirá a durabilidade do banho. Primeiro você precisa prestar atenção às paredes. Se a instalação de uma nova banheira for realizada em simultâneo com a renovação da divisão, o revestimento deverá ser efectuado após a instalação. Se o trabalho de reparo não for executado, o novo dispositivo de encanamento deve ser pelo menos alguns centímetros mais alto que o antigo. Somente neste caso, você pode conseguir uma aparência atraente, e também certificar-se de que não há lacunas.

Atenção especial deve ser dada também ao piso, que deve estar perfeitamente nivelado e confiável, sem rodapés, capazes de suportar o peso do produto a ser instalado.

Mesmo uma banheira vazia de ferro fundido pesa muito, por isso a base para ela deve ser preparada corretamente. Nem todos os ladrilhos são capazes de suportar tal carga. A opção ideal é considerada se as telhas forem assentadas sobre cimento maciço, o que proporciona o máximo de resistência e confiabilidade. Se houver um vazio mínimo sob o ladrilho, ele irá rachar imediatamente com a pressão.

Caso não seja possível efectuar trabalhos de reparação no pavimento, pode simplesmente colocar duas tábuas de lariço resistentes, o que reduzirá a pressão sobre o pavimento e ladrilhos.

Porém, a madeira deve ser pré-tratada com fungicidas, já que o banheiro é um ambiente bastante úmido, portanto, todos os materiais devem ser protegidos da degradação. Com a ajuda de uma almofada de prancha, você não só pode se livrar dos problemas com a carga do piso, mas também resolver problemas relacionados à altura do banho.

Instalação de diferentes tipos de banhos

No mercado moderno, destaca-se um grande número de banheiras, que se diferenciam entre si em suas características, custo, aparência, propriedades operacionais e recursos de instalação. Para que o dispositivo de encanamento montado funcione o máximo possível e execute plenamente as funções a ele atribuídas, é necessário levar em consideração sua variedade durante a instalação.

Acrílico

Antes de instalar tal produto, é necessário fixar nele todas as guias para as pernas, que serão instaladas transversalmente - em parafusos auto-roscantes especiais. Cada banheira de acrílico vem com uma instrução especial, que explica como marcar as luminárias. Os alojamentos devem ser aplicados perpendicularmente ao eixo longitudinal do banho, marcando todos os locais necessários com um lápis. Neste caso, a profundidade de furação não pode ultrapassar 25% do comprimento do parafuso.

É necessário instalar as conexões de drenagem girando a banheira de lado. Para que tudo corra da melhor maneira possível, você precisa seguir as seguintes recomendações:

  • cada junta deve ser lubrificada com silicone antes da instalação;
  • a instalação da junta ocorre pelo lado de fora;
  • é melhor escolher uma gaxeta cônica, que é instalada com uma ponta na mangueira, para que durante o aperto não danifique o espaçador;
  • as conexões roscadas devem ser apertadas com firmeza, mas não muito apertadas, caso contrário, podem estourar.

Quando tudo isso estiver feito, você pode virar o dispositivo de encanamento e instalar as pernas. Deve-se observar que não será possível lidar com a instalação de tal produto por conta própria, portanto, você certamente precisará de um parceiro. Uma pessoa mais experiente deve estar ao lado do dreno para monitorar constantemente sua localização e instalação.

A banheira de acrílico deve ficar o mais firme possível contra a parede, o que garantirá um uso mais conveniente e evitará danos ao produto. Com o modelo instalado, deve-se fazer o alinhamento e a vedação contra vazamentos. Primeiro, usamos um selante, o resto do trabalho só é feito depois de seco.

Após o endurecimento do selante, é necessário verificar se há vazamentos, pois após o término do trabalho será extremamente difícil retornar à etapa anterior. Se não houver vazamentos, então com a ajuda de silicone, também é necessário selar os vãos entre as laterais da banheira e a parede.

Metal

A instalação de um banho de aço é feita da mesma forma que um banho de acrílico. A única exceção é a montagem das pernas, que devem ser inseridas nos fechos e fixadas com parafusos e porcas. Eles devem ser fixados o mais firmemente possível batendo neles com um martelo de borracha. As pernas não devem oscilar, caso contrário o banho de aço pode danificá-las.

A maioria dos encanadores aconselha a instalação de pedaços de borracha sob as superfícies das pernas em contato com a tigela da louça sanitária, o que reduzirá bastante o zumbido ao encher a banheira com água.

O mais difícil é instalar uma banheira de ferro fundido, que é extremamente pesada, por isso movê-la é muito difícil e perigoso para reparar o próprio quarto. Se o tamanho da sala permitir, é necessário transferir o produto para o banheiro e instalá-lo já lá. Primeiro - dreno e pés, em seguida, o alinhamento é realizado.

Se o modelo de ferro fundido estiver equipado com pés decorativos, isso complica muito a instalação. O fato é que a instalação de tal produto é um processo bastante trabalhoso e responsável, que só um mestre experiente e profissional pode realizar. Não será possível instalar coxins sob as pernas, pois isso destrói completamente o aspecto atraente do produto, e o arquivamento é extremamente difícil, pois aqui são necessárias medidas precisas.

Além disso, a cada vez será necessário virar a banheira, movê-la ou movê-la de lado, o que é extremamente difícil, dado seu peso significativo. Por isso, para instalar uma banheira em ferro fundido, equipada com pés decorativos, é necessário um pré-nivelamento da superfície do pavimento (utilizando materiais com maior resistência).

Jacuzzi

As banheiras de hidromassagem são produtos bastante interessantes e úteis para melhorar a saúde das pessoas. A combinação de água com bolhas de ar proporciona efeitos relaxantes e terapêuticos. Pela primeira vez um jacuzzi apareceu nos Estados Unidos da América, aconteceu em meados do século passado. Por muito tempo, apenas pessoas muito ricas podiam pagar uma jacuzzi.

Agora, os fabricantes de produtos de encanamento oferecem uma ampla variedade de modelos com preços acessíveis. Na era da alta tecnologia, hoje existem muitas banheiras de hidromassagem no mercado, que são pequenas, possuem uma ampla gama de funções e apresentam uma aparência atraente.

A tecnologia de instalação de tais modelos possui nuances próprias e características distintivas, por isso é melhor confiar a instalação a um especialista experiente.

Antes de iniciar a instalação, deve-se preparar todos os diagramas e recomendações do fabricante, bem como designar com precisão os locais onde ocorrerá a adesão à rede de esgoto, a instalação da fiação elétrica e o abastecimento de água. Devido à necessidade de conectar eletricidade, a instalação de tal modelo deve ocorrer com o cumprimento estrito dos requisitos de segurança contra incêndio, caso contrário, tudo pode levar a consequências tristes. Neste caso, atenção especial deve ser dada à potência do aparelho e à voltagem do sistema elétrico de um apartamento ou casa.

Ao instalar um jacuzzi, deve-se também levar em consideração o fato de que as tomadas, interruptores e outros aparelhos devem estar localizados a uma distância de pelo menos 70 cm da própria banheira. Caso contrário, pode levar à oxidação (devido à alta umidade). Isso pode causar incêndio.

Qualquer banheira de hidromassagem vem com pernas especiais que permitem fixar o modelo na posição desejada e a uma determinada altura para que não haja distorções. Se não instalar o jacuzzi sobre as pernas, durante o funcionamento irá vibrar, o que não permitirá obter o efeito pretendido com o seu funcionamento.

A instalação das pernas deve ser realizada o mais cuidadosamente possível, usando um nível de construção que permita a precisão. Após o alinhamento, a Jacuzzi pode ser conectada a outras comunicações através do estroboscópio.

Opção integrada

Instalar uma banheira embutida no chão não funcionará sem um poço. Além disso, não funcionará aqui com um buraco cavado comum. Será também necessário concretizar as paredes e o piso, garantindo assim o espaço necessário para a instalação e manutenção da canalização. No processo de instalação de um banho embutido, certas nuances devem ser levadas em consideração:

  • Os contornos do reservatório devem coincidir com os contornos do banho e se sobrepor às suas laterais. Em outras palavras, a banheira deve ser segurada pelas laterais.
  • A profundidade deve ser tal que a loiça sanitária seja elevada acima da base em 50 mm ou menos.
  • O acesso à fossa deve ser proporcionado para que a ligação e instalação do banho possam ser feitas sem problemas. Todas as comunicações de água e esgoto são trazidas aqui. A solução ideal seria esconder todos os canos em uma escotilha invisível.

Ordem de serviço

Para entender os princípios gerais de instalação de uma banheira, você deve considerar a sequência de trabalho, que será a mesma para qualquer modelo, incluindo as opções de acrílico e ferro fundido. Claro, cada tipo tem suas próprias características distintas, também existem certas sutilezas de instalação, mas primeiro você precisa descobrir os princípios gerais e as regras de instalação.

Portanto, a instalação do banho inclui as seguintes etapas:

  • Montagem e instalação do sifão de drenagem. A maioria dos modelos do mercado são montados com porcas de união e vedações de borracha. Os iniciantes muitas vezes cometem o erro de vedar as juntas, que no futuro se tornará a causa da quebra do produto. O diagrama de montagem deve ser usado.
  • Instalação do banho nos suportes. Você também deve ser extremamente cuidadoso aqui. Existem alguns modelos de elementos de suporte para a banheira. Você pode encontrar opções complexas e simples. Alguns artesãos preferem usar blocos de espuma ou tijolos, em vez de pernas de fábrica. As opções de aço ficam muito melhores quando instaladas dessa forma.
  • Aquecimento e isolamento acústico. Esta etapa aplica-se a todos os tipos de banhos, exceto ferro fundido, que já aquece perfeitamente e retém o calor por muito tempo. Além disso, eles não fazem muito barulho durante o enchimento. O isolamento térmico e acústico deve ser realizado com espuma de poliuretano, que é aplicada não só na parte inferior, mas também nas laterais das louças sanitárias. A quantidade de espuma depende diretamente do tamanho do banho.
  • Instalação. Para facilidade de uso, qualquer banheira deve ser exposta ao horizonte. Durante o processo de instalação, não há necessidade de assentamento de taludes, pois este momento é levado em consideração pelo fabricante no desenvolvimento da banheira. Os pés de apoio são equipados com parafusos de ajuste.
  • Fixação. Esta etapa também se aplica apenas às banheiras de aço e acrílico, pois o próprio peso do produto de ferro fundido é suficiente para não dobrar sob a pressão da água e de uma pessoa. É necessário realizar a fixação com ganchos metálicos, normalmente utilizados para a instalação de caldeiras. Além disso, você pode usar os suportes especiais fornecidos pelo fabricante com o banho. Esta fixação permite evitar a despressurização durante o funcionamento da loiça.
  • Vedação de juntas. Esta etapa é a última. Esse trabalho pode ser feito de várias maneiras. Na maioria dos casos, será aconselhável usar um canto branco, mas você pode fazer com uma fita adesiva nas bordas. Se a distância entre o banheiro e a parede for mínima, você pode se limitar a um cilindro de silicone sanitário.

No caso de uma banheira de canto ser instalada, você precisa prestar atenção a uma série de recursos. Esses produtos são arredondados ou ovais e devem ser montados em um pedestal pré-preparado ou estrutura de madeira.

Nuances importantes

No processo de instalação do banho, deve-se ter extremo cuidado para que o produto possa desempenhar plenamente as funções a ele atribuídas e servir o maior tempo possível. Preste atenção a estes pontos:

  • as pernas são montadas de forma que o elemento de saída do sifão (tubulação) possa ser facilmente instalado na tubulação de esgoto;
  • a banheira deve ser instalada com inclinação;
  • certifique-se de levar em consideração o paralelismo dos lados em relação ao chão.

É imperativo monitorar a estanqueidade das juntas da banheira e do sistema de esgoto. Se você vai começar a usar o dispositivo de encanamento, você deve colocar 10 litros de água fria e quente na banheira.

Se for instalada uma banheira com hidromassagem ou outras funções eletrônicas, é necessário verificar a exatidão da fiação de comunicação adicional.

Ao instalar o banho, você também deve levar em consideração os principais problemas associados ao material do qual o produto é feito. As opções de acrílico têm as seguintes desvantagens.

  • Quando a água quente é coletada, as paredes das louças sanitárias começam a tocar. Isso se deve ao fato de as paredes de acrílico aquecidas perderem sua rigidez original.
  • As pernas são outro ponto fraco das louças sanitárias de acrílico. Os pés padrão não oferecem estabilidade impressionante. Mesmo se você definir tudo no nível ideal, ainda não será capaz de salvar a situação.
  • O fundo de um banho desse tipo dá uma sensação boa sob cargas leves, mas pode ceder fortemente devido ao seu peso significativo.
  • Quando a água é aspirada, ocorre um efeito de tambor devido à espessura das paredes do banho de acrílico.Essa desvantagem é observada em qualquer banheira, mas no acrílico é mais pronunciada.

Banheiras de ferro fundido e aço apresentam bom isolamento térmico, mas as opções de acrílico a esse respeito deixam muito a desejar. A água aquecida aquece rapidamente as paredes, mas com a mesma rapidez e as resfria. Este problema pode ser resolvido com a ajuda de cilindros convencionais de espuma de poliuretano. Além disso, este método resolve o problema associado à insonorização do banho.

A formação de espuma é realizada da seguinte forma:

  • a banheira é virada de cabeça para baixo e papelão ou outro material de proteção é colocado sob ela (este acessório é necessário para que a superfície do acrílico não seja riscada);
  • a superfície é limpa de poeira e sujeira;
  • espuma é aplicada e os resíduos são removidos da superfície.

É muito mais econômico e confortável usar uma pistola de espuma, mas na ausência de uma, você pode se limitar a um simples cilindro.

Para garantir a durabilidade e eficiência de toda a estrutura, você deve escolher o material das conexões de drenagem com sabedoria.

A maioria dos produtos no mercado é feita de cloreto de polivinila ou propileno, que são confiáveis, atraentes na aparência e duráveis. O último material é muito mais caro, mas as paredes são mais lisas, o que reduz muito a probabilidade de bloqueios.

A ideia de comprar modelos baratos de conexões de drenagem deve ser abandonada imediatamente. O fato é que os modelos de orçamento não podem ser dobrados, portanto, não são adequados para reparos. Depois de alguns meses de operação, a ferrugem agarra o parafuso com tanta força que ele não pode ser desparafusado.

Não vale a pena comprar um tubo rígido. Uma excelente solução seria uma mangueira corrugada, que é extremamente fácil de instalar e garante excelente permeabilidade à água. Isso garante que o banheiro não seja inundado com água.

Desmontagem

Se o banho expirou, os sifões estão corroídos ou inutilizáveis, é melhor substituir a tigela velha por uma nova.

Inicialmente, parece que isso é bastante simples e não requer habilidade profissional, mas é extremamente difícil remover o banho corretamente para não danificar o esmalte ou outras partes do produto. Você precisa agir da seguinte forma:

  • Certifique-se de que as pernas da banheira estão bem presas, uma vez que durante a desmontagem a loiça sanitária pode cair e ferir os dedos de uma pessoa. Isso pode acontecer se uma das pernas estiver podre ou deformada. Para a fixação dos suportes, devem ser utilizadas cunhas especiais, que devem estar devidamente fixadas.
  • Agora você pode começar a desconectar o sifão e os ralos. A estrutura do dreno geralmente é fácil de desmontar, mas há momentos em que é feita do mesmo material da banheira. Como resultado da operação de longo prazo, as peças podem enferrujar umas às outras, portanto, só será possível desmontá-las com a ajuda de uma esmerilhadeira.
  • O banho é fixado ao longo do perímetro graças à argamassa de cimento-areia. Para se livrar da camada de adesão, você pode usar um martelo ou perfurador. A solução congelada deve ser batida o mais cuidadosamente possível para não danificar o ladrilho.
  • Quando a banheira for destacada da parede, será possível passar para a próxima etapa de desmontagem. A banheira é afastada da parede por meio de uma alavanca, que é usada como alavanca.

Nesse caso, é fundamental levar em consideração o peso da estrutura. Lembre-se de que ele excede em muito o peso da peça de acrílico ou ferro.

É muito mais difícil desmontar um banho de ferro fundido se for necessário para manter sua integridade e aparência atraente. Este tipo de encanamento é grande e pesado, portanto não será possível desmontá-lo sozinho.Com o passar dos anos de uso, a banheira fica tão firmemente fixada na parede e no revestimento do piso que é extremamente difícil removê-la.

Banhos de ferro fundido podem durar muito tempo, o que os torna muito procurados. Ao iniciar o trabalho de desmontagem, determine se o revestimento protetor pode ser restaurado ou não. Existem muitas formas que podem estender significativamente a vida útil do banho, uma das mais eficazes e exigidas nos últimos anos é o uso de um forro acrílico. A complexidade do trabalho de restauração depende de vários fatores, incluindo o peso e o tamanho do modelo.

As instruções acima têm o objetivo de desmontar o produto com o mínimo de deterioração da aparência do próprio ambiente. Apenas a substituição do equipamento de encanamento está implícita.

Se você decidir reformar o banheiro (com a substituição de todas as comunicações e acessórios de encanamento), você não precisa se preocupar com a integridade do produto.

Desmontar sem guardar a tigela será mais rápido, pois o procedimento é muito simples. A única coisa a que você precisa prestar atenção são as precauções de segurança, porque se você usar a abordagem errada, você pode machucar as pernas ou os braços.

Para remover a banheira, você precisa realizar os seguintes trabalhos:

  • Primeiro, você deve desconectar o sifão do próprio dispositivo de encanamento. Isso pode ser feito usando um moedor convencional.
  • Usando um perfurador, você precisa separar a banheira da parede.
  • Como a banheira não será usada no futuro, você pode cortá-la em vários pedaços. Isso não só simplificará o processo de desmontagem, mas também permitirá que você o retire da sala sem problemas.
  • Você pode atingir o fundo com uma marreta. Normalmente, um bom golpe é suficiente para o produto se dividir em várias partes. Será possível desmontar efetivamente o banho em vários fragmentos graças ao corte a gás.
  • Se a desmontagem for realizada por uma pessoa, o banho deve ser dividido em várias partes. Modelos de ferro fundido são muito pesados, então cada peça será bastante pesada.

Ao iniciar o trabalho, em primeiro lugar, preste atenção ao material com que é feita a louça sanitária. Isso ajudará você a escolher o método de desmontagem mais adequado.

Assim, nota-se que a instalação de uma banheira é um processo complexo e responsável que requer uma abordagem e cuidado competentes. É importante não apenas escolher o dispositivo de encanamento correto, mas também preparar profissionalmente o ambiente para sua instalação. No processo de seleção, deve-se estar atento ao material, tamanho e formato do produto, bem como ao seu fabricante.

Os produtos de encanamento de aço e plástico devem ser movidos com muito cuidado, pois esse revestimento pode ser danificado e deformado. A maneira mais fácil de trabalhar é com uma banheira de ferro fundido, tão pesada e durável que é quase impossível quebrá-la. No entanto, o transporte incorreto pode danificar a parede ou porta do banheiro e aumentar a pressão no chão. Tudo isto complica-se também pelo facto de a instalação da banheira se realizar numa divisão pequena, onde é extremamente difícil o encaixe de duas pessoas.

    Uma das condições mais importantes para a automontagem de um banheiro é a disponibilidade de um auxiliar habilitado que possa realizar a manutenção da loiça, providenciar os utensílios necessários e prestar os demais socorros necessários. Ao instalar este tipo de encanamento, você deve ser cuidadoso e preciso, pois uma banheira que caiu acidentalmente pode causar rachadura ou quebra. Se os modelos de ferro fundido puderem ser restaurados de alguma forma, o produto de acrílico danificado não poderá ser reparado, portanto, ele terá que ser substituído.

    Siga atentamente as instruções passo a passo, pois só neste caso será possível instalar a banheira, que durará muitos anos, mantendo o seu aspecto atraente.

    Para informações sobre como instalar corretamente a banheira para que não vaze, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário