Como restaurar adequadamente os banhos com acrílico líquido?
O banho em um apartamento moderno é um daqueles locais utilizados diariamente por todos os membros da família para fins de higiene pessoal. O brilho branco como a neve desta louça sanitária insubstituível nos dá uma sensação de conforto, calor e, o mais importante - limpeza. Porém, no processo de muitos anos de uso regular das superfícies de quaisquer banheiras de esmalte ou acrílico, com o tempo, elas perdem suas características estéticas e higiênicas originais: sua cor branca original muda, arranhões, lascas, arranhões, rachaduras, amassados aparecem. A superfície interna da fonte, que antes tinha lisura e brilho, torna-se áspera e opaca, torna-se cada vez mais difícil remover sujeira, sabão e depósitos de calcário dela, e mofo e patógenos se desenvolvem em lascas e rachaduras - um aspecto bastante desagradável visão.
Mesmo assim, nem tudo está perdido! Pessoas experientes acreditam que não há necessidade de pressa para desmontar e jogar fora a banheira velha para comprar uma nova. Você pode restaurar o revestimento externo deste item em casa e por conta própria. Do ponto de vista econômico, o custo dessa restauração de uma banheira velha custará várias vezes menos do que o custo de compra e instalação de uma nova banheira de hidromassagem.
Características do material
Para resolver o problema de restauração de superfícies desgastadas ou danificadas de ferro fundido e banhos de metal, é utilizado o chamado acrílico líquido - um material polimérico produzido a partir dos ácidos acrílico e metacrílico com adição de certos componentes poliméricos à sua composição. Os polimetilacrilatos são produzidos pela indústria química há mais de meio século e foram originalmente criados como o principal composto para a produção de vidro orgânico. Hoje, vários componentes são adicionados a esta composição, graças ao qual a produção de louças sanitárias em acrílico e material de revestimento se tornou possível. Os materiais acrílicos hoje conquistaram firmemente seu nicho no mercado de vendas e ganharam popularidade crescente devido ao fato de que os produtos feitos com eles são muito leves, duráveis no uso e fáceis de processar.
A restauração da superfície interna de uma banheira antiga pode ser feita de várias maneiras., por exemplo, com o uso de tintas e vernizes especiais, mas a vida útil de tal restauração não é longa. Os resultados mais duráveis durante a operação podem ser obtidos se uma banheira de hidromassagem velha for reparada com acrílico líquido: este material tem uma capacidade adesiva aumentada para superfícies de metal e bases de ferro fundido, e também cria uma camada de trabalho durável quando aplicada, que tem uma espessura de 2 a 8 milímetros.
Com a ajuda de um composto acrílico, o restauro da superfície da banheira pode ser executado sem receio de danificar os ladrilhos da casa de banho. No processo de trabalho, o acrílico não emite componentes nocivos com odor pungente para a atmosfera, polimeriza-se rapidamente sob a influência do ar e, no trabalho com este material, não são necessários dispositivos especiais e componentes adicionais. A composição acrílica acabada contém uma base e agentes de cura.A superfície do banho após o processamento com acrílico líquido torna-se resistente às influências mecânicas e químicas e, o mais importante, possui um efeito antiderrapante, que é sua característica e diferencial em comparação com outros materiais.
Vantagens e desvantagens
A reforma de uma velha banheira com composto acrílico líquido está se tornando cada vez mais popular entre a população. Este material de baixo custo conquista o amor dos consumidores porque seu uso proporciona um revestimento uniforme e liso que mantém sua aparência original por muito tempo. Qualquer rachadura na superfície original é preenchida com material líquido e alisada. O polímero acrílico tem a propriedade de baixa condutividade térmica, pelo que a água de uma banheira tratada com este material retém seu calor por muito mais tempo do que em uma banheira esmaltada convencional.
Pessoas que usam banheiras revestidas de acrílico relatam que se sentem muito mais confortáveis nela: o acrílico absorve o som e sua superfície retém o calor e é suave ao toque. Tratar a superfície de uma banheira velha com um composto acrílico simplifica o procedimento adicional para seu cuidado: você não precisa mais usar compostos agressivos caros e complexos para limpar - você só precisa limpar a superfície da banheira com um pano ou esponja umedecida com sabão comum detergente. Quem decidiu restaurar a superfície da banheira por conta própria em casa com acrílico líquido, nota que esta opção de restauração justificou-se plenamente do ponto de vista económico e prolongou por muitos anos a vida útil da loiça: de 10 para 15 anos.
Compostos acrílicos modernos podem ser feitos em quase qualquer esquema de cores. Isso pode ser feito adicionando pasta de tingimento à composição acrílica principal ao preparar a solução de trabalho. Esta é outra vantagem do material polimérico, que torna mais fácil combinar a cor da banheira atualizada com o conceito de design geral do seu banheiro como um todo.
Antes de decidir atualizar sua banheira com acrílico líquido, é necessário levar em consideração algumas das desvantagens do método.
- Apesar de a bacia de banho em si não necessitar de ser desmontada, todos os drenos deverão ser retirados no momento da restauração e posteriormente, após a conclusão do trabalho, reinstalados.
- Se a bacia do banheiro apresentava defeitos iniciais de fábrica, então, espalhando-se pela superfície, a composição acrílica repetirá seus contornos.
- O tempo que leva para curar totalmente o material pode ser significativo. As informações publicitárias prometem ao consumidor que após 36 horas a superfície do banho estará totalmente pronta para uso, embora a prática mostre que, dependendo da espessura da camada, a cura do acrílico pode demorar até 96 horas, ou seja, quatro dias.
- O resultado da restauração depende em grande parte da qualidade do material e do profissionalismo de quem vai realizar todo o volume de trabalho. Se durante a restauração foram cometidos erros devido a uma violação da tecnologia do processo, a resistência e a solidez do revestimento de polímero podem ser destruídas muito rapidamente.
- Para acelerar o processo de polimerização, pessoas desinformadas utilizam dispositivos de aquecimento, que não correspondem à tecnologia do processo e danificam as ligações poliméricas, destruindo a resistência da camada acrílica resultante.
- O acrílico aplicado de forma anormal é muito difícil de remover da superfície restaurada para corrigir erros e começar de novo. Isso se deve à alta adesividade do material.
No processo de confecção de uma mistura líquida acrílica, alguns fabricantes podem adicionar componentes à sua composição que, do seu ponto de vista, melhoram a qualidade do material, mas na prática verifica-se que tais aditivos não levam a resultados positivos no fim do trabalho.Portanto, para realizar trabalhos de restauração, é aconselhável utilizar marcas de acrílico comprovadas e bem conhecidas, cujos fabricantes tenham boa reputação no mercado de seus produtos.
Qual é o melhor material?
Os banhos de metal ou ferro fundido, via de regra, são inicialmente revestidos com esmalte na fábrica, portanto, caso seja necessário restaurar suas superfícies internas, surge a questão de qual técnica seria a melhor: esmaltar ou revestir com acrílico líquido . O esmalte de banho, como qualquer outro método, tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos comparar esses métodos.
As vantagens da esmaltação incluem os seguintes pontos:
- baixo custo de materiais para obras de restauração;
- resistência do revestimento de esmalte a um grande número de detergentes químicos;
- a capacidade de aplicar várias camadas de esmalte sem remover a camada anterior;
- os termos de prontidão para o trabalho são mínimos.
As desvantagens de esmaltar a superfície interna do banho são as seguintes:
- a restauração requer medidas especiais para proteger o trato respiratório e a pele: os materiais para esmaltação têm um odor persistente e muito pungente, portanto, você precisará adquirir equipamentos de proteção especiais para os órgãos de visão (óculos industriais) e respiração (respirador ou máscara de gás) ;
- o revestimento de esmalte é sensível a detergentes contendo ácido oxálico e abrasivos;
- após a restauração do banheiro, é necessário utilizá-lo com cautela: o esmalte teme qualquer dano mecânico, mesmo o mais insignificante (uma rachadura no revestimento ou um chip se forma no local de tal impacto);
- o revestimento de esmalte possui alto grau de higroscopicidade devido à estrutura porosa do material, de forma que a sujeira é rapidamente absorvida pelas camadas de esmalte e é muito difícil de ser removida daí;
- a vida útil do revestimento de esmalte não excede um período de cinco anos, mesmo com todos os cuidados e manutenção regular.
Se compararmos as avaliações de especialistas que realizam trabalhos de restauração e as preferências do consumidor em relação a esses dois métodos de realização de trabalhos de restauração e seus resultados finais, torna-se óbvio que a composição de acrílico é mais lucrativa, ecológica e durável.
Como preparar a superfície?
Antes de iniciar a restauração de uma banheira de ferro fundido ou metal, é imperativo fazer alguns preparativos.
- Desconecte todos os acessórios de encanamento, mas deixe um ralo para a água. Posteriormente, também deverá ser retirado e, sob o orifício de drenagem da banheira, coloque um recipiente para coleta do material acrílico, que ali escoará durante o trabalho. Se a banheira tiver forro de azulejos, o ralo não pode ser desmontado, mas lacrado com fita adesiva, e o fundo recortado de um copo descartável de poliéster pode ser colocado em cima para coletar o acrílico em excesso.
- Os ladrilhos da parede devem ser protegidos com uma faixa larga de fita adesiva e o piso ao redor da banheira deve ser coberto com plástico ou folhas de jornal.
Outras ações serão o preparo da superfície do banho, que deve ser devidamente limpa com lixa e seca. No caso de surgirem lascas e fissuras na superfície do banho, bem como riscos profundos, todo o revestimento de esmalte antigo deverá ser totalmente limpo. Para facilitar esta tarefa, é mais conveniente usar uma esmerilhadeira ou uma furadeira elétrica com uma roda feita de materiais abrasivos. Via de regra, ao realizar este trabalho, é formada uma grande quantidade de poeira fina, portanto, a limpeza da superfície deve ser realizada com respirador e óculos de proteção.
Após a limpeza da superfície da tigela, todo pó e fragmentos de material antigo devem ser removidos e as paredes da banheira lavadas com uma esponja úmida. Agora as superfícies devem secar e só então tratá-las com um solvente para remover a graxa residual.Se por algum motivo não for possível usar um solvente, ele pode ser substituído por uma pasta grossa feita de bicarbonato de sódio comum. Após o processamento, o refrigerante deverá ser completamente lavado com água quente.
Ao final do processo de desengorduramento, todas as fissuras e lascas das superfícies da banheira devem ser tratadas com massa automotiva e aguardar até que seque completamente. A massa automotiva é utilizada porque seu tempo de cura é muito menor do que o de outros tipos de massa e sua adesão ao metal é bastante elevada.
Como a restauração com acrílico líquido é feita a uma determinada temperatura da superfície a ser tratada, é necessário levar água quente ao banho e aguardar pelo menos 15 minutos para que as paredes da pia aqueçam. Em seguida, a água é drenada e a umidade é rapidamente removida da superfície da tigela usando tecidos que não soltem fiapos. Agora você precisa remover rapidamente o ralo do encanamento e a banheira está pronta para ser revestida com acrílico líquido.
Como preparar a composição?
O acrílico líquido é um composto polimérico de dois componentes que consiste em uma base e um endurecedor. É possível conectar a base e o endurecedor somente quando a superfície restaurada do banho estiver totalmente preparada para o revestimento acrílico. É impossível misturar os componentes com antecedência, uma vez que a mistura resultante é adequada para aplicação em um período de tempo limitado, que é de apenas 45-50 minutos. Ao final desse período, inicia-se o processo de polimerização na mistura, e toda a composição literalmente se torna espessa diante de nossos olhos, perde-se a fluidez necessária para realizar o trabalho. Após a polimerização, a composição para aplicação na superfície é inadequada.
É melhor misturar a base e o endurecedor em acrílico líquido com um bastão de madeira liso., lembrando constantemente que a uniformidade da composição determinará em grande parte a qualidade final do trabalho de restauração. Se o volume da composição for grande, então para acelerar o processo de preparação da mistura, pode-se usar um bico especial fixado no mandril de uma furadeira elétrica. Ao misturar os componentes do acrílico líquido com uma furadeira elétrica, é importante levar em consideração o fato de que você precisa trabalhar com a ferramenta apenas em baixas velocidades, caso contrário, toda a composição será pulverizada ao seu redor nas paredes e no teto.
A composição acrílica deve ser misturada no recipiente em que foi colocada pelo fabricante, adicionando gradualmente um endurecedor parte a parte, e somente no final da mistura adicionar pasta tintora. No processo de trabalho, certifique-se de seguir rigorosamente as instruções do fabricante indicadas na embalagem do material, pois cada mistura possui suas próprias nuances de uso.
O acrílico líquido pode ser colorido. Para isso, existem aditivos matizantes especiais de várias cores. Ao adicionar um tom de tingimento, deve-se levar em consideração que seu volume máximo não deve ultrapassar 3% do volume total da mistura acrílica. Se você aumentar a porcentagem no sentido de um aumento no conteúdo do corante, isso reduzirá a resistência do material acrílico após o processo de polimerização, uma vez que o equilíbrio verificado dos ingredientes será perturbado e as ligações poliméricas não serão fortes o suficiente. Para o acrílico líquido, somente aditivos especialmente criados para esse fim podem ser usados. Se você adicionar um pigmento de tingimento contendo um solvente à composição do polímero, isso levará ao fato de que você estragará todo o material e se tornará impróprio para o trabalho.
Processo de revestimento
Antes de iniciar o trabalho, a composição acrílica deve resistir a um determinado período (geralmente este tempo é de 15 a 20 minutos), que está indicado nas instruções do material, e somente após essa restauração pode ser iniciada.O processo de aplicação do acrílico líquido na superfície do banho consiste no fato de a mistura preparada ser vertida sobre as paredes da tigela de cima para baixo, e então o recheio ser nivelado com uma espátula, e as estrias que aparecem são removidas . Para isso, a composição é vertida em um recipiente com um pequeno bico ou em um vidro volumétrico profundo com paredes altas.
Os especialistas aconselham coletar uma quantidade suficiente de material no recipiente para despejar o acrílico. Isso é para cobrir a maior área de superfície possível em uma passagem. O fato é que o excesso de acrílico escoará pelo orifício de drenagem do banho, e quando a mesma seção é repetida na superfície tratada, manchas volumétricas e flacidez podem se formar na superfície tratada, o que é bastante difícil de nivelar com uma espátula posteriormente sem danificar a camada resultante.
Inicialmente, é necessário preencher as laterais da banheira adjacentes à parede. Ao mesmo tempo, o material é despejado em um fluxo ainda fino, distribuindo-o uniformemente e evitando lacunas. Em seguida, a superfície de enchimento é cuidadosamente nivelada com uma espátula estreita com bocal de borracha macia (é proibido o uso de espátula de metal sem bocal). Depois disso, você precisa cobrir a parte externa da banheira usando a mesma tecnologia. Ao aplicar uma mistura acrílica líquida, é importante que cubra a superfície velha cerca da metade e que a camada de material seja de 3 a 5 milímetros. Isso completa a pintura do primeiro círculo.
Em seguida, você precisa pintar as paredes da banheira ao longo de seu perímetro. Para fazer isso, o acrílico também deve ser derramado nas paredes em um jato fino até que toda a bacia da banheira esteja completamente coberta. Nesse ponto, a pintura do perímetro e do fundo da tigela está concluída. Agora você precisa de uma espátula com um bico de borracha para uniformizar todas as contas e obter uma distribuição uniforme do acrílico no fundo da tigela. É necessário alinhar o acrílico com leves movimentos tangenciais, em nenhum caso penetrando profundamente no material, além de faltar o fundo e as paredes da tigela. O material uniformiza por conta própria pequenas irregularidades durante o processo de polimerização, e todo o excesso de acrílico fluirá pelo orifício de drenagem para o recipiente que você colocou sob o fundo da banheira com antecedência.
Secagem
Após a conclusão do processo de aplicação e nivelamento do material acrílico líquido nas paredes e no fundo do banho, a maior parte do trabalho pode ser considerada concluída. Agora, o acrílico precisa de tempo para concluir o processo de polimerização. Normalmente esse tempo está indicado na embalagem original do material e é em média de até 3 horas. Para determinar a qualidade do trabalho e eliminar a penugem ou partículas que atingem acidentalmente a superfície tratada, é necessário desligar a iluminação elétrica e usar uma lâmpada com espectro de radiação ultravioleta: nos raios ultravioleta, todos os objetos estranhos no material acrílico são muito claramente visível. Eles devem ser removidos com cuidado antes do final do processo de polimerização.
O final do processo de secagem em alguns casos leva até 96 horas, portanto, você precisa estar preparado para o fato de que não será possível usar o banho para os fins a que se destina antes desse período. O material polimérico seca dependendo da espessura da camada: quanto mais fina a camada, mais rápidas as reações do polímero ocorrem nela e o material endurece. Durante o processo de secagem, recomenda-se fechar bem a porta do banheiro e não abri-la até que o material esteja pronto para uso. Nessas condições, o material acrílico fica melhor fixado na superfície do banho, excluindo-se a possibilidade de entrar nas superfícies tratadas de inclusões estranhas na forma de cabelo, lã, poeira, gotículas de água.
A etapa final é remover o excesso de contas de acrílico ao redor das bordas da tigela - elas são facilmente cortadas com uma faca afiada. Agora você pode instalar o encanamento na bacia da banheira, mas ao mesmo tempo deve-se lembrar que juntas excessivamente apertadas são inaceitáveis: nos locais onde o material acrílico vai ficar preso, ele fica danificado.
Cuidado
Após a conclusão de todas as etapas do trabalho e da polimerização completa do material, você passa a ser dono de uma banheira quase nova, que possui um revestimento durável e liso, e possivelmente uma nova cor. Cuidar dessa fonte não é particularmente difícil: toda a sujeira da superfície da banheira pode ser facilmente removida com água e sabão e uma esponja.Deve ser lembrado que o revestimento acrílico não é recomendado para ser tratado com abrasivos e detergentes químicos agressivos. Para que a banheira branca não amarele durante o funcionamento, não é recomendável molhar a roupa com detergente por muito tempo, e após cada uso, a superfície da pia deve ser lavada com água e sabão e, de preferência, seca com um pano macio.
Durante a operação da banheira restaurada, você deve tentar protegê-la de golpes e cair na tigela de objetos pontiagudos ou pesados de modo que não se formem rachaduras, arranhões e lascas, o que será muito difícil de consertar e talvez seja necessário chamar um especialista para consertar as superfícies danificadas. No entanto, você mesmo pode remover pequenos defeitos do revestimento, e o polimento abrasivo o ajudará a fazer isso.
Para polir pequenas imperfeições na banheira de acrílico, você precisará dos seguintes materiais:
- detergente sintético;
- suco de limão ou vinagre de mesa;
- polimento de prata;
- lixa de grão fino;
- Mistura abrasiva para polir;
- tecido macio, esponja de espuma.
O processo de polir uma banheira de acrílico em casa é fácil de realizar - basta seguir uma determinada sequência de ações.
- Antes de iniciar o trabalho, a banheira de hidromassagem deve ser bem lavada com uma esponja com água e sabão e detergentes sintéticos e, em seguida, enxaguada com água limpa. Ao mesmo tempo, como mencionado anteriormente, não é recomendado o uso de detergentes que contenham cloro, ácido oxálico, acetona, bem como sabão em pó granulado.
- Agora você precisa inspecionar cuidadosamente todas as lascas e arranhões e lixá-los cuidadosamente com uma lixa de grão fino.
- Se, ao examinar as superfícies, você observar sujeira pesada que não possa ser removida com água e sabão, aplique um pouco de pasta de dente comum ou polidor de prata e trate delicadamente a área desejada.
- Se aparecerem depósitos de calcário persistentes, suco de limão ou ácido acético podem ajudá-lo a enfrentar a tarefa. Para fazer isso, aplique qualquer um desses produtos em um pequeno pedaço de pano e limpe as áreas contaminadas.
- Agora você pode aplicar polidor abrasivo na superfície da banheira e distribuí-lo suavemente por todas as áreas usando um pano macio. Para que o esmalte pegue, ele é lavado com uma solução ensaboada preparada com um detergente sintético.
Às vezes, uma pequena rachadura ou chip precisa ser reparado em um revestimento de acrílico. Isso pode ser feito com o mesmo acrílico líquido que foi usado para restaurar o banho.
A tecnologia para realizar esse pequeno reparo consiste em várias etapas.
- Se for necessário remover uma fissura, em primeiro lugar, deve-se alargar ligeiramente com lixa ou com lâmina de faca para que se obtenha uma pequena depressão.
- Agora é necessário desengordurar a superfície com um detergente, que é aplicado na esponja e tratar a área necessária para o trabalho com ela, depois enxágue com água limpa.
- Em seguida, você precisa preparar uma mistura de acrílico misturando a base com um endurecedor. Você precisa agir de acordo com as instruções anexadas ao material específico.
- O acrílico é aplicado na área preparada e seca, preenchendo completamente o chip ou ranhura de rachadura para que a composição fique nivelada com a superfície principal da parede do banho. Se você aplicar um pouco mais de acrílico, não é grande coisa, pois depois de concluído o processo de polimerização, pode-se lixar o excesso com uma lixa de grão fino.
- Após a composição ter polimerizado, completamente endurecido e seco, a superfície a ser restaurada deve ser polida com lixa 1500 ou 2500 para alisar todos os riscos, mesmo muito pequenos, e então polir com um polidor abrasivo até que brilhe.
Como resultado de ações tão simples, você mesmo pode corrigir todos os defeitos do revestimento acrílico, sem recorrer aos serviços de especialistas caros.Se você manuseia e faz a manutenção do seu acrílico com cuidado e cuidado, sua banheira reformada terá a aparência de um produto novo e durará por muitos anos.
Dicas úteis
Vimos a forma tradicional de usar acrílico de dois componentes, que é usado para fazer reparos ou restaurações de banheiro faça-você-mesmo. Atualmente, muitos fabricantes de materiais poliméricos começaram a produzir composições que não requerem a mistura de um componente com outro ou possuem outras propriedades únicas.
Vamos considerar o mais comum desses materiais.
- "Plastrol". É um material acrílico que não possui um forte odor químico e é da mais alta qualidade entre os produtos poliméricos semelhantes. Isso se explica pela alta concentração de componentes ativos na composição desse material.
- "Stakril". Este material é composto por dois componentes e requer mistura, mas o produto acabado tem a capacidade única de um processo de polimerização rápido, pelo que todo o complexo de trabalhos de restauro do banho pode ser concluído em apenas 4 horas.
- Ekovanna. Acrílico líquido com componentes de alta qualidade, que permite fazer um revestimento durável e brilhante na superfície de uma banheira de metal ou ferro fundido. Se uma banheira de acrílico estiver rachada por algum motivo, arranhões, lascas ou rachaduras profundas aparecerem, eles também podem ser reparados com este composto.
As marcas registradas de acrílico líquido estão sendo aprimoradas a cada ano.lançando no mercado novos tipos de composições poliméricas com propriedades modificadas. Por isso, os especialistas recomendam prestar atenção a esses novos itens na escolha de materiais para um complexo de trabalhos de restauração e dar preferência a marcas com características aprimoradas. Em redes de varejo especializadas em trabalhar com sortimento de encanamento, acrílico e endurecedor podem ser adquiridos por 1200-1800 rublos. Classes mais modificadas com desempenho aprimorado podem custar um pouco mais. Mas em qualquer caso, estes custos são incomparáveis com a compra de um novo banho, sua entrega e trabalho de instalação na instalação.
Durante o trabalho com acrílico líquido durante a polimerização e no processo de vazamento do material, os produtos químicos evaporam na superfície do banho, que não tem um cheiro muito agradável. Nem todos podem tolerar esse cheiro de forma adequada. Por isso, nesta fase do trabalho, é melhor retirar do apartamento pessoas que sofram de dores de cabeça frequentes, alergias, asma brônquica, bem como idosos, crianças pequenas e animais de estimação, para não provocarem os seus problemas de saúde. A mesma circunstância é um dos motivos pelos quais se recomenda manter as portas do banheiro bem fechadas durante a secagem do revestimento acrílico.
Em alguns casos, se o dano nas paredes do banho for profundo e volumoso, o que exigirá enchimento adequado e posterior nivelamento, o acrílico líquido deve ser aplicado a tais superfícies não em uma camada, mas em duas camadas de material. Deve-se lembrar que a segunda camada de acrílico só pode ser aplicada quando sua primeira camada estiver completamente polimerizada e finalmente seca. Além disso, neste caso, é necessário levar em consideração o fato de que os prazos para a conclusão da obra serão o dobro - é impossível violar ou acelerar artificialmente o processo tecnológico de polimerização e secagem por meio de aquecedores.
Depois de terminar o trabalho de restauração das superfícies da velha banheira, os especialistas recomendam não expor a fonte aos efeitos agudos das mudanças de temperatura - Ao encher uma banheira renovada, o melhor é despejar água morna e evitar água fervente.Ao fazer isso, você evitará que o acrílico se rache, que pode aparecer com o tempo devido ao uso impróprio deste material. Além disso, deve-se lembrar que qualquer acrílico tem muito medo mesmo de arranhões pequenos e aparentemente insignificantes, portanto, é melhor não colocar bacias de metal, baldes, tanques e outros objetos semelhantes na banheira: eles não podem apenas arranhar a superfície , mas também deixa manchas teimosas nele. Também não é recomendado derramar no banho soluções corantes, decocções de ervas, solução de potássio de manganês, usar sal marinho colorido e, se possível, evitar lavar coisas pintadas com corantes de anilina instáveis - tudo isso levará muito rapidamente a uma mudança no a cor original do revestimento acrílico do banho.
Se você planejou fazer grandes reparos ou cosméticos no banheiro, primeiro você precisa fazer toda a gama de trabalho necessário e só por último fazer o trabalho de restauração do banheiro antigo. Isso é necessário para protegê-lo de danos imprevistos durante o processo de reparo. A etapa suja e empoeirada da limpeza principal das superfícies da fonte pode ser feita a qualquer momento, mas as etapas finais com o vazamento do acrílico são feitas melhor em uma sala limpa.
As misturas de acrílico modernas são usadas não apenas para restauração, mas também para o reparo de banheiras de acrílico. Se sua banheira de acrílico apresentar uma rachadura, você não precisa esperar até que ela fique ainda mais profunda e, eventualmente, leve à destruição final da estrutura. Além disso, o bolor negro aparece nessas fissuras, que é quase impossível de remover completamente. Para evitar que isso aconteça, não atrase este processo e inicie o trabalho de reparo o mais cedo possível.
Para informações sobre como restaurar um banho com acrílico líquido, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.